A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Noções Básicas em Imunologia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Noções Básicas em Imunologia"— Transcrição da apresentação:

1 Noções Básicas em Imunologia
Professores: Amauri Holanda Sibelle Silveira

2

3

4 A Imunologia surgiu na história da ciência trazendo a arte de curar ou de prevenir doenças.
É o estudo das respostas imunológicas do organismo (como o corpo se defende e responde à ação de agentes patogênicos). A partir da década de 60, caracterizaram-se as classes das imunoglobulinas. Na década de 70 tornaram-se conhecidos os linfócitos T e B.

5 O termo imunidade é derivado do Latim immunitas
A imunologia surgiu como ramo da microbiologia, desenvolvendo-se a partir dos estudos das doenças infecciosas e das respostas do organismo a estas doenças. É importante ressaltar que a imunologia, teve início por Edward Jenner, em Ele observou que pacientes que sobreviviam à varíola, não mais contraíam a doença.

6 Recordando... O sangue é composto por: Plasma
Glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos) Glóbulos brancos (Leucócitos) Plaquetas HEMATOPOIESE Processo em que as células crescem, dividem-se e sofrem alterações.

7 Adulto normal: 5.000 a 10.000 leucócitos/mm3
ALTERAÇÕES: Leucocitose = leucócitos/mm3 Leucopenia = leucócitos/mm3 Leucemia = leucócitos/mm3

8 Neutrófilos Os neutrófilos, dominantes na corrente
sanguínea, constituem a principal defesa contra bactérias piogências (formadoras de pus), apresentam vida curta, sobrevivendo apenas algumas horas após deixar a medula óssea onde são formados, deslocam-se rapidamente para os tecidos inflamados ou infectados, constituindo desta forma uma das primeiras linhas de defesa contra infecções.

9 Linfócitos Estão divididos em dois subtipos, linfócitos B e linfócitos T. apresentam funções distintas, os linfócitos B têm como papel principal o reconhecimento dos antígenos e são produtores de anticorpos. Os linfócitos T são os responsáveis por reconhecer os antígenos e finalizar o processo de lise.

10 Eosinófilos e Basófilos
Os eosinófilos e os basófilos circulam pelo sangue e estão envolvidos nas respostas inflamatórias juntamente com os monócitos. Os eosinófilos são também importantes em respostas imunes contra helmintos.

11 Monócitos Os monócitos/macrófagos são responsáveis por fagocitar e destruir um grande número de micro-organismos, como bactérias, vírus e protozoários, por remover restos celulares e resíduos provenientes de tecidos lesados, além de serem as células de ligação da imunidade natural com a imunidade adquirida.

12 Conceitos Relacionados com Imunologia
Infecção- É a implantação, crescimento e proliferação de seres agressores no organismo hospedeiro, acarretando-lhe prejuízo. Inflamação - Reação de defesa de um tecido em relação a presença de um agente agressor. Agente infeccioso - Qualquer ser capaz de originar infecção. Infecciosidade - Característica de um agressor que tem poder de infectar. Patogenicidade - Capacidade que tem o agente agressor de causar doença. Virulência - Capacidade de produzir doença grave ou fatal. Poder Imunogênico - Poder do agressor de ser percebido e desencadear a resposta imune no organismo hospedeiro.

13 Sistema completo Fagocitose - quando algumas proteínas ativadas do complemento unem-se a bactérias, opsonizando-as para ingestão pelos fagócitos portadores de receptores do complemento; Reação inflamatória - quando os pequenos fragmentos de proteínas promovem eventos vasculares e recrutam fagócitos ao local da atividade inflamatória. Lise - quando uma vez desencadeada a cascata, os componentes terminais do complemento lesam certas bactérias, vírus e células com a formação de poros na membrana celular.

14 Barreiras naturais: constituídas pela integridade da pele, mucosas,
por substâncias antimicrobianas presentes nestes locais, pH das secreções do trato digestivo e urogenital, enzimas antimicrobianas presentes na lágrima, entre outros, naturalmente servem de barreira impedindo a entrada de micro-organismos em nosso organismo.

15 DEFESA CORPORAIS Pele, mucosas, pelos(barreira natural)
Sistema imunitário - Constituído por alguns leucócitos , principalmente linfócitos. Órgão (timo) – ocorre a formação , maturação e multiplicação desses leucócitos.

16

17

18 LINFÓCITOS B Produzem anticorpos (Imunoglobulinas) quando expostas à antígenos; As imunoglobulinas são classificadas em: IgA, IgG, IgM, IgE. IMUNOGLOBULINAS IgA -predominante nas lágrimas, saliva, leite materno, secreções respiratórias e trato gastrointestinal. Fornece proteção contra organismos que invadem o organismo.

19 IMUNOGLOBULINAS IgG -também chamada de gama globulina. Fornece imunidade a longo prazo. É a única que atravessa a placenta e fornece ao recém nascido a imunidade que vai durar vários meses. IgM - primeira produzida em resposta a um antígeno, mas não fornece imunidade a longo prazo. IgE - está envolvida nas reações alérgicas e nas infecções parasitárias.

20 Macrófago – células que se movimentam entre os tecidos e fagocitam microorganismos,células mortas e resíduos celulares. Ao chegar ao sangue tornam-se em monócitos.

21 - LT auxiliar ou CD4 - Apresentadores
LINFÓCITOS T Responsáveis pela imunidade celular e destruição de células infectadas. Tipos de linfócitos T : - LT auxiliar ou CD4 - Apresentadores - LT citotóxico ou CD8 – Matadores - Células NK (Natural Killer) – Lisam células estranhas (tumorais ou infectadas por vírus).

22 Ausência da função da Célula T

23 ANTÍGENO -ANTICORPO Antígeno (Ag) -Substância estranha que induz uma resposta imune. Anticorpo (Ac) -Proteína do soro que reage especificamente a uma substância estranha (antígeno); são também chamados de imunoglobulinas.

24 Curisosidades... O sistema imunológico de um indivíduo começa a se formar na fase intrauterina, quando também recebe anticorpos da mãe via placenta. Após o nascimento, durante os primeiros meses de vida, o leite materno passa a ser a principal fonte de anticorpos da criança, até que a mesma produza seus próprios anticorpos em resposta à administração de vacinas ou mesmo após entrar em contato com agentes infecciosos. Desta forma é possível afirmar que a imunidade pode se adquirida de forma passiva ou ativa.

25 Existem dois tipos de mecanismos de defesa:
Imunidade Inata ou não específica; Imunidade Adquirida ou Humoral e Mediada por Células.

26 IMUNIDADE INATA Neutrófilo e macrófagos, Células Matadoras Naturais (natural killer) Barreiras físicas e químicas: pele, acidez gástrica

27 IMUNIDADE HUMORAL Mediada por anticorpo específico fabricado pela cel. B Célula B,Cel. T Aux. e citotóxica. É o principal mecanismo de defesa contra os micróbios extracelulares e suas toxinas. IMUNIDADE CELULAR É aquela mediada diretamente pelos linfócitos T matadores CD8.

28 IMUNIDADE HUMORAL Mediada por anticorpo específico fabricado pela cel. B Célula B,Cel. T Aux. e citotóxica. É o principal mecanismo de defesa contra os micróbios extracelulares e suas toxinas. IMUNIDADE CELULAR É aquela mediada diretamente pelos linfócitos T matadores CD8.

29

30

31

32

33

34

35

36 IMUNIDADE ATIVA E PASSIVA
A imunidade pode ser ativa e passiva, subdividindo-se cada uma destas modalidades em natural e artificial. IMUNIDADE ATIVA: É aquela em que o indivíduo recebe o antígeno e o organismo tem que trabalhar para formar a sua defesa, isto é, a imunidade humoral mediada por anticorpos e a celular mediada por células.

37 IMUNIDADE ATIVA IMUNIDADE ATIVA NATURAL: É aquela adquirida pela infecção natural. Ex.: sarampo, caxumba. È formada por anticorpos e células T. Tem longa duração (anos), mas tem início lento IMUNIDADE ATIVA ARTIFICIAL: É aquela induzida pela vacina, a qual pode ser constituída por microrganismos atenuados como a vacina da tuberculose, anti-pólio, anti-sarampo e anti-febre amarela.

38 IMUNIDADE PASSIVA IMUNIDADE PASSIVA NATURAL: É obtida através de anticorpos da mãe (IgG) que atravessam a placenta para o feto ou através do colostro, nos primeiros dias de amamentação. IMUNIDADE PASSIVA ARTIFICIAL: É adquirida pela inoculação de anticorpos pré-formados em outro animal. Como exemplo, temos a soroterapia contra raiva, anti-ofídica, anti-tetânica e antidiftérica. Estes antissoros são obtidos em cavalos e após purificação são usados para imunização. É um processo efêmero de proteção.

39 IMUNIDADE PASSIVA Tem disponibilidade imediata de anticorpos porém curta duração (meses) Aleitamento Materno - IgA

40 IMUNIDADE ADOTIVA É uma imunidade especial adquirida pela transferência de células (suspensão de linfonodos, baço, medula óssea), provenientes de doadores imunizados que são aceitos como histocompatíveis.

41 RESPOSTAS IMUNES ADAPTATIVAS
A ação das células NK (natural killer) e vírus que quase não estimulam a produção celular, deste modo não havendo a comunicação célula a célula capaz de evitar a propagação viral. Ex: vírus HIV.

42 Resposta primária Resposta secundária
Ex: Caso um microrganismo entre em contato com esse indivíduo que foi imunizado para aquele determinado agente ocorrerá a resposta secundária Ex: Vacinas quando o indivíduo é vacinado desencadeiam uma resposta no organismo primária.

43 MEMÓRIA IMUNITÁRIA Logo após uma infecção resta linfócitos especiais as “ Célula de mémoria”, que guardam durante anos ou pelo resto da vida, a capacidade de reconhecer agentes que antes o organismo teve contato. Em caso de ataque as células de memória são imediatamente ativadas e estimuladas a se reproduzir.

44 Curiosidades... RESISTÊNCIA - É um fenômeno inato, inespecífico e variável, e a variação vai depender das condições intrínsecas e extrínsecas de cada indivíduo e também da biologia do agente infeccioso. REFRATARIEDADE - É um fenômeno inato, inespecífico e invariável que impede que uma pessoa se infecte por determinados microrganismos. Nestes casos, mesmo que variem as condições intrínsecas e extrínsecas do indivíduo, este não adquire determinadas infecções.

45 ENTENDENDO AS VACINAS

46 As vacinas podem ser preparadas de vírus ou bactérias inativadas, como organismos inteiros ou seus produtos, ou micro-organismos inteiros vivos, porém atenuados. Após receber a vacina, o indivíduo irá esperançosamente desenvolver uma resposta imune adequada, da qual participarão células do sistema, em especial células B, células T e células de memória, bem como serão produzidos anticorpos.


Carregar ppt "Noções Básicas em Imunologia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google