A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Luciano Rodrigo Ferreira

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Luciano Rodrigo Ferreira"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Luciano Rodrigo Ferreira
FUNDAMENTOS COMPUTACIONAIS Prof. Luciano Rodrigo Ferreira

2 INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA
Computação

3 INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA
HARDWARE - SOFTWARE - PEOPLEWARE

4 TIPOS DE HARDWARE COMPUTADORES NOTEBOOKS TABLETS CELULARES IPAD IPHONE
NETBOOKS

5 DISPOSITIVOS E PERIFÉRICOS
MEMÓRIA RAM HD, HARD DISK PROCESSADOR PLACA MÃE PERIFÉRICOS DE ENTRADA PERIFÉRICOS DE SAÍDA TIPOS DE PORTAS DE COMUNICAÇÃO

6 ARMAZENAMENTO HD – DISCO RÍGIDO PENDRIVE CD DVD BLU RAY

7 UNIDADES DE MEDIDAS UNIDADE SÍMBOLO VALOR EQUIVALENTE BIT Bit BYTE B
8 Bits KILOBYTE Kb 1024 B MEGABYTE Mb 1024 Kb GIGABYTE Gb 1024 Mb TERABYTE Tb 1024 Gb PETABYTE Pb 1024 Tb EXABYTE Eb 1024 Pb ZETTABYTE Zb 1024 Eb YOTTABYTE Yb 1024 Zb

8 CAPACIDADE DE ARMAZENAMENTO
MEIOS DE ARMAZENAMENTO CAPACIDADE APROXIMADA Disquetes 3 1/2 1,44 MB CDs 700 MB DVDs 4,5 GB Blu Ray 30 GB

9 MAINFRAMES

10 SOFTWARES – SISTEMAS OPERACIONAIS
Microsoft Windows 1982 – 1985 – Windows 1.0 1987 – 1992 – Windows 2.0 – 2.11 1990 – 1994 – Windows 3.0 – Windows NT

11 SOFTWARES – SISTEMAS OPERACIONAIS
Microsoft Windows 1995 – 2001 – Windows 95 1998 – 2000 – Windows 98, 2000, Windows Me 2001 – 2005 – Windows XP

12 SOFTWARES – SISTEMAS OPERACIONAIS
Microsoft Windows 2006 – 2008 – Windows Vista 2009 – Hoje – Windows 7

13 SOFTWARES – SISTEMAS OPERACIONAIS
LINUX 1991 – 1ª versão: 0.01 Projeto pessoal No início, licenciamento proibia o uso comercial; Em seguida, foi permitida a distribuição e venda de versões modificadas, desde que acompanhadas do código-fonte; Baseado em código aberto. Hoje: versões diversas

14 SOFTWARES DE CÓDIGO ABERTO

15 SOFTWARES LEGAL X NÃO LICENCIADO
Pirataria no Brasil 91% dos games 56% dos softwares 48% das músicas 22% dos filmes

16 SOFTWARES LEGAL X NÃO LICENCIADO
Pirataria no Mundo Argentina: 99% do mercado digital Espanha: 97% do mercado de música é ilegal China: 80% dos softwares são piratas Vietnã: 82% dos softwares são piratas (recorde) Índia: 64% dos softwares são piratas 90% dos filmes 89% dos games.

17 REDES DE COMPUTADORES

18 REDES – LAN, MAN e WAN LAN (significa Local Area Network, ou Rede Local) É um sistema que interliga computadores em uma área de alcance bastante restrita. Em geral limita-se a prédios ou até mesmo prédios próximos.

19 REDES MAN MAN (Metropolitan Área Network): Rede de área Metropolitana
A partir do momento que a internet atraiu uma audiência de massa, as operadoras de redes de TV a cabo, começaram a perceber que, com algumas mudanças no sistema, elas poderiam oferecer serviços da Internet de mão dupla em partes não utilizadas do espectro. A televisão a cabo não é a única MAN. Os desenvolvimentos mais recentes para acesso à internet de alta velocidade sem fio resultaram noutra MAN, que foi padronizada como IEEE

20 REDES WAN WAN - A Wide Area Network (WAN), Rede de área alargada ou Rede de longa distância, também conhecida como Rede geograficamente distribuída, é uma rede de computadores que abrange uma grande área geográfica, com freqüência um país ou continente.

21 HISTÓRICO E EVOLUÇÃO A polarização entre as potências militares EUA e URSS após a 2ª Guerra Mundial promoveu a corrida pela liderança tecnológica; Uma rede inicialmente criada para fins militares, transformou-se na ARPANET – uma rede de instituições de ensino norte-americanas que se transformou na Internet como a conhecemos hoje.

22 INTERNET NO BRASIL 1987: primeiras reuniões acadêmicas para discutir a criação de uma rede nacional de pesquisa (USP). 1988 a 1991: implantação da RNP (Rede Nacional de Pesquisa), interligando instituições de ensino de 11 capitais do país com conexões de até 64Kbps. 1993: criação do BBS Mandic – que se tornaria, logo depois, o primeiro grande provedor brasileiro de Internet

23 INTERNET NO BRASIL 20/12/1994: Lançamento do Serviço Internet Comercial (Embratel); 1994: lançamento do navegador Netscape;

24

25 INTERNET NO BRASIL 1996: popularização da Internet através de linha discada; 2002: conexões via banda larga começam a se tornar comuns; 2008: lançamento de Internet banda larga móvel (3G).

26 TIPOS DE ACESSO banda estreita: Banda larga: Discado (dial-up) ADSL
Cabo (Cable Modem) Rádio/sem fio 3G PLC (Power Line Communication)

27 ACESSO DISCADO Mantém a linha ocupada durante a conexão;
Exige linha telefônica fixa; Baixa velocidade (até 56Kbps); Hardware: placa fax-modem.

28 ADSL - Asymmetric Digital Subscriber Line
Não mantém a linha ocupada durante a conexão; Exige linha telefônica fixa; Banda larga (de 64Kbps a 20Mbps); Hardware: modem ADSL.

29 A CABO Conexão oferecida por operadoras de TV a cabo;
Não exige linha telefônica; Banda larga (de 64Kbps a 10Mbps); Hardware: cable modem.

30 RADIO – SEM FIO Conexão oferecida por provedores de Internet via rádio; Não exige linha telefônica; Banda larga (de 64Kbps a 10Mbps); Hardware: antena receptora.

31 3 G Conexão via rede celular (terceira geração);
Banda larga (de 56Kbps a 10Mbps); Hardware: modem 3G ou telefone 3G.

32 SATÉLITE Conexão direta a satélites; Banda larga (de 512Kbps a 2Mbps);
Hardware: antena de conexão a satélites e modem satélite.

33 PLC – POWER LINE COMMUNICATION
Conexão via rede elétrica; Banda ultra larga (até 200 Mbps); Hardware: modem PLC.

34 4G/LTE – LONG TERM EVOLUTION
Tecnologia que sucede a rede 3G de telefonia celular; Banda de até 1 Gbps para usuários estacionários e de até 100 Mbps para usuários em trânsito; Hardware: smartphones 4G/LTE. Expectativas no Brasil: 2013.


Carregar ppt "Prof. Luciano Rodrigo Ferreira"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google