Envelhecimento Tarsila Cunha.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Qualidade de Vida (QV) na velhice
Advertisements

Considerações sobre grupos vulneráveis e temáticas especiais
DA SEGREGAÇÃO À INCLUSÃO SOCIAL
Prof.: ROGÉRIO ARAGÃO Bacharel e licenciado
Teorias do Desenvolvimento
VELHICE E SAÚDE Desafios da longevidade
Dinâmica e Gênese dos Grupos
TEORIA COMPORTAMENTAL
EPIDEMIOLOGIA Aula 2 – Conceitos de Saúde (OMS e Perkins) – Processo Saúde-Doença, Causalidade, História Natural da Doença e Prevenção Claudia Barleta.
PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE
SOCIALIZAÇÃO E CULTURA
FORMAÇÃO SINDICAL EM SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM ÊNFASE EM SIDA Centro Internacional de Formação – Turim – Itália Setembro de 2006 A OIT E A DEFINIÇÃO.
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
PIAGET.
INTRODUÇÃO À SAÚDE PÚBLICA
DIALÉTICA EVOLUTIVA E EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO
Estrutura familiar e dinâmica social
Unidade de Neuropsicologia Clínica
ANTROPOLOGIA by d´Avila, Edson.
CONCEITOS BÁSICOS DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA
Crescimento e desenvolvimento
Política Nacional de Saúde do Idoso
Particularidades da Geriatria
ETEC – BARUERI ÉTICA, MORAL E DIREITO NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS E OS CRITÉRIOS DE IMAGEM PESSOAL ORGANIZACIONAL.
Geriatria e Gerontologia
Profª Lucia Helena Amim
HISTÓRIA DA FISIOTERAPIA PROFª MSc RITA DE CÁSSIA PAULA SOUZA
PSICOLOGIA Deriva da junção de duas palavras gregas psiché e logos - significava “estudo da mente ou da alma”. Hoje: Ciência que se concentra no comportamento.
II CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GERIATRIA Princípios da Abordagem Geriátrica Prof. Edgar Nunes de Moraes.
Emile Durkheim e o fato social
PSICOMOTRICIDADE.
Curso “Doenças Crônicas nas Redes de Atenção à Saúde”
DA SEGREGAÇÃO À INCLUSÃO SOCIAL
Níveis de prevenção em saúde.
Alimentação e Nutrição do Idoso
Deficiência mental e envelhecimento: perspectivas e desafios
Doença Mental Definição Médica
Dia Mundial de Combate à Violência Contra o Idoso 15 DE JUNHO.
A Psicologia ou as Psicologias
Enfermagem em Saúde Coletiva
O objecto da Psicologia
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
O Que é vida? EE Nossa Sra da Penha
PRIMEIRA SEMANA Identificar e reconhecer conceitos básicos da Psicologia do Desenvolvimento. Espera-se que você seja capaz de diferenciar o pensamento.
Fisioterapia Preventiva para o Idoso
Processos culturais: formas cotidianas de fazer as coisas. Desenvolvimento humano: as pessoas se desenvolvem como participantes das práticas e tradições.
Inteligência: avanços nos modelos teóricos e nos instrumentos de medida. PRIMI, R.
Profª Karen Borges de A.Costa
Assistência ao Idoso.
CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTO – JUVENIL CAPSi
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO – UCB CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO
Saúde do Adulto e do Idoso Geriatria e Gerontologia
FACULDADE DE CAMPINA GRANDE – FAC/CG
Psicologia Evolutiva I Desenvolvimento Humano
Adulto Maduro Aspectos físicos, psicológicos e sociais do envelhecimento: Envelhecer pressupõe alterações físicas, psicológicas e sociais no indivíduo;
Ciências Naturais – 9.o ano
A formação social da mente: Interação entre aprendizado e desenvolvimento. Lev S. Vigotski.
Prof.a Dr.a Fabiana Abrahão
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS
Avaliação Funcional e Processo Incapacitante.  A capacidade de tomar decisões e a de autogoverno podem ser comprometidas por doenças físicas e mentais.
Envelhecimento: Processo pessoal? Tarsila Cunha. Envelhecimento Devemos levar em conta alguns fatores, quando nos referirmos ao envelhecimento: O desenvolvimento.
O desenvolvimento do adulto
ENVELHECIMENTO E QUALIDADE DE VIDA
Uroginecologia Geriátrica: Cuidado especializado de enfermagem na senescência Msc. Enf. Et. TiSobest Gisela Assis.
O impacto do atendimento odontológico domiciliar em idosos. Ciências Biológicas/ Ciências médicas e da Saúde Ciências Biológicas/ Ciências médicas e da.
A ASSOCIAÇÃO ENTRE DEPRESSÃO E A UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS, Ciências Médicas e da Saúde. GOMES, Nathalia Tavares GOMES, Regina Maria Tavares
1.4 - ANÁLISE ERGONÔMICA DAS ATIVIDADES 1. ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO Considerações gerais sobre as atividades: 3A atividade de trabalho.
Educação Inclusiva.
Transcrição da apresentação:

Envelhecimento Tarsila Cunha

Gerontologia Na compreensão de Papalléo Netto (2002), a gerontologia é uma disciplina científica multi, interdisciplinar e transdisciplinar, tendo como finalidade o estudo dos idosos, as características da velhice como fase final do ciclo de vida, o processo de envelhecimento e seus determinantes biopsicosociais.

No plano internacional, a GERONTOLOGIA designa o que corresponderia ao estudo do envelhecimento e em seu interior estão abrigadas a GERIATRIA, voltada para a prevenção e o tratamento das doenças na velhice (aspectos curativos e preventivos de atenção a saúde), e a GERONTOLOGIA SOCIAL, aspectos não orgânicos do envelhecimento.

Envelhecimento É um processo que ocorre durante o curso de vida do ser humano, iniciando-se com o nascimento e terminando com a morte. Alguns autores apontam que o processo de envelhecimento “começa no útero e termina no túmulo”

O envelhecimento é um processo complexo e universal sendo comum a todos os seres vivos.   Pode ser considerado como um processo contínuo, podendo observar-se uma evolução mais rápida ou, pelo menos, mais notória nas últimas fases da vida do homem.   O processo de envelhecimento é diferente de indivíduo para indivíduo. No entanto, embora dependendo da forma e efeitos que provoca, é inevitável e observável em todos os seres humanos.   

O processo de envelhecimento provoca no organismo modificações biológicas, psicológicas e sociais; porém, é na velhice que este processo aparece de forma mais evidente. Estas alterações determinam perda da capacidade de adaptação do individuo ao ambiente, causando maior vulnerabilidade e maior incidência de patologias, que terminam levando a morte. As modificações biológicas são as morfológicas, reveladas por aparecimento de rugas,cabelos brancos e outras; as fisiológicas, relacionadas às alterações das funções orgânicas; as bioquímicas, que estão diretamente ligadas às transformações das reações químicas que se processam no organismo.

As modificações psicológicas ocorrem quando, ao envelhecer, o ser humano precisa adaptar-se a cada situação nova do seu cotidiano. Já as modificações sociais são verificadas quando as relações sociais tornam-se alteradas em função da diminuição da produtividade e, principalmente, do poder físico e econômico, sendo a alteração social mais evidente em países de economia capitalista.

Velhice É a última fase do ciclo vital e é delimitada por eventos de natureza múltipla, incluindo, por exemplo, perdas psicomotoras, afastamento social, restrição em papéis sociais e especialização cognitiva. Na maioria dos indivíduos estas alterações do envelhecimento se manifestam a partir da terceira década de vida

Conceitos A Organização Mundial da Saúde – OMS – define a população idosa como aquela a partir dos 60 anos de idade. Esse limite é válido para os países em desenvolvimento. No Brasil, a idade considerada como limite para a velhice, levando em conta aspectos Legais é de 65 anos.

Conceitos Idade Cronológica:  é aquela relacionada aos documentos, que se baseia simplesmente no calendário para determinar o tempo que se passou para uma pessoa. Idade biológica (idoso): refere-se ao envelhecimento das células, que é diretamente relacionado à qualidade de vida e aos hábitos adquiridos no dia a dia. 

Idade Psicológica: Relação entre idade cronológica e capacidades (percepção, aprendizagem, memória, senso subjetivo da idade) Idade social: Capacidade de adaptação do indivíduo ao desempenho de papéis e comportamentos esperados para a idade, num dado momento histórico da sociedade. Senescência: somatório das alterações orgânicas, funcionais e psicológicas próprias ao envelhecimento.

Senilidade: Alterações determinadas por afecções que acometem o idoso. Autonomia: Capacidade de decisào, comando Independência: Capacidade de realizar algo com seus próprios méritos.