MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS – Matemática

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes

Advertisements

Ela não está em um bom dia! A cada 10 saques, Cláudia errou 9
APRENDENDO FRAÇÕES Acadêmica: Adriane Wentz Hammarstron
Unidade 1.2 – Frações, MMC e MDC
Radiciação O número n é chamado índice;
ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO COM FRAÇÕES
Formação continuada 4 série
NÚMEROS NATURAIS Alunas: Debora e Rita
III Encontro de Professores de Recuperação Paralela de Matemática
INEQUAÇÃO → Para aprendermos inequação, deveremos conhecer os símbolos das desigualdades. Uma sentença matemática em que usa o símbolo ≠ (diferente de)
Professora Camila C. Souza – Matemática – 21/03/09
Oficina de Frações.
7º ano Ensino Fundamental II Professor: Graciano
Trabalho de Matemática Professora: Kênia Furtado
Trabalho de matemática
Trabalho de Matemática
Matemática Bárbara e Gabriela - 6ª 18 Prof. Kênia EMPSOM.
Definição de adição Adição é uma das operações básicas da álgebra. Na sua forma mais simples,adição combina dois números (termos, somandos ou parcelas),
Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e de Matemática
PIBID – SUBPROJETO DE MATEMÁTICA CERES CAICÓ EXPRESSÕES ARITMÉTICAS
Parte ou pedaço de um inteiro.
Sonia Regina de Souza Guedes
Fundamentos de Matemática Ciências Biológicas Prof. Marco Marins
Matemática – Aula 3 Frações Adição – Subtração – Multiplicação e Divisão Prof. Procópio.
O QUE FOI ESTUDADO NESTA AULA:
ASSUNTO 2 1.
Expressões fracionárias
Matemática I AULA 4 Profª Ms. Karine R. de Souza .
Operações com frações (semana 9).
Operações com frações (semana 10).
O PRODUTO DE DUAS FRAÇÕES
GEOMETRIA AXIOMÁTICA, SEGMENTOS DE RETA
Matemática Básica – Aula 1
Algarismos Significativos
F R A Ç Õ E s.
O número n é chamado índice; O número a é chamado radicando;
MATEMÁTICA APLICADA REVISÃO BÁSICA.
Desvendando as frações sob o ponto de vista multiplicativo
OS CONJUNTOS NUMÉRICOS
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
POTENCIAÇÃO E FUNÇÃO EXPONENCIAL
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
Frações e porcentagens
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 12
O que são? (clique para passar os slides)
Matemática para o povo egípcio
Equações.
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Equações do 1o grau com duas incógnitas
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Frações e porcentagens
Subprojeto de Matemática – Natal
Potenciação an = a . a . a a (a ≠ 0) n fatores onde: a: base
Prática de Ensino em Matemática II Aula 1
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 13
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 08
Prática de Ensino em Matemática II Aula 3
1º Assunto de Matemática do Preparatório para o Ensino Superior
Professores Adriana e Wellington
POTÊNCIA COM EXPOENTE NEGATIVO
Unidade 1.2 – Frações, MMC e MDC
GEOMETRIA ANALITICA VETORES.
Matemática Renato Tognere Ferron.
Relógio(formação da horas, minutos, segundos)
 Introdução  Atividades desenvolvidas no Colégio Estadual Vital Brasil AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NUMA ESCOLA PARCEIRA: RELATO DE UM LICENCIANDO EM.
As quatro operações com fração
Frações Frações equivalentes Comparar Frações Fração irredutível
Prof.ª Juliana Schivani
FRAÇÕES
Resolução de equações EQUAÇÕES DO 1º GRAU.
Transcrição da apresentação:

MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS – Matemática Ensino Fundamental, 6º Ano Operações com Frações: Multiplicação e Divisão

MATEMÁTICA, 6º Ano, Operações com Frações: Multiplicação e Divisão HISTÓRIA DAS FRAÇÕES As frações tiveram origem no Egito, quando os geômetras dos faraós precisaram utilizar cordas para demarcar áreas de plantio ao longo do Nilo. Como as áreas nem sempre podiam ser medidas com o comprimento total da corda mestra, eles sentiram necessidade de dividir essa corda em pedaços menores de mesmo tamanho. Ilustrações b: Autor desconhecido  Ilustrações a: Autor desconhecido 

HISTÓRIA DAS FRAÇÕES O QUE QUER DIZER FRAÇÃO? MATEMÁTICA, 6º Ano, Operações com Frações: Multiplicação e Divisão HISTÓRIA DAS FRAÇÕES O QUE QUER DIZER FRAÇÃO? A palavra fração vem do latim fractione e quer dizer “dividir, quebrar, rasgar”. Fração, no quotidiano, também quer dizer “porção”, “parte de um todo”.

  , MATEMÁTICA, 6º Ano, Operações com Frações: Multiplicação e Divisão HISTÓRIA DAS FRAÇÕES Os números fracionários surgiram da necessidade de representar uma medida que não tem uma quantidade inteira de unidades, isto é, da necessidade de se repartir a unidade de medida. Os Egípcios conheciam as frações de numerador 1 e esta era a forma que eles usavam para representá-las. 1 3 1 6 1 20

MATEMÁTICA, 6º Ano, Operações com Frações: Multiplicação e Divisão Conceito de Frações Fração é uma forma de se representar uma quantidade a partir de um valor, que é dividido por um determinado número de partes iguais. Ilustração: Maria Helena

MATEMÁTICA, 6º Ano, Operações com Frações: Multiplicação e Divisão Conceito de Frações EXEMPLO :Veja a figura abaixo, que foi divida em 16 partes iguais, 4 partes em laranja e 12 partes em amarelo. Ilustração:matematicadidatica

MATEMÁTICA, 6º Ano, Operações com Frações: Multiplicação e Divisão Conceito de Frações Em termos de fração, podemos dizer que o 4 corresponde ao numerador da fração e que o 16 corresponde ao seu denominador. Ilustração:matematicadidatica

MATEMÁTICA, 6º Ano, Operações com Frações: Multiplicação e Divisão OBSERVAÇÃO: Em toda fração, o termo superior é chamado de numerador e o termo inferior chamamos de denominador.

Podemos então representar a seguinte fração: 4/16 MATEMÁTICA, 6º Ano, Operações com Frações: Multiplicação e Divisão Podemos então representar a seguinte fração: 4/16 Imagem:matematicadida

Mas o que significa isto? MATEMÁTICA, 6º Ano, Operações com Frações: Multiplicação e Divisão Mas o que significa isto? A fração 4/16 pode significar que das 16 partes que compõe a figura, estamos considerando apenas 4 delas, ou seja, estamos considerando apenas quatro dezesseis avos da figura.

Multiplicação e Divisão de Frações MATEMÁTICA, 6º Ano, Operações com Frações: Multiplicação e Divisão Já relembramos o que é fração e agora vamos aprender a: Multiplicação e Divisão de Frações

Multiplicação e Divisão de Frações MATEMÁTICA, 6º Ano, Operações com Frações: Multiplicação e Divisão Multiplicação e Divisão de Frações iIustração: Marcelo Rigonatto

MATEMÁTICA, 6º Ano, Operações com Frações: Multiplicação e Divisão A multiplicação de frações é muito simples, basta multiplicarmos numerador por numerador e denominador por denominador, respeitando suas posições. Observe:

Multiplicação: EXEMPLO: MATEMÁTICA, 6º Ano, Operações com Frações: Multiplicação e Divisão Multiplicação: EXEMPLO:

MATEMÁTICA, 6º Ano, Operações com Frações: Multiplicação e Divisão SOLUÇÃO:

Mais Exemplos: Multiplicação: MATEMÁTICA, 6º Ano, Operações com Frações: Multiplicação e Divisão Multiplicação: Mais Exemplos:

MATEMÁTICA, 6º Ano, Operações com Frações: Multiplicação e Divisão Assim como podemos dividir o inteiro em partes, podemos também dividir essas partes em outras partes, que podem ser novamente divididas e assim sucessivamente....

MATEMÁTICA, 6º Ano, Operações com Frações: Multiplicação e Divisão A divisão deve ser efetuada aplicando uma regra prática e de fácil assimilação, que diz: “Repetir a primeira fração e multiplicar pelo inverso da segunda”. Observe:

MATEMÁTICA, 6º Ano, Operações com Frações: Multiplicação e Divisão EXEMPLO:

MATEMÁTICA, 6º Ano, Operações com Frações: Multiplicação e Divisão SOLUÇÃO

Mais Exemplos: Divisão MATEMÁTICA, 6º Ano, Operações com Frações: Multiplicação e Divisão Divisão Mais Exemplos:

“PIÃO RECICLADO” Com ATIVIDADE 1: TRABALHANDO AS FRAÇÕES MATEMÁTICA, 6º Ano, Operações com Frações: Multiplicação e Divisão ATIVIDADE 1: TRABALHANDO AS FRAÇÕES Com “PIÃO RECICLADO”

Resolvendo frações com o pião reciclado. MATEMÁTICA, 6º Ano, Operações com Frações: Multiplicação e Divisão Resolvendo frações com o pião reciclado. 1ª Situação: Usamos duas garrafas pet, onde a criança deverá associar cada imagem aos seu respectivo número fracionário: Ilustração:  Evandro Veras 

MATEMÁTICA, 6º Ano, Operações com Frações: Multiplicação e Divisão 2ª Situação: Usamos três garrafas pet, onde a criança posicionará a fração da primeira garrafa e em seguida deverá procurar nas outras duas garrafas, as frações equivalentes à fração selecionada na garrafa inicial. Ilustração:  Evandro Veras 

MATEMÁTICA, 6º Ano, Operações com Frações: Multiplicação e Divisão 3ª Situação: Usamos quatro garrafas pet, onde a criança deverá girar a garrafa que contém os sinais que indicam a adição, subtração, multiplicação  e divisão. De acordo com o sinal sorteado ela deverá selecionar as outras três garrafas  de tal maneira que a operação se torne verdadeira.  Ilustração:  Evandro Veras 

MATEMÁTICA, 6º Ano, Operações com Frações: Multiplicação e Divisão VIDEO DA ATIVIDADE DISPONIVEL EM: http://www.youtube.com/watch?v=6KLuhmhhhD8

Multiplicamos numerador com numerador e denominador com denominador. MATEMÁTICA, 6º Ano, Operações com Frações: Multiplicação e Divisão Exercício 2: Agora, efetue as multiplicações e divisões. Não esqueça das regras. Multiplicação Multiplicamos numerador com numerador e denominador com denominador. Divisão Mantemos a primeira fração, invertemos o sinal ( : por X) e invertemos o segundo termo.

MATEMÁTICA, 6º Ano, Operações com Frações: Multiplicação e Divisão

MATEMÁTICA, 6º Ano, Operações com Frações: Multiplicação e Divisão

MATEMÁTICA, 6º Ano, Operações com Frações: Multiplicação e Divisão Atividade 3: Solicitar aos alunos uma pesquisa sobre a origem das frações. Fazer apresentação através de vídeos ou encenações

MATEMÁTICA, 6º Ano, Operações com Frações: Multiplicação e Divisão Referências http://www.infoescola.com/matematica/divisao-de-fracoes/ http://www.matematicadidatica.com.br/Fracao.aspx http://www.mundoeducacao.com/matematica/multiplicacao-divisao-fracoes.htm http://pt.slideshare.net/lveiga/fraes-30664742?next_slideshow=1

MATEMÁTICA, 6º Ano, Operações com Frações: Multiplicação e Divisão Slide Autoria / Licença Link da Fonte Data do Acesso  2a Ilustrações : Autor desconhecido  fundamentalensino.blogspot.com   06/06/2015   2b rodrigonm.blogspot.com 5 ilustração: Maria Helena mariaaneleh.blogspot.com.br/2013 6e 7 Ilustrações: matemática didática www.matematicadidatica.com.br/Fracao 8 Ilustração: Marcelo Rigonatto www.alunosonline.com.br/matematica/multiplicacao-divisao-fracoes 23,24 e 25 Ilustrações:Evandro Veras http://professorphardal.blogspot.com.br/2014/07/como-trabalhar-as-fracoes-com-o-piao.html