A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola: Coopen Alunos:Pedro Miguel e Júlia Oliveira Série: 4° ano B.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola: Coopen Alunos:Pedro Miguel e Júlia Oliveira Série: 4° ano B."— Transcrição da apresentação:

1 Escola: Coopen Alunos:Pedro Miguel e Júlia Oliveira Série: 4° ano B

2 ● Inconfidência Mineira ● Conjuração Baiana Revoltas Coloniais

3 O que foi? ● Também conhecida como Revolta dos Alfaiates, a Conjuração Baiana foi uma revolta social de caráter popular ocorrida na Bahia em 1798.

4 Causas ● Insatisfação popular com o elevado preço cobrado pelos produtos essenciais e alimentos. Além disso, reclamavam da carência de determinados alimentos. ● Forte insatisfação com o domínio de Portugal sobre o Brasil.

5 Objetivos ● Defendiam a emancipação política do Brasil, ou seja, o fim do pacto colonial com Portugal; ● Defendiam a implantação da República; ● Liberdade comercial no mercado interno e também com o exterior; ● Liberdade e igualdade entre as pessoas. Portanto eram favoráveis à abolição da escravidão; ● Aumento de salários para os soldados.

6 Consequências ● Os mais pobres como Manuel Faustino dos Santos Lira e João de Deus do Nascimento e os mulatos Luiz Gonzaga das Virgens e Lucas Dantas foram condenados à morte por enforcamento; ● Outros, como Cipriano Barata, o tenente Hernógenes Aguilar e o professor Francisco Moniz foram absolvidos. ● Os pobres Inácio da Silva Pimentel, Romão Pinheiro, José Félix, Inácio Pires, Manuel José e Luiz de França Pires, foram acusados de envolvimento "grave", recebendo pena de prisão perpétua ou degredo na África. ● Já os elementos pertencentes à loja maçônica "Cavaleiros da Luz" foram absolvidos deixando clara que a pena pela condenação, correspondia à condição sócio-econômica e à origem racial dos condenados.


Carregar ppt "Escola: Coopen Alunos:Pedro Miguel e Júlia Oliveira Série: 4° ano B."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google