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Levantamentos Topograficos e Geodésicos Prof. Dra. Daniele Barroca Fernando Plantier Lucas Zaupa Natalia Pinheiro Levantamentos Topograficos e Geodésicos.

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1 Levantamentos Topograficos e Geodésicos Prof. Dra. Daniele Barroca Fernando Plantier Lucas Zaupa Natalia Pinheiro Levantamentos Topograficos e Geodésicos Prof. Dra. Daniele Barroca Fernando Plantier Lucas Zaupa Natalia Pinheiro LORAN - Long Range Navigation

2 O QUE É? É um sistema de radio navegação hiperbólico(areas costeiras) que permite determinar a posição de navios e aviões através da diferença de tempo entre a recepção dos sinais. Os Sinais são oriundos de dois transmissores sincronizados e distantes entre si. É um sistema de radio navegação hiperbólico(areas costeiras) que permite determinar a posição de navios e aviões através da diferença de tempo entre a recepção dos sinais. Os Sinais são oriundos de dois transmissores sincronizados e distantes entre si.

3 SURGIMENTO O Loran-A surgiu em meio a Segunda Guerra Mundial, foi apresentado por Alfred Lee Lomis, em reunião do comitê de Micro ondas, nos EUA. Em meio da década de 50, esse sistema foi sofisticado, obtendo maior cobertura e precisão, passando a ser denominado Loran-C. O Loran-A surgiu em meio a Segunda Guerra Mundial, foi apresentado por Alfred Lee Lomis, em reunião do comitê de Micro ondas, nos EUA. Em meio da década de 50, esse sistema foi sofisticado, obtendo maior cobertura e precisão, passando a ser denominado Loran-C.

4 LORAN-C

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8 FUNCIONAMENTO O Loran opera através de um sistema hiperbólico em que as transmissões são ocasionadas por meio de um sistema de técnica de pulso, isto é a posição da navios e aviões é determinada através da diferença de tempo da transmissão de dois pulsos sincronizados

9 É um sistema eletrônico de navegação que trabalha na banda de frequências baixas e médias. As ondas enviadas nessas frequências possuem a peculiaridade de adaptação seguindo a curvatura terrestre. O Loran-C se tornou um dos sistemas de navegação mais utilizados para grandes áreas da América do Norte,Europa,Japão e de todo o Atlântico e as zonas do Pacifico. É um sistema eletrônico de navegação que trabalha na banda de frequências baixas e médias. As ondas enviadas nessas frequências possuem a peculiaridade de adaptação seguindo a curvatura terrestre. O Loran-C se tornou um dos sistemas de navegação mais utilizados para grandes áreas da América do Norte,Europa,Japão e de todo o Atlântico e as zonas do Pacifico.

10 Ondas Hiperbólicas O LORAN utiliza hipérboles confocais, isto é, hipérboles com um dos focos em comum, onde estão os radares que emitem sinais. Cada par de radares dá uma hipérbole que contem a posição do navio ou do avião e, assim, a sua posição exata é o ponto onde as três hipérboles interceptam-se. Essa posição pode ser determinada pela plotagem das três hipérboles em um mapa, obtendo a interseção em comum usando coordenadas e computando algebricamente a interseção.

11 Ondas Hiperbólicas

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13 Custos do Loran O Projeto inicial requisitado pela Marinha Americana incluía os equipamentos: -250 receptores de bordo modelo LRN-1 e LRN-1A; -62 transmissores; -80 temporizadores de transmissor; -50 receptores especiais para temporizadores de transmissor. Cujo custo foi cerca de U$ 1.250.000,00 O Projeto inicial requisitado pela Marinha Americana incluía os equipamentos: -250 receptores de bordo modelo LRN-1 e LRN-1A; -62 transmissores; -80 temporizadores de transmissor; -50 receptores especiais para temporizadores de transmissor. Cujo custo foi cerca de U$ 1.250.000,00

14 ACURÁCIA Acurácia do LORAN-CAcurácia do LORAN-C - Alcance- Alcance Groundwaves:Groundwaves: 1200 milhas náuticas (2222,4Km) – Água1200 milhas náuticas (2222,4Km) – Água 900 milhas náuticas (1666,8Km) – terra/dia900 milhas náuticas (1666,8Km) – terra/dia Skywaves :Skywaves : 2500 milhas náuticas (4630Km) – dia e noite2500 milhas náuticas (4630Km) – dia e noite Acurácia do LORAN-CAcurácia do LORAN-C - Alcance- Alcance Groundwaves:Groundwaves: 1200 milhas náuticas (2222,4Km) – Água1200 milhas náuticas (2222,4Km) – Água 900 milhas náuticas (1666,8Km) – terra/dia900 milhas náuticas (1666,8Km) – terra/dia Skywaves :Skywaves : 2500 milhas náuticas (4630Km) – dia e noite2500 milhas náuticas (4630Km) – dia e noite

15 Alcance e Precisão Durante o dia, a ionosfera reflete fracamente sinais de ondas curtas, e o LORAN foi utilizado em 500-700 milhas náuticas (930-1,300 km) usando as groundwaves. À noite, estes sinais foram suprimidos e o intervalo caiu para 350-500 milhas náuticas (650-930 km). À noite, as skywaves tornam-se úteis para as medições, que ampliam a gama eficaz para 1,200-1,400 milhas náuticas(2,200-2,600km). (https://en.wikipedia.org/wiki/LORAN) Durante o dia, a ionosfera reflete fracamente sinais de ondas curtas, e o LORAN foi utilizado em 500-700 milhas náuticas (930-1,300 km) usando as groundwaves. À noite, estes sinais foram suprimidos e o intervalo caiu para 350-500 milhas náuticas (650-930 km). À noite, as skywaves tornam-se úteis para as medições, que ampliam a gama eficaz para 1,200-1,400 milhas náuticas(2,200-2,600km). (https://en.wikipedia.org/wiki/LORAN)

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17 Alcance do Loran-A Groundwaves: 500-700 milhas náuticas (926 – 1296,4km) – dia 350–500 milhas náuticas (648,2 – 926km) – noite Skywaves : 1200 – 1400 milhas náuticas (2222,4 – 2592,8km) É possível obter sinais do Loran com qualquer tempo, com exceção de situações com distúrbios elétricos muitos severos.É possível obter sinais do Loran com qualquer tempo, com exceção de situações com distúrbios elétricos muitos severos. Groundwaves: 500-700 milhas náuticas (926 – 1296,4km) – dia 350–500 milhas náuticas (648,2 – 926km) – noite Skywaves : 1200 – 1400 milhas náuticas (2222,4 – 2592,8km) É possível obter sinais do Loran com qualquer tempo, com exceção de situações com distúrbios elétricos muitos severos.É possível obter sinais do Loran com qualquer tempo, com exceção de situações com distúrbios elétricos muitos severos.

18 Referências Bibliográficas http://msi.nga.mil/MSISiteContent/StaticFiles/NAV_PUB S/APN/Chapt-12.pdf (Loran Navigation). Correia, Carlos Alberto de Lemos: Navegação Área com GPS http://jproc.ca/hyperbolic/loran_a.html http://en.wikipedia.org/wiki/Loran-Chttp://en.wikipedia.org/wiki/Loran-Chttp://en.wikipedia.org/wiki/Loran-C http://parquedaciencia.blogspot.com.br/2013/04/conicas -nocoes-intuitivas-e-aplicacoes.htmlhttp://parquedaciencia.blogspot.com.br/2013/04/conicas -nocoes-intuitivas-e-aplicacoes.htmlhttp://parquedaciencia.blogspot.com.br/2013/04/conicas -nocoes-intuitivas-e-aplicacoes.htmlhttp://parquedaciencia.blogspot.com.br/2013/04/conicas -nocoes-intuitivas-e-aplicacoes.html https://en.wikipedia.org/wiki/LORANhttps://en.wikipedia.org/wiki/LORAN http://msi.nga.mil/MSISiteContent/StaticFiles/NAV_PUB S/APN/Chapt-12.pdf (Loran Navigation). Correia, Carlos Alberto de Lemos: Navegação Área com GPS http://jproc.ca/hyperbolic/loran_a.html http://en.wikipedia.org/wiki/Loran-Chttp://en.wikipedia.org/wiki/Loran-Chttp://en.wikipedia.org/wiki/Loran-C http://parquedaciencia.blogspot.com.br/2013/04/conicas -nocoes-intuitivas-e-aplicacoes.htmlhttp://parquedaciencia.blogspot.com.br/2013/04/conicas -nocoes-intuitivas-e-aplicacoes.htmlhttp://parquedaciencia.blogspot.com.br/2013/04/conicas -nocoes-intuitivas-e-aplicacoes.htmlhttp://parquedaciencia.blogspot.com.br/2013/04/conicas -nocoes-intuitivas-e-aplicacoes.html https://en.wikipedia.org/wiki/LORANhttps://en.wikipedia.org/wiki/LORAN


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