A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ASPECTOS FÍSICOS DO MEIO - OS ESTADOS DA ÁGUA Reconheço e observo fenómenos de condensação, de solidificação, de evaporação e de precipitação A ÁGUA A.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ASPECTOS FÍSICOS DO MEIO - OS ESTADOS DA ÁGUA Reconheço e observo fenómenos de condensação, de solidificação, de evaporação e de precipitação A ÁGUA A."— Transcrição da apresentação:

1 ASPECTOS FÍSICOS DO MEIO - OS ESTADOS DA ÁGUA Reconheço e observo fenómenos de condensação, de solidificação, de evaporação e de precipitação A ÁGUA A água existe no planeta Terra sob formas muito diferentes. Na Natureza, a água apresenta-se em três fases distintas : Nuvens Neve Geada Nevoeiro Granizo Mares Chuva Orvalho Rios Fase sólida : neve, gelo, geada, granizo… Fase líquida : oceanos, mares, rios, lagos, lagoas, águas subterrâneas… Fase sólida : é invisível. Mudanças de fase : a água, e os outros materiais podem mudar de fase quando são aquecidos ou quando são arrefecidos.

2 ASPECTOS FÍSICOS DO MEIO - OS ESTADOS DA ÁGUA Reconheço e observo fenómenos de condensação, de solidificação, de evaporação e de precipitação VAPORIZAÇÃO (passagem da fase líquida à fase gasosa) vaporização A vaporização pode acontecer em três circunstâncias diferentes : 1. Pode realizar-se lentamente e à temperatura ambiente : EVAPORAÇÃO Exemplo : roupa a secar e formação de sal nas salinas. 2. Pode realizar-se duma forma rápida e agitada : EBULIÇÃO Exemplo :se for aquecida com uma chama. 3. Pode realizar-se muito rapidamente e à temperatura ambiente : VOLATILIZAÇÃO FASE LÍQUIDA FASE GASOSA (ARREFECIMENTO) (AQUECIMENTO) FASE LÍQUIDA FASE SÓLIDA (ARREFECIMENTO) (AQUECIMENTO) CONDENSAÇÃO : é a passagem da fase gasosa à fase líquida, pelo arrefecimento. EXEMPLO EXEMPLO : nuvens (chuva), nevoeiro, orvalho. SOLIDIFICAÇÃO : é a passagem da fase líquida à fase sólida, pelo arrefecimento. EXEMPLO EXEMPLO : neve, gelo, granizo, e geada. FUSÃO : é a passagem da fase sólida à fase líquida, pelo aquecimento. EXEMPLO EXEMPLO : neve ► água dos rios.

3 ASPECTOS FÍSICOS DO MEIO – O CICLO DA ÁGUA Observo e aprendo o ciclo da água. PRECIPITAÇÃO (água que cai sobre a superfície terrestre no estado sólido ou líquido.) precipitação A precipitação acontece quando há demasiado vapor de água nas nuvens. Estas ficam saturadas e a água cai nos seus estados sólido e/ou líquido. Formas de precipitação : neve, chuva e granizo. O CICLO DA ÁGUA A água que há na Terra está em permanente movimento, percorrendo um caminho desde os rios e mares até às nuvens, passando pela terra, num percurso que nunca acaba. Por este, motivo, chama-se a este trajecto o ciclo da água. Dos rios e dos mares para as nuvens – O calor do Sol faz com que a água se evapore lentamente e suba até às nuvens, sob a forma de vapor de água. Nesta subida, o vapor de água arrefece e transforma-se em pequenas gotas que formam as nuvens. O PERCURSO : Das nuvens para a terra – Quando o vento empurra as nuvens carregadas de água para zonas mais frias, as gotas de água caem e produzem chuva, que cai sobre a terra. Da terra para o mar e para os rios – Ao cair na terra, a água pode infiltrar-se nos terrenos ou ficar à superfície. Quando fica à superfície forma lagoas, lagos ou rios e escorre novamente até ao mar. Devido a este ciclo da água, a quantidade de água existente na Terra é sempre a mesma.


Carregar ppt "ASPECTOS FÍSICOS DO MEIO - OS ESTADOS DA ÁGUA Reconheço e observo fenómenos de condensação, de solidificação, de evaporação e de precipitação A ÁGUA A."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google