Financiamento de uma educação de qualidade em uma federação em desequilíbrio José Marcelino de Rezende Pinto USP-Ribeirão Preto FINEDUCA Senado Federal.

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Política de Fundos: qual o próximo passo?
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Financiamento de uma educação de qualidade em uma federação em desequilíbrio José Marcelino de Rezende Pinto USP-Ribeirão Preto FINEDUCA Senado Federal

Um olhar sobre a garantia do direito à educação: Quem está fora escola?  4 e 5 anos (2009) PNAD

O desequilíbrio na arrecadação entre os entes federados Por outros lado..... Estados e Municípios arcam com 80% do financiamento da educação e a União com 20%

As desigualdades Regionais 2009 SIOPE e STN

Maior valor: DF = 439 Menor: Alagoas = 354 Obs: diferença de 40 ptos equivale a 1 ano escolar. PISA O desequilíbrio nas notas: nota é igual a qualidade?

+ pobre  + municipal Fonte: INEP O desequilíbrio na divisão de responsabili- dades

O FUNDEB e a redução da desigualdades: Transferências dos Estados para os Municípios FIM DO FUNDO?

BA* + CE, MA, PA, PI, PE, AL, AM, RN (valor mínimo= R$ 1.729/ano) Valor máximo: RR= (1,7 vezes o mínimo) O Fundeb e a redução das desigualdades Complemento: R$ 8 bilhões CAQi

Valor mínimo sem complemento da União: R$ 915/ano (Maranhão) (53% de 1.729) R$ /3 do Valor de Roraima CAQi O Fundeb e o papel complementar da União

A importância de implementar o CAQi (Custo Aluno-Qualidade inicial) Aprovado em maio de 2010 por unanimidade pela CEB/CNE através do parecer nº 8/2010 e até hoje não homologado pelo MEC. Fundamentos: Art. 211 da CF, § 1º: A União (...) exercerá, em matéria educacional, função redistributiva e supletiva, de forma a garantir equalização de oportunidades educacionais e padrão mínimo de qualidade do ensino mediante assistência técnica e financeira aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios. Art. 4, inc. IX da LDB: Padrão mínimo de qualidade de ensino: “variedade e quantidade mínimas, por aluno, de insumos indispensáveis ao desenvolvimento do processo de ensino- aprendizagem”

Os valores do CAQi Comparação CAQi, Fundeb (mínimo) e Fundeb (São Paulo) Fonte: Para o CAQi: Parecer CEB/CNE nº 8/2010. Para o Fundeb: Portaria Interministerial nº de 28/12/2011.

Complemento da União ao Fundeb para vibilizar o CAQi:  R$ 46,4 Bi (1,05% PIB) Efetivo:  R$ 9,4 Bi ( 0,21% do PIB) Ref.: 2012

Mas o CAQi é suficiente para se ter qualidade? Dá para dizer que o problema da rede pública não é de falta de $, mas de gestão?

Maior PISA: Coreia = 539 Menor PISA: Brasil: 412 Diferença: 127 pontos * 40 pontos (1 ano escolar) Será que dinheiro não faz diferença? Mesmo no PISA? Efeito socialismo? Gasto Coréia= 3 x Brasil (JP, CAN, SUE, DIN: x 4) Nota Gasto

Fonte: Alves e Pinto a partir da PNAD (2009) Quem quer ser professor?  baixos salários

As diferenças na remuneração docente nas UFs (2009) Até (10) a 1800 (9) Acima de 1800 (8) Salário mínimo do DIEESE (set/2009) = R$ Fonte: PNAD 2009 (*) Jornada >= 30h (Nível superior)

AP = 46,7% CE = 50,1% SE = 72,3% RJ = 57% SP = 53% RS = 41,3% DF = 79,6% Rede de ensino onde estudam os filhos do professores da escola pública-2009 Os professores desistiram da escola pública?

Quanto custa universalizar a educação básica com QUALIDADE?  construindo um PNE ‘PRA VALER” Anos iniciais. Refer.: parcial: 341/mês; integral: 473

Desafios PNE/Brasil: -Assegurar já o CAQi para se chegar ao CAQ -Pensando o pós-Fundeb (Rede pública única c/conselho gestor) -Ir MUITO além do Ideb em avaliação (Nota NSE) -10% do PIB para o ensino público. -Garantir que o dinheiro chegue à escola (visibilidade, controle social e estatal, gestão democrática) -Mudar a cara da profissão docente -Tratar desigualmente os desiguais (+$ para quem tem menos) -Alterar o limite de gastos/pessoal da LRF