A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SÍMBOLOS RELIGIOSOS. SÍMBOLOS RELIGIOSOS Símbolos e sinais são imagens revestidas de sentido, características do antropológico, pois neles o humano.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SÍMBOLOS RELIGIOSOS. SÍMBOLOS RELIGIOSOS Símbolos e sinais são imagens revestidas de sentido, características do antropológico, pois neles o humano."— Transcrição da apresentação:

1

2 SÍMBOLOS RELIGIOSOS

3 Símbolos e sinais são imagens revestidas de sentido, características do antropológico, pois neles o humano projeta o sentido de sua existência. Se símbolos são identidades de um povo, de uma época, de um contexto, comunica, e falam de pessoas.

4 Sinais comuns: representam coisas sensíveis, realidades do mundo real em que vivemos, não servindo para representar realidades ideais. As realidades representadas por sinais comuns são percebidas pelos sentidos das pessoas. Eis alguns exemplos do cotidiano: Sinais de transito. Sinais especiais: representam realidades ideais não sensíveis, não observáveis pelos sentidos, nem representáveis por sinais comuns. São conceitos abstratos, como, por exemplo, tudo o que se refere a “valores” humanos

5 Símbolos são imagens que identificam ou representam algo, como também comunicam de maneira resumida e única, ideias, conceitos, mensagens, avisos, e muito mais.

6 Se analisarmos o nosso dia-a-dia, perceberemos, que os símbolos estão presentes o tempo todo, como por exemplo, nas placas de sinalização de trânsito, ou então, nos produtos que consumimos, ou até mesmo nos celulares, computadores, enfim , em quase tudo.

7 Alguns símbolos tem significados diferentes, dependendo de quem os interpreta. Um exemplo claro disto é a Suástica. Quando vemos este símbolo, automaticamente, pensamos em Adolph Hitler e o nazismo. Porém, para o Budismo, este símbolo está diretamente associado à harmonia universal, ao Darma, ao equilíbrio dos opostos e, na sua origem, significa eternidade e boa sorte. Alemã - nazismo Budismo e Hinduísmo

8 Alguns símbolos que vem de objetos, animais, são automaticamente identificados quando os vemos. É o caso , por exemplo da pomba, que significa paz, e que na religião, representa o Espírito Santo; ou então a caveira, que significa perigo ou morte, e assim por diante.

9 Agora que já compreendemos os símbolos de maneira geral, vamos conhecer alguns deles que são importantes nas religiões, e o que representam para cada uma delas.

10 CRUZ - Cristianismo É o principal símbolo da religião cristã . Os romanos a utilizavam para executar criminosos. Por conta disso, ela nos remete ao sacrifício que Jesus Cristo se submeteu para livrar os pecados das pessoas. 

11 O PEIXE E O PÃO - Cristianismo
O peixe se tornou símbolo do cristianismo, quando Jesus viveu entre os pescadores e fez o milagre da multiplicação dos peixes e dos pães. O pão é um alimento sagrado para praticamente todas as culturas, pois é considerado o alimento muito antigo. No cristianismo, é um elemento importante na missa, pois representa o corpo de Jesus.

12 VINHO - Cristianismo  Aparece em muitas passagens da bíblia, e tornou-se símbolo no cristianismo, quando Jesus transformou água em vinho, durante um casamento, e também, na Santa Ceia com seus apóstolos, tomou o pão simbolizando seu corpo e o vinho simbolizando seu sangue e partilhou com seus apóstolos, como sinal de comunhão. Por isso, na missa, o padre utiliza o vinho, representando o sangue de Jesus.

13 ESTRELA DE DAVI - Judaísmo
Duas pirâmides - uma apontando para cima e outra invertida - representam a união ou equilíbrio entre o céu e a terra.  Este símbolo é geometricamente construído em forma de estrela com as duas letras Dálet que compunham o nome David . Com o tempo, este símbolo tornou-se símbolo da nação de Israel e do povo judeu, estando presente na própria bandeira de Israel.

14 TORII - Xintoísmo O Torii é o símbolo do Xintoísmo. É uma espécie de portal composto por duas barras verticais com uma barra horizontal no topo (chamada de kasagi), geralmente mais larga que a distância entre as duas barras. Sob o kasagi está o nuki, outra trave horizontal que liga os postes. Sua presença anuncia que há um santuário xintoísta nas proximidades. Atualmente, o Torii é considerado um dos mais importantes símbolos da tradição japonesa e simboliza a separação entre o mundo dos homens e o dos kami. 

15 ENKAN - Seicho-no-ie O Enkan é o símbolo da religião/filosofia monoteísta Seicho-no-ie. Este símbolo representa as integração das religiões mais expressivas da humanidade. Ele é mostrado como uma estrela de oito pontas, que representa o budismo. Ao fundo vemos um circulo branco, representando o cristianismo. O símbolo é complementado por uma estrela que representa o xintoísmo, esta estrela está ligada às outras imagens representativas do símbolo, demonstrando a integração e coexsitência entre todas as religiões.

16 DHARMACAKRA - Budismo Conhecido como Roda do Dharma, o Dharmacakra é o símbolo do Budismo. Embora muitos não considerem o budismo como religião, a filosofia também carrega sua marca. O círculo de onde partem oito raios, é conhecido como Roda do Dharma. Por sua vez, dharma são os ensinamentos de Buda para que se alcance a iluminação, entre eles o Nobre Caminho Óctuplo, com oito vias que levam ao fim do sofrimento.

17 LUA CRESCENTE COM ESTRELA (Islamismo)
Este símbolo admite várias interpretações: para uns, é o casamento da lua com a Estrela D’Alva, fenômeno que ocorre em outubro com a “aproximação” aparente dos dois astros. A lua crescente com uma estrela também é o símbolo do Islã. Tal símbolo pode ser observado em branco na bandeira vermelha da Turquia, nesse país cerca de 99% da população pertence ao islamismo. Estudiosos supõem que, mesmo antes do islamismo, árabes nômades cultuavam a Lua por viajarem à noite.

18 LUZ DE VIDA E POMBA DE OXALÁ - Umbanda
Símbolo criado pela AUC para ser usado na bandeira nacional da Umbanda é formado por um sol que representa a Luz de vida e uma pomba símbolo de Oxalá, principal Orixá na tradição Umbandista .

19 Existem muitos outros símbolos utilizados na religião, e se fossemos apresenta-los, um a um, não teriam fim. Enfim, todos tem grande importância no que representam e para quem representam. Trazem influência no cotidiano de todos nós, seres humanos, pois são meios de comunicação eficientes e tradicionais.

20 Os símbolos sagrados judeus mais conhecidos são: o Menorá, candelabro de 07 braços.
Primeiramente, sua luz simboliza a presença de Deus entre os homens, mas há uma série de outros significados, segundo especialistas. Uns afirmam que representa o arbusto em chamas que Moisés viu no deserto, por meio do qual Deus falou ao profeta. Outros defendem que lembra a Árvore da Vida.

21 Símbolo do Islã, a lua crescente com a estrela foi símbolo do império otomano e mais tarde adotado pelo islamismo. Representa a renovação da vida e da natureza visto que os islâmicos seguiam um calendário lunar. Para alguns, a interpretação do símbolo remete ao casamento, a união da lua com a estrela D’alva; e, para outros, as pontas da estrela indicam os cinco pilares da religião islã: oração, caridade, fé, jejum e peregrinação.

22 O Yin Yang (Diagrama do Tai-chi ou Tei-Jié) é o símbolo cósmico do Taoísmo uma vez que representa o universo mediado pela união das forças e energias opostas, a saber: o feminino e o masculino, o positivo e o negativo, o céu e a terra. Dessa forma, é representado por um círculo que dividido por uma linha sinuosa é preenchido nas cores preto (Yang) e branco (Yin) donde cada lado possui um germe do outro, fomentando uma relação de equilíbrio e das forças complementares e inseparáveis entre tudo o que existe.

23 Conhecido como “Omkar” (Om ou Aum), esse símbolo sagrado representa em sânscrito, o principal mantra da religião hindu, ou seja, uma espécie de oração e meditação relacionado com conhecimento, a proteção e o corpo sonoro absoluto. Também está associado com a invocação aos três mais importantes divindades hindus: Brahma (criador), Vishnu (reformador) e Shiva (destruidor)

24 Ostensório , objeto sagrado para a religião cristã católica.
Em geral é utilizado em momentos específicos de oração. Neste ritual coloca-se a Hóstia consagrada no ostensório, e entoando cantos e orações, se faz momentos de silêncio e adoração ao Santíssimo Sacramento. Para os cristãos Jesus está presente na hóstia consagrada.

25 Ritos e Rituais Cristão Símbolo: o círio pascal. – O rito: significa que “Cristo é a luz dos povos”. No círio gravam-se as letras do alfabeto grego “alfa” e “ômega”, o que quer dizer: Deus é princípio e fim. – Os Rituais: acende-se a vela nas missas de sábado de aleluia, Páscoa e durante todo o período pascal.

26 Islâmico A oração do salat, o principal dever do fiel, que deve ser executado cinco vezes por dia ao amanhecer, ao meio-dia, no meio da tarde, ao final da tarde e à noite. O rito: A oração deve ser realizada voltando-se para Meca. Ritual: além de outras norma cada oração é necessário fazer um ritual de limpeza corporal

27 o ritual: com vestes brancas participa da cerimônia dos nomes e da
Judaísmo O símbolo: o nascimento - O rito: a cerimônia de dar nomes aos recém-nascidos e a circuncisão para o menino; o ritual: com vestes brancas participa da cerimônia dos nomes e da apresentação, no templo, do recém-nascido


Carregar ppt "SÍMBOLOS RELIGIOSOS. SÍMBOLOS RELIGIOSOS Símbolos e sinais são imagens revestidas de sentido, características do antropológico, pois neles o humano."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google