O Modelo para a Malha Ferroviária Nacional: Investimentos, Oportunidades e Troca de Experiências O Modelo para a Malha Ferroviária Nacional: Investimentos,

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O Modelo para a Malha Ferroviária Nacional: Investimentos, Oportunidades e Troca de Experiências O Modelo para a Malha Ferroviária Nacional: Investimentos, Oportunidades e Troca de Experiências Brasil nos trilhos, setembro/2012 Apresentação do Secretário do PAC Máurício Muniz

Imperativos para o desenvolvimento acelerado e sustentável: Ampla e moderna rede de infraestrutura Logística eficiente Modicidade tarifária PAC – dotar o País de um sistema de transporte adequado - esforços do Governo (OGU, estatais, financiamento) e da iniciativa privada Plano de Investimentos em Logística Restabelecer a capacidade de planejamento integrado Integração multimodal Articulação com as cadeias produtivas Criação da Empresa de Planejamento e Logística - EPL

PAC – diretrizes e resultados 1. Expansão da malha ferroviária Construção de ferrovias de bitola larga Desenvolvimento de moderno sistema ferroviário integrado e de alta capacidade Ligação de áreas de produção agrícola e mineral aos portos, indústrias e mercado consumidor Execução de obras públicas e parcerias com a iniciativa privada Ferrovia Norte-Sul Ferrovia de Integração Oeste-Leste Ferrovia Transnordestina Extensão da Ferronorte PAC 2 - R$ 44,7 bilhões até 2014 Conclusão de 752 km de obras e km de obras em andamento

PAC – diretrizes e resultados 2. Estudos e projetos para integração multimodal Garantir carteira de projetos para ampliação e melhor utilização da malha ferroviária, integrada aos demais modais de transporte Desenvolvimento de estudos para ampliação da malha ferroviária Conexão da Ferrovia Transnordestina com a Ferrovia Norte-Sul Ferrovia Norte-Sul Prolongamento – Barcarena/PA – Açailândia/MA Prolongamento – Estrela D’Oeste/SP – Porto de Rio Grande/RS Ferrovia do Pantanal – Panorama/SP – Porto Murtinho/MS Corredor Ferroviário do Paraná – Dourados/MS – Paranaguá/PR Corredor Bioceânico Ferroanel – Tramos Norte e Sul

Plano de Investimentos em Logística Nova etapa complementa o PAC, ampliando a escala dos investimentos públicos e privados em infraestrutura: Reestruturar o modelo de investimento e exploração das ferrovias Expandir e aumentar a capacidade da malha ferroviária Bilhões 10 mil km 56 bilhões Investimento em 25 anos 35 bilhões Investimento em 5 anos 91

Plano de Investimentos em Logística Objetivos Resgate das Ferrovias como alternativa de logística Quebra do monopólio na oferta de serviços ferroviários Redução das tarifas Modelo de PPP Governo contrata a construção, a manutenção e a operação da ferrovia VALEC compra a capacidade integral de transporte da ferrovia VALEC faz oferta pública da capacidade, assegurando o direito de passagem dos trens em todas as malhas, buscando modicidade tarifária

 Papel da VALEC: comprar a integralidade da disponiblidade da ferrovia e ofertar esta disponibilidade para os interessados  Assegura livre acesso  Viabiliza financeiramente a expansão da oferta sempre que a demanda atingir níveis próximos da capacidade da ferrovia  Política de preços promove a utilização do modal ferroviário  Compradores de disponibilidade:  Concessionários de transporte ferroviário  Clientes que quiserem organizar serviços dedicados  Operadores de transporte ferroviário Plano de Investimentos em Logística - Novo Modelo

Aumenta a disputa pelo negócio ao retirar o risco de demanda do concessionário de infraestrutura Repassa para os usuários os ganhos tarifários da plena utilização da capacidade Garante a competitividade no mercado ao permitir livre acesso à prestação dos serviços Cria convergência de interesses entre concessionário de infraestrutura e prestador de serviços tanto no que se refere à disponibilidade da infraestrutura quanto à performance do trem Plano de Investimentos em Logística - Novo Modelo Benefícios

Porto de Itaqui Porto do Pecém Porto de Suape Porto de Salvador Porto de Vitória Porto do Rio de Janeiro Porto de Itaguaí Porto de Santos Porto de Paranaguá Porto de Rio Grande Porto de Manaus Porto de Santarém Porto de Porto Velho Porto de Marabá Lucas R. Verde Uruaçu Porto de Ilhéus Belo Horizonte Maracaju Panorama Estrela D’Oeste Açaílândia Porto de Vila do Conde Mafra Ferrovias Ferroanel SP – Tramo norte Ferroanel SP – Tramo Sul Acesso ao Porto de Santos Lucas do Rio Verde - Uruaçu Uruaçu – Corinto - Campos Rio de Janeiro - Campos - Vitória Belo Horizonte – Salvador Salvador - Recife Estrela d’Oeste – Panorama - Maracaju Maracaju – Mafra São Paulo – Mafra - Rio Grande Açailândia – Vila do Conde Trechos em Estudos/Avaliação PAC em execução Malha atual Corinto

FRONTEIRA AGRÍCOLA CENTROS UL FRONTEI RA MINERAL FERROVIA - Trechos Explorados Bitola larga Bitola estreita Vila do Conde Itaquí Santarém Suape Vitória Santos Paranaguá Rio Grande Itajaí Ilhéus S F do Sul Rio Itaguaí Aratu Pecém/Fortaleza Manaus Porto Velho Marabá

FRONTEIRA AGRÍCOLA CENTROS UL FRONTEI RA MINERAL FERROVIAS - Obras do PAC Concluído Em construção Vila do Conde Itaquí Santarém Suape Vitória Santos Paranaguá Rio Grande Itajaí Ilhéus S F do Sul Rio Itaguaí Aratu Pecém/Fortaleza Manaus Porto Velho Marabá

FRONTEIRA AGRÍCOLA CENTROS UL FRONTEI RA MINERAL Vila do Conde Itaquí Santarém Suape Vitória Santos Paranaguá Rio Grande Itajaí Ilhéus S F do Sul Rio Itaguaí Salvador/Aratu Pecém/Fortaleza Manaus Porto Velho Marabá Campos Belo Horizonte Corinto São Paulo Maracajú Panorama Estrela d Oeste Lucas do R Verde Campinorte Mafra Açailândia FERROVIA – NOVOS TRECHOS FERROVIÁRIOS Bitola larga

FRONTEIRA AGRÍCOLA CENTROS UL FRONTEI RA MINERAL Vila do Conde Itaquí Santarém Suape Vitória Santos Paranaguá Rio Grande Itajaí Ilhéus S F do Sul Rio Itaguaí Aratu Pecém/Fortaleza Manaus Porto Velho Marabá FERROVIA – Estudos Bitola larga

FIM Brasil nos trilhos, setembro/2012 Apresentação do Secretário do PAC Máurício Muniz