A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Acadêmica: Danielle Fonseca A CONTRIBUIÇÃO DA ERGONOMIA PARA A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DA EMPRESA DO RAMO CIMENTEIRO DE MONTES CLAROS-MG DO RAMO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Acadêmica: Danielle Fonseca A CONTRIBUIÇÃO DA ERGONOMIA PARA A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DA EMPRESA DO RAMO CIMENTEIRO DE MONTES CLAROS-MG DO RAMO."— Transcrição da apresentação:

1 Acadêmica: Danielle Fonseca A CONTRIBUIÇÃO DA ERGONOMIA PARA A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DA EMPRESA DO RAMO CIMENTEIRO DE MONTES CLAROS-MG DO RAMO CIMENTEIRO DE MONTES CLAROS-MG

2 1. INTRODUÇÃO  A introdução da ergonomia como contribuição na qualidade de vida do trabalho caracteriza-se como um ótimo recurso, desde que bem aplicada.  Segundo a Associação Brasileira de Ergonomia – ABERGO “a palavra ergonomia deriva do grego Ergon [trabalho] e nomos [normas, regras, leis]”,  França (2007) do ponto de vista das pessoas, pode se afirmar que a qualidade de vida é a percepção de bem-estar, a partir das necessidades individuais, ambiente social e econômico e expectativas de vida.

3 ► Objetivo Geral: Apresentar a contribuição da ergonomia para qualidade de vida no trabalho da empresa do ramo cimenteiro de Montes Claros – MG. 2. OBJETIVO GERAL

4 3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS ► Objetivos Específicos : A)Conceituar o que é qualidade de vida no trabalho; B) Demonstrar as possíveis contribuições da ergonomia para a qualidade de vida no trabalho; C) Observar as melhorias a partir da implantação de plano de ações realizada através da análise ergonômica do trabalho.

5 4. JUSTIFICATIVA Justifica-se que este estudo uma vez que observou os benefícios que foram conquistados por uma empresa do ramo cimenteiro de Montes Claros - MG após a implantação do programa AET, e assim comprovado os resultados, auxiliara a empresa a continuar e investir no programa e ainda poderá encorajar outras empresas a implementar o mesmo e assim conseguir melhorar a qualidade de vida dos seus colaboradores, aumentando sua produtividade e satisfação.

6 5. REFERENCIAL TEÓRICO ► Principais Autores:  Lida (2005);  França (2007)  Dul; Weerdmeester (2010);  Chiavenato (2009)

7 5. REFERENCIAL TEÓRICO  França (2007), no trabalho, a qualidade de vida representa hoje a necessidade de valorização das condições de trabalho, (...)  Conceito de Ergonomia;  A contribuição da ergonomia para saúde e bem estar nas organizações.

8 6. MATERIAIS E MÉTODOS Caráter da Pesquisa:  Descritiva,  Quantitativa  Corte transversal Tipo de Pesquisa:  A População Instrumentos Utilizados:  Questionário (Apêndice A)

9 7. APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DE RESULTADOS Gráfico 01 - Análise das Mudanças FONTE: : Autor(a) da pesquisa, 2013.

10 7. APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DE RESULTADOS Gráfico 02 – Melhorias em Relação ao Posicionamento dos seus Membros Superiores. FONTE: : Autor(a) da pesquisa, 2013.

11 7. APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DE RESULTADOS FONTE: : Autor(a) da pesquisa, 2013. Gráfico 03 – Como você classifica o grau da atenção que a empresa atribui à qualidade de vida do trabalho.

12 7. APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DE RESULTADOS FONTE: : Autor(a) da pesquisa, 2013. Gráfico 04 – A Ginástica Laboral tem influenciado na Saúde e Bem Estar.

13 7. APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DE RESULTADOS FONTE: : Autor(a) da pesquisa, 2013. Gráfico 05– Reestruturação do Layout.

14 7. APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DE RESULTADOS FONTE: : Autor(a) da pesquisa, 2013. Gráfico 06- Implantação do Plano de Ação Ergonômico.

15 7. APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DE RESULTADOS FONTE: : Autor(a) da pesquisa, 2013. Gráfico 07- Avaliação da Produtividade

16 7. APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DE RESULTADOS FONTE: : Autor(a) da pesquisa, 2013. Gráfico 08 – Os Sintomas apresentados no Ultimo Mês.

17 8. CONSIDERAÇÕES FINAIS Diante do tema proposto e os resultados levantados e apresentados, o presente estudo mostrou os benefícios alcançados pela ergonomia após a implantação da análise ergonômica no trabalho, em especial no setor administrativo de uma empresa do ramo cimenteiro de Montes Claros, demonstrando o crescimento da satisfação e os bons rendimentos dos trabalhadores. O objetivo deste artigo foi mostrar que a ergonomia preocupa com as condições gerais do trabalho, e que a empresa analisada vem tomando

18 8. CONSIDERAÇÕES FINAIS medidas preventivas para que possa proporcionar melhores condições de trabalho aos seus colaboradores oferecendo ambientes mais adequados e bem estruturados para desenvolver suas atividades e com total segurança. Pode – se considerar que a maioria dos trabalhadores pesquisados está satisfeito com as mudanças implantadas e se sentem mais seguros, pois a organização esta se preocupando cada vez mais com a qualidade vida dos mesmos no trabalho, adotando planos de ação para oferecer sempre mais qualidade à vida dos trabalhadores.

19 9. REFERÊNCIAS LIDA Itiro. Ergonomia: Projeto e Produção. 2ª ed. Revista e Ampliada: Editora Edgard Blücher Ltda, 2005. FRANÇA, Ana Cristina Limongi. Práticas de Recursos Humanos – PRH: Conceitos, Ferramentas e Procedimentos. 1ª. ed.: Editora Atlas, São Paulo, 2007. DUL, Jan; WEERDMEESTER Bernard: Tradutor: LIDA, Itiro. Ergonomia Pratica. 2ª.ed. da Revista Ampliada: Editor Edgard Blucher Ltda, 2010. ABERGO, 2013 http://www.abergo.org.br/internas.php?pg=o_que_e_ergonomia: Acesso: 01. Mai 2013. http://www.abergo.org.br/internas.php?pg=o_que_e_ergonomia

20 MUITO OBRIGADO A TODOS !!!!


Carregar ppt "Acadêmica: Danielle Fonseca A CONTRIBUIÇÃO DA ERGONOMIA PARA A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DA EMPRESA DO RAMO CIMENTEIRO DE MONTES CLAROS-MG DO RAMO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google