TIC e a Formação de Recursos Humanos Bacharelado em Informática Biomédica Paulo Mazzoncini de Azevedo Marques FMRP – USP – Ribeirão Preto.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bem-vindos!.
Advertisements

QUEM É O FONOAUDIÓLOGO? FONOAUDIÓLOGO é o profissional, com graduação plena em Fonoaudiologia, que atua em pesquisa, prevenção, avaliação e terapia fonoaudiológicas.
Empresa Classe Mundial e Analista de Negócio
ENGENHEIRIA DE PRODUÇÃO
FACULDADE DOS GUARARAPES
Bacharelado em Sistemas de Informação
Trabalho em Equipe e Formação de Pessoal no Campo da Saúde
Curso de Engenharia de Computação
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
Elementos para o debate sobre a Universidade Nova Carlos Alexandre Netto Pró-reitor de Graduação da UFRGS (com a colaboração de colegas Pró-reitores)
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
O Curso de Bacharelado em
SÉCULO XX.
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Grupo de Trabalho Colaborativo para o Desenvolvimento do Sistema de Apoio à Decisão Médica Lepidus R2 André L. F. Furloni1, Marcelo Ponciano2, Pedro.
Sistema Seriado de Avaliação SSA
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Divulgação 2006/2007 Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação.
Os cursos de Sistemas de Informação têm a computação como atividade meio, isto é, utilizam a computação como recurso para a solução de problemas.
Curso Técnico em Meio Ambiente
Bacharelado em Sistemas de Informações
Ensino Médio Integrado em Informática Departamento de Ciências da Computação.
Engenheiro Projetista ?
45ª REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO ODONTOLÓGICO
Engenharia de Computação
FACULDADE DOS GUARARAPES
David Nadler Prata Junho/2012 Universidade Federal do Tocantins - UFT
Estatística ? O que é isso ?.
Apresentação do Curso de Ciência da Computação
Observatório - EPT NÚCLEO DE TECNOLOGIA. Função: Gerar soluções estratégicas através da aplicação e desenvolvimento de ferramentas de TI. A coordenação.
FACULDADE DE INFORMÁTICA FUNIJ. Curso de Bacharelado em Ciência da Computação Duração – 5(cinco) anos [ 4(quatro) anos ] Alunos ingressos – 2001/2, 2002/1,
Uni GEO Excelência no Ensino Superior Excelência no Ensino Superior Apresentação para Diretores de Cursos de Informática e Computação 04 de setembro de.
Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação (PPgSI)
Gestão da Qualidade e Produtividade
30Th Conferencia Latinoamericana de Informatica Carreras de Pre-Grado en Computación Perfiles Profesionales Daltro José Nunes (Brasil) Charla Plenaria.
conhecimentos em resultados
XI FORO DE FACULDADES DE AGRONOMIA PORTO ALEGRE, 26, 27 E 28/11/08 CURRÍCULO DE AGRONOMIA FUNDAMENTOS, REFORMULAÇÕES E AJUSTES À REALIDADE LOCAL CURRÍCULO.
Perfil e Deveres do Biomédico(a):
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
Aula Inaugural 2005 Perspectivas Profissionais na Informática Biomédica Como ser um líder em sua profissão.
Antecedentes da Educação LINHA DO TEMPO
Professora Patrícia Assunção dos Santos Barreto, Especialista em Gestão Empresarial (CEAP-2005), Licenciatura Plena em Pedagogia (UNIFAP-2005) e Bacharelado.
Programa e Plano de Ensino
U NIVERSIDADE DE S ÃO P AULO E SCOLA S UPERIOR DE A GRICULTURA “L UIZ DE Q UEIROZ ” Projeto Político Pedagógico do curso de Gestão Ambiental.
BSI – UFRPE uma nova proposta
Currículo Quais são as finalidades do curso?
 Introdução a gestão de projetos. Área de conhecimento de projeto. Contexto da Gestão de Projetos. Principais processos da gestão de projetos. Gestão.
Apresentação da Disciplina
Universidade Estadual de Campinas Utilização do Paradigma da WWW no Apoio à Cursos de Informática Médica.
PROJETO DE PESQUISA MAINFRAME – DISPOSITIVOS DE ALTO DESEMPENHO Prof. Me. Lázaro Aparecido da Silva Pinto Santo André 2010.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
Projeto IAG Comissão de Cultura e Extensão Pró Reitoria de Cultura e Extensão atua em todas as áreas, na complementação de ações de ensino.
Informática & Eletrônicos
Introdução ao Serviço Social
Disciplina: Administração e Finanças Prof. Ms Marcos A. Ribeiro
Departamento Engenharia Informática Departamento de Engenharia Informática Universidade de Coimbra Faculdade de Ciências e Tecnologia.
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Centro Universitário São Camilo II Encontro “Me formei e agora Grupo de Estudos em Saúde Pública GESP.
BI’s na UFSC REUNI na UFSC : 1) CAMPUS sede : cursos novos e ampliação dos cursos já existentes 2) Interiorização da UFSC: - Araranguá – Bacharelado.
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
Escola Secundária de Monserrate
O PROGRAMA Objetivo Desenvolver e capacitar estudantes de cursos profissionalizantes e de graduação para a realidade do mercado de trabalho, com o apoio.
O gargalo e as alternativas para o Ensino Médio Simon Schwartzman Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade
A estrutura acadêmica do Campus da Universidade de Brasília em Planaltina-DF e seu potencial para a promoção do trabalho interdisciplinar.
Painel: TIC e a Formação de Recursos Humanos 4/9 14h Experiências e Estratégias UNIFESP Prof. Livre-docente Ivan Torres Pisa Departamento de Informática.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
Telemedicina e Telessaúde Formação de profissionais na saúde Luiz Roberto de Oliveira Estratégias de uso das TDICs na formação de recursos humanos.
Centro Universitário São Camilo CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GERONTOLOGIA TURMA 2 A
Transcrição da apresentação:

TIC e a Formação de Recursos Humanos Bacharelado em Informática Biomédica Paulo Mazzoncini de Azevedo Marques FMRP – USP – Ribeirão Preto

Bacharelado em Informática Biomédica Informática Biomédica na FMRP e FFCLRP (USP):  Criado em 2003, pioneiro no país em formação na graduação de profissionais com aptidão interdisciplinar em Computação e Biociências. Ministrado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) e pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Os Departamentos da FMRP são responsáveis pelas disciplinas de conteúdo biológico e clínico-aplicado. O Complexo Acadêmico de Saúde da FMRP dispõe de serviços para a formação prática. O Departamento de Computação e Matemática da FFCLRP é responsável pelas disciplinas de conteúdo de ciências exatas.  40 vagas por ano, 4 anos de duração, período integral.

Bacharelado em Informática Biomédica Informática Biomédica na UFPR:  Criado em 2011, o curso de Informática Biomédica, do Departamento de Informática da UFPR, reúne e coloca à disposição do estudante um currículo que proporciona uma formação com ênfase nas áreas de Bioinformática, Processamento de Imagens Médicas e Sistemas de Informação em Saúde. As aulas são realizadas no campus do Centro Politécnico.  30 vagas por ano, 4 anos de duração, período integral (tarde e noite).

Bacharelado em Informática Biomédica FUVEST vagas 136 inscritos 3,4 candidatos por vaga 35 nota de corte 1ª fase Curso de Ciências Exatas Forte componente de Matemática e Computação 2009 – 4 estrelas Manual do Estudante da Abril 2010,2011,2012,2013 – 5 estrelas Manual do Estudante da Abril

Motivação Percepção de demanda profissional específica crescente com base na área de TI  Informática em Imagens Médicas (CAD, CBIR, PACS, Telerradiologia)  Bioinformática (Medicina Genômica)  Sistemas de Informação (interoperabilidade, desenvolvimento, certificação, gestão, telemedicina – DICOM, HL7, IHE...) Trazer para a graduação uma formação específica até então feita em nível de Pós-Graduação

Perfil do Egresso O egresso do curso de Informática Biomédica deverá apresentar as seguintes competências e habilidades gerais:  Identificar problemas, analisar, projetar e implementar soluções tecnologicamente viáveis na área de informática aplicada à saúde e biologia, de acordo com os padrões da ética profissional e as normas nacionais e internacionais.  Relacionar-se adequadamente com membros de equipes multiprofissionais, comunicando-se com clareza, de forma a estabelecer um dialogo entre as áreas biológicas e a área da informática e compreender os problemas apresentados por profissionais da área médica.

Perfil do Egresso O egresso do curso de Informática Biomédica deverá apresentar as seguintes competências e habilidades técnicas específicas:  Compreender conceitos e processos das Biociências e das Ciências da Computação para desenvolver aplicações de tecnologias de informação e ferramentas computacionais de análise e de apoio à decisão no âmbito dos sistemas e processos de biociências.  Diagnosticar problemas e necessidades dos profissionais da área da saúde para propor soluções computacionais que atendam aos problemas biomédicos que envolvam banco de dados, redes de computadores, projeto e análise de algoritmos, engenharia de software, inteligência artificial e processamento de sinais e imagens.

Perfil do Egresso O egresso do curso de Informática Biomédica deverá apresentar as seguintes competências e habilidades técnicas específicas:  Atuar junto à organização e aperfeiçoamento do sistema de saúde, por meio de recursos das tecnologias da informação e comunicação, nos diferentes níveis de atendimento.  Dominar diferentes linguagens e paradigmas de programação.  Planejar, organizar e gerenciar o desenvolvimento e implantação de sistemas de informação computacionais.

Resultados Parciais 2006 – 17 alunos formados (40) 2007 – 23 alunos formados (40) 2008 – 35 alunos formados (40) 2009 – 27 alunos formados (40) 2010 – 15 alunos formados (40) 2011 – 19 alunos formados (40) Total de Formados: 136 (240)

Resultados Parciais 62 informação sobre atividade profissional  50 trabalham com IBm  12 trabalham com TI fora da área 33 fazem/fizeram pós-graduação (IS, POSCOMP, Bioengenharia, Eng. Elétrica, Bioinformática, Clínica Médica, Genética, Med. Social, Neurociências, MBA, Gestão em Saúde...) 02 são professores universitários (computação e medicina) 06 são microempresários na área

Discussão Formação específica, porém versátil no que se refere ao mercado profissional em TI Diferencial Esperado (necessário): forte componente de formação em serviço Modelo de formação muito complexo (interdisciplinar e multiprofissional, abordando também aspectos éticos em saúde)  proTiCS/SBIS Programa de Profissionalização em Tecnologia da Informação e Comunicação em Saúde

Funções, Cargos e Perfis Funcionais  A experiência canadense foi revista à luz do cenário brasileiro, mas a estrutura do projeto original foi mantida, resultando em 2 grandes artefatos: Descrição das funções (perfis profissionais) Matriz de Carreiras

A Matriz de Carreiras do proTICS

Discussão Mercado de trabalho em IBm amplo mas ainda não consolidado:  Profissionalização da área? Regulamentação da profissão?  Certificação profissional? cpTiCS/SBIS Certificado Profissional em Tecnologia da Informação e Comunicação em Saúde Exemplo de sucesso – Física Médica CNEN, ABFM, RMS

Paulo Mazzoncini de Azevedo Marques Tel.: