Censos Demográficos no Brasil. Censo Demográfico no Brasil “É a pesquisa realizada de dez em dez anos que conta os habitantes do Brasil e obtém informações.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Equipamentos Públicos de Alimentação e Nutrição
Advertisements

Missão e Estrutura da Controladoria e o Papel do Controller
Realização: Meta Instituto de Pesquisa de Opinião
USO DE DADOS CENSITÁRIOS E DE PESQUISAS DOMILICARES PARA A CONSTRUÇÃO DE UM SISTEMA DE INDICADORES SOCIAIS SOBRE CONDIÇÕES DE VIDA DA POPULAÇÃO IDOSA Ana.
Banco de Dados Públicos Brasileiros Datasus
PLANEJAMENTO DA PESQUISA
Projeto Bandeira Científica
Estimativa 2008 Incidência de Câncer no Brasil
PESQUISAS EM MARKETING: Eleitoral e Motivacional
O IPVS e a experiência da Fundação Seade
Reunión de Trabajo Grupo Censos
Departamento de Saúde Pública
A POPULAÇÃO BRASILEIRA
Diagnóstico Social: Conhecer para Mudar
Geografia Humana e econômica Novembro Trabalho decente Organização Internacional do Trabalho - ONU TRABALHO DECENTE Trabalho Decente é um trabalho.
TemaComunicações e Informática. Pesquisa os 645 municípios do Estado de São Paulo, tendo como fonte primária de informações: Prefeituras Municipais -
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA ESTADUAL DE HABITAÇÃO PLANO ESTADUAL DE HABITAÇÃO PEH-SP.
RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO E AVALIAÇÃO DO PLANO Brasil, 2007 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UFBA Departamento Saúde Coletiva.
1-A POPULAÇÃO RURAL E URBANA
Faculdade de engenharia química Gestão estratégica da produção Sistemas de Informação e tecnologia Trabalho 5 Conhecendo Grandes Bancos de Dados Públicos.
Sistemas de informação
CAPÍTULOS DE UM RELATÓRIO CIENTÍFICO
Capítulo 24 – As cidades e a urbanização brasileira
Aula 19 – Método Gespública MPOG Prof Júlio Andrade Fonte: MPOG – GesPublica, “Guia de Indicadores”, Brasília – DF, 2010.
Drª. Elisete Navas Sanches Próspero
Métodos Quantitativos Aplicados a Administração
O Projeto da Nova Regionalização para o Brasil
MARCELA ARAUJO NOVEMBRO,2012
Profº: Cristiano Santana
Evolução Política e Econômica Provincial
LESTE ASIÁTICO Os Tigres asiáticos: Japão
Bases de dados estatísticas e numéricas
Politicas publicas de Educação em Saúde
Então disse a seus discípulos:
Ser crucificado Então disse a seus discípulos: “Se alguém quiser acompanhar- me negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me”. Mt. 16:24.
O Ambiente de Aprendizagem a Distância TelEduc
O ESTADO ATUAL DO DEBATE SOBRE A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO.
Sub-rede 4 Manejo integrado dos recursos pesqueiros na várzea amazônica. Estudo comparativo de duas regiões: Médio Amazonas e Purus. Temas Transversais.
Rafael Felipe Sawitzki
Introdução Metodologia da apresentação: Recorte histórico com contextualização no Brasil. Apresentação de dados e informações, divididas nos períodos históricos.
ESTUDO DE COMUNIDADE.
AT – PLANEJAMENTO E GESTÃO DA INFORMAÇÃO. RELAÇÃO DE COMPLEMENTARIEDADE PLANEJAMENTO O que fazer? Para que fazer? Como fazer? Quanto fazer? Onde fazer?
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Agenda Social Eixo Cidadania e Direitos Humanos Pessoas com Deficiência Secretaria Especial.
Projeto de Pesquisa FOCALIZANDO O PROJETO DE PESQUISA Escolha do Tema
Prof. Gabriela LottaEDS Propriedades dos Indicadores Indicadores de Políticas Públicas.
Morro dos Macacos Mapeamento de Risco Socioambiental Guiado Pela Juventude.
Medidas Ativas de Emprego
PALESTRA: FÁBIO CASTRO.
La Habana, 15 de Noviembre de 2010 Censo de Población de Brasil 2010: Algunas características y acompañamiento de los trabajos IPUMS América Latina III.
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Administração de Sistemas de Informação 7º Sem
BOA NOITE.
Segunda Parte Fundamentos de Metodologia Científica.
Roteiro para TERRITORIALIZAÇÃO
População brasileira IBGE, RAÇA E ETNIA (1)
Trabalho e educação: juventude encarcerada
Medidas em saúde coletiva: indicadores de morbidade
Finalidades da pesquisa científica
PANORAMA INSTITUCIONAL PARA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA Jaqueline Dias Ribeiro.
BRASIL Desenvolvimento Profissional e Incentivos aos Professores Guilherme L Sedlacek Nov
Noções Básicas Data 00/00/00 Mudanças no Perfil Demográfico da População Brasileira com base no CD Meio século de mudanças 24ª Oficina de Trabalho.
Pesquisa Qualitativa CONHECIMENTO:
Introdução ao Estudo do Direito. Objetivo conceitual do curso de Introdução ao Estudo do direito: Compreender o Direito como uma (a) técnica de controle.
Desde 2010, o escritório do UNICEF no Brasil participa da iniciativa global Out of School Children – Pelas Crianças Fora da Escola. No Brasil, a iniciativa.
Fontes de Dados Demográficos São José dos Campos 7 de maio de 2007 Ricardo Ojima Conceitos fundamentais e formas de acesso.
Indicadores Socioeconômicos Professora Edir Antunes Carvalho.
28ª OFICINA DE TRABALHO INTERAGENCIAL Brasília, 13/11/2014 CGI DEMOGRÁFICO IDB 2013.
Pre São José dos Pinhais junho 2016.
Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – FIPE Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - SMADS PESQUISA CENSITÁRIA DA POPULAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

Censos Demográficos no Brasil

Censo Demográfico no Brasil “É a pesquisa realizada de dez em dez anos que conta os habitantes do Brasil e obtém informações que permitem identificar as suas características, as condições em que vivem e os seus níveis de desenvolvimento socioeconômico”. (IBGE, MPOG, 2009). É de justiça assinalar que as organizações internacionais se esforçaram bastante para remediar grandes falhas nos recenseamentos, encorajando os países a realizá-los em intervalos de dez em dez anos (Beaujeu- Garnier, 1980)

Histórico dos Censos no Brasil

Até dados obtidos de forma indireta (relatórios de autoridades eclesiásticas, sobre os fiéis que freqüentavam a igreja, relatórios de os fiéis que freqüentavam a igreja, relatórios de funcionários da Colônia, enviados para as autoridades da Metrópole, etc.) Recenseamento da População do Império do Brasil – 1º censo geral do Brasil – rigor metodológico e cobertura espacial ampla e censos com qualidade inferior – Fim do Império – Proclamação da República – 1º censo econômico 1910 e 1930 – não foram realizados censos nesses anos – impedimentos políticos 1937 – criação do IBGE (censos demográficos decenais de 1940 a 2010 (exceto 1991) – 1º censo sob administração do IBGE 2000 – Entrada de dados através de scanners para leitura de marcas e caracteres. leitura de marcas e caracteres – após esse censo o IBGE buscou um novo modelo de condução de integração com a sociedade modelo de condução de integração com a sociedade proporcionando a reformulação de perguntas e na estratégia das pesquisas e abordagem do entrevistando visando ao censo – Utilização de computador de mão e informatização dos postos de coleta.