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ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIO Profª Maria Luzia Lamounier 2º semestre 2010.

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1 ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIO Profª Maria Luzia Lamounier 2º semestre 2010

2 Estrutura e Normas: ESTÁGIO - MONOGRAFIA PLANO DE NEGÓCIOS

3 ESTRUTURA A estrutura é composta de três partes: PRE TEXTO TEXTO PÓS TEXTO

4 ESTÁGIO PRÉ-TEXTO PRÉ-TEXTO - Capa - Folha de Rosto - Páginas Preliminares: (opcionais) - Dedicatória - Dedicatória - Agradecimentos - Agradecimentos - Epígrafe - Epígrafe - Sumário

5 TEXTO - INTRODUÇÃO: Problema/Objeto/Oportunidade Caracterização da Organização Justificativa Objetivos - REVISÃO DA LITERATURA - METODOLOGIA - SUPERVISÃO, ORIENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO - CRONOGRAMA

6 PÓS-TEXTO - Referências Bibliográficas - Referências Bibliográficas - Anexos ou Apêndices (Opcionais)

7 MONOGRAFIA PRÉ-TEXTO - Capa - Folha de Rosto - Páginas Preliminares: (opcionais) - Dedicatória - Dedicatória - Agradecimentos - Agradecimentos - Epígrafe - Epígrafe - Sumário

8 TEXTO -INTRODUÇÃO: -Problema /Objeto -Justificativa-Objetivos - REVISÃO DA LITERATURA. - METODOLOGIA. -ORIENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO. - CRONOGRAMA.

9 PÓS-TEXTO - Referências Bibliográficas - Referências Bibliográficas - Anexos ou Apêndices (Opcionais)

10 PLANO DE NEGÓCIOS PRÉ-TEXTO - Capa - Folha de Rosto - Páginas Preliminares: (opcionais) - Dedicatória - Dedicatória - Agradecimentos - Agradecimentos - Epígrafe - Epígrafe - Sumário

11 TEXTO INTRODUÇÃO. REVISÃO DA LITERATURA : - SUMARIO EXECUTIVO -A EMPRESA -PLANO DE MKT -PLANO FINANCEIRO ORIENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO. CRONOGRAMA. CRONOGRAMA.

12 PÓS-TEXTO - Referências Bibliográficas - Referências Bibliográficas - Anexos ou Apêndices (Opcionais)

13 Relatório do Ante-Projeto 3 grupos de elementos : 1º - Elementos materiais 2º - Partes constitutivas 3º - Partes integrantes

14 1. Elementos Materiais: Tamanho do Trabalho Entre 12 e 15 páginas Entre 12 e 15 páginas Formato da Folha e Letra Papel A 4 e letra tamanho 12 para o texto e tamanho 10 para citações e notas de rodapé. Papel A 4 e letra tamanho 12 para o texto e tamanho 10 para citações e notas de rodapé. Dimensões das Margens Margens superior e esquerda – 3 cm Margens superior e esquerda – 3 cm Margens inferior e direita – 2 cm Margens inferior e direita – 2 cm ( Margem de 3 cm em todos os lados da folha também é válido.(NBR – 12256) ( Margem de 3 cm em todos os lados da folha também é válido.(NBR – 12256)

15 Exemplares Deverá ser entregue apenas um exemplar do Relatório do Ante- Projeto Encadernação O Relatório deverá ser encadernado em espiral.

16 Espaçamentos O texto deve ser digitado em espaço 1.5cm entre as linhas com exceção das citações longas, notas, e referências. Estes itens devem ser digitados em espaço simples.

17 Parágrafos Há 2 tipos de apresentação de inicio de parágrafos: a) Parágrafo tradicional: recuo de 1.5cm da margem esquerda, com espaçamento entre linhas de 1.5 cm. b) Não apresentar qualquer recuo, ao estilo americano. Espaçamento de 1.5 cm entre linhas e espaço duplo entre os parágrafos. Importante: O formato adotado deve ser o mesmo para todo o texto

18 Paginação As páginas devem ser numeradas no canto superior direito da folha, seqüencialmente por algarismos arábicos, começando pela introdução, após o sumário, até o final do relatório, computando-se na contagem, as páginas preliminares ao texto, desde a folha de rosto. As páginas devem ser numeradas no canto superior direito da folha, seqüencialmente por algarismos arábicos, começando pela introdução, após o sumário, até o final do relatório, computando-se na contagem, as páginas preliminares ao texto, desde a folha de rosto.Linguagem Deve ser impessoal e não coloquial, evitando-se o uso da primeira pessoa do plural como do singular.

19 2. Partes Constitutivas Elementos do Pré-texto Antecedem o texto e ajudam na identificação e utilização do trabalho. a)Capa - A capa é pouco normatizada – deve conter:  Nome do autor;  Título e, se for o caso, subtítulo do trabalho;  Local – Ano de entrega;  Outros elementos ou dados são opcionais.

20 b) Folha de rosto e de aprovação – Deve conter:  Nome da instituição;  Nome do autor;  Título e, se for o caso, subtítulo do trabalho;  Nota, indicando a natureza do trabalho, curso e instituição em que é apresentado;  Assinatura do professor;  Nota e conceito;  Data de aprovação;  Local e data da publicação.

21 UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS / CAD NOME DO AUTOR NOME DO AUTOR TÍTULO DO TRABALHO TÍTULO DO TRABALHO Ante-projeto apresentado à disciplina Ante-projeto apresentado à disciplina Orientação de Estágio Supervisionado, Orientação de Estágio Supervisionado, do Curso de Ciências Administrativas. FACE / UFMG do Curso de Ciências Administrativas. FACE / UFMG Assinatura / Professor: _______________ Nota / Conceito: ____________________ Belo Horizonte / MG 2010

22 c) Páginas preliminares (opcionais)  Dedicatória;  Agradecimentos;  Epígrafe. d) Sumário  O sumário é a indicação dos títulos dos capítulos, das seções, dos itens e subitens e anexos do trabalho, na ordem em que se encontram.

23 ELEMENTOS DO TEXTO INTRODUÇÃO  Deve fornecer uma visão global da proposta de ante-projeto.  Devem constar da Introdução:  A oportunidade / objeto e contextualização do tema;  As razões para a elaboração do ante-projeto, mostrando a sua relevância e a sua viabilidade;  Os objetivos (geral e específicos) do ante- projeto;  Caracterização da organização, que será o provável campo de estágio. Descrever as suas principais características e sua adequação ao tema.

24 MARCO TEÓRICO / REVISÃO DA LITERATURA  Neste item são mostradas e comentadas as referências bibliográficas que oferecem sustentação conceitual / operacional ao tema. O aluno deve demonstrar conhecimento da literatura básica sobre o assunto, resumindo os resultados de estudos feitos por outros autores.  Descrever, comparar e criticar a literatura consultada

25 METODOLOGIA  Neste item são descritos os procedimentos / passos usados para o desenvolvimento das atividades. Descrição das principais atividades que serão realizadas durante o estágio.  Descrição de como será a operacionalização do ante-projeto.

26 SUPERVISÃO/ORIENTAÇÃO  Indicar a expectativa quanto ao processo de supervisão, orientação e acompanhamento durante a realização do estágio/monografia CRONOGRAMA  Distribuir, no tempo, as atividades que serão realizadas no estágio nos dois próximos semestres.

27 ELEMENTOS DO PÓS-TEXTO a) Referências Bibliográficas  Lista ordenada dos documentos citados no texto. b) Anexos ou Apêndices  Materiais complementares para corroborar dados, informações e afirmações contidas no texto.

28 3. PARTES INTEGRANTES Citações Citações  São elementos retirados das publicações consultadas. São intercalados no texto com o propósito de esclarecer ou complementar as idéias do autor. As citações podem ser livres ou textuais.

29 a) Citações livres: Elas podem ser feitas das seguintes formas: 1°-Citar o ano/data da publicação logo após o sobrenome do autor Ex: Como lembra Souza (1980), a descoberta do fenômeno se deu no ano de 1920..... Ex: Martins e Souza (1975) descrevem pela primeira vez o fenômeno ocorrido em 1920.(dois autores). Ex: Martins e Souza (1975) descrevem pela primeira vez o fenômeno ocorrido em 1920.(dois autores). Ex: Martins et al (1983).......(dois ou mais autores)..

30 2°- Indicação da fonte entre parênteses no final da citação 2°- Indicação da fonte entre parênteses no final da citação Ex.: Nesse nível de atuação........(SOUZA, 1981) / (MARTINS et al, 1980) 3°- Pode-se também simplificar a citação, mencionando-se apenas o número recebido pelo documento na listagem bibliográfica. 3°- Pode-se também simplificar a citação, mencionando-se apenas o número recebido pelo documento na listagem bibliográfica. Ex.: Campos (2) destaca....... Ou Destacado, em estudos........(2) Destacado, em estudos........(2)

31 b) Citações textuais: Devem ser sempre entre aspas. Citações longas: (mais de três linhas) devem constituir um parágrafo independente, recuado e com espaço menor (espaço 1). Citações longas: (mais de três linhas) devem constituir um parágrafo independente, recuado e com espaço menor (espaço 1).Exemplo: “ quando se fala de........” (BASTOS, 1980) “ quando se fala de........” (BASTOS, 1980) Citações curtas: Citações curtas: São inseridas no texto: A palavra a ser escrita “é aquela que melhor se adequa ao caso” (FERREIRA, 1985)

32 Recomendações para citações livres ou textuais: Pode-se citar, após a data ou número de referência, a página de onde se tirou o trecho. Ex.: Souza (1980:15) mostrou que o fato............. Ex.: Souza (1990,p.15) mostrou que o fato.......... Ou no final do trecho: O problema descrito refere-se............(SOUZA, 1990:15) Documentos sem data, citar a expressão s.d., entre parênteses; Ex.: Machado (s.d.)

33 NOTAS DE RODAPÉ NOTAS DE RODAPÉ Prestam esclarecimentos / considerações, que não devem ser incluídas no texto, para não interromper a seqüência lógica da leitura. A numeração é através de algarismos arábicos, sendo única e consecutiva para todo o texto. Excepcionalmente, as notas de rodapé são usadas para o referenciamento das obras consultadas.

34 ILUSTRAÇÕES Utilizadas para esclarecer e completar o texto. São: figuras, gráficos, tabelas, quadros, mapas, etc. São listadas separadamente. Devem ser numeradas seqüencialmente com algarismos arábicos. Devem ser inseridas o mais próximo possível do trecho a que se referem. Devem ter título que revela o seu conteúdo e colocado abaixo da mesma. Abaixo do título vem a legenda e a fonte. As ilustrações, exceto tabelas, gráficos e quadros, são indicadas pela abrev. FIG.

35 TABELAS E QUADROS TABELAS E QUADROS As tabelas apresentam informações tratadas estatisticamente e os quadros informações textuais agrupadas em colunas. Devem ter um título que descreva o seu conteúdo; Devem informar a fonte; Devem ser datadas; Devem ser numeradas seqüencialmente com algarismos arábicos; Não são fechadas por traços verticais nos extremos laterais. As tabelas são indicadas, no texto, pela abreviatura TAB., seguidas de seu número, e os quadros, pela palavra QUADRO seguida do número do mesmo.

36 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS / DOCUMENTOS ELETRÔNICOS Referência bibliográfica é o conjunto padronizado de elementos que permitem a identificação de um documento no todo ou em parte. São relacionadas em listas, obedecendo a ordem alfabética única de sobrenome do autor e título para todo o material consultado. Relacionam-se apenas aquelas efetivamente utilizadas. Não confundir referência com bibliografia.

37 FORMATO: AUTOR. Título: subtítulo. Edição. Local (cidade) da publicação: Editora. Data da publicação. Exemplo: CERVO, A.L ; BERVIAN, P.A. Metodologia científica: para uso dos estudantes universitários. 2. ed. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1978. Para documentos eletrônicos, adotar as mesmas regras das referências bibliográficas, aplicáveis a cada tipo de material.

38 FORMATO: AUTOR. Título. Edição. Local: Editora. Disponibilidade e acesso. Endereço eletrônico entre branchetes. Data de acesso. Obs.: Para indicar a disponibilidade e acesso, usar: - Disponível em: - Acesso em:

39 CARACTERIZAÇÃO Monografia é um tipo de trabalho científico e está demarcado por tratar de um tema único e bem delimitado e apresentar tratamento aprofundado. Pressupõe pesquisa, que é requisito essencial para obtenção de novos conhecimentos. MONOGRAFIA

40 Tipos de Monografia: 1- DE ANÁLISE TEÓRICA Representa um estudo teórico - conceitual sobre um assunto pesquisado bibliograficamente. Em geral, evidencia uma organização coerente de idéias, originadas de autores já consagrados. Em geral, evidencia uma organização coerente de idéias, originadas de autores já consagrados. Pode ser formatado como uma análise crítica ou comparativa de uma teoria ou modelo, a partir de um esquema conceitual bem definido.

41 2- DE ANÁLISE TEÓRICO-EMPÍRICA Representado por uma pesquisa empírica. Pode ser: - uma análise interpretativa de dados primários e /ou secundários em torno de um tema, com apoio bibliográfico. - um teste de hipóteses a partir de dados primários e /ou secundários. - um teste de hipóteses a partir de dados primários e /ou secundários.

42 3- ESTUDO DE CASO Análise específica da relação entre um caso concreto e hipóteses, modelos e teorias. O estudo de caso deve ser desenvolvido a partir da análise de uma determinada organização ou de outro contexto qualquer e deve retratar a situação encontrada e propor solução/ mudanças no contexto analisado O estudo de caso deve ser desenvolvido a partir da análise de uma determinada organização ou de outro contexto qualquer e deve retratar a situação encontrada e propor solução/ mudanças no contexto analisado

43 Exemplos ► Assunto: Recursos Humanos ► Tema: Incentivos e desempenhos ► Problema: Qual é a relação entre incentivos salariais e o desempenho dos trabalhadores no setor bancário ?

44 Exemplos ► Assunto: Recursos Humanos ► Tema: Incentivos e desempenhos ► Problema: Qual é a relação entre incentivos salariais e o desempenho dos trabalhadores no setor bancário ?

45 Exemplos ► Assunto: Marketing ► Tema: Marketing Social ► Problema: Qual o papel do marketing social na gestão das organizações do 3° setor? ou ou ► Qual a relação entre o marketing social e a eficácia da Gestão Pública?


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