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O CONCEITO DE EDUCAR O homem faz cultura por meio do trabalho, pelo qual transforma a natureza e a si mesmo; O aperfeiçoamento de suas atividades se.

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1 O CONCEITO DE EDUCAR O homem faz cultura por meio do trabalho, pelo qual transforma a natureza e a si mesmo; O aperfeiçoamento de suas atividades se dá pela educação;

2 Cultura e educação Nas sociedades primitivas a educação era difusa. Com a complexificação das sociedades surgem organizações p/ cuidar da transmissão da herança cultural = a escola (em graus variáveis, de acordo com as necessidades).

3 O QUE É EDUCAÇÃO? Afinal, o que se entende por educação?
EDUCAÇÃO: "não é a simples transmissão da herança cultural, mas o processo pelo qual também se torna possível a gestação do novo e a ruptura com o velho".

4 eDUCAR EDUCAR: a) (J. Carlos Libâneo): conduzir de um estado a outro, é modificar numa certa direção o que é suscetível de educação. - O ato pedagógico é uma atividade sistemática de interação entre seres sociais .... ação exercida sobre sujeitos ou grupos com a intenção de provocar mudanças, tornando-os parte ativa deste processo;

5 EDUCAR Libâneo: - Assim temos: um mensageiro, uma mensagem e um receptor (educando). - O especificamente pedagógico está na imbricação entre a mensagem e o educando, ou seja, a instância mediadora que torna possível a relação de reciprocidade entre o indivíduo e a sociedade (educação + contexto social concreto);

6 EDUCAR b) Demerval Saviani - Educar: "é um processo que se caracteriza por uma atividade mediadora no seio da prática social global".

7 EDUCAÇÃO – ENSINO E DOUTRINAÇÃO
EDUCAÇÃO, ENSINO e DOUTRINAÇÃO são a mesma coisa? Educacão: amplo, genérico, supõe o processo de desenvolvimento integral do homem (capac. física, intelectual, e moral...); Ensino: transmissão de conhecimentos; Doutrinacão: imposição de conceitos e valores. Todos são submetidos à mesma maneira de pensar e agir. (hierarquia e ausência de pensamento divergente); (p. 51)

8 FINS DA EDUCAÇÃO FINS DA EDUCAÇÃO:
(A educação será mais coerente e eficaz se souber explicar os fins a serem atingidos no processo). Vejamos: - Tempos homéricos na Grécia = guerreiro; - Período clássico: Atenas = cidadão e Esparta = formação militar; - Na idade média: supremacia dos valores divinos sobre os terrenos;

9 FINS DA EDUCAÇÃO Quais os fins da educação, hoje?
- Não se pode usar conceitos e valores para um ideal de homem universal; - Atenção para os conflitos inerentes a cada sociedade; - Sociedade desenvolvida X sociedade em desenvolvimento;

10 FINS DA EDUCAÇÃO Quais os fins da educação, hoje?
- Outra questão, segundo G. Cirigliano: “a educação não deve estar separada da vida, nem é preparação para a vida, mas é a vida mesma.” - Os fins não são exteriores à ação, mas devem estar claros para poderem levar à superação da situação vivida (educação na favela # bairro de elite);

11 EDUCAÇÃO E POLÍTICA EDUCAÇÃO E POLÍTICA
- A educação não pode ser compreendida à margem da história, no contexto da produção de sua existência (cultura) e das relações de poder. - A educação não é neutra (imposição de valores como se fossem universais);

12 EDUCAÇÃO E POLÍTICA EDUCAÇÃO E POLÍTICA
- Educação não apenas transmissão, mas crítica dos valores recebidos, da cultura; - Neste sentido, a importância da formação do educador para contribuir intencionalmente com a superação das contradições ...

13 EDUCAÇÃO E POLÍTICA "A educação deve instrumentalizar o homem como um ser capaz de agir sobre o mundo e, ao mesmo tempo, compreender a ação' exercida. A escola não é transmissora de um saber acabado e definitivo, não devendo separar teoria e prática, educação e vida". Extraído de: ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da Educação. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Moderna, p

14 ALIENAÇÃO E IDEOLOGIA RELAÇÕES DE TRABALHO
PRÁXIS: união da teoria e da prática Animais constroem movidos pelo instinto - só o homem tem a práxis: pensa, planeja, age. Há profissões mais teóricas e outras mais práticas. Na história, o trabalho não é visto como sinônimo de liberdade e de realização.

15 ALIENAÇÃO E IDEOLOGIA RELAÇÕES DE TRABALHO
Trabalho = tripaliare, substantivo tripalium (latim): aparelho de tortura formado por três paus ao qual eram atados os condenados e para manter presos os animais difíceis de ferrar.. Daí associa-se trabalho com tortura, sofrimento, pena, labuta.

16 ALIENAÇÃO E IDEOLOGIA RELAÇÕES DE TRABALHO
O trabalho é condição de liberdade, desde que o trabalhador não seja explorado (p. 76); Alienação: a) econômica: o produto do trabalho encontra-se separado, alienado de quem o produziu. b) política: o indivíduo está longe, não percebe o jogo político e seu papel como cidadão.

17 ALIENAÇÃO E IDEOLOGIA RELAÇÕES DE TRABALHO
Com o surgimento da Soc. Industrial as relações de trabalho se alteram: - Nas fábricas - execução de tarefas (não mais pensa, planeja, apenas executa ordens: separação entre trab. intelectual e manual).

18 ALIENAÇÃO E IDEOLOGIA RELAÇÕES DE TRABALHO
- Produção em série: taylorismo (controle sobre a produção e burocracia). Trabalho intelectual = classe dominante; Trabalho manual/execução das ordens = classe dominada

19 ALIENAÇÃO E IDEOLOGIA RELAÇÕES DE TRABALHO
Revolução da informática: predominância do setor de serviços; Comunicação: a realidade se tornou simulacro (os meios tecnológicos simulam a realidade); O simulacro embeleza o real, torna-o mais atraente, tudo vira show (ilusão do conhecimento);

20 ALIENAÇÃO E IDEOLOGIA RELAÇÕES DE TRABALHO
A superexposição de imagens torna-se um desafio para o professor; Não sobra tempo para reflexão e para a crítica; A tecnologia intensifica o individualismo, a dispersão e o hedonismo (perda do sentido coletivo e da busca do prazer imediato);

21 ALIENAÇÃO E IDEOLOGIA RELAÇÕES DE TRABALHO
Na sociedade industrial o lazer surge como um fenômeno de massa, porém, boa parte do “tempo livre” é gasto com transporte, obrigações familiares, sociais, etc. O lazer também passa a ser um serviço, um produto manipulado por causa da passividade do trabalhador/sociedade (TV) Ideologia: conceitos

22 ALIENAÇÃO E IDEOLOGIA RELAÇÕES DE TRABALHO
Ideologia: características “O trabalho dignifica o homem” (p. 81); Alienação, ideologia e educação: a escola não é uma ilha (p. 82); Legislação e ideologia: a legislação educacional é ideológica, não se sustenta apenas na experiência, mas em idéias (sistema) ou pela ausência delas;

23 ALIENAÇÃO E IDEOLOGIA RELAÇÕES DE TRABALHO
É preciso analisar os interesses subjacentes e a sua eficácia; Prática educativa e ideologia: a organização escolar, textos,/livros, enfoque das disciplinas, trabalho do professor (p. 83);

24 ALIENAÇÃO E IDEOLOGIA RELAÇÕES DE TRABALHO
A contra-ideologia - educar para a cidadania: Denunciar as contradições internas do discurso ideológico (revelar o que está oculto); Entender a educação como processo dialético (p ); Discutir criticamente a realidade;


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