A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Filosofia analítica “A análise das linguagens”.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Filosofia analítica “A análise das linguagens”."— Transcrição da apresentação:

1 A Filosofia analítica “A análise das linguagens”

2 Filosofia analítica e linguagem comum Acusação a filosofia analítica: –Praticar o culto do uso comum da linguagem em detrimento das linguagens técnicas; –Foi censurada por se ocupar esterilmente do sentido das palavras, ao invés de procurar o sentido das coisas e da realidade

3 Filosofia analítica e metafísica Equipados com o princípio de verificação, os neo-positivistas excluíram do âmbito do interesse teórico ou cognoscitivo: –A linguagem comum; –O discurso metafísico; –O discurso ético; –O discurso estético; –O discurso religioso. Esses discursos são desprovidos De significado próprio porque são Inverificáveis e, portanto, não Redutíveis à linguagem ‘coisa’ Das ciências físico-naturalistas.

4 Crítica que se pode fazer ao princípio de verificação: –Em primeiro lugar, esse princípio pareceu autocontraditório; –Em segundo lugar, não foi preciso muito para compreender que, enquanto tribunal de última instância, ele era criptometafísico: queria-se jogar xadrez com as regras do rúgbi; –Ademais, doente de finitismo e de indutivismo, ele não se mostrou capaz de dar conta das leis universais das ciências empíricas. Obs. Rúgbi: Esporte inventado em 1823 no Colégio Rugby, na Inglaterra, praticado por duas equipes de 15 jogadores, com uma bola oval, que deve ser levada até o arco adversário (em forma de H), ou passada por cima da barra horizontal, com um chute.


Carregar ppt "A Filosofia analítica “A análise das linguagens”."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google