A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Ciências

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Ciências"— Transcrição da apresentação:

1 Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Ciências
Ensino Fundamental, 7º Ano Reconhecimento das características dos mamíferos, compreendendo sua importância, identificando o homem como parte desse grupo, avaliando sua importância na economia

2 MAMÍFEROS CARACTERÍSTICAS:
CIÊNCIAS, 7° Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das características dos mamíferos, compreendendo sua importância, identificando o homem como parte desse grupo, avaliando sua importância na economia. MAMÍFEROS CARACTERÍSTICAS: Constituem uma classe de animais vertebrados que se caracterizam pela presença de glândulas mamárias que, nas fêmeas, produzem leite para alimentação dos filhotes; presença de pelos; são animais homeotérmicos, ou seja, de temperatura constante, também conhecidos como "animais de sangue quente”;

3 dominam os habitats terrestres do nosso planeta;
CIÊNCIAS, 7° Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das características dos mamíferos, compreendendo sua importância, identificando o homem como parte desse grupo, avaliando sua importância na economia. vivem nos mais variados locais da Terra, desde as regiões tropicais aos polos, desde os mares até os desertos mais secos e as florestas mais densas; dominam os habitats terrestres do nosso planeta; existem, também, representantes marinhos (baleia, golfinhos, foca, leão-marinho) e de água doce (peixe-boi); Imagem: Samuel Blanc / Foca / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. Imagem: NASA / Peixe-boi / Public Domain.

4 tubo digestório completo: vai da boca ao ânus (exceto monotremados);
CIÊNCIAS, 7° Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das características dos mamíferos, compreendendo sua importância, identificando o homem como parte desse grupo, avaliando sua importância na economia. alimentação bastante variada: há carnívoros, insetívoros, herbívoros e onívoros; tubo digestório completo: vai da boca ao ânus (exceto monotremados); circulação dupla, completa e fechada, coração com quatro cavidades – dois átrios e dois ventrículos; respiração SEMPRE pulmonar; excreção realizada por um par de rins; reprodução sexuada e sexos separados; sistema nervoso dorsal; cérebro bastante desenvolvido; têm os cinco sentidos: visão, olfato, audição, paladar e tato (varia a eficiência conforme o grupo).

5 CARACTERÍSTICAS EXCLUSIVAS DOS MAMÍFEROS:
CIÊNCIAS, 7° Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das características dos mamíferos, compreendendo sua importância, identificando o homem como parte desse grupo, avaliando sua importância na economia. CARACTERÍSTICAS EXCLUSIVAS DOS MAMÍFEROS: Pelos: recobrindo total ou parcialmente a superfície do corpo, contribuem para a manutenção da temperatura corporal; glândulas mamárias: presentes em todas as fêmeas de mamíferos, secretam leite, que serve de alimento aos filhotes; Imagens da esquerda para direita: (a) Alan Wilson / Urso-polar / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. (b) Marie Richie,/ Porca / Creative Commons Attribution 2.0 Generic. (c) FloFly / Amamentação / Public Domain.

6 CARACTERÍSTICAS EXCLUSIVAS DOS MAMÍFEROS:
CIÊNCIAS, 7° Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das características dos mamíferos, compreendendo sua importância, identificando o homem como parte desse grupo, avaliando sua importância na economia. CARACTERÍSTICAS EXCLUSIVAS DOS MAMÍFEROS: cérebro e sentidos bem desenvolvidos, o que lhes confere grande agilidade para captura de presas e fuga; diafragma: músculo que atua nos movimentos respiratórios, localizado entre a cavidade torácica e a abdominal; hemácias anucleadas: células sanguíneas responsáveis pelo transporte de gases respiratórios; Imagens: (a) Busca tu equilibrio... (Namaste) / Diafragma / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. (b) Autor desconhecido /Disponibilizada por Sundar / United States Department of Health and Human Services / Public Domain.

7 CARACTERÍSTICAS EXCLUSIVAS DOS MAMÍFEROS:
CIÊNCIAS, 7° Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das características dos mamíferos, compreendendo sua importância, identificando o homem como parte desse grupo, avaliando sua importância na economia. CARACTERÍSTICAS EXCLUSIVAS DOS MAMÍFEROS: dentes adaptados para captura de alimentos e mastigação eficiente; diferenciados em incisivos, caninos e molares, têm importância sistemática; posição e função dos membros são modificados para suportar modos locomotores específicos; presença de glândulas sudoríparas, lacrimais e sebáceas; a- dentes. fonte: licença: Creative CommonsAttribution-Share Alike 3.0 Unported license. b glândula lacrimal. Fonte: licença: This file is licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported, 2.5 Generic, 2.0 Generic and 1.0 Generic license. (acesso em 11/06/12)

8 CARACTERÍSTICAS EXCLUSIVAS DOS MAMÍFEROS:
CIÊNCIAS, 7° Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das características dos mamíferos, compreendendo sua importância, identificando o homem como parte desse grupo, avaliando sua importância na economia. CARACTERÍSTICAS EXCLUSIVAS DOS MAMÍFEROS: viviparidade (exceto nos monotremados): o desenvolvimento do embrião ocorre sempre dentro do organismo materno, no interior do útero, o que confere ao embrião proteção e alimento; placenta (exceto os monotremados e marsupiais): através dela ocorrem trocas por difusão entre o sangue materno e o sangue do embrião, sem mistura. Imagem: Magnus Manske/Trabalho derivado : Amada44/Public Domain.

9 CLASSIFICAÇÃO REINO: ANIMALIA FILO: CHORDATA CLASSE: MAMMALIA
CIÊNCIAS, 7° Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das características dos mamíferos, compreendendo sua importância, identificando o homem como parte desse grupo, avaliando sua importância na economia. CLASSIFICAÇÃO REINO: ANIMALIA FILO: CHORDATA CLASSE: MAMMALIA Montagem feita por Medeis. Utilizando as seguintes imagens: (a) : Didasteph derivative work: Medeis / Creative Commons Attribution 3.0 Unported. (b) Desmodus / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. (c) Cody Pope /Derivative work: Medeis / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. (d) Трансаэро / GNU Free Documentation License. (e) Bartus.malec at pl.wikipedia / GNU Free Documentation License. (f) Leonid_Brezhnev_and_Richard_Nixon_talks_in_1973.png: Knudsen, Robert L. derivative work: Medeis / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. (g) Mike Baird, bairdphotos.com / Creative Commons Attribution 2.0 Generic. (h) Benny Mazur / Creative Commons Attribution 2.0 Generic. (i) Valerius Tygart / GNU Free Documentation License. (j) Follix / Public Domain. (k) Stefan Kraft / GNU Free Documentation License. (l) Conscious / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic. (m) Fritz Geller-Grimm / Derivative work: Medeis / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported.(n) Work of a National Park Service employee /Derivative work: Medeis / Creative Commons Attribution 3.0 Unported. (o) Pascaweb / GNU Free Documentation License. (p) Daniel78 / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic. (q) Walter Voigts / GNU Free Documentation License. (r) Ltshears / Public Domain.

10 CLASSIFICAÇÃO DOS MAMÍFEROS:
CIÊNCIAS, 7° Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das características dos mamíferos, compreendendo sua importância, identificando o homem como parte desse grupo, avaliando sua importância na economia. CLASSIFICAÇÃO DOS MAMÍFEROS: A Classe dos mamíferos possui grande variedade de espécies; de acordo com a reprodução, os mamíferos são classificados em: - Prototheria – Monotremados; - Metatheria – Marsupiais; - Eutheria – Placentários.

11 Prototheria – Monotremados:
CIÊNCIAS, 7° Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das características dos mamíferos, compreendendo sua importância, identificando o homem como parte desse grupo, avaliando sua importância na economia. Prototheria – Monotremados: São os mamíferos mais primitivos; as fêmeas são ovíparas, seus filhotes se desenvolvem dentro de ovos com casca; representantes: ornitorrinco e equidna. Imagem: Stefan Kraft / Ornitorrinco / GNU Free Documentation License. Imagem: Poco a poco / Equidna / GNU Free Documentation License.

12 Metatheria - Marsupiais
CIÊNCIAS, 7° Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das características dos mamíferos, compreendendo sua importância, identificando o homem como parte desse grupo, avaliando sua importância na economia. Metatheria - Marsupiais A fêmea dá à luz um filhote que termina seu desenvolvimento na bolsa ventral materna (marsúpio); Imagem: Geoff Shaw / Neonato conectado a um mamilo no interior do marsúpio / GNU Free Documentation License.

13 Metatheria - Marsupiais
CIÊNCIAS, 7° Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das características dos mamíferos, compreendendo sua importância, identificando o homem como parte desse grupo, avaliando sua importância na economia. Metatheria - Marsupiais representantes: canguru, diabo-da-tasmânia, coala, vombate, gambás, cuícas. Imagens da esquerda para direita: (a) SeanMack / Canguru / GNU Free Documentation License. (b) Wayne McLean / Diabo-da-Tasmânia / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic. (c) Rodolfo Borges / Public Domain.

14 Eutheria – Placentários
CIÊNCIAS, 7° Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das características dos mamíferos, compreendendo sua importância, identificando o homem como parte desse grupo, avaliando sua importância na economia. Eutheria – Placentários São mamíferos vivíparos com placenta bem desenvolvida, o que garante o completo desenvolvimento do novo indivíduo dentro do organismo; investem mais energia da reprodução, pois são capazes de manter seus filhotes por mais tempo no interior do útero; esse método reprodutivo, embora implique a produção de um menor número de descendentes, permite um grande sucesso, pois aumenta as probabilidades de sobrevivência desses descendentes; podem ser divididos em vários grupos.

15 Principais Representantes:
CIÊNCIAS, 7° Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das características dos mamíferos, compreendendo sua importância, identificando o homem como parte desse grupo, avaliando sua importância na economia. Principais Representantes: EDENTATOS - são mamíferos que possuem dentes reduzidos, desprovidos de raiz e esmalte. Esta ordem inclui o tamanduá (único sem dentes), o tatu e a preguiça, encontrados no Brasil. A preguiça-de-coleira, o tamanduá- -bandeira, o tatu-canastra e o tatu-bola são espécies brasileiras ameaçadas de extinção. Imagens da esquerda para direita: (a) / Tamanduá / Creative Commons Attribution 3.0 Unported. (b) John and Karen Hollingsworth / Tatu / U.S. Fish and Wildlife Service / United States Government Public Domain. (c) Stefan Laube (Tauchgurke) / Bicho-preguiça / Public Domain.

16 Principais Representantes:
CIÊNCIAS, 7° Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das características dos mamíferos, compreendendo sua importância, identificando o homem como parte desse grupo, avaliando sua importância na economia. Principais Representantes: ROEDORES - possuem dois pares de dentes incisivos bem desenvolvidos. Esses pares de dentes crescem continuamente, pois são desgastados à medida que o animal vai roendo as cascas dos ramos das plantas. Como exemplos, temos o rato, o camundongo, a capivara (o maior roedor do mundo), o esquilo, a marmota e o castor. Importância: estes animais servem de alimento para muitas aves, répteis e mamíferos carnívoros. Imagem: Adrian Pingstone / Capivaras / Public Domain. Imagem: Steve/ Castor / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic.

17 Principais Representantes:
CIÊNCIAS, 7° Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das características dos mamíferos, compreendendo sua importância, identificando o homem como parte desse grupo, avaliando sua importância na economia. Principais Representantes: LAGOMORFOS - são mamíferos que apresentam características semelhantes aos roedores. Eles possuem dois pares de dentes incisivos no maxilar superior e apenas um par de incisivos no maxilar inferior. Pertencem a esta ordem o coelho e a lebre, que são mamíferos herbívoros. Imagem: United States Bureau of Land Management / United States Government Public Domain. Imagem: Fmickan / GNU Free Documentation License.

18 Principais Representantes:
CIÊNCIAS, 7° Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das características dos mamíferos, compreendendo sua importância, identificando o homem como parte desse grupo, avaliando sua importância na economia. Principais Representantes: QUIRÓPTEROS - são os únicos mamíferos voadores. Estes animais caracterizam-se por possuírem os membros anteriores transformados em asas, o que lhes possibilita o voo. Incluem-se nesta ordem os morcegos; alimentam-se de insetos (insetívoros), peixes (carnívoros), sangue (hematófagos), néctar das flores (nectarívoro) e frutas (frugívoro). Um morcego Platyrrhinus lineatus se alimentando de um fruto de caqui-do-cerrado (Diospyros hispida), na reserva da Universidade Federal de São Carlos, no Brasil Imagem: Desmodus / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported.

19 Importância dos quirópteros:
CIÊNCIAS, 7° Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das características dos mamíferos, compreendendo sua importância, identificando o homem como parte desse grupo, avaliando sua importância na economia. Importância dos quirópteros: São responsáveis por dispersar sementes de árvores e outras plantas à longa distância; auxiliam na reprodução de centenas de espécies de plantas, visitando as flores e assim transportando o pólen de flor em flor; há morcegos que se alimentam de pequenos animais, incluindo roedores e gafanhotos, controlando pragas que causam grandes prejuízos à agricultura; são largamente empregados em pesquisas científicas, incluindo a ação de medicamentos que, no futuro, poderão ter aplicação em humanos; a saliva do morcego vampiro comum tem forte ação anticoagulante. A sua pesquisa poderá ter aplicações no tratamento de várias doenças vasculares;

20 Importância dos quirópteros:
CIÊNCIAS, 7° Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das características dos mamíferos, compreendendo sua importância, identificando o homem como parte desse grupo, avaliando sua importância na economia. Importância dos quirópteros: as fezes dos morcegos constituem excelente adubo natural (guano). Foram intensamente exploradas até no desenvolvimento de adubos industriais; a guano de morcegos é a principal fonte de nutrientes em muitas cavernas, portanto os morcegos sustentam muitos desses ecossistemas; têm sido estudados para aperfeiçoamento de aparelhos de sonar e ultrassom; são importantes elos na cadeia alimentar, portanto o seu desaparecimento poderá resultar em desequilíbrio ambiental, causando maiores danos do que os causados pela sua proximidade com o homem; somem traças e, com isso, ajudam na conservação de livros em bibliotecas.

21 Principais Representantes:
CIÊNCIAS, 7° Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das características dos mamíferos, compreendendo sua importância, identificando o homem como parte desse grupo, avaliando sua importância na economia. Principais Representantes: CARNÍVOROS - são mamíferos que possuem dentes caninos muito desenvolvidos e os molares modificados para cortar o alimento. Esses animais têm o olfato e a audição bem desenvolvidos, para poderem encontrar as suas presas. Os representantes mais conhecidos são o gato, o leão, o lobo, o cão, a foca, o urso, o leão-marinho, entre outros. SIRÊNIOS - são mamíferos que podem viver em água doce ou salgada. Esses animais têm algumas características semelhantes às dos cetáceos, pois possuem os membros anteriores desenvolvidos em nadadeiras e uma cauda larga, usada para a sua impulsão na água. No Brasil, o representante desta ordem é o peixe-boi do Amazonas, um simpático mamífero que está ameaçado de extinção.

22 Principais Representantes:
CIÊNCIAS, 7° Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das características dos mamíferos, compreendendo sua importância, identificando o homem como parte desse grupo, avaliando sua importância na economia. Principais Representantes: CETÁCEOS - são mamíferos marinhos que possuem o corpo semelhante ao de um peixe. Eles apresentam os membros anteriores transformados em nadadeiras. Também possuem uma poderosa cauda, que os impulsiona quando estão em movimento. Exemplos: baleias, golfinhos e botos. A baleia-azul, que pode atingir 30m de comprimento e 135 toneladas, é o maior animal existente na Terra. Imagem: Shank27 / Baleia azul no Museu Americano de História Natural / GNU Free Documentation License. Imagem: Shane Anderson / National Oceanic and Atmospheric Administration / Public Domain.

23 Importância dos cetáceos:
CIÊNCIAS, 7° Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das características dos mamíferos, compreendendo sua importância, identificando o homem como parte desse grupo, avaliando sua importância na economia. Importância dos cetáceos: Os cetáceos têm sido objeto de pesca ao longo dos séculos, não só pela carne e gordura mas também pelas barbas de baleia e pelo espermacete e âmbar cinzento dos cachalotes; em meados do século XX, verificou-se que muitas populações de baleias estavam perto da extinção. Então, a Comissão Internacional das Baleias decretou uma moratória para a captura comercial de baleias em Apesar de serem membros da comissão, alguns países, como Noruega, Islândia e Japão, não aderiram a essa moratória. Além disso, os aborígenes da Sibéria, do Alasca e do Canadá são igualmente autorizados a caçar baleias, embora sem espírito comercial, mas apenas para subsistência, por razões culturais; Fonte: . Acesso em 11/06/12.

24 Importância dos cetáceos:
CIÊNCIAS, 7° Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das características dos mamíferos, compreendendo sua importância, identificando o homem como parte desse grupo, avaliando sua importância na economia. Importância dos cetáceos: alguns cetáceos, principalmente os golfinhos, são utilizados como atração nos parques aquáticos (oceânicos) e Zoos; por causa da sua capacidade de aprendizagem, estes são também usados pelos militares em operações no mar; de acordo com a Lei Federal nº 7.643/87, “fica proibida a pesca ou qualquer forma de molestamento intencional de toda espécie de cetáceo nas águas jurisdicionais brasileiras”. Fonte: . Acesso em 11/06/12.

25 Principais Representantes:
CIÊNCIAS, 7° Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das características dos mamíferos, compreendendo sua importância, identificando o homem como parte desse grupo, avaliando sua importância na economia. Principais Representantes: PERISSODÁCTILOS - são considerados mamíferos que possuem dedos ímpares e apoiam-se sobre cascos. Por esse motivo, são chamados de ungulados (com casco). Como exemplos, temos o cavalo, a anta, a zebra e o rinoceronte; a anta é o maior mamífero terrestre da fauna brasileira; ARTIODÁCTILOS - esses mamíferos também são ungulados. No entanto, eles possuem um número par de dedos (2 ou 4). Entre os artiodátilos, encontramos os ruminantes, como o boi, o carneiro, o búfalo, o camelo e a girafa. Eles possuem o estômago dividido em quatro partes: pança, barrete, folhoso e coagulador. Há aqueles que não são ruminantes, como o porco, o hipopótamo e o javali.

26 Principais Representantes:
CIÊNCIAS, 7° Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das características dos mamíferos, compreendendo sua importância, identificando o homem como parte desse grupo, avaliando sua importância na economia. Principais Representantes: PRIMATAS - são mamíferos superiores que se caracterizam por apresentarem membros alongados e mãos e pés com cinco dedos providos de unha; o dedo polegar fica numa posição oposta aos outros dedos; essa característica permite que eles tenham maior habilidade no manuseio dos objetos; Imagem: Dbenbenn / United States Government / Public Domain. bonobo (Pan paniscus), também chamado chimpanzé pigmeu.

27 apresentam grande desenvolvimento do cérebro;
CIÊNCIAS, 7° Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das características dos mamíferos, compreendendo sua importância, identificando o homem como parte desse grupo, avaliando sua importância na economia. PRIMATAS apresentam grande desenvolvimento do cérebro; olhos dirigidos para frente, permitindo um maior campo de visão; exemplos: vários tipos de macacos, gorila, chimpanzé, orangotango, gibão, lêmure e o homem. Imagens da esquerda para direita: (a) Ysangkok / Public Domain. (b) © Manuel González Olaechea y Franco / GNU Free Documentation License. (c) Arnaudus / GNU Free Documentation License.

28 CLASSIFICAÇÃO DO HOMEM
CIÊNCIAS, 7° Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das características dos mamíferos, compreendendo sua importância, identificando o homem como parte desse grupo, avaliando sua importância na economia. CLASSIFICAÇÃO DO HOMEM REINO: ANIMALIA; FILO: CHORDATA; CLASSE: MAMMALIA; ORDEM: PRIMATA; FAMÍLIA: HOMINIDAE; GÊNERO: HOMO; ESPÉCIE: Homo sapiens; SUBESPÉCIE: Homo sapiens sapiens.

29 CIÊNCIAS, 7° Ano do Ensino Fundamental
Reconhecimento das características dos mamíferos, compreendendo sua importância, identificando o homem como parte desse grupo, avaliando sua importância na economia. HOMEM A evolução humana é caracterizada por uma série de importantes alterações morfológicas, de desenvolvimento fisiológico e comportamental que tiveram lugar desde a separação entre o último ancestral comum de humanos e chimpanzés; a primeira grande alteração morfológica foi a evolução de uma forma de adaptação de locomoção arborícola ou semiarborícola para uma forma de locomoção bípede; mais tarde, os humanos ancestrais desenvolveram um cérebro muito maior, mais de duas vezes o tamanho do cérebro de um chimpanzé ou gorila;

30 CIÊNCIAS, 7° Ano do Ensino Fundamental
Reconhecimento das características dos mamíferos, compreendendo sua importância, identificando o homem como parte desse grupo, avaliando sua importância na economia. HOMEM o padrão de crescimento pós-natal do cérebro humano difere do de outros primatas e permite longos períodos de aprendizagem social e aquisição da linguagem nos seres humanos juvenis; outras mudanças morfológicas significantes foram: a evolução de um poder de aderência e precisão, um sistema mastigatório reduzido, a redução do dente canino e a descida da laringe e do osso hioide, tornando a fala possível; outra mudança significativa de comportamento foi o desenvolvimento da cultura material, com objetos feitos pelo homem cada vez mais comuns e diversificados ao longo do tempo. A relação entre todas essas mudanças é ainda tema de debate. Fonte: (acesso em 11/06/12)

31 IMPORTÂNCIA DOS MAMÍFEROS:
CIÊNCIAS, 7° Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das características dos mamíferos, compreendendo sua importância, identificando o homem como parte desse grupo, avaliando sua importância na economia. IMPORTÂNCIA DOS MAMÍFEROS: A carne e o leite de muitos mamíferos são utilizados na alimentação, constituindo uma importante fonte de proteína; do leite se fabricam vários laticínios como nata, manteiga, queijos e iogurtes; atualmente, o leite que mais se utiliza na produção de laticínios é o de vaca (devido às propriedades que possui, às quantidades que se obtêm, ao agradável sabor e à fácil digestão, assim como à grande quantidade de derivados obtidos). Contudo, não é a único que se consome; também são consumidos o leite de cabra, asna, égua, camela, entre outras. O consumo de determinados tipos de leite depende da região e do tipo de animal disponível;

32 IMPORTÂNCIA DOS MAMÍFEROS:
CIÊNCIAS, 7° Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das características dos mamíferos, compreendendo sua importância, identificando o homem como parte desse grupo, avaliando sua importância na economia. IMPORTÂNCIA DOS MAMÍFEROS: a criação de ovelhas (ovinocultura) é uma atividade que tem ocupado fazendeiros desde os tempos mais remotos, pois esse animal pode fornecer leite, lã, couro e carne; a sua carne é consumida no mundo inteiro. Seu leite é usado para produzir diversos tipos de queijo, entre os mais conhecidos está o roquefort; mesmo nos dias atuais, o investimento em rebanhos fornece retornos financeiros de até 400% do seu custo anual; Imagem: Ken Hammond / Lã de ovelha / United States Department of Agriculture / Public Domain.

33 IMPORTÂNCIA DOS MAMÍFEROS:
CIÊNCIAS, 7° Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das características dos mamíferos, compreendendo sua importância, identificando o homem como parte desse grupo, avaliando sua importância na economia. IMPORTÂNCIA DOS MAMÍFEROS: o cavalo é utilizado para produção de soro, transporte, lazer e prática esportiva; as cobaias e os coelhos são importantes em laboratórios para testes de novos medicamentos; o couro é utilizado na confecção de vários utensílios e no artesanato; Imagem: Scott Bauer / Apetrechos para o trabalho com couro e produtos confeccionados com couro / United States Department of Agriculture / Public Domain.

34 IMPORTÂNCIA DOS MAMÍFEROS:
CIÊNCIAS, 7° Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das características dos mamíferos, compreendendo sua importância, identificando o homem como parte desse grupo, avaliando sua importância na economia. IMPORTÂNCIA DOS MAMÍFEROS: muitos mamíferos são utilizados como meio de transporte e para auxiliar serviços no campo; o carro de boi foi introduzido pelos colonizadores portugueses e difundiu-se por todo o país, existindo ainda no meio rural nordestino; o carro de boi foi um dos principais meios de transporte utilizados para transportar a produção das fazendas para as cidades, mas ainda é utilizado em algumas regiões do país; Imagem: André Koehne / Carro de boi em Caetité, Bahia / GNU Free Documentation License.

35 IMPORTÂNCIA DOS MAMÍFEROS:
CIÊNCIAS, 7° Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das características dos mamíferos, compreendendo sua importância, identificando o homem como parte desse grupo, avaliando sua importância na economia. IMPORTÂNCIA DOS MAMÍFEROS: a polinização é feita por muitos outros animais. Um deles é o morcego. Ele é capaz de polinizar um número enorme de vegetais. Além disso, como a maioria deles se alimenta de frutos, eles espalham as sementes por vários ambientes, fazendo com que novas plantas germinem; muitos mamíferos podem transmitir doenças como raiva, toxoplasmose, leishmaniose e verminoses. O gato é o hospedeiro do T.gondii causador da toxoplasmose Imagem: Gramoleros / Public Domain.

36 SUGESTÕES DE SITES PARA CONSULTA
CIÊNCIAS, 7° Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das características dos mamíferos, compreendendo sua importância, identificando o homem como parte desse grupo, avaliando sua importância na economia. SUGESTÕES DE SITES PARA CONSULTA

37 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 3a Samuel Blanc / Foca / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. 09/12/2012 3b NASA / Peixe-boi / Public Domain 5a Alan Wilson / Urso-polar / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. 5b Marie Richie,/ Porca / Creative Commons Attribution 2.0 Generic 5c FloFly / Amamentação / Public Domain. 6a Busca tu equilibrio... (Namaste) 19:18, 14 January 2011 (UTC) / Diafragma / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. 6b Autor desconhecido /Disponibilizada por Sundar / United States Department of Health and Human Services / Public Domain. 7a Berichard / Dentes / GNU Free Documentation License.

38 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 7b Erin_Silversmith/Based on excellent images created by FML/Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic. 09/12/2012 8 Magnus Manske/Trabalho derivado : Amada44/Public Domain. 9 Medeis / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. 9a Didasteph / Derivative work: Medeis / Creative Commons Attribution 3.0 Unported. 9b Desmodus / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. 9c Cody Pope /Derivative work: Medeis / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. 9d Трансаэро / GNU Free Documentation License. 9e Bartus.malec at pl.wikipedia / GNU Free Documentation License. 9f Leonid_Brezhnev_and_Richard_Nixon_talks_in_1973.png: Knudsen, Robert L. derivative work: Medeis / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported.

39 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 9g Mike Baird, bairdphotos.com / Creative Commons Attribution 2.0 Generic. 09/12/2012 9h Benny Mazur / Creative Commons Attribution 2.0 Generic. 9i Valerius Tygart / GNU Free Documentation License. 9j Follix / Public Domain. 9k Stefan Kraft / GNU Free Documentation License. 9l Conscious / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic. 9m Fritz Geller-Grimm / Derivative work: Medeis / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. 9n Work of a National Park Service employee /Derivative work: Medeis / Creative Commons Attribution 3.0 Unported. 9o Pascaweb / GNU Free Documentation License.

40 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 9p Daniel78 / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic. 09/12/2012 9q Walter Voigts / GNU Free Documentation License. 9r Ltshears / Public Domain. 11a Stefan Kraft / Ornitorrinco / GNU Free Documentation License. 11b Poco a poco / Equidna / GNU Free Documentation License. 12 Geoff Shaw / Neonato conectado a um mamilo no interior do marsúpio / GNU Free Documentation License. 13a SeanMack / Canguru / GNU Free Documentation License. 13b Wayne McLean / Diabo-da-Tasmânia / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic. 13c Rodolfo Borges / Public Domain.

41 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 15a / Tamanduá / Creative Commons Attribution 3.0 Unported. 09/12/2012 15b John and Karen Hollingsworth / Tatu / U.S. Fish and Wildlife Service / United States Government Public Domain 15c Stefan Laube (Tauchgurke) / Bicho-preguiça / Public Domain. 16a Adrian Pingstone / Capivaras / Public Domain. 16b Steve/ Castor / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic. 17a United States Bureau of Land Management / United States Government Public Domain. 17b Fmickan / GNU Free Documentation License. 18 Desmodus / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. 22a Shank27 / Baleia azul no Museu Americano de História Natural / GNU Free Documentation License.

42 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 22b Shane Anderson / National Oceanic and Atmospheric Administration / Public Domain. 09/12/2012 26 Dbenbenn / United States Government Public Domain. 27a Ysangkok / Public Domain. 27b © Manuel González Olaechea y Franco / GNU Free Documentation License. 27c Arnaudus / GNU Free Documentation License. 32 Ken Hammond / Lã de ovelha / United States Department of Agriculture / Public Domain. 33 Scott Bauer / Apetrechos para o trabalho com couro e produtos confeccionados com couro / United States Department of Agriculture / Public Domain. 34 André Koehne / Carro de boi em Caetité, Bahia / GNU Free Documentation License. 35 Gramoleros / Public Domain.


Carregar ppt "Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Ciências"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google