Capitães da Areia Jorge Amado ( ) Ano de Lançamento da Obra: 1937
Sobre Jorge Amado Segunda geração do literatura modernista brasileira Realismo socialista Deputado do Partido Comunista Brasileira Gabriela,Cravo e Canela; Dona Flor e Seus Dois Maridos Prêmio Camões (1994)
Contexto Histórico Exemplares de Capitães da Areia foram queimados em praça pública no ano de sua publicação,o que ilustra o clima político da obra. Início da ditadura getulista do Estado Novo Repressão
Contexto Político Analogia entre a aventura narrada e mensagem política Conscientização Política Questão dos menores de rua sob uma perspectiva social e não simplesmente policial
Personagens Pedro Bala Sem-Pernas Gato Pirulito Boa-vida Professor
Volta-Seca Padre José Pedro João de Adão João Grande Dora
Resumo da Obra Capitães da Areia faz referência aos meninos de rua que vivem em um armazém abandonado,em uma das praias de Salvador. Os personagens principais que compõem a narrativa possuem algumas particularidades. Dora,cujos pais haviam morrido em uma epidemia de malária,junta-se ao grupo.Inicialmente é vista com desconfiança mas aos poucos ganha a confiança de todos e o amor de Pedro Bala. Durando um episódio ocorrido os dois são presos. Dora é colocada em um orfanato,enquanto Pedro é torturado com o objetivo de revelar o esconderijo do grupo de garotos.
Pedro Bala foge do reformatório e liberta Dora,que sai doente do orfanato,e assim os dois passam a ultima noite da menina juntos. A morte de Dora coincide com o momento de passagem para a vida adulta dos principais membros do bando. Ao final, João Grande vira marinheiro,Volta-Seca se torna cangaceiro,Pirulito entra para a ordem religiosa e Sem-Pernas comete suicídio para não ser preso. Já Pedro Bala abandona o grupo,mas não a condição de líder,agora voltada para a vida operária.Dessa forma continua a obra inacabada do pai.
Análise do Livro Pedro Bala é quase que o típico herói romântico,porém se encaixa melhor na posição de anti-herói da nossa literatura. A figura de Dora também é uma marca muito forte do modelo romântico,tanto por sua concepção idealizada,quando pelo final triste da morte.
Os adultos participam da narrativa,divididos em dois grupos bem distintos: De um lado aqueles que rejeitam os meninos (as beatas,os policiais e todos aqueles ligados aos espaços repressivos do reformatório e do orfanato). Do outro,os cúmplices (o amigo capoeirista Querido-de-Deus, o padre João Pedro e Don’Aninha,a mãe-de-santo)
Apesar da ficção,o autor aborda à todo tempo a realidade baiana. Preconceito das elites para com os meninos Greves dos trabalhadores Ação repressora da força policial Sincretismo religioso (mistura de referências católicas com ritos afro-brasileiros)
Durante a leitura fica evidente que o autor distancia seus personagens principais da condição de “bandidos”,vendo-os mais como vítimas de uma sociedade injusta e aproximando-os da condição de marginalizados,na qual se identificam com as classes trabalhadoras. O resultado dessa aproximação é sugerido pela trajetória do líder Pedro Bala: que acaba por integrar-se à luta política. Menino órfão,acaba encontrando uma família na revolução socialista – ideal político do autor e explícito no livro.