Www.fap.df.gov.br Secretaria de Estado da Casa Civil, Relações Institucionais e Sociais do Distrito Federal.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - PRPPGI
Advertisements

O CNPq E A COOPERAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA AMÉRICA DO SUL XL Reunião da RECyT 22 de outubro de 2008.
ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ
Simpósio de Intercâmbio Científico da ANPEPP
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
Seminário SANTA CATARINA 2015
Apoiar: produção científica e tecnológica;
Apresentação do Campus Porto Alegre
A pesquisa na UCG e no Departamento de Zootecnia
Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde XXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde 27 a 30 de junho de 2007 Joinville.
Diretrizes para o Plano Quadrienal da ENSP 2005 – 2008 Em Busca de Maior Direcionalidade e Mais Responsabilidade.
DIRETORIA DE GENTE E GESTÃO Gerência de Relacionamento com Docentes.
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
II Seminário Internacional
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
Tour do Brasil 2014 em Pesquisa e Inovação Cooperação entre o Brasil e a Alemanha.
Relações Internacionais Prof. Márcio de Castro Silva Filho
II SEMINÁRIO DE ACOMPANHAMETO DO PLANO DE GESTÃO Data: 13 de setembro de 2011 Local: Auditório do CCE Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
& Potenciais fontes de financiamento da parceria entre ANUIES
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
O Vice-presidente do Santander Universidades, Jamil Hannouche,
Em resumo Organização sem fins lucrativos cujo principal objetivo é articular e defender os interesses e as ações das Fundações Estaduais de Amparo à.
Antes de decidir, pense no estudante. Legislação e Atos Normativos de Regulação do Ensino Superior (temas selecionados)
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Geografia Conceito.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. INSCRIÇÕES: 07/07/2014 a 8/09/2014 CHAMADA INCT – MCTI/CNPq/CAPES/FAPs nº 16/2014
Escola de Enfermagem Anna Nery Grupo de Pesquisa em Enfermagem Hospitalar Programa de Pós- doutoramento Tutora: Deyse da Conceição Santoro Pos- doutoranda:
Cifre-Brasil, Um dispositivo novo financiado com o CNPq Princípio científico, Empreendedorismo.
AÇÕES CT-Petro / CNPq Flavio de Queiroz Costa COENE – Coordenação do Programa de Pesquisa em Energia - CNPq Florianópolis, 3 de agosto de 2006.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Pós-Graduação em Matemática Centro: CCNE Área de.
Conselho Universitário
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Tour do Brasil 2014 em Pesquisa e Inovação Cooperação entre o Brasil e a UE.
A INTERNACIONALIZAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO XXVII ENPROP Belém, Dezembro 2011.
SIMPÓSIO SOBRE POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária Centro de Ciências.
MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE Rio de Janeiro junho de 2010.
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.” PAULO.
Comissão de Pós-Graduação. A Pós-Graduação do IAG 4 Programas Astronomia ▫Criado em 1973 (Mestrado) ▫Ativação do Doutorado em 21/11/1974 ▫Constituição.
W w w. c i t i. o r g. b r Centro Integrado de Tecnologia da Informação CITi Cássio de Albuquerque Melo Trainee - Presidência
British Council Brasil Março 2013.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração Conceito.
Vice Direção de Pós-graduação Stricto Sensu Julho de 2008 ENSP / FIOCRUZ.
FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E INOVAÇÃO DO ESTADO DE SANTA CATARINA. “Perspectivas para as Universidades Comunitárias no contexto do financiamento para.
CHAPA “ EXCELÊNCIA NA FORMAÇÃO”
Laboratório de Pesquisa I Professora Rosemery Segurado.
Programa Nacional de Extensão Universitária – PROEXT
PROEJA Luiz Augusto Caldas Pereira Diretoria de Formulação de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica.
Your Official Source on U.S. Higher Education UTFPR sem Fronteiras 11 de outubro de 2013 EducationUSA.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO Implementação Mestrado Doutorado – 1994 Coordenadora: Célia Regina Vendramini Subcoordenadora:
Plano Nacional de Educação Metas do PNE/PEE Plano Estadual de Educação
Prof. Antonio de Barros Serra IFCE
25 ANOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ESTOMATERAPIA NO BRASIL: CAMINHANDO PARA O MESTRADO PROFISSIONAL Vera Lúcia Conceição de Gouveia Santos PhD, TiSOBEST Emérito.
FÓRUM NACIONAL CONSELHO NACIONAL DAS FUNDAÇÕES ESTADUAIS DE AMPARO À PESQUISA - CONFAP PROTOCOLO COOPERAÇÃO CAPES/CONFAP Arlindo Philippi Jr CAPES Brasília,
Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica João Carlos Teatini Diretor de Educação Básica Presencial - DEB CAPES/MEC Secretaria de Educação.
Inovação Tecnológica e Educação Profissional Núbia Moura Ribeiro I FÓRUM DE PESQUISA E INOVAÇÃO DO IFRR Boa Vista, 29 de novembro a 1º.
3ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE CT&I Reunião Preparatória do DF GT – Inclusão Social Brasília – DF, 29/07/2005.
Painel: Polos de Inovação e Agenda CNPq Aléssio Trindade de Barros Setembro de 2013.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EAD – POLO BARCARENA DISCIPLINA POLITICA EDUCACIONAL SEMINÁRIO 20 METAS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÂO.
Os Programas Institucionais de IC e IT na DCOI Brasília, 9 de outubro de 2013 Liane Hentschke Diretora de Cooperação Institucional.
Formação de Recursos Humanos para Ciência, Tecnologia e Inovação, com especial enfoque para o Programa Ciências sem Fronteiras Isaac Roitman Núcleo de.
Resumo Criado em 2006, o CONFAP é uma organização sem fins lucrativos cujo principal objetivo é articular e defender os interesses e as ações das Fundações.
Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia Manaus - Am As dificuldades da Ciência e Tecnologia da Amazônia Audiência Pública da Comissão da Amazônia.
Universidade Federal do Pampa Engenharia de Alimentos Introdução a Engenharia de Alimentos Profa. Valéria Terra Crexi.
CNPq 10/março/2016 Gilberto Ferreira de Souza Coordenador-Geral Coordenação Geral do Programa de Pesquisa em Saúde – CGSAU.
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
Transcrição da apresentação:

Secretaria de Estado da Casa Civil, Relações Institucionais e Sociais do Distrito Federal

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal-FAPDF foi instituída pela Lei nº 347, de 04 de novembro de MISSÃO INSTITUCIONAL Estimular, apoiar e promover o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação, visando o bem-estar da população, defesa do meio ambiente e progresso da ciência e tecnologia.

EMENDA À LEI ORGÂNICA Nº 69, DE 2013 Art. 1º O art. 195 da Lei Orgânica do Distrito Federal passa a vigorar com a seguinte redação: Art O Poder Público instituirá e manterá Fundação de Apoio à Pesquisa – FAPDF, atribuindo-lhe dotação mínima de dois por cento da receita corrente líquida do Distrito Federal, que lhe será transferida mensalmente, em duodécimos, como renda de sua privativa administração, para aplicação no desenvolvimento científico e tecnológico. Art. 2º O aumento no percentual promovido por esta Emenda à Lei Orgânica deve ser implementado gradativamente – 1% % RCL

Atividades de Pesquisa e EnsinoAtividades Administrativas, Técnicas e outros Total Brasil doutores mestres doutores mestres doutores mestres Centro-Oeste doutores (8,70%) mestres (8,96%) doutores mestres doutores mestres Distrito Federal4.160 doutores (44,67%) mestres (29,75%) doutores mestres doutores mestres DOUTORES E MESTRES CADASTRADOS NA PLATAFORMA LATTES Estimativa de pesquisadores mestres e doutores no Distrito Federal FONTE:

NÚMERO REGISTRADO NO SIGFAPDF: EscolaridadeTotal de PesquisadoresTotal de Pesquisadores do Distrito Federal Pós- Doutorado Doutorado Mestrado Especialização Graduação Ensino Médio Ensino Fundamental2019 TOTAL

Grupos de Pesquisa no Brasil: Grupos de Pesquisa no Distrito Federal (2,28%) Grupos de Pesquisa na Região Centro-Oeste: (8,22%) GRUPOS DE PESQUISA Goiás: 659 Mato Grosso: 538 Mato Grosso Sul: 649 Tocantins: 260 Distrito Federal: % 21 % 17 % 9% 8% 7% 6% FONTE:

Universidade de Brasília (UnB) Universidade Católica de Brasília Instituto Federal de Brasília Centro Universitário de Brasília Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Escola Superior de Ciências da Saúde Instituto Brasiliense de Direito Público Fundação Oswaldo Cruz Hospital da Criança de Brasília José de Alencar Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero Grupos de Pesquisa no DF divididos em 22 Instituições 10 INSTITUIÇÕES COM MAIS GRUPOS DE PESQUISA GRUPOS DE PESQUISA FONTE:

Pós-Graduação stricto sensu Mais de 100 Programas Liderança UnB – 90 Programas Perto de estudantes de PG

Como começamos - PROGRAMAS - FAPDF 1)Difusão Científica 2) Pesquisa Demanda Espontânea 3) Capacitação - Bolsas 4) Tecnologia e Inovação 5) Áreas Estratégicas 6) Convênios Nacionais 7) Convênios Internacionais

FAPDF em 2015 Difusão Científica Edital - Apoio à Participação em Eventos Científicos, Tecnológicos e de Inovação Valor do Edital: R$ ,00 – 72% para o exterior (500) Edital - Promoção de Eventos Científicos, Tecnológicos e de Inovação Valor do Edital: R$ ,00 - julho/15 a fevereiro/16 Edital - Prêmio Brasília de Ciência, Tecnologia e Inovação - Estudante Destaque Valor do edital: R$ ,00 Pesquisa em todas as áreas do conhecimento Edital - Demanda Espontânea Valor do Edital: aproximadamente R$ ,00 10 Editais com Recursos Exclusivos

FAPDF em 2015 Programa de Bolsas Edital - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC Valor do Edital: R$ ,00 – 500 cotas Edital - Programa Institucional de Bolsas de Mestrado Valor do Edital: R$ , cotas Edital - Programa Institucional de Bolsas de Doutorado Valor do Edital: R$ ,00 – 100 cotas Edital - Programa de Bolsas de Pesquisador Visitante Especial - PVE Valor do edital: R$ ,00 – 33 cotas

FAPDF em 2015 Tecnologia e Inovação Edital - Apoio à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Empresas Emergentes de Base Tecnológica- STARTUPs – BRASÍLIA Valor do Edital: R$ ,00 Áreas Estratégicas Edital - Pesquisa em Educação Profissional e Tecnológica para Docentes das Escolas Públicas de Educação Profissional e Tecnológica Valor do edital: R$ ,00

Convênios Nacionais – CNPq, FINEP Internacionais – Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia e União Europeia

Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação Programa Primeiros Projetos – PPP Programa de Núcleos Emergentes – PRONEM Programa de Núcleos de Excelência – PRONEX Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia – INCTs Programa de Pesquisa para o SUS – PPSUS Programa de Capacitação em Taxonomia (Protax)

Convênios Internacionais Reino Unido Researcher Connect Researcher Links Medical Research Council – MRC Economic and Social Research Council – ESRC Biological & Biotechnology Science Research Council – BBSRC

Convênios Internacionais  França Instituto Francês - INRIA –Institut National de Recherche en Informatique et Automatique e o CNRS – Centre National de la Recherche Scientifique.  Rússia - RFBR – Fundação Russa para Pesquisa Básica  Estados Unidos – CINEMA – Pesquisa sobre materiais para energia renovável e nanotecnologia  União Europeia – Horizon Programa de Investigação e Inovação da UE

DIFUSÃO CIENTÍFICA CAPACITAÇÃO TECNOLOGIA E INOVAÇÃO ÁREAS ESTRATÉGICAS PESQUISA DEMANDA ESPONTÂNEA CONVÊNIOS NACIONAIS CONVÊNIOS INTERNACIONAIS Participação em Eventos R$ ,62 Promoção de Eventos R$ ,00 Prêmio Brasília de Ciência, Tecnologia e Inovação – Estudante Destaque R$ ,00 Demanda Espontânea R$ ,14 Bolsas de Iniciação Científica R$ ,00 Bolsas de Mestrado R$ ,00 Bolsas de Doutorado R$ ,00 Bolsa Pesquisador Visitante R$ ,94 Programa Startups Brasília R$ ,00 Pesquisa em Educação Profissional e Tecnológica R$ ,52 Programa de Núcleos de Excelência (Pronex) R$ ,34 Programa de Capacitação em Taxonomia (Protax) R$ ,39 Programa de Núcleos Emergentes (Pronem) R$ ,50 Programa de Apoio a Primeiro Projetos (PPP) R$ ,86 Programa de Pesquisa para SUS (PPSUS) R$ ,75 Researcher Connect R$ ,00 Researcher Links R$ ,00 Doenças Negligenciadas R$ ,00 Vivendo em Cidades Saudáveis R$ ,00 PRINCIPAIS EDITAIS LANÇADOS EM Editais com recursos exclusivos da FAPDF +R$15 milhões Para saldar compromissos anteriores a Pesquisadores beneficiados diretamente + 40 Instituições do DF apoiadas 41 Eventos científicos promovidos no DF 516 Estudantes e pesquisadores beneficiados com o Edital de apoio à participação em eventos + Pesquisa + Desenvolvimento Inovação

Já lançados 1)Participação em eventos 2)Promoção de eventos 3)Demanda Espontânea 4)Áreas Estratégicas – Aedes aegypti Próximos lançamentos 1) PRONEX; 2) PRONEM 3) PPSUS 4) PPP 5) Bolsas PosDoc e outras modalidades 6) Áreas Estratégicas: Startup, Segurança Pública, Água 7) Difusão Científica e outros FAPDF em 2016

Ivone Rezende Diniz Diretora Presidente Telefone: / Regina Buani Diretora Vice Presidente Telefone: /