A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

XXII ASSEMBLEIA DIOCESANA DO MCC DE ARAÇATUBA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "XXII ASSEMBLEIA DIOCESANA DO MCC DE ARAÇATUBA"— Transcrição da apresentação:

1 XXII ASSEMBLEIA DIOCESANA DO MCC DE ARAÇATUBA
Apresentação fundamentada em comunicação feita no I Encontro Estadual do MCC Campo Limpo Paulista - SP

2 “Na alegria do encontro, a esperança renasce e o compromisso
se fortalece!” O MCC deve estar a serviço da evangelização conduzindo tantos outros irmãos e irmãs a conhecer Jesus, o melhor presente que qualquer pessoa pode receber (DAp 29).

3 O MCC quer contribuir para uma conversão renovada no Senhor Jesus e a redescobrir a fé para que todos sejam testemunhas confiáveis e alegres do Senhor ressuscitado no mundo de hoje, sendo capazes de indicar a alegria do Evangelho a tanta gente que anda sem rumo como “ovelhas sem pastor”

4 Como o MCC pode oferecer o próprio testemunho de fé a serviço da missão evangelizadora da Igreja?

5 Sendo fiel: Ao seu carisma; Ao seu método; Aos seus objetivos; Atualizando suas Mensagens; Estruturando suas Escolas Vivenciais como lugar de formação e convivência fraterna, com a consciência de ter recebido “a mensagem da salvação para a comunicar a todos”

6 O mundo hoje vive uma imensa crise de compromisso.

7 Hoje tudo se diz muito depressa, ou depressa se desiste de dizer...
Todos nós somos chamados a recomeçar a partir de Cristo (DAp, 12)

8 Que bom se todo povo de Deus fosse profeta.

9 Nos tempos atuais Deus nos chama a usufruir dos novos areópagos para Evangelização Anunciar é preciso Comunicar o Amor de Deus é Urgente.

10 Areópago – Atenas / Grécia

11 Ilustração – Paulo pregando no areópago de Atenas
Atos dos Apóstolos 17, 15-34

12 Atos dos Apóstolos, capítulo 17
15 Os homens que foram com Paulo o levaram até Atenas, partindo depois com instruções para que Silas e Timóteo se juntassem a ele, tão logo fosse possível. 16 Enquanto esperava por eles em Atenas, Paulo ficou profundamente indignado ao ver que a cidade estava cheia de ídolos. 17 Por isso, discutia na sinagoga com judeus e com gregos tementes a Deus, bem como na praça principal, todos os dias, com aqueles que por ali se encontravam. 18 Alguns filósofos epicureus e estóicos começaram a discutir com ele. Alguns perguntavam: “O que está tentando dizer esse tagarela?” Outros diziam: “Parece que ele está anunciando deuses estrangeiros”, pois Paulo estava pregando as boas novas a respeito de Jesus e da ressurreição. .

13 19 Então o levaram a uma reunião do Areópago, onde lhe perguntaram: Podemos saber que novo ensino é esse que você está anunciando? 20 Você está nos apresentando algumas idéias estranhas, e queremos saber o que elas significam. 21 Todos os atenienses e estrangeiros que ali viviam não se preocupavam com outra coisa senão falar ou ouvir as últimas novidades. 22 Então Paulo levantou-se na reunião do Areópago e disse: Atenienses! Vejo que em todos os aspectos vocês são muito religiosos, 23 pois, andando pela cidade, observei cuidadosamente seus objetos de culto e encontrei até um altar com esta inscrição: AO DEUS DESCONHECIDO. Ora, o que vocês adoram, apesar de não conhecerem, eu lhes anuncio.

14 24 O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há é o Senhor dos céus e da terra, e não habita em santuários feitos por mãos humanas. 25 Ele não é servido por mãos de homens, como se necessitasse de algo, porque ele mesmo dá a todos a vida, o fôlego e as demais coisas. 26 De um só fez ele todos os povos, para que povoassem toda a terra, tendo determinado os tempos anteriormente estabelecidos e os lugares exatos em que deveriam habitar. 27 Deus fez isso para que os homens o buscassem e talvez, tateando, pudessem encontrá-lo, embora não esteja longe de cada um de nós.

15 28 “Pois nele vivemos, nos movemos e existimos”, como disseram alguns dos poetas de vocês: “Também somos descendência dele”. 29 Assim, visto que somos descendência de Deus, não devemos pensar que a Divindade é semelhante a uma escultura de ouro, prata ou pedra, feita pela arte e imaginação do homem. 30 No passado Deus não levou em conta essa ignorância, mas agora ordena que todos, em todo lugar, se arrependam. 31 Pois estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio do homem que designou. E deu provas disso a todos, ressuscitando-o dentre os mortos.

16 32 Quando ouviram sobre a ressurreição dos mortos, alguns deles zombaram, e outros disseram: “A esse respeito nós o ouviremos outra vez”. 33 Com isso, Paulo retirou-se do meio deles. 34 Alguns homens juntaram-se a ele e creram. Entre eles estava Dionísio, membro do Areópago, e também uma mulher chamada Dâmaris, e outros com eles.

17 É preciso estar atento: -Ao Pré-Cursilho -Ao Cursilho -Ao Pós-Cursilho
É momento de se levantarem Profetas de HOJE com o desejo sincero de fazer Jesus conhecido e amado… Enquanto houver sopro de vida haverá possibilidades de conversão…

18 Hoje é o tempo. Tempo de incentivar a tantos discípulos missionários de Jesus Cristo que continuam semeando os valores do Santo Evangelho em todos os seus ambientes

19 O discípulo missionário se nutre da luz e da força do Espírito Santo para VER sua realidade a partir dos novos areópagos: o mundo das comunicações, a construção da paz, o desenvolvimento e libertação dos povos, sobretudo das minorias, a promoção da mulher e das crianças... o vastíssimo areópago da cultura, da experimentação científica... o mundo Universitário (docentes e discentes)

20 Tarefa de grande importância é a formação de pensadores e pessoas que estejam nos níveis de decisão...(Educação, Poderes constituídos nos 3 níveis) evangelização de empresários, comerciantes, fazendeiros, trabalhadores rurais, profissionais liberais políticos e formadores de opinião no mundo do trabalho, da justiça, da saúde, da segurança... dirigentes sindicais, cooperativos e comunitários...

21 o mundo do turismo, clubes... esporte e cinema.
artistas, esportistas, profissionais da moda, jornalistas, comunicadores e apresentadores, produtores de informação nos meios de comunicação, Intelectuais, professores, líderes comunitários e religiosos... (DAp 10.4 ss)

22 Evangelizar é chegar no coração da pessoa
O homem e a mulher da modernidade perderam o verdadeiro sentido da vida

23 O Cursilho precisa anunciar e convencer:
Todos somos frutos dos sonhos de Deus. Com a graça de Deus, vamos tecendo a vida diariamente. A conversão é diária. A formação é continuada... A missão é para sempre: Até os confins da terra e até o fim dos tempos...

24 o risco de desfigurar o Sentido autêntico e integral da
Para ser luz, sal e fermento, o Cristão Cursilhista precisa se preparar. A dimensão social da evangelização é uma das preocupações apontadas por Papa Francisco: “...se esta dimensão não for devidamente explicitada, corre-se sempre o risco de desfigurar o Sentido autêntico e integral da missão evangelizadora” (EG 176)

25 “Apoiando-se nas suas ricas
O Papa João Paulo II, na III Ultreia Mundial, em Roma, a 29 de Julho de 2000, pediu a renovação do MCC para dar respostas aos desafios da nova Evangelização no novo milênio: “Apoiando-se nas suas ricas experiências espirituais, que são um tesouro, aceitem os desafios que o nosso tempo coloca à Evangelização e sem medo deem-lhe resposta”.


Carregar ppt "XXII ASSEMBLEIA DIOCESANA DO MCC DE ARAÇATUBA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google