A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fisiologia do Fígado 1. Questões preliminares Funções do fígado. Relação estrutura função. 2.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fisiologia do Fígado 1. Questões preliminares Funções do fígado. Relação estrutura função. 2."— Transcrição da apresentação:

1 Fisiologia do Fígado 1

2 Questões preliminares Funções do fígado. Relação estrutura função. 2

3 Fígado: funções Funcões do fígado Genericamente, a função do fígado é regular a concentração sérica de várias espécies químicas de extrema importância fisiológica. Específicamente: Regulação dos níveis séricos de carboidratos, de lipídios, de proteínas e dos produtos do seu metabolismo. Ao fazê-lo o fígado participa de forma relevante do metabolismo destas espécies químicas Síntese de proteínas e de outras moléculas (aminoácidos não essenciais, por exemplo) séricas Armazenamento de vitaminas e metais (Fe) Degradação de hormônios Inativação de drogas e de toxinas e excreção dos produtos da degradação (desintoxicação). Excreção do colesterol (ácidos e sais biliares). Excreção de produtos do metabolismo da hemoglobina (Bilirubina). A bile produzida e lançada na luz duodenal é indispensável para a digestão e absorção das gorduras. 3

4 Circulação hepática 4

5 Estrutura do parênquima hepático 5

6 6 Regulação dos níveis séricos de carboidratos, de lipídios, de proteínas e dos produtos do seu metabolismo. Ao fazê-lo o fígado participa de forma relevante do metabolismo destas espécies químicas Metabolismo de carboidratos Com os músculos esqueléticos, os hepatócitos são os principais sítios de armazenamento de glicose, na forma de glicogênio. Os hepatócitos estão enzimaticamente equipados para a síntese de glicogênio, para a glicogenólise e para a neoglicogênese. O metabolismo da glicose e o metabolismo de lipídios em adipócitos e hepatócitos, coordenados pelo glucagon e pela insulina, estão integrados, assegurando o suprimento energético às células do organismo. Em surtos de intensa atividade muscular esquelética, a demanda por ATP recorre à glicólise e à degradação de proteína, com produção de, respectivamente, piruvato e alanina. Estes são removidos da circulação pelos hepatócitos, que os utilizam na neoglicogênese.

7 Transporte de espécies químicas no hepatócito: secreção de bile 7

8 Metabolismo de HEME: Excreção de bilirubina 8

9 Excreção de cátions orgânicos 9

10 Conjugação com glutationa 10

11 Reabsorção isotônica na vesícula biliar 11

12 Circulação enterohepática de ácidos biliares 12

13 Metabolismo de aminoácidos e formação de ureia 13

14 Metabolismo do colesterol 14

15 Regulação da Glicemia 15 G G n Gliconeogênese Insulina Glucagon Glut 2

16 EMULSÃOEMULSÃO

17

18


Carregar ppt "Fisiologia do Fígado 1. Questões preliminares Funções do fígado. Relação estrutura função. 2."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google