A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Leitura de paisagens Situação de Aprendizagem 1

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Leitura de paisagens Situação de Aprendizagem 1"— Transcrição da apresentação:

1 Leitura de paisagens Situação de Aprendizagem 1
Ilustração de aula baseada no material de apoio ao currículo do Estado de São Paulo Caderno do professor GEOGRAFIA Ensino Fundamental – anos finais – 5ª série/6º ano – volume 1 – nova edição Governo do Estado de São Paulo Secretaria da educação Professora Selma Prezotto Diretoria de Ensino de São João da Boa Vista

2 PAISAGEM DA JANELA fernando brant/lô borges
Da janela lateral do quarto de dormir Vejo uma igreja um sinal de glória Vejo um muro branco e um vôo, pássaro Vejo uma grade um velho sinal... Mensageiro natural de coisas naturais Quando eu falava dessas cores mórbidas Quando eu falava desses homens sórdidos Quando eu falava deste temporal Você não escutou... Você não quer acreditar mas isso é tão normal Você não quer acreditar Eu apenas era ... Cavaleiro marginal lavado em ribeirão Cavaleiro negro que viveu mistérios Cavaleiro e senhor de casa e árvore Sem querer descanso nem dominical... Cavaleiro marginal banhado em ribeirão Conheci as torres e os cemitérios Conheci os homens e os seus velórios Quando olhava da janela lateral do quarto de dormir... Vídeo 1 Ilustração 1

3 A paisagem é tudo aquilo que podemos ver, ouvir, sentir
A paisagem é tudo aquilo que podemos ver, ouvir, sentir... Compõe-se do conjunto de objetos naturais e sociais que podemos abarcar com a visão;

4 Objetos Naturais São aqueles resultantes das dinâmicas da natureza como montanhas, vales fluviais, arquipélagos, florestas, ilhas, etc... Vídeo 2

5 A Terra existe há pelo menos 4,6 bilhões de anos, a vida na Terra existe a cerca de 3 bilhões de anos, a espécie humana existe há apenas cerca de 150 mil anos. Ilustração 2 – Espiral do tempo geológico

6 Como vimos, os objetos naturais resultam de diferentes processos de longa duração, das dinâmicas da natureza, o tempo de duração desses processos ou dinâmicas, chamamos de tempo geológico ou tempo da natureza. Vídeo 3 – A Roda

7 No meio natural existe a integração entre os diversos elementos, os sistemas naturais.
Ilustração 3 – O ciclo da água

8 Os filósofos da Grécia clássica, como Platão e Aristóteles, acreditavam que a vontade divina havia colocado a natureza e suas dinâmicas para servir a humanidade. Hoje entendemos que a natureza não foi planejada para atender às necessidades do homem. Um rio não existe para levar navios e barcos, ainda que possa ser fundamental para o sistema de transporte.

9 Objetos sociais São os resultantes do trabalho humano, como as casas,
Ilustração 4 - Casa

10 prédios, Ilustração 5 – Região central de Goiânia

11 estradas, Ilustração 6 – Pavimentação de estradas

12 pontes, Ilustração 7 – Ponte de concreto

13 hidrelétricas, Ilustração 7 – Hidrelétrica de São Simão

14 Praças, Ilustração 9 – Praça Joaquim José

15 Plantações, Ilustração 10 – Agricultura familiar

16 Todas essas obras são produzidas para cumprir determinadas funções e interagir, elas formam sistemas técnicos. Ilustração 11 – Rede de Transportes

17 Espaço geográfico O espaço geográfico abrange os objetos naturais e sociais e também a rede de relações criada pelo fluxo de pessoas, mercadorias, capitais e informações. Ele surge da interação entre as pessoas e a superfície terrestre.

18 A terra é semeada para produção de alimentos; estradas, ferrovias e hidrovias são construídas para que pessoas e mercadorias possam circular, e estão integradas a portos e aeroportos. Portanto sistemas técnicos possuem finalidade e função intencional. Vídeo 4 – Kika – De onde vêm o ovo

19 Para começo de conversa
Responda: O que é paisagem? A natureza faz parte das paisagens? As obras humanas fazem parte das paisagens? Todos os objetos que aparecem nas paisagens foram produzidos ao mesmo tempo? Quais são mais antigos? Quais são mais recentes?

20 Agora, desenhe uma paisagem, pode ser uma paisagem que você considere bonita, pode ser uma que você esteja acostumado, não se esqueça de colocar um título no seu desenho, assim que terminar responda às questões abaixo: Quais elementos naturais estão presentes? Desde quando eles existem? Quais forças o produziram e/ou os modificaram? Quais elementos construídos estão presentes? Desde quando eles existem? Quais forças o produziram? Para que eles foram criados?

21 Aprendendo a aprender Pense e responda:
Quais são as paisagens que fazem parte do seu cotidiano, isto é, que você vê todos os dias? Nelas existem elementos naturais? Eles também foram modificados pelo trabalho humano? E elementos sociais, isto é, construídos pelos homens. Cite alguns exemplos.

22 A humanização das paisagens
Etapa 2

23 Leitura e análise de imagem
Largo São Bento, em São Paulo,1887. Largo São Bento, em São Paulo,1892.

24 Largo São Bento, em São Paulo,1920.

25 Observe as imagens e responda às questões abaixo:
Descreva a paisagem da primeira fotografia. Quais elementos da paisagem sofreram transformação entre 1887 e 1892? Na fotografia tirada em 1920, podemos notar a presença de um novo modo de transporte. Qual? Descreva o Largo São Bento em O que mudou na paisagem desde 1887?

26 As paisagens na história: os sistemas técnicos
Etapa 3

27 Leitura e análise de imagem
Cidade de Essen, Alemanha, 1829. Cidade de Essen, Alemanha, 1867.

28 Cidade de Essen, Alemanha, atual.

29 Considerando a primeira imagem, responda:
Quais eram as características de Essen em 1829? Que elementos se destacam na paisagem? Como esses elementos se relacionam entre si?

30 2. Considerando a primeira e a segunda imagem, responda:
Quais eram as características de Essen em 1867? Que elementos se destacam na paisagem? O que existe de diferente entre a paisagem de e a de 1867? Como os novos elementos se relacionam entre si?

31 3. Considerando o conjunto de imagens, responda:
Quais são as características da Essen contemporânea? Que elementos se destacam na última paisagem? O que existe de diferente entre a última paisagem e as anteriores? Como os elementos presentes na Essen contemporânea se relacionam entre si?

32 Lição de casa Observe a paisagem da cidade do Rio de Janeiro.

33 A paisagem é constituída por elementos naturais (ou físicos) e elementos sociais (ou humanos). Após a observação da imagem, responda às questões: Dê exemplos de objetos sociais e objetos naturais que podem ser observados na imagem. Os objetos naturais mencionados foram modificados pela ação humana? De que modo?

34 2. Descreva as paisagens a seguir, considerando seus elementos naturais e sociais, e estabeleça relações entre elas.

35 FICHA TÉCNICA Conteúdos Paisagem, objetos naturais; objetos sociais.
Competências e habilidades Construir e aplicar o conceito de paisagem; descrever elementos constitutivos de uma paisagem; relacionar informações que permitam a percepção dos diferentes elementos da paisagem; identificar em imagens diferentes manifestações de objetos produzidos em temporalidades distintas, tanto na escala da história natural quanto na da história humana; a partir da observação de imagens, levantar hipóteses que expliquem as mudanças ocorridas na paisagem. Estratégias Produção de imagens, aulas expositivas, trabalho com imagens e vídeos, jogos educativos. Recursos Vídeo 1 Paisagem da Janela Ilustração 1 Capa LP Paisagem da Janela – Beto Guedes Vídeo 2 Força da natureza Ilustração 2 Espiral do tempo geológico Vídeo 3 A roda URL: Ilustração 3 Ciclo da água

36 Região central de Goiânia
Ilustração 4 casa Ilustração 5 Região central de Goiânia Ilustração 6 Pavimentação de estradas Ilustração 7 Ponte de concreto armado Ilustração 8 Hidrelétrica de São Simão Ilustração 9 Praça Joaquim José Ilustração 10 Agricultura Familiar Ilustração 11 Rede de Transporte Vídeo 4 Kika – De onde vêm o ovo


Carregar ppt "Leitura de paisagens Situação de Aprendizagem 1"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google