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REVISÃO PROVA P1 Gerenciamento de Projetos 1º SEMESTRE / 2010 EDUARDO FERNANDES.

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1 REVISÃO PROVA P1 Gerenciamento de Projetos 1º SEMESTRE / 2010 EDUARDO FERNANDES

2 Demanda:

3 DEMANDA: Lei da DEMANDA  no mercado, a quantidade de um bem que os consumidores desejam e podem comprar, em dado intervalo de tempo, tende a variar inversamente com o preço do bem, quando todas as demais condições permanecem constantes; Quantidade Demandanda = Demanda efetiva  quantidade de um bem que os consumidores desejam e podem comprar a determinado preço P = Preço Qd = Q/T  Quantidade demandada por unidade de tempo

4 Oferta: Determinantes da Oferta

5 OFERTA: OFERTA  Oferta que determinada empresa está disposta a colocar no mercado reflete os aspectos de custo desta empresa. A oferta depende dos custos dos fatores utilizados para a produção de determinado tipo de bem; Demonstra as diversas quantidades de determinado bem que as empresas estão dispostas a vender a diversos níveis de preço; O custo unitário de produção deste bem aumenta à medida que aumenta a quantidade ofertada. Poderá haver aumento da quantidade ofertada de for oferecido um preço capaz de cobrir o custo de produzir uma unidade adicional

6 Oferta e Demanda:

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8 Excesso de Oferta:

9 Excesso de Demanda:

10 Ciclo de Vida do Produto: Padrão de desenvolvimento conhecido como Ciclo de Vida  grande utilidade para a projeção da demanda de um produto; Pode gerar mudanças estratégicas dentro da própria empresa Volume de Vendas do Produto Margem de Lucro

11 Pré-produto: Decisões Típicas: São aquelas relacionadas com a alocação dos gastos de pesquisa e desenvolvimento, aquisição e Outras; Decisões Típicas: São aquelas relacionadas com o esforço de desenvolvimento, com o design do produto e com a estratégia empresarial; Desenvolvimento:

12 Introdução: O bem é introduzido no Mercado; As Vendas iniciais são baixas e começam a crescer vagarosamente; Lucratividade baixa ou inexistente; Fase mais arriscada e cara (muitos produtos fracassam no estágio introdutório); Decisões Típicas: Determinação do tamanho ótimo das instalações; Estratégias de Marketing; Fixação de Preço e Canais de Distribuição;

13 Crescimento: Quando o produto é aceito pelo público, diz-se que ele entrou na etapa de crescimento. As curvas de Vendas e Lucratividade crescem depressa. Mercado em expansão; Aumento da LUCRATIVIDADE  aparecimento dos concorrentes; Maior Volume de produção  pode gerar preços menores; Ganho de Experiência e economias de escala; Decisões Cruciais: Expansão da capacidade produtiva; Estratégias de Marketing; Planejamento da Produção

14 Maturidade e Saturação: As Vendas tem um crescimento desacelerado; Os lucros começam a cair; Produtores marginais, menos eficientes, saem do mercado; A competição através do preço tende a tornar-se mais acentuada; Pode haver a tentativa de estender a duração do ciclo de vida; Promover o uso mais freqüente e/ou mais variado; Expandir o Mercado procurando novos consumidores; Descobrir novos usos para o Produto; As características de competição se tornam mais acirradas; Produto mais dependente das condições econômicas gerais; Decisões Cruciais: Estão relacionadas à promoção; Fixação de preço; Planejamento da Produção; Ênfase na Gestão de Estoques;

15 Declínio: Desaparecimento da necessidade do Produto; Surgiram novos produtos mais eficazes; Os Competidores conseguiram promover um produto substituto melhor; Queda na quantidade demandada; Controle de custos de produção seja cada vez mais importante; Muitos produtoress abandonam o mercado; Os que sobrevivem, mercado restrito e especializado; Decisões Cruciais: Transferência de instalações produtivas; Esforço de Marketing; Planejamento da Produção;

16 Escopo do Projeto x Escopo do Produto Escopo do Produto são características e funcionalidades que caracterizam o produto ou serviço Escopo do Projeto é todo o trabalho que terá que ser realizado para produzir o produto ou serviço

17 Exemplo WBS 1. Software Release 1.0 1. Software Release 1.0 1.1 Levantar Requisitos 1.1 Levantar Requisitos 1.1.1Fazer apresentações 1.1.1Fazer apresentações 1.1.2 Fazer reuniões 1.1.2 Fazer reuniões Especificação Técnica Especificação Técnica Elaborar casos De uso Elaborar casos De uso Elaborar Modelo dados Elaborar Modelo dados Especificação telas Especificação telas Implementação Protótipo Módulo AAA Módulo BBB Manuais Parte Geral Módulo AAA Módulo BBB 1.2 Manuais... Code of Activity

18 INTERESSADOS NO PROJETO (STAKEHOLDERS): Indivíduos e/ou Organizações ativamente envolvidos ou cujos interesses possam ser positiva ou negativamente influenciados pela execução do Projeto ou pela sua conclusão.  Gerente de Projeto  responsável pelo Gerenciamento do Projeto (tem autoridade sobre o Projeto);  Cliente;  Organização executora;  Membros da equipe do Projeto;  Patrocinador (sponsor  realizadora / facilitadora do Projeto que supre os recursos financeiros em dinheiro ou serviços necessários à sua execução);  Sociedade;  Time ou Equipe;  Usuário Final;  Fornecedores;

19 RESTRIÇÕES: Limites estabelecidos para o Projeto: recursos, orçamentos, cronogramas, escopo: Restrições de Tecnologia; de Recursos; Orçamentárias e de Data;

20 Declaração de ESCOPO: A Declaração de ESCOPO define o PROJETO (O que precisa ser realizado): Pode e deve ser revisado no decorrer do Trabalho (Mudanças no escopo do Projeto); Informações:  Características do Produto ou Serviço do Projeto (Resumo);  Resultados principais (Entrega dos resultados esperados para o Projeto);  Objetivos do Projeto (Metas)  critérios quantificáveis que devem ser alcançados (Exemplo: prazo máximo de 100 dias);  Controlar mudanças de escopo

21 GERENCIAMENTO DE ESCOPO Certeza de que a equipe do projeto realizará todo e somente o trabalho necessário para que o projeto seja bem sucedido; Plano de Gerenciamento  descreve como o projeto deve ter seu escopo gerenciado e como as mudanças do projeto devem ser incorporadas ao mesmo;

22 TIPOS DE ESCOPO: ESCOPO DO PRODUTO  relacionado ao conjunto de característica e funções que o produto final deve possuir; ESCOPO DO PROJETO  é um trabalho que deve ser realizado para que seja construído um produto final com um conjunto de características e funções definidas nos requisitos; Definição de ESCOPO: É o processo de subdivisão dos resultados principais esperados para o Projeto em componentes menores e mais gerenciáveis.Aceitação do trabalho realizado; É a subdivisão dos principais produtos até que eles cheguem em nível de detalhe suficiente para auxiliar a equipe de gerenciamento do projeto na definição das atividades do Projeto.

23 Métodos de Seleção de Projetos: Retorno financeiro; Análise de custo-benefício; Aumento da participação no mercado; Sair na Frente da concorrência; Projetos de Inovação; Melhoria da imagem da empresa; Transferência de Tecnologia; Satisfação do Cliente; Etc...

24 Métodos de Seleção de Projetos:

25 Ação CORRETIVA: ALINHAR o resultado obtido no Projeto ao que foi definido no “ESCOPO” do Projeto;

26 Sistema de INFORMAÇÃO de Gerenciamento de PROJETO: Ferramenta importante no Processo de distribuição das informações do Projeto em tempo hábil e de maneira confiável; “ Passar a informação certa, para a pessoa certa, no momento certo, de forma eficiente e eficaz”

27 Sistema de CONTROLE DE MUDANÇAS: Sistema de acompanhamento e níveis de aprovação para autorização de mudanças no Projeto; Define o nível de autoridade necessário para aprovação das mudanças solicitadas; As mudanças efetuadas no projeto devem ser documentadas e atualizadas

28 Plano de Gerenciamento do Projeto: Principal documento de suporte ao gerenciamento do Projeto; O planejamento do Projeto é um processo dinâmico que ocorre durante todo o ciclo de Vida do Projeto (tende a evoluir durante todo o tempo)  O plano deve ser realista e útil na mensuração do progresso do projeto;

29 Lições Aprendidas: Avaliar ERROS e ACERTOS Identificar o que poderia ter sido evitado e o que poderá ser feito melhor da próxima vez; Deve ser documentado como informação histórica do Projeto; Não realizar  significa dificuldade no processo de Melhoria Contínua; Não traz o aprendizado relacionado às experiências passadas; Comparar, SEMPRE, o realizado em termos de CRONOGRAMA, RECURSOS e ORÇAMENTOS com o Plano de Gerenciamento do Projeto;

30 EAP = Estrutura Analítica do Projeto WBS = Work Breakdown Structure EAP = é um agrupamento orientado a produtos de elementos do projeto que organiza e define o escopo total do trabalho. Visão clara do produto final do Projeto e do processo que irá produzi-lo; Auxilia na decomposição do projeto em elementos simples; Auxilia no Planejamento e na designação de responsabilidades (construção da matriz de responsabilidades); Auxilia na definição dos recursos necessários; Auxilia na localização do estado atualizado em termos de alocação de recursos, estimativas de custos, gastos e desempenhos; EAP  Representação Gráfica do escopo do projeto (tudo que deve ser feito); Pode ser utilizada como modelo para muitos projetos que gerem o mesmo tipo de produto

31 CONSTRUÇÃO EAP Top  Down (de cima para baixo) Nível 0  Nome do Projeto Nível 1  Fases que estabelecem o Ciclo de Vida do Projeto

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36 O que é um Projeto? Um empreendimento único e não-repetitivo, de duração determinada, formalmente organizado e que congrega e aplica recursos visando o cumprimento de objetivos preestabelecidos. Darci Prado É o processo de reunir e liderar uma equipe de pessoas e outros recursos, para estimar, planejar, acompanhar e controlar um número de tarefas relacionadas entre si, que resulta num produto final específico, que deve ser criado num prazo, dentro de um orçamento e de acordo com as especificações. American Management Association

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38 Diferença entre Projeto e Operação Projetos É um esforço temporário e único. A equipe planeja e executa o projeto Enfrenta escopos que podem ser desconhecidos Utiliza equipe multidisciplinar Termina com um resultado único e específico Exemplo: A minha mudança de residência Operações É um esforço contínuo, estável, repetitivo e consistente. As pessoas desempenham as mesmas tarefas a cada ciclo do processo Não exige uma equipe multidisciplinar O controle de produtividade é estabelecido em torno de metas de produção Exemplo: O trabalho da empresa de mudanças

39 PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS São procedimentos que organizam e dão complementaridade às fases ou processos. IN Í CIO PLANEJAMENTO EXECU Ç ÃO ENCERRAMENTO CONTROLE AVALIA Ç ÃO 

40 Os grupos de processos no Ciclo de Vida do Projeto

41 O ciclo PDCA (plan-do-check-act - planejar-fazer-verificar-agir) O Grupo de processos de planejamento corresponde ao componente “planejar” do ciclo PDCA. A execução corresponde ao componente “fazer”; Os processos de monitoramento e controle corresponde aos componentes verificar e agir.

42 Mapeamento entre os grupos de processos de gerenciamento de projetos e o ciclo PDCA


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