REDUÇÃO DE PERDAS REAIS DE ÁGUA NO MUNICÍPIO DE ITAPIRA/SP ATRAVÉS DA PESQUISA E COMBATE DE VAZAMENTOS Autor: Denis Augusto Mathias Coautor: Daniel Manzi.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Advertisements

Uma visão da água e do esgoto para as cidades sustentáveis do futuro
Plano Municipal de Saneamento Básico
Sistema de Suporte à Decisão
SECRETARIA DE SANEAMENTO E ENERGIA 60ª Reunião Ordinária Consórcio Intermunicipal da Bacia do PCJ Itatiba, 27 de novembro de 2008 PROGRAMA ESTADUAL DE.
CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO Dados da Ouvidoria Geral do Município de Vinhedo Atendimento das manifestações recebidas (telefone, redes sociais, presencialmente,
Capacitação dos técnicos municipais para a elaboração dos PMS Plano Municipal de Saneamento Básico PMSB 2ª MOBILIZAÇÃO SOCIAL Fase de Priorização de Programas.
INADEQUAÇÕES NAS ESTRUTURAS HIDROSSANITÁRIAS VISTORIADAS - PREMEND
Sistemas de Abastecimento de Água:
I- Conceitos Básicos: Desenvolvimento Sustentável; Saneamento Básico;
REDUÇÃO DE PERDAS EM SISTEMAS DE SANEAMENTO
XVIII Exposição de Experiências Municipais em Saneamento Cadastro de Ligações e Pesquisa de Ligações Clandestinas CADASTRO DE LIGAÇÕES E PESQUISA DE LIGAÇÕES.
As Lições da Crise Hídrica na Região Metropolitana de São Paulo
XVIII Exposição de Experiências Municipais em Saneamento
O SAAE CRIADO PELA LEI 1.925/2005. OBJETIVO: OFERECER SERVIÇOS DE TRATAMENTO DE ÁGUA E ESGOTO. É UMA AUTARQUIA MUNICIPAL, COM PERSONALIDADE JURÍDICA.
A despoluição do rio Jundiaí
Silvia Mayumi Shinkai de Oliveira Diretora Presidente DAEP
Metas – Gestão Índice de Eficiência no Prazo de Atendimento – IEPA
BPB – BACIA DO PARAÍBA E LITORAL NORTE DEPARTAMENTO DE ÁGUAS E ENERGIA ELÉTRICA.
O GRUPO Portal Solution Network é um grupo de empresas baseadas em uma plataforma de negócios, voltados para atender as necessidades.
CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO Dados da Ouvidoria Geral do Município de Vinhedo Atendimento das manifestações recebidas (telefone, redes sociais, presencialmente,
CERH / CTORH Florianópolis, 24 de outubro de 2012 Enquadramento e metas progressivas.
Oficinas de Gestão de Recursos Hídricos: critérios para a cobrança pelo uso da água na bacia do Itajaí Construção do Plano de Recursos Hídricos da Bacia.
Seminário Internacional Sabesp
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS - FTC CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Disciplina: Instalações Hidráulicas e Sanitárias Docente: Eng.ª Kelly Galvão.
CONTROLE DE PERDAS REFLEXÃO SOBRE MELHORIAS. PROGRAMAÇÃO – 1ª Parte 1. Evolução dos Conceitos Básicos; 2. Atividades Setoriais e suas Inter-relações;
PROGRAMA MANANCIAIS Propostas Relativas ao Município de Guarulhos.
TUBULAÇÃO INDUSTRIAL 11. Acoplamentos roscados para tubos
ÁGUA ESGOTAMENTO SANITÁRIO
Diagnóstico do Sistema de Abastecimento de Água – SAA
Gerenciamento de Escopo
4ª Reunião Extraordinária do CBH Piancó-Piranhas-Açu Pombal - PB
PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO DE Iúna
AO62 - ESTUDO DE ALTERNATIVAS DE MATRIZ TARIFÁRIA PARA O MUNICÍPIO DE RIO RUFINO – SC.
NECESSIDADE DE INVESTIMENTOS EM EXPANSÃO E REPOSIÇÃO DE SISTEMAS DE ÁGUA E ESGOTO Brasília, 19 de agosto de 2015 Vitor Carvalho Queiroz Guilherme Abreu.
Catarina Martins Rosa Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária na Universidade Salvador (Unifacs) XIX Exposição de.
AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DE VAZÃO DAS INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE GUARULHOS Thiago Garcia da Silva Santim Luiz Eduardo Mendes Daniel.
RETROSPECTIVA DO M&A DA APS EM MATO GROSSO Cuiabá 2011.
Planejamento e Gestão: Implantação dos Planos Municipais de Saneamento Básico Luiz Antônio Castro dos Santos.
OTIMIZAÇÃO DA DOSAGEM DE COAGULANTE NAS ETAs DE VIÇOSA-MG Henrique Freitas Santana Chefe do Setor de Qualidade e Tratamento do SAAE Viçosa-MG.
Dra. Cali Laguna Achon Dr. João Sérgio Cordeiro XIX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento De 24 a 29 de maio de 2015 – Poços de Caldas - SP.
Uso Racional da Água. Companhia de Saneamento Ambiental de Atibaia - SAAE A SAAE foi criada em 1969, como autarquia, tendo a denominação de Serviço Autônomo.
REDUÇÃO DE VAZAMENTOS APÓS INSTALAÇÃO DE VRP’s NA CIDADE DE ITAPIRA – SP Autor: Lucas Pereira Gardinali Coautor: Daniel Manzi XIX Exposição de Experiências.
PROJETO PRODUTOR DE ÁGUA
Implantação de Sistema Integrado de Macromedição e Pitometria (SIMP)
ANÁLISE DAS DEFICIÊNCIAS NO ABASTECIMENTO PÚBLICO E NAS INSTALAÇÕES PREDIAIS DE ÁGUA FRIA Thiago Garcia da Silva Santim Luiz Eduardo Mendes Marcio Henrique.
Estudo de Caso: Economia na obra a partir da concepção do projeto Autores: Vinícius Almeida Caputo Dieyner Paganini de Souza Unidade: O-DSG Chefia imediata:
Cíntia - SAE Ituiutaba / MG anos; habitantes; ,046 km²; - 37,40 hab/km².
Ferramentas de Transferência de Informação Concessionária-Agência e Geração de Indicadores de Qualidade 1º ENARMIS – 12 e 13 de novembro de 2015 Florianópolis.
A IMPORTÂNCIA DA MOBILIZAÇÃO SOCIAL NO PLANO DE SANEAMENTO BÁSICO Janaína Silva de Mattos Filipe Franz Teske Dieter Wartchow 18/05/2016 XX Exposição de.
Tema 8: Educação Ambiental e Comunicação Social 46ª Assembleia Nacional da Assemae – Saneamento Básico: um direito de todos. XX Exposição de Experiências.
USO RACIONAL DA ÁGUA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE GUARULHOS-REÁGUA Claudio Medeiros Cristiane Costrov Silva Miras.
IMPORTÂNCIA DOS PLANOS DE SEGURANÇA DA ÁGUA PARA EVITAR RISCOS À POPULAÇÃO Roberta Vieira Nunes Pinheiro Paulo Sérgio Scalize Germán Sanz Lobón Ana Carolina.
O Movimento pela Redução de Perdas de Água na Distribuição é uma inciativa da Rede Brasileira do Pacto Global das Nações Unidas, alinhada aos Objetivos.
REDUÇÃO DE CUSTOS E AUMENTO DA EFICIÊNCIA COM A TRANSFORMAÇÃO DA COLETA DE RESÍDUOS FORMAL EM COLETA SELETIVA EXPERIÊNCIA DE ITAÚNA-MG.
SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO SEPARADOR ABSOLUTO
DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTOS Maio/2015.
ESTUDO DE REDUÇÃO DE PERDAS NO SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA DO MUNICÍPIO DE PEDERNEIRAS/SP ATRAVÉS DE FERRAMENTA DE MODELAGEM ESTUDO DE CASO Mariana.
M.:Ir.:C.:T.:M.:R.: MAIO DE 2016 Eng. Gustavo Lamon.
Roberta Pinheiro – UFG (GO) - Paulo Scalize. - UFG (GO) - Ana Carolina.
MECANISMO DE DESENVOLVIMENTO LIMPO EM SALVADOR: A IMPORTÂNCIA DOS CATADORES DE RESÍDUOS SÓLIDOS RECICLÁVEIS AUTORA: MARCELA DE ALMEIDA SOUZA MAGALHÃES.
Engº Marcos Rodolfo Schoene Diretor Presidente Seminário Estadual sobre Pagamento por S erviços A mbientais EXPERIÊNCIAS EM PSA PROGRAMA SOS NASCENTES.
Metodologia de definição dos consumidores atendidos com o tratamento de esgoto de Campinas/SP XX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento De.
USO DA REDUÇÃO DE PRESSÕES COMO POLÍTICA NA REDUÇÃO DO VOLUME DE VAZAMENTO.
Francisco Oliveira Francisco Oliveira. O QUE É A EMBASA Empresa Baiana de Águas e Saneamento S/A. Fundada em 11 de maio de 1971 uma lei estadual, de número.
twitter.com/funasa FUNASA Fundação Nacional de Saúde Superintendência Estadual de Goiás Ações
RESULTADOS DO PROGRAMA DE CONTROLE DE PERDAS NO SAMAE DE JARAGUÁ DO SUL Autor: Ricardo Rehnolt Meyer Co-autor: Juliano Trindade de Oliveira.
XX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento Autora: Samira Marchesini Raimundo Coautor: Lucas Pereira Gardinali Coautor: Denis Augusto Mathias.
Subcomissão Temporária de Resíduos Sólidos Senado Federal Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada Albino Rodrigues Alvarez Brasília, 19 de março.
Limeira Junho/2018.
Transcrição da apresentação:

REDUÇÃO DE PERDAS REAIS DE ÁGUA NO MUNICÍPIO DE ITAPIRA/SP ATRAVÉS DA PESQUISA E COMBATE DE VAZAMENTOS Autor: Denis Augusto Mathias Coautor: Daniel Manzi XIX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento

REDUÇÃO DE PERDAS REAIS DE ÁGUA NO MUNICÍPIO DE ITAPIRA/SP ATRAVÉS DA PESQUISA E COMBATE DE VAZAMENTOS INTRODUÇÃO O serviço de abastecimento de água e as perdas de água: problemas e soluções. Classificação das perdas de água: reais ou físicas, e aparentes ou não físicas. Conseqüências ambientais e de saúde pública. Ações de combate às perdas: pesquisa de vazamentos. Situação do saneamento em Itapira/SP: ações para a redução das perdas (VRP’s; Equipe de Perdas ). População Nº ligações de água Extensão rede de água Índice de perdas (IPD) hab Km36,27 % 2

OBJETIVOS Analisar e avaliar a redução de perdas de água em Itapira/SP, através das ações de pesquisa e combate a vazamentos por meio do SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Itapira. Apreciar e demonstrar a redução do volume de água perdido com o combate aos vazamentos e seu retorno financeiro. 3 REDUÇÃO DE PERDAS REAIS DE ÁGUA NO MUNICÍPIO DE ITAPIRA/SP ATRAVÉS DA PESQUISA E COMBATE DE VAZAMENTOS

METODOLOGIA Setores de abastecimento de água: ausência de macromedição 4 REDUÇÃO DE PERDAS REAIS DE ÁGUA NO MUNICÍPIO DE ITAPIRA/SP ATRAVÉS DA PESQUISA E COMBATE DE VAZAMENTOS

METODOLOGIA Subsetores de abastecimento de água: áreas de VRP’s (Woltmann e data logger) subsetores - 20 VRP’s - 1 VRP inoperante Km de redes 01: VRP Industrial Penha 02: VRP Mauro Simões 03: VRP Cônego Henrique M. Matos 04: VRP Heitor Soares 05: VRP Ari Wilson Cremasco 06: VRP José Arthur M. da Silva 07: VRP Della Rocha III 08: VRP Vereador David Moro 09: VRP Istor Luppi 10: VRP José Tonoli 11: VRP Brasília 12: VRP Henriqueta Soares 13: VRP Rodrigues Alves 14: VRP Francisco de Oliveira Job 15: VRP São Paulo 16: VRP Cubatão e Alemanha 17: VRP Getúlio Vargas 18: VRP Santa Terezinha 19: VRP Paoletti REDUÇÃO DE PERDAS REAIS DE ÁGUA NO MUNICÍPIO DE ITAPIRA/SP ATRAVÉS DA PESQUISA E COMBATE DE VAZAMENTOS

METODOLOGIA Planta de um sistema redutor de pressão (montagem hidromecânica) VRP, macromedidor à montante da válvula, e um filtro à montante do medidor de vazão 6 REDUÇÃO DE PERDAS REAIS DE ÁGUA NO MUNICÍPIO DE ITAPIRA/SP ATRAVÉS DA PESQUISA E COMBATE DE VAZAMENTOS

METODOLOGIA Levantamento de dados históricos de vazões: VMN, vazão média, vazão máxima e fator de pesquisa (anterior aos trabalhos de pesquisa de vazamentos – setembro/2013) Levantamento de ordens de serviço (vazamento em cavalete, calçada e rua): janeiro a junho de 2012 a 2014 Quantificação de ordens de serviço realmente ocorridas e executadas (inseridas dentro do Google Earth) Quantificação de vazamentos dentro dos subsetores (áreas de VRP’s) 7 REDUÇÃO DE PERDAS REAIS DE ÁGUA NO MUNICÍPIO DE ITAPIRA/SP ATRAVÉS DA PESQUISA E COMBATE DE VAZAMENTOS

METODOLOGIA Processo de Pesquisa de Vazamento Equipe de Perdas (chefe de setor, encanador e mecânico): final de 2013 Equipamentos: haste de escuta, haste de perfuração, geofone eletrônico e data loggers de vazão e pressão Pesquisa – Relatório de Pesquisa de Vazamentos 8 REDUÇÃO DE PERDAS REAIS DE ÁGUA NO MUNICÍPIO DE ITAPIRA/SP ATRAVÉS DA PESQUISA E COMBATE DE VAZAMENTOS

METODOLOGIA Priorização da pesquisa de vazamentos: quanto maior o Fator de Pesquisa, maior a prioridade Pesquisa de vazamentos realizada em três subsetores: Cônego Henrique M. Matos (03), Henriqueta Soares (12) e Santa Terezinha (18) A partir da coleta dos dados realizada, e após o efetivo início da pesquisa de vazamentos nos subsetores, e a compilação dos dados de vazamentos nos anos de 2012, 2013 e 2014 (totais ocorridos no município, e dentro das áreas de VRP’s), é possível apresentar os resultados e discutir a importância dos trabalhos de pesquisa de vazamentos dentro do SAAE de Itapira e demais companhias de saneamento. 9 REDUÇÃO DE PERDAS REAIS DE ÁGUA NO MUNICÍPIO DE ITAPIRA/SP ATRAVÉS DA PESQUISA E COMBATE DE VAZAMENTOS

METODOLOGIA VRP Cônego Henrique M. Matos (subsetor 03): 6,23 Km de redes Predominância de residência de classe média baixa 10 REDUÇÃO DE PERDAS REAIS DE ÁGUA NO MUNICÍPIO DE ITAPIRA/SP ATRAVÉS DA PESQUISA E COMBATE DE VAZAMENTOS

METODOLOGIA VRP Henriqueta Soares (subsetor 12): 10,20 Km de redes Predominância de residências de classe média e empresas (comércio) de pequeno porte 11 REDUÇÃO DE PERDAS REAIS DE ÁGUA NO MUNICÍPIO DE ITAPIRA/SP ATRAVÉS DA PESQUISA E COMBATE DE VAZAMENTOS

METODOLOGIA VRP Santa Terezinha (subsetor 18): 18,60 Km de redes Predominância de residências de classe média e empresas (comércio e serviços) de pequeno e médio porte 12 REDUÇÃO DE PERDAS REAIS DE ÁGUA NO MUNICÍPIO DE ITAPIRA/SP ATRAVÉS DA PESQUISA E COMBATE DE VAZAMENTOS

RESULTADOS E DISCUSSÃO Número de vazamentos ocorridos no primeiro semestre (2012/2013/2014) Aumento de 23% de 2013 para 2014 (vaz. totais): relação direta com os trabalhos de pesquisa de vazamentos. Identificação de mais vazamentos = menos volume de água perdida 13 REDUÇÃO DE PERDAS REAIS DE ÁGUA NO MUNICÍPIO DE ITAPIRA/SP ATRAVÉS DA PESQUISA E COMBATE DE VAZAMENTOS

RESULTADOS E DISCUSSÃO Fator de pesquisa (FP): abaixo de 30% (vazamentos economicamente detectáveis) Priorização de pesquisa de vazamentos nos subsetores (fator de pesquisa set/13) 14 REDUÇÃO DE PERDAS REAIS DE ÁGUA NO MUNICÍPIO DE ITAPIRA/SP ATRAVÉS DA PESQUISA E COMBATE DE VAZAMENTOS

RESULTADOS E DISCUSSÃO Devido a diversos fatores, a pesquisa não ocorreu de acordo com a priorização, sendo a mesma iniciada de forma aleatória, e sem critérios específicos A pesquisa ocorreu nos subsetores 03 (VRP Cônego Henrique M. Matos), 12 (VRP Henriqueta Soares) e 18 (VRP Santa Terezinha), e em mais alguns locais do município sem setorização, durante o primeiro semestre de 2014 Resumo (resultados da Equipe de Perdas): vazamentos detectados em cerca de 35 Km de redes pesquisadas Maioria dos vazamentos em ramais de ligação (calçada e rua) Causa: tubos e conexões de má qualidade e falta compactação do solo ocasionando um mau assentamento do tubo Tempo médio de 04 horas entre a localização e o reparo do vazamento 15 REDUÇÃO DE PERDAS REAIS DE ÁGUA NO MUNICÍPIO DE ITAPIRA/SP ATRAVÉS DA PESQUISA E COMBATE DE VAZAMENTOS

RESULTADOS E DISCUSSÃO Coleta de dados após a pesquisa de vazamentos nos três subsetores Com estes dados percebemos que o fator de pesquisa ficou abaixo dos 30%, atendendo à recomendação de Favero e Dib (1981) 16 REDUÇÃO DE PERDAS REAIS DE ÁGUA NO MUNICÍPIO DE ITAPIRA/SP ATRAVÉS DA PESQUISA E COMBATE DE VAZAMENTOS

RESULTADOS E DISCUSSÃO Valores médios de vazão de vazamentos por subsetor Vazão média por vazamento = 0,209 m³/h 17 REDUÇÃO DE PERDAS REAIS DE ÁGUA NO MUNICÍPIO DE ITAPIRA/SP ATRAVÉS DA PESQUISA E COMBATE DE VAZAMENTOS

RESULTADOS E DISCUSSÃO Volume de Água Recuperada nos Subsetores Mensalmente um volume de ,60 m³ (4,93 l/s) de água deixou de ser perdido! 4,93 l/s = 1,64% da produção média da ETA (300 l/s) 18 1º) Diferença entre as vazões 2º) Multiplicação por 24 horas e por 30 dias REDUÇÃO DE PERDAS REAIS DE ÁGUA NO MUNICÍPIO DE ITAPIRA/SP ATRAVÉS DA PESQUISA E COMBATE DE VAZAMENTOS

RESULTADOS E DISCUSSÃO Retorno Financeiro com o Volume de Água Recuperada ¹ Custo médio do tratamento de água considerando apenas produtos químicos e energia elétrica ² Custo médio do tratamento de água englobando insumos, pessoal, etc. 19 REDUÇÃO DE PERDAS REAIS DE ÁGUA NO MUNICÍPIO DE ITAPIRA/SP ATRAVÉS DA PESQUISA E COMBATE DE VAZAMENTOS

CONCLUSÃO  Redução de perdas reais satisfatória.  Aproximadamente m³/mês recuperados (volume de água) nos três subsetores.  Retorno financeiro de aproximadamente R$ ,00/mês ou R$ 3.300,00/mês (energia elétrica e produtos químicos).  Pesquisa de vazamentos: importante e eficaz para a redução e o combate às perdas de água.  Ganho ambiental e econômico para as companhias de saneamento e para a população.  Recomendação: constante pesquisa de vazamentos, atingindo os demais subsetores. 20 REDUÇÃO DE PERDAS REAIS DE ÁGUA NO MUNICÍPIO DE ITAPIRA/SP ATRAVÉS DA PESQUISA E COMBATE DE VAZAMENTOS

OBRIGADO PELA ATENÇÃO! Eng.º Denis Augusto Mathias Engenheiro Ambiental SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Itapira Tel.: (19)