Capítulo 4 – Filosofar é conhecer

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Filosofia e Ética Prof. Rafael Lima
Advertisements

LÓGICA FILOSÓFICA. Teoria Obj: Construir um conceito de lógica
Lógica “A Lógica tem, por objeto de estudo, as leis gerais do pensamento, e as formas de aplicar essas leis corretamente na investigação da verdade”
DO SENSO COMUM AO CONHECIMENTO FILOSÓFICO E CIENTÍFICO
Filosofia O amor ao saber Prof. Alan Carlos Ghedini
A Evolução da Ciência Do medo à Ciência.
INTRODUÇÃO A lógica faz parte do nosso cotidiano.
Pensamento Mítico Profª Alice 1ª série 1º Trimestre.
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
Lógica e lógica de programação
Conhecimento Verdade e validade Tipos de conhecimento
Teorias do Conhecimento
Seminário de Filosofia Antiga.
Conceitos Básicos.
Iniciação a Pesquisa Científica
Exercícios de lógica -sensibilização
As ações desencadeadas pelo sujeito
A análise do capitalismo por Karl Marx
A FILOSOFIA DE DAVID HUME
O que é Pesquisa Científica?
Prof. Kleyton Gustavo de Rezende Filosofia – º Médio A e B
MÉTODO CIENTÍFICO AULA02.
Anotem logo os assuntos importantes
Métodos Científicos Método Indutivo
O que é conhecimento 2.1 O critério da verdade:
LÓGICA FILOSÓFICA. Teoria Obj: Construir um conceito de lógica
O que é? Para que serve? Filosofia Prof. Joaquim Célio de Souza.
Teorias do conhecimento
Aula 7 Descartes e o Racionalismo
EPISTEMOLOGIA INVESTIGAÇÃO FILOSÓFICA SOBRE O MÉTODO UTILIZADO PARA CONHECER A REALIDADE DO UNIVERSO E HUMANA.
Conhecimento Vulgar e Conhecimento Científico
FILOSOFIA & SOCIOLOGIA
AULA 3 TIPOS DE CONHECIMENTO.
“A lógica é uma ciência do raciocínio”
Cap. 11 – Lógica Aristotélica
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
Lógica Erros Comuns Dicionário Escolar de Filosofia, de Aires Almeida LÓGICA.
Sistema Piaget de Ensino
1ª aula Profª Karina Oliveira Bezerra
22/08/2031 Profª Karina Oliveira Bezerra
A Proposição e a Lógica A idéia geral da dedução ou inferência silogística é: A é verdade de B. B é verdade de C. Logo, A é verdade de C. A inferência.
Prof. Drnd. Alan Rodrigo Antunes IFMS-Três Lagoas
O QUE É FILOSOFIA ?.
Sócrates, Platão e aristóteles
Lógica Matemática Introdução.
Inferir: é o ato ou processo de derivar conclusões lógicas de premissas conhecida ou decididamente verdadeiras. A dedução é uma inferência.
VERIFICACIONISTAS/REFUTACIONISTAS “Sinto às vezes a inclinação de classificar os filósofos em dois grupos principais – aqueles dos quais discordo e os.
Curso de Geografia Epistemologia – conceitos gerais
CIÊNCIA E CONHECIMENTO
Introdução à Engenharia de Computação
Filosofia Conceitos gerais.
O que é Ciência.
O PENSAMENTO MODERNO: RACIONALISMO X EMPIRISMO
FILOSOFIA.
Racionalismo.
CIÊNCIA E CIENTIFICIDADE
Santo Agostinho d.C.) Crer para compreender.
METODOLOGIA CIENTÍFICA SENSO CRÍTICO, DEDUÇÃO E INDUÇÃO
Professor: Suderlan Tozo Binda
Lógica I “Sem abstração, a inteligência não floresce” (João Zelesny)
Espécies de argumentação dedutiva
Curso de Ciências Biológicas FILOSOFIA DA CIÊNCIA Faculdade Católica Salesiana Faculdade Católica Salesiana Prof. Canício Scherer.
O que é lógica? Lógica é uma parte da filosofia que estuda o fundamento, a estrutura e as expressões humanas do conhecimento. A lógica foi criada por Aristóteles.
David Hume (1711–1776).
Método científico Prof. Fábio Franco Caicó / RN 2012.
O PENSAMENTO MODERNO: RACIONALISMO X EMPIRISMO O FUNDAMENTO DA FILOSOFIA CARTESIANA – René Descartes, o pai da Filosofia Moderna Direito 5º Ano Professor:
1-De acordo com Descartes:
Metodologia de Pesquisa Prof. Wolley W. Silva. Agenda Metodologia e Método científico Classificação do Método científico – Indutivo – Dedutivo Técnica.
Professora Rosana Rossatto 7º ano Outono de 2016.
Transcrição da apresentação:

Capítulo 4 – Filosofar é conhecer

O conhecimento é o pensamento que resulta da relação que se estabelece entre sujeito e objeto = produto. O objeto é aquilo que é pensado. O sujeito é aquele que conhece. Existem diferentes modos de se entender a questão do conhecimento. Em filosofia chamamos de idealistas àqueles que acreditam que no conhecimento há um primado das ideias sobre as coisas.

Quando dizemos que o sujeito conhece o objeto, estamos pressupondo duas coisas: Nós temos a capacidade de conhecer Existe algo a ser conhecido. Existem filósofos que não pensam assim. São chamados de céticos. O ceticismo é a corrente de pensamento que prega a impossibilidade de conhecermos a verdade. O dogmatismo é exatamente o oposto, ele aceita nossa capacidade de conhecer a verdade como algo indubitável.

Tipos de conhecimento Quanto mais conhecemos, mais nos tornamos seguros e mais nos tornamos aptos a viver melhor. O progresso do conhecimento fez do homem um ser, cuja relação com o mundo é de domínio e não de submissão. Ao contrário do homem, a relação dos animais com a natureza é uma relação de submissão.

Podemos distinguir cinco formas de conhecimento: Conhecimento vulgar (senso comum) – o conhecimento do povo, aquele que é aceito por quase todas as pessoas sem a necessidade de análise ou demonstração. Conhecimento mítico – baseia-se em explicações para determinados fenômenos que nascem da imaginação das pessoas numa determinada comunidade e que têm por função dar sentido a tudo que na natureza parece estranho e que foge ao domínio do homem.

3. Conhecimento religioso – o conhecimento de Deus através de suas revelações. Pertencendo a uma dimensão sobrenatural, o conhecimento do que é divino ultrapassa os limites da razão e só pode ser alcançado através da fé, ou seja, da crença religiosa. 4. Conhecimento científico – o conhecimento que se dá através de instrumentos, técnicas e recursos de observação. Procura explicar os fenômenos da natureza. 5. Conhecimento filosófico – é uma forma de conhecimento essencialmente crítica, que

procura entender as causas mais profundas dos fenômenos, não lhe bastando saber como funcionam, mas qual o sentido que eles têm na ordem geral do mundo. Mas como nós adquirimos nossos conhecimentos? Algumas delas não fazemos nenhum esforço. Algumas a gente aprende de forma espontânea. Outras a gente aprende com as pessoas. Outras com livros ou laboratórios de pesquisa.

Distorções do conhecimento O conhecimento só é válido quando apresenta uma correção do raciocínio. O raciocínio só é correto quando apresenta juízos (afirmações ou negações) que são válidos. Existem dois modos de raciocínio: 1. Raciocínio dedutivo – é aquele que parte de uma lei geral para um caso particular. o que é verdade para um todo é igualmente verdade para as partes que compõem esse todo.

Exemplo: Todos os homens são mortais. Sócrates é homem. Logo, Sócrates é mortal. 2. Raciocínio indutivo – é aquele que parte de casos particulares para concluir uma verdade geral. O cobre conduz eletricidade. O ferro conduz eletricidade.

O ouro conduz eletricidade. A prata conduz eletricidade. Logo, todos os metais são condutores de eletricidade. O raciocínio dedutivo representa em lógica o que chamamos de silogismo. O silogismo é um conjunto de sentenças logicamente articuladas. As sentenças são formadas por termos.

Exemplo 1: Premissa: “Todo ser vivo é mortal”. Premissa: “Aristóteles é um ser vivo”. Conclusão: “Logo, Aristóteles é mortal”. (premissas verdadeiras e conclusão também) Exemplo 2: Premissa: “Todo felino voa”. Premissa: “Gato é felino”. Conclusão: “Logo, gato voa”. (premissa maior falsa, menor verdadeira e conclusão falsa)

Exemplo 3: Premissa: “Todos os americanos falam inglês”. Premissa: “Francisco José fala inglês”. Conclusão: “Francisco José é americano”. (premissa maior verdadeira, menor verdadeira e conclusão falsa). No exemplo 3 temos o que em lógica chamamos de falácia – raciocínio errado com aparência de verdadeiro.

As falácias que são cometidas involuntariamente designam-se por paralogismos; as que são produzidas de forma a confundir alguém numa discussão designam-se por sofismas. Na falácia, embora as premissas possam ser verdadeiras, não existe uma inferência lógica entre elas para sustentar a conclusão apresentada.