A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Michel Pêcheux e Jacqueline Wesselius

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Michel Pêcheux e Jacqueline Wesselius"— Transcrição da apresentação:

1 Michel Pêcheux e Jacqueline Wesselius
A respeito do movimento estudantil e das lutas da classe operária: 3 organizações estudantis em 1968 Michel Pêcheux e Jacqueline Wesselius

2 Planfetos que circulavam em Paris
De 3/5 a 30/6 de 1968 UEC – União dos Estudantes Comunistas (criada em 1956 em congresso do Partido Comunista Francês) FER – Federação dos Estudantes Revolucionários (criada em 1968 por estudantes da Organização Comunista Internacionalista) 22M – Movimento 22 de Março (criado em 22/3/1968 com a ocupação de um prédio, contra a prisão de militantes do Comitê Vietnã Nacional; não segue os princípios comunistas)

3 Panfleto assinado pelo 22M sobre a ocupação do ORTF: Office de radiodiffusion télévision française
« Em Paris, os estudantes e os jovens trabalhadores têm se manifestado contra o Estado policial gaullista. » (Charles De Gaulle – presidente francês à época)

4 Panfletos Panfletos, cartazes, inscrições em muros... Posição coletiva
Sobre um acontecimento pontual Sobre uma situação limitada no tempo e no espaço Para leitura rápida: resumo, esquema Não revela tudo sobre a posição dos autores, mas só o que é pertinente no momento

5 Busca de uma unidade linguística (palavra-chave):
ESTUDANTES TRABALHADORES LUTA COMBATE ... Para análise do contexto frasal: seleção e combinação

6 LUTA (s.) / LUTAR (v.) de quem? contra o quê? / contra quem?
Luta com quem? pelo quê? / por quem? onde?

7 Pêcheux e Wesselius chamam domínio semântico (D)
a uma seleção-combinação sintática Exemplos:

8 D1: luta de quem? dos estudantes dos jovens do movimento estudantil
dos trabalhadores dos sindicados operária(s) vossa (sua)

9 D2: luta contra quem: ... luta contra De Gaulle os decretos
o desemprego a exploração capitalista os policiais policiais na rua a repressão do Estado policial a exploração a ditadura

10 D3: luta pelo quê: ... luta por um governo popular
uma universidade realmente democrática defesa das liberdades

11 D23: luta onde a luta se faz na rua e nas fábricas/ empresas/
faculdades não nas urnas

12 HD: HIPERDOMÍNIO SEMÂNTICO
D1: ... luta de quem? (A / B / C / D) HD1: Viva a LUTA (de quem? A / B ). HD2: A LUTA (de quem? A / B) faz parte da LUTA (de quem? D / E). HD1 22M – Viva a luta dos estudantes dos trabalhadores HD1 UEC – Viva a luta dos sindicatos dos estudantes de classe HD2 FER – a luta dos estudantes faz parte da luta das massas do proletariado

13 Regularidades e especificidades dos 3 movimentos
UEC – União dos Estudantes Comunistas os que lutam ao lado do partido / das organizações da classe operária a luta dos sindicatos/estudantes/operários FER – Federação dos Estudantes Revolucionários a luta dos estudantes faz parte da luta de classes / das massas / do proletariado a luta dos jovens trabalhadores / de todos os trabalhadores 22M – Movimento 22 de Março as lutas operárias / dos trabalhadores vossa / nossa luta UEC, FER e 22M: luta em aliança com os trabalhadores

14 Regularidades e especificidades dos 3 movimentos
22M não pretende a tomada de poder político: a luta se faz na rua / nas fábricas/ empresas/faculdades / não nas urnas. UEC tem ligação com o Partido Comunista Francês e pretende a tomada do poder político: UEC: luta por um governo popular FER e 22M: acusam dirigentes do Partido Comunista Francês de traição à luta: FER: os que recusam organizar as lutas 22M: os que abandonam um setor de luta


Carregar ppt "Michel Pêcheux e Jacqueline Wesselius"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google