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Gêneros Acadêmicos
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Gêneros Textuais
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Conceituando gêneros textuais
De acordo com Bakhtin (2003), os gêneros são tipos relativamente estáveis de enunciados. Questionamento 1: Por que relativamente estáveis? Questionamento 2: Por que o gênero não se limita às suas formas, às suas características estruturais? Para Bazerman (2006) e Miller (2013), os gêneros são mais do que meras formas, os gêneros são formas de vida, modos de ser. Portanto, os gêneros textuais só existem na ação social. Ex.: O seminário que cada equipe dará é uma prática social que é regulamentada pelo uso e não simplesmente pelas formas estruturais de se elaborar um seminário. Por conseguinte, produzir gêneros textuais é agir pela/na linguagem. Como toda esfera de comunicação, o discurso acadêmico tem suas finalidades e seus gêneros mais recorrentes de produção.
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Qual a finalidade de produzir gêneros acadêmicos?
Permitir que pesquisadores possam expor suas investigações, promovendo o conhecimento; Servir de meio de comunicação e de intercâmbio de ideias entre cientistas da sua área de atuação; Comunicar os resultados de pesquisa, ideias e debates de uma maneira clara, concisa e fidedigna; Atestar a produtividade (qualitativa e quantitativa) individual dos autores e das instituições a qual servem.
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Gêneros acadêmicos Artigo Científico Aula Debate Dissertação
Fichamento Monografia Relatório de Pesquisa Resumo Resenha Projeto de Pesquisa Seminário Tese Etc.
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Divulgação científica
Meios de divulgação científica: Livros Revistas especializadas Documentos Documentos eletrônicos Sites recomendados: Google acadêmico: Scielo: Portal Capes: Domínio Público: IPEA: Banco de Teses e dissertações: Puc: Usp: Portal UNB:
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