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Alunos: Daniel Novaes; Fernanda Canello; Francisco Madalozzo; Laura Miosso; Maykel Dassi.

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1 Alunos: Daniel Novaes; Fernanda Canello; Francisco Madalozzo; Laura Miosso; Maykel Dassi.

2 A ciência é o maior legado do homem; Cada um que com ela tem contato à aprimora, dessa forma, a ciência, sempre é renovada a cada descoberta; O caráter científico, como é hoje, contudo, só surgiu na idade moderna com a experimentação;

3 Para Aristóteles, existia conhecimento científico quando era examinado a causa que produziu tal fenômeno e o motivo de sua ocorrência; A ciência era o resultado da demonstração e experimentação, só aceitava-se o que fosse provado; Na Renacença, o conhecimento científico era caracterizado como: Certo, Geral, Metódico e Sistemático;

4 Certo: sabe explicar os motivos de sua certeza; Geral: parte de um indivíduo, e dele, procura o que há de comum nos outros de sua espécie; Metódico e Sistemático: encontra e reproduz a ligação entre seres e fatos;

5 As diferentes áreas do conhecimento e de uma gama de ciências distintas só são possíveis pois a grande complexidade do real e a diversidade do que nos rodeia, conjugados com a necessidade de interpretação e explicação do ser humano, os movem a isso. Tais diferenças são:

6 Factual: fatos e ocorrências reais; Analítico: decompõe partes de um fato; Claro e Preciso: linguagem específica e determinada;

7 Verificável: necessita de uma comprovação; Metódico: utiliza procedimentos previamente estabelecidos; Sistemático: sistema de ideias conectadas entre si;

8 Universal: representações universais para fatos particulares, tenta achar um meio comum entre fatos; Explicativo: explica os fatos em termos de leis e estas em termos de princípios;

9 Falível e Hipotético: não são verdades absolutas, podem ser refutadas e revistas, sempre têm natureza hipotética e podem ser substituídas a qualquer momento.

10 Para concluir essas conciderações sobre o conhecimento e seus tipos vale a pena salientar que embora o conhecimento científico tenha assumido uma possição de relativa importância, não se pode destacar os demais tipos de conhecimento. O ser humano necessita, como um todo, dos diversos tipos de conhecimento para interpretar e explicar a si mesmo e ao mundo. Conhecimento empírico, filosófico, religioso e científico comunicam-se permanentemente através de diálogo e confronto.

11 CERVO, Amado; BERVIAN, Pedro: Metodologia Científica; Quinta edição, São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2002. DMITRUCK, Hilda B.: Cadernos Medotológicos Diretizes do Trabalho Científico; Oitava edição, Chapecó: Didáticos/ Argus, 2012.


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