A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mecanismos das Instituições Financeiras Unidade II Indicadores Econômicos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mecanismos das Instituições Financeiras Unidade II Indicadores Econômicos."— Transcrição da apresentação:

1

2 Mecanismos das Instituições Financeiras Unidade II Indicadores Econômicos

3 Indicadores Econômicos: Conceito Indicadores econômicos são um conjunto de dados que dão uma idéia da situação da economia de um país, estado ou município, em determinado período de tempo.Indicadores econômicos são um conjunto de dados que dão uma idéia da situação da economia de um país, estado ou município, em determinado período de tempo.

4 Indicadores Econômicos: Tipologia Produto Interno Bruto (PIB),Produto Interno Bruto (PIB), Produto Nacional Bruto (PNB),Produto Nacional Bruto (PNB), Índice de inflação,Índice de inflação, Taxa de Câmbio,Taxa de Câmbio, Taxa Selic.Taxa Selic.

5 Produto Interno Bruto (PIB) O PIB corresponde a soma de tudo o que é produzido dentro de um espaço geográfico, em determinado período de tempo, independente de quem o produziu, seja agente econômico nacional ou estrangeiro.O PIB corresponde a soma de tudo o que é produzido dentro de um espaço geográfico, em determinado período de tempo, independente de quem o produziu, seja agente econômico nacional ou estrangeiro.

6 Produto Nacional Bruto (PNB) PNB é o resultado de tudo o que foi produzido pelos agentes econômicos de determinado país, em qualquer parte do mundo.PNB é o resultado de tudo o que foi produzido pelos agentes econômicos de determinado país, em qualquer parte do mundo. Se o PIB considera o que foi feito dentro de um país, o PNB considera, para seu cálculo, o que foi produzido pelos agentes econômicos nacionais, localizados em qualquer parte do mundoSe o PIB considera o que foi feito dentro de um país, o PNB considera, para seu cálculo, o que foi produzido pelos agentes econômicos nacionais, localizados em qualquer parte do mundo

7 Índices de Inflação Os índices de inflação correspondem à média das variações dos preços dos produtos consumidos pelas famílias, das várias faixas de renda, em diversas regiões brasileiras.Os índices de inflação correspondem à média das variações dos preços dos produtos consumidos pelas famílias, das várias faixas de renda, em diversas regiões brasileiras.

8 Índices de Inflação Índices de Preços ao ConsumidorÍndices de Preços ao Consumidor Índices Gerais de PreçosÍndices Gerais de Preços Índices de Preços ao Consumidor de São PauloÍndices de Preços ao Consumidor de São Paulo

9 Índice de Preços ao Consumidor IPCA - índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo;IPCA - índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo; INPC - índice Nacional de Preços ao ConsumidorINPC - índice Nacional de Preços ao Consumidor

10 Índice Geral de Preços IGP-M - índice Geral de Preços - Mercado;IGP-M - índice Geral de Preços - Mercado; IGP-DI - índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna.IGP-DI - índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna.

11 Índice de preços ao consumidor de São Paulo chamado de "IPC da FIPE", apurado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas - FIPE, da Universidade de São Paulo - USP.chamado de "IPC da FIPE", apurado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas - FIPE, da Universidade de São Paulo - USP. O início de sua apuração data de 1939, porém em nível municipal, pois abrange apenas a cidade de São PauloO início de sua apuração data de 1939, porém em nível municipal, pois abrange apenas a cidade de São Paulo

12 Taxa de Câmbio Taxa de câmbio é o valor que a moeda de um país possui em relação a outra moeda.Taxa de câmbio é o valor que a moeda de um país possui em relação a outra moeda. –Mercado de Câmbio: ambiente (físico ou virtual) onde se realizam as operações de câmbio. –Política Cambial: conjunto de medidas governamentais que influenciam no comportamento do câmbio e na taxa de câmbio.

13 Câmbio Comercial Decorrentes de comércio exterior, ou seja, de exportação e importação;Decorrentes de comércio exterior, ou seja, de exportação e importação; Relacionadas às atividades dos governos, nas esferas federal, estadual e municipal;Relacionadas às atividades dos governos, nas esferas federal, estadual e municipal; Relativas aos investimentos estrangeiros no país e aos empréstimos a residentes sujeitos a registro no Banco Central;Relativas aos investimentos estrangeiros no país e aos empréstimos a residentes sujeitos a registro no Banco Central; Referentes aos pagamentos e recebimentos de serviços.Referentes aos pagamentos e recebimentos de serviços.

14 Câmbio Turismo Operações relativas à compra e venda de moeda estrangeira para o turismo internacionalOperações relativas à compra e venda de moeda estrangeira para o turismo internacional; Transferência relacionadas a doações, heranças, aposentadorias e pensões, tratamento de saúde, contribuições, etc.Transferência relacionadas a doações, heranças, aposentadorias e pensões, tratamento de saúde, contribuições, etc.

15 Câmbio Paralelo É também chamado de câmbio negro, sendo o mercado ilegal de divisas estrangeiras.É também chamado de câmbio negro, sendo o mercado ilegal de divisas estrangeiras.

16 Regime Cambial Grau de intervenção da autoridade monetária do país no mercado de câmbio.Grau de intervenção da autoridade monetária do país no mercado de câmbio. –Flutuante: a cotação da moeda estrangeira flutua, conforme o comportamento do mercado. –Fixo: a cotação não muda. –Misto (bandas cambiais): as cotações podem flutuar dentro de determinado intervalo. –Misto (bandas cambiais): as cotações podem flutuar dentro de determinado intervalo.

17 Taxa Selic SELlC significa Sistema Especial de Liquidação e Custódia.SELlC significa Sistema Especial de Liquidação e Custódia. Representa o serviço coordenado pelo Banco Central do Brasil, destinado à custódia de títulos públicos federais e de títulos públicos estaduais e municipais, bem como ao registro e à liquidação de operações com os referidos títulos.Representa o serviço coordenado pelo Banco Central do Brasil, destinado à custódia de títulos públicos federais e de títulos públicos estaduais e municipais, bem como ao registro e à liquidação de operações com os referidos títulos. Apesar de ser a sigla de um serviço, com o tempo se tornou nome de taxa. Isso ocorreu porque o mercado "apelidou" de taxa Selic a taxa média de colocação, no mercado, dos títulos públicos federais.Apesar de ser a sigla de um serviço, com o tempo se tornou nome de taxa. Isso ocorreu porque o mercado "apelidou" de taxa Selic a taxa média de colocação, no mercado, dos títulos públicos federais.

18 Viés Indica o que pode acontecer entre uma reunião e outra do Copom. Na prática o viés dá poderes ao presidente do Banco Central fixar, antes da próxima reunião do Copom, um novo valor para a taxa Selic no sentido do viés.Indica o que pode acontecer entre uma reunião e outra do Copom. Na prática o viés dá poderes ao presidente do Banco Central fixar, antes da próxima reunião do Copom, um novo valor para a taxa Selic no sentido do viés. –Viés de Alta –Viés de Baixa –Neutro ou sem viés

19 Fixação da Taxa SELIC Fatores Externos: nível de instabilidade e estabilidade, principalmente das economias emergentes e do EUA.Fatores Externos: nível de instabilidade e estabilidade, principalmente das economias emergentes e do EUA. Fatores Internos: indicadores de preço, tendência da inflação, nível de consumo da sociedade.Fatores Internos: indicadores de preço, tendência da inflação, nível de consumo da sociedade.


Carregar ppt "Mecanismos das Instituições Financeiras Unidade II Indicadores Econômicos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google