Fórum Nacional do CONFAP Apoio a C, T & I no Brasil em parceria com os Estados Resultados e Perspectivas Brasilia, 10 de março de 2016.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução Em nosso trabalho, apresentamos a história do CPF, suas características, buscando destacar de forma simples e objetiva como este documento tornou-se.
Advertisements

PMAE – Linha de apoio à Modernização da Administração das Receitas e da Gestão Fiscal, Financeira e Patrimonial das Administrações Estaduais Outubro de.
Especialização da Justiça nos Estados Brasileiros
PROPOSTA DE ORGANOGRAMA DO COMITÊ DIRETOR DO FÓRUM QPC
Direcionadores Estratégicos
Por uma Agenda Conjunta com os Estados Glauco Arbix
Agência Operacional Descentralizada do Programa TECNOVA no Paraná TECNOVA PARANÁ.
1 As atribuições da Superintendência de Fiscalização do Abastecimento estão definidas no art. 32 do Regimento Interno da ANP.
gefin GT 06 – Contabilidade Coordenação: Adriano de Souza Pereira (SC)
Brasília, 29 de janeiro de 2013 Cooperação entre Governo e Setor Privado para conformação de ambiente favorável às Micro e Pequenas Empresas brasileiras.
Portos Terminais de Uso Privado 2º Anúncio Público Secretaria de Portos.
Forum Nacional CONSECTI / CONFAP Parcerias para o Desenvolvimento da Ciência e da Inovação no País Fernando de Nielander Ribeiro 04/12/2014.
Mapa de Prevenção – Almoxarifado PORCENTAGEM  Estado Total Fechados Em Digitação Não Infor. % Mapas Preenchidos % Mapas à Preencher AC 1 50%
REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
Reunião Cenários para planejamento 17 e 18 de junho - Itaipava Bruno Amado Rodrigues Filho Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade Reunião de.
SENAES Secretaria Nacional de Economia Solidária.
DIVER – DIRETORIA DE VERIFICAÇÃO
3º Encontro Nacional dos Coordenadores do Pibid Carmen Moreira de Castro Neves Brasília, 14 a 16 de maio de 2013.
SITUAÇÃO ATUAL DOS PROJETOS 30 de junho de 2010 PROFISCO – Linha de Crédito para a Modernização da Gestão Fiscal 8a Reunião da COGEF.
Repositórios institucionais: uma experiência de implantação nacional Bianca Amaro (IBICT) Seminário Internacional Acesso Livre ao Conhecimento - Fiocruz.
AO CONTRÁRIO DE PAÍSES COMO JAPÃO, CORÉIA, CHINA E EUA, O BRASIL CONCENTRA SEUS PESQUISADORES NA ACADEMIA ALOCAÇÃO DOS PESQUISADORES POR SETOR (2009 E.
REGISTRO DE IDENTIDADE CIVIL
MISSÃO Fomentar a Ciência, Tecnologia e Inovação e atuar na formulação de suas políticas, contribuindo para o avanço das fronteiras do conhecimento, o.
AS REGIÕES BRASILEIRAS
IMPACTO DO PISO NOS ESTADOS E MUNICÍPIOS SESSÃO ESPECIAL NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DA CAMARA DOS DEPUTADOS BRASÍLIA MILTON CANUTO DE ALMEIDA.
ANÁLISE COMPARATIVA SALARIAL PROFESSORES DAS REDES ESTADUAIS NO BRASIL.
C OMISSÃO DE C IÊNCIA, T ECNOLOGIA, I NOVAÇÃO, C OMUNICAÇÃO E I NFORMÁTICA A UDIÊNCIA P ÚBLICA QUALIDADE DE SERVIÇO DE TELEFONIA MÓVEL 15 de julho de 2015.
Venture Capital e Private Equity O Que é ? Modalidade de investimento que envolve participação, através da aquisição de ações ou de outros ativos, em.
15/04/2009 Workshop de boas práticas de gestão do MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para MPEs.
Incentivos para sustentabilidade: programas Finep Felipe Arias Fogliano de Souza Cunha (Área de Tecnologia para o Desenvolvimento Social)
Área de Inclusão Social - BNDES PMAE – Linha de Apoio à Modernização da Administração das Receitas e da Gestão Fiscal, Financeira e Patrimonial das Administrações.
Brasília, 22 de junho de 2015 Audiência Pública: Marco legal para o desenvolvimento de um Sistema Nacional de Conhecimento e Inovação (SNCI) no Brasil:
IDEALIZADO PARA CUIDAR.
Estilo de Vida e Hábitos de Lazer dos Trabalhadores das Indústrias Brasileiras.
Itumbiara, 20 de junho de 2013 Estrutura e atribuições do CBH Paranaíba.
BVS Brasil, perspectivas do Ministério da Saúde São Paulo, 8 de outubro de 2009.
IMPACTOS DOS CORTES ORÇAMENTÁRIOS SOBRE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO CCT - Senado Federal Emília Curi Secretária Executiva do MCTI Luiz Alberto Horta Barbosa.
Movimento Sindical Brasileiro na construção da Agenda do Trabalho Decente Gleides Sodré – secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Relatório 2015 Sior – Sistema Integrado de Ouvidorias na RBMLQ-I TipoTotalConcluídosSem Resposta Denúncias mais demandadas Denúncia Informação
Edital SENAI SESI de Inovação O SENAI – Departamento Nacional (SENAI-DN) e o SESI – Departamento Nacional (SESI- DN) disponibilizarão até R$ 23,6.
I ENCONTRO UASF NA REGIÃO NORTE. AÇÕES DESENVOLVIDAS  Informação sobre as linhas de crédito disponíveis.  Elaboração de Projetos de Viabilidade Técnico,
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Brasília - DF Outubro de 2009 COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E MINORIAS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS.
Seminário “Reformulação do Ensino Médio” Jornada Escolar Ampliada e Condições Gerais de Oferta do Ensino Médio Auditoria Coordenada sobre o Ensino Médio.
Aos três anos de vigência da Lei de Acesso à Informação, no dia 16 de maio de 2015, a Controladoria Geral da União (CGU) lançou, em Brasília, o índice.
Reunião do Comitê Consultivo BVS ECO II Reunião de Coordenação da Rede ePORTUGUÊSe Evolução da Biblioteca Virtual em Saúde no Brasil Maputo, 18 de novembro.
DIAGNÓSTICO DO PERFIL DOS RECURSOS HUMANOS, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DOS ÓRGÃOS DE CONTROLE INTERNO INTEGRANTES DO CONACI ANO BASE 2016.
ESPECIALISTAS EM PEQUENOS NEGÓCIOS. MICRO E PEQUENAS NA ECONOMIA BRASILEIRA Mais de 95% do total de empresas no País.
Resumo Criado em 2006, o CONFAP é uma organização sem fins lucrativos cujo principal objetivo é articular e defender os interesses e as ações das Fundações.
Desdobramento do Plano Brasil Maior – PBM na Política de Arranjos Produtivos Locais Rede APL Mineral 16 de agosto de 2011.
Caminhos da Inovação “ A CIÊNCIA NO FUTURO DA SAÚDE E DOS ESPORTES” “O papel da Educação de Base no Desenvolvimento da Saúde e dos Esportes: Desafios para.
Atuação do Bandes 17 de julho de 2012 RICARDO TEIXEIRA MENDES Coordenador Núcleo de Microcrédito e Parcerias.
Patricia Santin Brasília, 11 de outubro de Fundação Telefônica | Vivo A Fundação Telefônica | Vivo QUEM SOMOS:  Presença em 14 países  13 anos.
Inscrições Enem Inscrições confirmadas Perfil dos participantes Enem 2015 GRUPO TOTAL Não está cursando o ensino médio Já concluiu o ensino.
Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional - CAINDR CÂMARA DOS DEPUTADOS Brasília, 5 de maio de 2009.
Visão do e-Saúde para os próximos 5 anos Pesquisa em Saúde e Gestão do Conhecimento para o SUS Fabiana Costa Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria.
Balanço dos Fundos Regionais em 2014 e Perspectivas de Investimentos Brasília, 26 de março de 2015 Gilberto Occhi Ministro de Estado da Integração Nacional.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
Universidade Federal do Pampa Engenharia de Alimentos Introdução a Engenharia de Alimentos Profa. Valéria Terra Crexi.
Biodiversidade Terceira conferência Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação Dra. Marlúcia B. Martins Museu Paraense E. Goeldi Manaus – Julho 2005.
ITCF Pesquisa nas Secretarias de Fazenda. Estados que publicam o ITCF.
As Participações Governamentais no Estado do Rio de Janeiro Câmara dos Deputados Comissão de Minas e Energia Dezembro, 2010.
CONASEMS Percentuais dos Limites Financeiros de Média e Alta Complexidade nas Capitais, sob Gestão Municipal e Estadual nas regiões do Brasil Dezembro/2013.
31ª Reunião da COGEF  Situação do PROFISCO  Preparação do PROFISCO II  Rede de Descentralização e Gestão Fiscal Subnacional  Modelo de Maturidade e.
O desenvolvimento regional Desenvolvimento x região: momento adequado para ampliar a discussão 2008 : 20 anos da Constituição Brasileira de 1988( a Constituição-cidadã)
Serviço Brasileiro de Apoio às Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Micro e Pequenas Empresas 3ª CONFERÊNCIA REGIONAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA.
Brasília, 16 de novembro de Secretário Regional: Edgar Augusto Lanzer.
O Banco da Amazônia e as oportunidades para investimentos na Região SUDAM ITINERANTE.
Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional - CAINDR CÂMARA DOS DEPUTADOS Brasília, 14 de abril de 2010.
Benefícios por Incapacidade objeto da MP 739/2016 Espécie do Benefício por Incapacidade Total de Benefícios mantidos há mais de 2 anos* Benefícios mantidos.
PROGRAMA GÁS LEGAL. IMPACTOS NO MERCADO.
Transcrição da apresentação:

Fórum Nacional do CONFAP Apoio a C, T & I no Brasil em parceria com os Estados Resultados e Perspectivas Brasilia, 10 de março de 2016

A Finep A Finep é uma empresa pública vinculada ao MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação) criada em 24 de julho de 1967. Visão Transformar o Brasil por meio da Inovação. Missão Promover o desenvolvimento econômico e social do Brasil por meio do fomento público à Ciência, Tecnologia e Inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas.

Fundos de Investimento Finep – Financiamento ao Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Inovação O apoio da FINEP abrange todo o ciclo de C,T&I, da pesquisa básica até o desenvolvimento de produtos, serviços e processos nas empresas. Não reembolsável Fundos de Investimento Subvenção Econômica Crédito Pesquisa Científica e Tecnológica & Infra-estrutura Pré-Incubação Incubação e Start -Ups Empresa Nascente Expansão e Consolidação de Empresas Parceria com FAPs, Estruturante Parceria com FAPs, Inovar, Tecnova e Inovacred Ambiente de pesquisa Ambiente de negócios

FNDCT 2016 Situação atual

INOVACRED – Operação Descentralizadas com Agentes Financeiros Objetivo: Apoiar o desenvolvimento de novos produtos, processos, serviços, bem como o aprimoramento dos já existentes, apoiar a inovação em marketing ou a inovação organizacional, visando fortalecer a competitividade das empresas no âmbito local, regional ou nacional. Ampliar a base de empresas que inovam e o acesso ao financiamento público, com foco em micro, pequenas e médias empresas. Meta: 753 projetos / R$ 876,4 MM 1

INOVACRED – Abrangência do Programa Estados Credenciados Estados Não Credenciados O programa já possui cobertura em 22 estados do território nacional por meio de agentes estaduais e dois agentes regionais ( BASA e BRDE); Os estados do AC, AM, AP, MA, MT, PA, RO, RR e TO são sendo cobertos via Banco da Amazônia S. A. (BASA); Os únicos estados não cobertos são Ceará (CE), Paraíba (PB), Piauí (PI) e Sergipe (SE), mais o Distrito Federal (DF) – total de 5 (cinco) entes federativos. 3

Aprovação dos Projetos (Nov/2015) - Nível de aprovação de 30% dos projetos recebidos. 6

Estratificação da Carteira de Projetos (até Nov/2015) Projetos por Região Projetos por Setor CNAE As regiões Sul e Sudeste totalizam aproximadamente 93% dos projetos contratados. A fraca atuação do agente BASA – Banco da Amazônia tornou inexpressiva a participação da região Norte. O setor de TIC representa aproximadamente 45% dos projetos contratados. 7

TECNOVA Antecedentes: Estruturado a partir da experiência com o programa PAPPE. Foco: criar condições financeiras favoráveis e apoiar a inovação, através de recursos de subvenção econômica descentralizados, para o crescimento rápido de um conjunto significativo de empresas de micro e pequeno porte, em parceria com as Fundações Estaduais de Amparo a Pequisa. Faturamento: até R$ 3,6 milhões. Objetivo: apoiar projetos de inovação tecnológica nas empresas de micro e pequeno porte, por meio de parceiros estaduais (FAPs). Recursos : R$ 190 milhões de subvenção e R$ 19 milhões para Infraestrutura dos parceiros. R$ 50 milhões para capacitação (recursos Sebrae). Total Contratado (julho/2015): 492 empresas. R$ 184 milhões.

TECNOVA – Abrangência do Programa O programa possui cobertura em 19 estados do território nacional. Todos os estados que atendem ao programa lançaram o edital e finalizaram a contratação dos projetos. DF e RN foram descredenciados. 1

Tecnova - Situação das Parcerias Estabelecidas UF Proponente Status ES FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESPÍRITO SANTO Edital Encerrado MG FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE MINAS GERAIS RJ FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS FILHO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PR SECRETARIA DE ESTADO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR DO PARANÁ RS FUNDAÇÃO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SC FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E INOVAÇÃO DO ESTADO DE SANTA CATARINA AL FUNDAÇÃO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DE ALAGOAS BA FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DA BAHIA CE FUNDAÇÃO DE APOIO A SERVIÇOS TÉCNICOS, ENSINO E FOMENTO A PESQUISAS MA FUNDAÇÃO DE AMPARO A PESQUISA E AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DO MARANHÃO PB FUNDAÇÃO DE APOIO À PESQUISA DO ESTADO DA PARAÍBA PE FUNDAÇÃO DE AMPARO À CIÊNCIA E TECNOLOGIA RN FUNDAÇÃO DE APOIO À PESQUISA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE Descredenciado SE FUNDAÇÃO DE APOIO À PESQUISA E À INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DO ESTADO DE SERGIPE AM FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO AMAZONAS PA FUNDAÇÃO AMAZÔNIA PARAENSE DE AMPARO A PESQUISA TO INSTITUTO EUVALDO LODI - NÚCLEO REGIONAL DO TOCANTINS DF FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA GO FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE GOIÁS MS FUNDAÇÃO DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MS MT FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE MATO GROSSO Nota: 19 estados já finalizaram a contratação das empresas. (100%) 2

Meta x Contratação Até o momento, o % de contratação em relação a meta total (876 empresas) foi de aproximadamente 65% (572 empresas); O total de projetos recebidos (1.859) representa 212% da meta a ser contratada, indicando o sucesso do programa. 4

ORÇAMENTO FNDCT EXECUTADO DE ACORDO COM LIMITE DISPONÍVEL EM R$ milhões

2016 - Ações em Andamento Foco: Parcerias com os Estados (Carta de Salvador) Em andamento Complementação de obras (100 Milhões) CT-Infra Equipamentos (400 Milhões) Viver sem limites (100 Milhões) Novos Editais Combate ao vírus Zika Centros Nacionais Multiusuários Institutos do MCTI e da CNEN Multiusuários da Amazônia Legal Apoios Institucionais

2016 – Novas Ações Previstas Novos Editais Combate ao vírus Zika (40 Milhões – 2 anos) Centros Nacionais Multiusuários (200 Milhões – 5 anos) Institutos do MCTI e da CNEN (200 Milhões – 5 anos) Multiusuários da Amazônia Legal (40 Milhões – 2 anos) Apoios Institucionais (40 Milhões – 2 anos) Segundo Semestre CT-Infra Complementação (100 Milhões – 3 anos) Manutenção de Equipamentos (100 Milhões – 2 anos) Estruturante - Abruem (100 Milhões – 2 anos)

Proposta de Novas Parcerias com os Estados Ampliação das parcerias com governos estaduais, especialmente para expansão do Programa TECNOVA, com lançamento de nova etapa prevista para 2017; Expansão do Programa INOVACRED para apoio à inovação nas micro e pequenas empresas; Renovação da ação Projetos Estruturantes de apoio à pesquisa e inovação em parceria com os Governos Estaduais.

Obrigado Ricardo Gattass Diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico rgattass@finep.gov.br SAC: 21 2555-0555 | sac@finep.gov.br Ouvidoria: 21 2557-2414 | ouvidoria@finep.gov.br