A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Centros Culturais Kaingang em movimento Proposta de implentação (2013-2014) UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E JURÍDICAS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Centros Culturais Kaingang em movimento Proposta de implentação (2013-2014) UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E JURÍDICAS."— Transcrição da apresentação:

1 Centros Culturais Kaingang em movimento Proposta de implentação (2013-2014) UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E JURÍDICAS – ACHJ CURSO DE LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA EM CIÊNCIAS SOCIAIS FONTES HISTÓRICAS E PRESERVAÇÃO DOS BENS CULTURAIS 6º Período - Profa. Hilda Beatriz Dmitruk- 2013/2.

2 Por que surgiu esta proposta? Sente-se a necessidade de reforçar a identidade Kaingang e divulgar sua história e cultura. Há vontade política no sentido de revitalizar e, mesmo implantar os Centros de Cultura Kaingang (na área de abrangência da Licenciatura Intercultural Indígena). Existem instalações físicas adequadas para o funcionamento dos Centros de Cultura Kaingang na Escola Cacique Vankrê, na aldeia Pinhalzinho e, também no Paiol de Barro.

3

4 O que envolve tudo isso? Elaboração de uma memória histórica, nas aldeias e espaços mencionados. Inventário e registro dos patrimônios culturais (materiais e imateriais) Kaingang. Formação de acervos (objetos, fotos,etc.) Montagem de exposições de longa duração e itinerantes. Formatar projeto de criação dos Centros Culturais para registro jurídico, no Programa Nacional de Museus.

5

6

7

8 O que se espera deste desafio? Zelar pela memória e patrimônios culturais Kaingang. Conhecer e valorizar a sociedade e a produção cultural Kaingang, do presente e do passado. Incrementar as ações educativas que os Centros Culturais e as Escolas Indígenas desenvolvem, com as contribuições da História Social e da nova Museologia. Despertar o interesse de crianças e jovens, com estratégias de dinamização cultural e de Educação Patrimonial.

9

10 PRINCÍPIOS NORTEADORES (Lei 11.645/2008) 1. Todos os grupos étnico-sociais possuem uma cultura e história próprias, igualmente valiosas. 2. É preciso promover processos de afirmação das identidades indígenas. 3. Temos que conhecer e respeitar os bens culturais dos diferentes povos, valorizar as trocas culturais e combater todas as formas de racismo e discriminação.

11

12

13

14


Carregar ppt "Centros Culturais Kaingang em movimento Proposta de implentação (2013-2014) UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E JURÍDICAS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google