A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FORMAÇÃO DE TUTORES : GESTÃO DO CDI E DA PLATAFORMA-ELEARNING

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FORMAÇÃO DE TUTORES : GESTÃO DO CDI E DA PLATAFORMA-ELEARNING"— Transcrição da apresentação:

1 FORMAÇÃO DE TUTORES : GESTÃO DO CDI E DA PLATAFORMA-ELEARNING
Por: Jacinto Cipriano Banze Junior FEVEREIRO 2016

2 1. GESTÃO DE CENTROS DE RECURSOS OU CENTROS DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO (CDI)
1.1. conceito de Centro de Recursos Cacaly (2004) considera como sendo Centro de recursos « um espaço de informação e/ou de autoformação que põe à disposição de utentes autónomos, no site Internet ou em rede, um conjunto de fontes de informações e de meios de documentação e informação » 1.2. conceito de Tutor O conceito de tutor é associado ao termo de tutela. Este por sua vez designa uma relação entre duas pessoas na situação formativa. Enquanto que o termo tutor significa pessoa aquem é ou esta confiada uma tutela. Protetor, conselheiro.

3 2. GESTÃO DE CENTROS DE RECURSOS OU CENTROS DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO (CDI)
2.1. PAPEL DO TUTOR NO CENTRO DE RECURSOS O tutor tem os seguintes papeis: ajudar o estudante a desenvolver a sua capacidade de aprendizagem Ajudar o estudante a escolher os documentos úteis para sua aprendizagem, os métodos de aprendizagem, a definir seus objectivos de aprendizagem Ajudar o estudante a utilizar os equipamentos e os meios de ensino postos a sua disposição no centro de recursos.

4 2.2. COMPETÊNCIAS DE UM TUTOR
Capacidade para ajudar o estudante a identificar os documentos existentes no CR (uso do Catálogo electrónico ); Capacidade para ajudar o estudante a procurar documentos ou informações na Internet;

5 2.3. Catálogo electrónico Endereço: /up-beira/opac_css/

6 2.3.1. Uso de palavras chaves (autor, editor, titulo, indexação, etc)

7 2.3.2. Entrar no centro de recursos (prateleiras virtuais)

8 2.4. PROCURA NA INTERNET 2.41. Livrarias electrónicas (Hinari, Oare e Agora)

9 2.4.2. Uso dos motores de procura (google, yahoo, altavista, …)
Entrada : Titulo da obra (.pdf, ppt, xsl, csv,jpg, png)

10 Entrada: nome do autor

11 Actividade prática 1 Procure documentos escritos por Adalberto Chiavenato disponiveis nas bibliotecas da UP-Beira. Identifique o numero de obras contendo a expressão « ensino à distância » e « agricultura Entre no CDI do Buzi e identifique as diferentes areas do saber representadas. Diga quantos titulos existem de psicologia e administração. Procure no repositorio da UP-Beira artigos ligados com o ensino a distancia. Entre no repositorio cientifico do acesso aberto de Portugal e procure obras de pedagogia

12 3. GESTÃO E USO DA PLATAFORMA (CDI)
3.1. Competências de um tutor (Internet) Ajuda o estudante a servir-se dos seus codigos de acesso à plataforma; Ajuda o estudante a navegar nas diferentes disciplinas do seu curso

13 3.1.1. ACESSO E CONEXÃO À PLATAFORMA
Exemplos: (utilizador: cebolinha, senha: cebolinha)

14 3.1.2. Ajuda o estudante a navegar nas diferentes disciplinas do seu curso

15 3.1.3. Realiza inscrições e correcções de registos dos estudantes na plataforma

16 3.1.4. Atribuir nova senha (password) aos estudantes e docentes

17

18 Suprime utilizadores Clique o « x » para suprimir um utilizador

19 Actividade prática 2 Ligue-se à plataforma : /moodle, usando os seus códigos. Entre na parte de administração e adicione um novo utilizador. Um estudante esqueceu-se dos seus códigos de acesso à plataforma, ajude-o a recuperar o seu: nome de utilizador e senha.

20 Fim !


Carregar ppt "FORMAÇÃO DE TUTORES : GESTÃO DO CDI E DA PLATAFORMA-ELEARNING"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google