Jogos Pedagógicos – Nível 3 Prof. Dr. Renato Sampaio Sadi DCEFS-UFSJ 2010.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
HISTÓRIA, REGRAS BÁSICAS E FUNDAMENTOS
Advertisements

HISTÓRIA, REGRAS BÁSICAS E FUNDAMENTOS
REGULAMENTO TÉCNICO - DF
Basquetebol Inês Brás.
Voleibol Inês Brás.
Histórico O basquetebol é uma modalidade esportiva coletiva, que foi idealizada nos Estados Unidos da América pelo canadense James Naismith no ano de 1891.
HISTÓRIA, REGRAS BÁSICAS E FUNDAMENTOS
REGRAS BÁSICAS IVONE DE ARAÚJO RIBEIRO MOREIRA
REGRAS BÁSICAS IVONE DE ARAÚJO RIBEIRO MOREIRA
3ª BIMESTRE FUTSAL 1º Trabalho = Prático Prova Parcial = Prática
ELEMENTOS TÉCNICOS DO HANDEBOL
O FUTSAL.
HANDEBOL Profª. Bia Colégio INEDI
Voleibol Professor:Leandro..
Handebol Prof.Leandro.
HANDEBOL PROFª. BIA COLÉGIO INEDI
HANDEBOL PROFª. BIA COLÉGIO INEDI
REGRAS BÁSICAS DO voleibol.
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
REVISÃO EDUCAÇÃO FÍSICA 7º ANO.
Prof. Dr. Renato Sampaio Sadi DCEFS-UFSJ 2013
FUNDAMENTOS DO FUTSAL Passe Drible Chute Condução
As suas origens e “nascimento”.
Basquete.
OS FUNDAMENTOS TÉCNICOS DO HANDEBOL
Caracterização do futsal
Regras Básicas do Voleibol
CONHECENDO O ESPORTE- HANDEBOL
REVISÃO EDUCAÇÃO FÍSICA 9º ANO.
PROFª. MARIA HELENA CARVALHO
SITUAÇÕES DE JOGO: 1 CONTRA 1 2 CONTRA 2 3 CONTRA 3
O dia a dia de João.
Prof. Msd. Ricardo Luiz Pace Júnior
SELEÇÃO - USP HANDEBOL Feminino
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Os Primeiros passos do movimento
Profª. Maria Helena Carvalho
BASQUETEBOL.
O esporte é Handebol? Fone:
FUNDAMENTOS BÁSICOS DO HANDEBOL
HABILIDADES MOTORAS NO HANDEBOL
Escola Marcelino Mesquita
ASPECTOS TÉCNICOS FUNDAMENTOS:
TEORIA E PRÁTICA DOS ESPORTES - BASQUETEBOL
VOLEIBOL.
Trabalho de Educação Física
Conteúdo de prova – 5ª etapa 4º ano Fundamental
Voleibol.
Basquetebol – Aula 5 1º Esporte coletivo de quadra. USA,
HANDEBOL (DARIDO, 2012; SANTINI;VOZER,2008; MELO, 1999)
SISTEMAS TÁTICOS DO VOLEIBOL
JOGADORES E SISTEMAS TÁTICOS
MINI - VOLEIBOL seqüência do trabalho.
Ensinando Voleibol CEAP 4º Semestre/ Educação Física
TEORIA E METODOLOGIA DO VOLEIBOL
Andebol TRABALHO REALIZADO POR: Disciplina de Educação Física
PROTOCOLO SAPO DE AVALIAÇÃO POSTURAL
Conexão Fanática Dell com Intel Inside FLUXO DO JOGO E LAYOUT.
BASQUETEBOL.
Clique aqui para começar
Trabalho Realizado por: Jorge Rodrigues Escola Básica Integrada da Boa Água.
AAHPERD Youth Fitness Test
BADMINTON. O BJECTIVO DO J OGO Enviar o volante por cima da rede, respeitando as regras de jogo, fazendo-o cair no campo adversário (acção ofensiva) e.
 Introdução  Técnicas de drible  Tipos de drible  Faltas  As principais faltas  Livres  Livre de 7 metros  Execução do livre de 7 metros  Livre.
1 1 Slide Programação Dinâmica Prof. Dr. Alexandre Pereira Salgado Junior.
CAPACIDADES COORDENATIVAS
AULA 1 PROF.: RICARDO PACE
Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências da Saúde
INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO FÍSICA
Jogos Pedagógicos – Nível 1
Transcrição da apresentação:

Jogos Pedagógicos – Nível 3 Prof. Dr. Renato Sampaio Sadi DCEFS-UFSJ 2010

Dez atividades – Nível 3 O nível 3 é composto por jogos mais complexos que visam fixar as habilidades desenvolvidas e incrementar a compreensão.

Atividade 1 Handebol – 5 x 5 jogadores Conteúdo (problema tático) = Encontrar jogadores livres para passar Objetivo Geral = Utilizar passes curtos e rápidos. Objetivo Específico = Receber a bola e deslocar Condição = Um(a) goleiro(a) Avaliação = Que tipo de ataque pode ser feito com 4 jogadores? Ou 5, se o(a) goleiro(a) participar?

Atividade 2 Queimada com pinos – 6 x 6 Conteúdo (problema tático) = Atacar e defender Objetivo Geral = Carimbar jogadores Objetivo Específico = Derrubar o pino Condição = Uma bola para cada objetivo; um jogador-alvo tem três vidas Avaliação = Desenhar o jogo com o posicionamento dos alunos

Atividade 3 Basquete – 4 x 4 jogadores em uma cesta Conteúdo (problema tático) = Arremessar na cesta de fora da área demarcada Objetivo Geral = Acertar a cesta, marcando pontos Objetivo Específico = Buscar o arremesso quando não houver marcação Condição = Um jogador alvo na defesa e um jogador alvo no ataque para cada equipe Avaliação = Quais são as vantagens de jogar com um jogador alvo? E as desvantagens? Foi possível arremessar sem marcação? Como isso ocorreu?

Atividade 4 Jogo Pega-pega com bola – 4 x 4 ou 6 x 6 jogadores Conteúdo (problema tático) = Passar em velocidade Objetivo Geral = Passar a bola e deslocar Objetivo Específico = Buscar a velocidade no passe Condição = Pegar quando encostar a bola no jogador adversário Avaliação = Qual é o melhor passe, longo ou curto? Por que? O que deve ser feito para buscar a velocidade no passe? Para onde devemos deslocar (jogar sem bola)?

Atividade 5 Basquete – Jogo 4 x 4, meia quadra e quadra inteira Conteúdo (problema tático) = Atacar na melhor oportunidade e defender tentando ganhar o rebote Objetivo Geral = Ampliar a visão de quadra Objetivo Específico = Posicionar-se no momento dos arremessos Condição = Correr com a bola e quicá-la no mínimo 3 vezes antes de tentar a cesta Avaliação = O que vocês fizeram para ganhar rebotes? O que deve ser feito quando a bola está no ar no momento do arremesso?

Atividade 6 Futebol misto – 6 x 6 Conteúdo (Problema tático) = ocupar espaços Objetivo Geral = conduzir a bola, chutar e defender Objetivo Específico = Dominar a bola em movimento Condição = Um goleiro (que somente pode defender com os pés) dois jogadores masculino (que somente podem fazer gols de cabeça) Avaliação = O que deve ser feito para dominar a bola em movimento? Como ter melhor pontaria no chute?

Atividade 7 Mini-Vôlei – 4 x 4 Conteúdo (problema tático): Posicionar-se, ao receber e passar para o(a) levantador(a) Objetivo Geral: Aprender a dinâmica dos três toques Objetivo Específico: entrosamento com o(a) levantador(a) Condição: Rede baixa, saque por baixo, perto da rede; um pingo, um jogador fixo (levantador) Avaliação: O(a) levantador(a) conseguiu ter êxito nas suas jogadas? Por que? O que precisa ser feito para o passe chegar nas mãos do(a) levantador(a)?

Atividade 8 Vôlei – 6 x 6 Conteúdo (problema tático) = Tocar a bola, atacar e bloquear Objetivo Geral = Jogar em equipe Objetivo Específico = Buscar o ataque e posicionar o bloqueio Condição = Após o saque, um pingo, primeiro jogador segura a bola, passa para o levantador; o levantador toca para um dos dois jogadores da frente atacar. Avaliação = Quem conseguiu atacar com êxito? Quem conseguiu bloquear com êxito? O que precisa ser feito para melhorar o jogo e torná-lo mais competitivo?

Atividade 9 Frisbee – 6 x 6 Conteúdo (problema tático) = Lançar e correr Objetivo Geral = Organizar a equipe antes do lançamento. Lançar com precisão Objetivo Específico = Organizar a equipe em posições ofensivas e defensivas Condição = 5 metros de distância dos jogadores adversários Avaliação = O que é preciso fazer para que o disco chegue nas mãos dos jogadores? Como deve ser o comportamento da defesa?

Atividade 10 Basquete – 3 x 3 e depois, 6 x 6 Conteúdo (problema tático) = Arremessar após 3 passes Objetivo Geral = organizar a equipe quanto às tentativas de arremesso; Objetivo Específico = marcar o maior número de pontos Condição = jogos de 3 minutos Avaliação = Quantas cestas vocês conseguiram fazer? O arremesso após 3 passes serve para que? O que deve ser feito antes de arremessar? E após o arremesso?