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COMO ELABORAR ARTIGO PAPER
1ª. PARTE COMO ELABORAR ARTIGO 2ª PARTE PAPER Profª. Ms Leny F. de Pinho
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COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO
“[...] aquele que sabe o quê e o como, provavelmente, escreve um bom trabalho,mas aquele que sabe o porquê não só escreve um ótimo artigo, como também sabe corrigir o próprio trabalho e o dos outros autores (VITORIA SECAF,2004)
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ARTIGO CIENTÍFICO “Artigo científico é parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute idéias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento” (ABNT. NBR 6022, 2003, p. 2). . Para
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Características Marconi e Lakatos (1999) os artigos científicos têm as seguintes características: a) não se constituem em matéria de um livro; b) podem ser publicados em revistas especializadas; c) permitem a repetição da experiência, pelo leitor, por serem completos.
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Tipos de artigo científico
1 Original ou divulgação: apresenta abordagens ou temas originais (inéditos); podem ser: relatos de caso, comunicação ou notas prévias. 2 Revisão: os artigos de revisão abordam, analisam e/ou discutem trabalhos já publicados, revisões bibliográficas etc. (SECAF, 2004)
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TIPOS DE ARTIGOS 3 Artigo teórico: exige um amplo levantamento bibliográfico e que o autor domine o assunto que se propôs escrever (pouco encontrado em periódicos). 4 Relato de estudo empírico ou desenvolvimento resumido de pesquisa (mais comum). Para publicação: submeter às normas editoriais do congresso ou da revista; verificar se a formatação do artigo está compatível com a linha editorial exigida. (SECAF, 2004)
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ESTRUTURA DO ARTIGO (FRANÇA, 2009, p. 71)
ESTRUTURA DO ARTIGO (FRANÇA, 2009, p. 71). A autora aconselha, inicialmente, tomar conhecimento das normas editoriais da revista e adotá-las. Elementos pré-textuais Cabeçalho: Título e subtítulo (se houver) Nome do autor/dos autores Crédito(s) do estudante pesquisador Resumo (no idioma do país) Palavras-chave na língua do texto (4 palavras, separadas por ponto) (
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Elementos textuais Corpo do texto
Introdução (tema, questão, objetivo, relevância) Desenvolvimento (argumentação,fundamentos lógicos; citações; metodologia; resultados e discussão) Conclusão
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ESTRUTURA: Elementos Pós-textuais
Resumo em língua estrangeira Palavras-chave: em língua estrangeira Notas explicativas Referências Bibliográficas Glossário Anexos e/ou apêndices Agradecimento
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ESTABELECIMENTO DE UM ESQUEMA
TEMA: de que trata o artigo? PROBLEMA: o quê? Pergunta(s) OBJETIVO: para quê? JUSTIFICATIVA: por quê? FUNDMENTOS? METODOLOGIA: como? Modo de realizar. REFERÊNCIAS: livros, artigos, documentos Qualquer comunicação (boa!) deve ser capaz de responder com sucesso a estas perguntas.
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Relevância e Justificativa
Problemática: qual lacuna do conhecimento pretende-se preencher? Bom problema gera bom texto Importância da pesquisa: social, científica, acadêmica, pessoal, profissional Questionamentos: por que vou pesquisar o assunto? Qual sua relevância (contribuição)? Hipóteses: possíveis respostas em relação ao problema autor acredita confirmar ou não ao final do trabalho
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Objetivos Para que pesquisar? Objetivo geral: resultado final; verbos no sentido amplo (propor, ponderar, comparar, avaliar, etc.) Objetivos específicos: resultados específicos verbos que denotem uma análise (referenciar / interpretar / discutir / investigar / propor / ajuizar (parecer)
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Enfoque teórico Revisão de Literatura: Fundamentação Teórica Debate das idéias e teorias que sustentam o tema; análise pormenorizada dos conceitos mais importantes sobre assunto - maior domínio do tema, mais estruturado (amadurecido) é o texto. Estrutura lógica de apresentação.
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Conclusão/Considerações finais
-exposição breve de idéias que predominam no texto, sem polêmicas; -sensibiliza os leitores sobre fatos importantes e sugere decisões urgentes ou práticas coerentes, de pessoas/grupos - não deve conter “delírios conclusivos”/ exageros da linguagem determinística - pode conter (nem sempre): a)recomendações gerais acerca de novos estudos b)tomada de posição frente à questão levantada.
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Pós-Textuais Referência Bibliográfica (obrigatória); sistema (ordem) alfabético: todos documentos citados; notação numérica (nota de rodapé) na página onde o documento foi citado - Glossário: (opcional) termos de interpretação dúbia ou desconhecida acompanhados de fontes / ordem alfabética Apêndice: (opcional) elaborado pelo autor do trabalho / letras do alfabeto Anexo: textos, documentos não elaborados pelo autor
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REDAÇÃO DO TRABALHO Como escrever um trabalho é na verdade um estilo pessoal, não há regra única ou universal, mas algumas dicas podem ser seguidas. Começar respondendo brevemente às perguntas sobre seu trabalho (coloque no papel!): O quê? Por quê? Como? Qual? Quais? As respostas, mesmo rascunhos, devem guiar a redação: coloque um título provisório; reúna os dados necessários para escrever o trabalho: anotações, figuras, tabelas, referências, etc.
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REDAÇÃO DO TRABALHO Escreva a estrutura hierárquica de tópicos e coloque seções; Coloque respostas às perguntas: o quê? Por quê? Na Introdução (mas desenvolva estas respostas num texto claro e objetivo) ; Coloque a resposta à pergunta Como? Na seção de Métodos (mas desenvolva esta resposta num texto claro e objetivo); Se tiver uma seção de Resultados, não discuta-os, apenas apresente-os acompanhados dos resultados estatísticos.
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QUALIDADES DA REDAÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA
Tendo em vista que o artigo se caracteriza por ser um trabalho bem sucinto, exigem-se algumas qualidades: • linguagem correta, precisa, direta; • impessoalidade; • coerência na argumentação; • clareza na exposição de idéias; • objetividade e simplicidade; • concisão e fidelidade às fontes citadas; • precisão: palavras que traduzem exatidão; termos possíveis de quantificação.
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Para preservar o estilo claro e conciso...
Evitar: • adjetivos supérfluos, rodeios, repetições ou explicações inúteis; • referências pessoais como “meu estudo”, “minha pesquisa”, “presente artigo ”, etc. • duplo sentido e detalhes prolixos; • períodos longos envolvendo várias orações (máximo duas ou três linhas); • gírias, abuso de jargões técnicos; expressões para impressionar, etc.
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Lembretes “gíria, neologismos, abreviaturas, siglas, nomes comerciais e fórmulas. [...] O uso do gerúndio também não é aconselhável e se justifica apenas em pesquisas fenomenológicas, pois são feitas descrições dos fenômenos enquanto estão ocorrendo” (SECAF, 2004).
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Lembretes É muito importante utilizar a linguagem impessoal e técnica, evitando a linguagem e as expressões coloquiais. Peçam para que orientadores, colegas e professores leiam o texto e sugiram alterações, pois isso só irá contribuir com a qualidade do seu texto. Cuidado com a formatação e a correção ortográfica. O resumo é a primeira parte que o leitor lê, e é o “cartão de visitas” do trabalho. Fique atento!
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Artigo Científico Quanto à metodologia:
pode-se combinar a aplicação de metodologia quantitativa e qualitativa, uma vez que ambas metodologias não são concebidas como opostas, mas sim, como complementares. “Cada pesquisa tem sua metodologia e exige técnicas específicas para obtenção do dados” (ANDRADE, 2009, P. 132)
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Artigo Científico O domínio pelo pesquisador dos elementos constitutivos da estrutura de uma pesquisa é o requisito básico para a elaboração de um trabalho. Como toda atividade racional e sistemática, a pesquisa exige que as ações sejam planejadas (GIL, 2009).
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Título do artigo “o título de um artigo científico é como uma etiqueta, pois visa atrair o leitor na seleção do que lhe interessa. Assim, o trabalho será lido, discutido e citado, e desta forma, irá contribuir para o desenvolvimento da ciência.” (SECAF, 2004).
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Importante! É importante informar ao leitor o objetivo do estudo, a metodologia utilizada, a questão problemática, os principais conceitos sem apresentar sua definição pertinente, as principais conclusões ou resultados obtidos.
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PAPER “Exposição escrita, em que o estudante procura apresentar de forma concisa, objetiva e organizada, as idéias principais contidas em um livro, artigo de periódico, artigo de jornal, folheto, etc.” (BEUREN, 2009, p. 37). Aconselha o autor: quanto à elaboração, deve-se estabelecer que a redação é do estudante, limitando ao máximo o número de citações e transcrições do texto original.
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PAPER É um pequeno artigo científico sobre um determinado tema ou resultados de um projeto de pesquisa para ser apresentado em um congresso ou reuniões científicas.
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PAPER- ESTRUTURA CAPA (que engloba o nome do evento) TÍTULO
AUTOR DO TRABALHO RESUMO E PALAVRAS-CHAVE INTRODUÇÃO (de que trata o Paper?) DESENVOLVIMENTO (explanação das idéias principais do texto) CONCLUSÃO (fechamento do trabalho em relação ao assunto tratado) REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA Não deve ser um trabalho extenso... (BEUREN, 2009)
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PAPER É parecido com um artigo científico a respeito de um tema determinado. Sua elaboração consiste na discussão e divulgação de idéias, fatos, situações, métodos, técnicas, processos ou resultados de pesquisas científicas (bibliográfica, documental, experimental ou de campo), relacionadas a assuntos pertinentes a uma área de estudo. O acadêmico/autor irá desenvolver análises e argumentações, com objetividade e clareza, podendo considerar, também, opiniões de especialistas e apresentar descobertas pessoais. . Por sua reduzida dimensão e conteúdo, é um trabalho que difere de outros trabalhos científicos.
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PAPER Redação: Observar as regras e normas científicas, objetividade, precisão e coerência; evitar explicações repetitivas ou supérfluas, elaborar texto compacto, mas não em demasia, o que pode prejudicar a compreensão. O título deve corresponder, de forma adequada, ao conteúdo desenvolvido. Propósitos: É produzido para divulgar resultados de pesquisas científicas e discutir aspectos de assuntos ainda pouco estudados ou não estudados (inovadores);
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