A psicologia ou psicologias Gilmaro Nogueira. Ciência e senso comum  Psicologia do cotidiano – psicologia do senso comum  Senso comum – conhecimento.

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Transcrição da apresentação:

A psicologia ou psicologias Gilmaro Nogueira

Ciência e senso comum  Psicologia do cotidiano – psicologia do senso comum  Senso comum – conhecimento da realidade  Ciência - é uma atividade eminentemente reflexiva.  Ela procura compreender, elucidar e alterar esse cotidiano, a partir de seu estudo sistemático.

A ciência  Abstrai a realidade para compreendê-la.  Se refere ao real.  Sistematização

Senso comum  Como seria ter que descobrir todas as coisas no dia-a-dia?  Passa do hábito a tradição.  O senso comum produz suas próprias teorias.

Senso comum  Simplifica as teorias.  Produz visão de mundo.  Integrar de modo precário o conhecimento.

Formas de conhecimento  Ciência  Senso comum  Religião  Filosofia  Arte

Ciência  Conhecimento sobre a realidade  Linguagem rigorosa  Metodologia  Aspira objetividade

Psicologia  Não há distância com o objeto estudado, o homem.  Vários objetos  Ciência nova.

O homem  Natural  Abstrato  Datado e histórico.

PSICOLOGIAS  Não existe uma psicologia...  Comportamento, inconsciente, consciência...

SUBJETIVIDADE  Matéria prima – o homem em suas expressões.  Homem-corpo, homem-pensamento, homem- afeto, homem-ação e tudo isso está sintetizado no termo subjetividade.  Síntese singular e individual que cada um vai desenvolvendo.

SUBJETIVIDADE  Nos identifica como únicos.  A subjetividade — é o mundo de ideias, significados e emoções construído internamente pelo sujeito a partir de suas relações sociais, de suas vivências e de sua constituição biológica; é, também, fonte de suas manifestações afetivas e comportamentais.

SUBJETIVIDADE  Construção de um mundo interior.  É a maneira de sentir, pensar, fantasiar, sonhar, amar e fazer de cada um.  Constitui o modo de ser.  A subjetividade não é inata.  O homem é ativo e se constrói.

SUBJETIVIDADE  Estudar a subjetividade é tentar compreender a produção de novos modos de ser.  Subjetividade emergentes.  “As pessoas são sempre iguais...” Guimarães Rosa.

INÍCIO DA PSICOLOGIA  Wilhelm Wundt ( ) criou o primeiro Laboratório de Experimentos em Psicofisiologia, em Leipzig.  Fim da ideia de alma dos homens.

DIFERENÇA ENTRE PSICOLOGIA E MISTICISMO  Para ser psicologia:  - ciência.  - o homem sem destino pronto.

Capítulo 2  Psicologia e história

 Por trás de qualquer produção material ou espiritual, existe a História.  Compreender algo que compõem nosso mundo, significa recuperar sua história.  Psicologia – dois milênios.  A Psicologia no Ocidente começa entre os gregos, no período anterior à era cristã.

A PSICOLOGIA ENTRE OS GREGOS  Os gregos foram o povo mais evoluído nessa época – 700 a. C.  Criação da polis.  Especulação do homem e sua interioridade  Filosofia

Significado do termo psicologia  Psyché, que significa alma, e de logos, que significa razão.  Estudo da alma  Parte imaterial  O pensamento, os sentimentos de amor e ódio, a irracionalidade, o desejo, a sensação e a percepção

Pré-Socráticos  Relação do homem com o mundo através da percepção.  O mundo existe porque o homem o vê ou se o homem vê um mundo que já existe?  Idealistas (a ideia forma o mundo);  Materialistas (a matéria que forma o mundo já é dada para a  percepção).

Sócrates  O que separa o homem dos animais.  Principal característica humana: a razão;  Razão sobrepõe aos instintos.  Instintos = base da irracionalidade

Platão  Lugar para razão – cabeça  Medula – ligação entre alma e corpo.  Dualismo

Aristóteles  Alma e corpo não podem ser dissociados.  Psyché seria o princípio ativo da vida.  Tudo aquilo que cresce, se reproduz e se alimenta possui a sua psyché ou alma.  Estudo da percepção, razão e sensação.

PSICOLOGIA NO IMPÉRIO ROMANO E NA IDADE MÉDIA  Aparecimento do cristianismo;  Igreja e o estudo do psiquismo.  Santo Agostinho e Tomás de Aquino.

Santo Agostinho  Alma – prova da manifestação divina.  Alma – sede de pensamento  Preocupação da igreja;

Tomás de Aquino  Aparecimento do protestantismo.  Transição ao capitalismo.  Revolução francesa e industrial.  Questionamento da igreja.

A PSICOLOGIA NO RENASCIMENTO  Descobrimento de novas terras.  Início da sistematização do conhecimento científico.  René Descartes – separação entre mente e corpo.  Estudo do corpo morto.

A ORIGEM DA PSICOLOGIA CIENTÍFICA  No século 19, destaca-se o papel da ciência.  Feudalismo e estrutura social.  capitalismo pôs esse mundo em movimento.  O homem deixou de ser o centro do universo. Passou a ser livre, capaz de construir seu futuro.

Capitalismo  Separação do conhecimento dos dogmas.  Crescimento político da burguesia.  O conhecimento deve ser objetivo para conhecer a natureza e transformá-la.

Séc. XIX  Temas em psicologia estudados pela fisiologia e neurofisiologia.  Invenção da máquina.  Cérebro como máquina.  1846, a Neurologia descobre que a doença mental é fruto da ação direta ou indireta de diversos fatores sobre as células cerebrais.  A Neuroanatomia descobre que a atividade motora nem sempreestá ligada à consciência. Ex: Reflexo.

Psicofísica  A fisiologia do olho e a percepção das cores. As cores eram estudadas como fenômeno da Física, e a percepção, como fenômeno da Psicologia.  Segundo Fechner e Weber, a diferença que sentimos ao aumentarmos a intensidade de iluminação de uma lâmpada de 100 para 110 watts será a mesma sentida quando aumentamos a intensidade de iluminação de 1000 para 1100 watts

Wilhelm Wundt ( )  Wundt cria na Universidade de Leipzig, na Alemanha, o primeiro laboratório para realizar experimentos na área de Psicofisiologia.  Uma picada na pele, teria uma correspondência na mente.  Criação do método: introspecção – exploração da mente.

Psicologia científica  Definir seu objeto de estudo (o comportamento, a vida psíquica, a consciência);  Delimitar seu campo de estudo, diferenciando-o de outras áreas de conhecimento, como a Filosofia e a Fisiologia;  Formular métodos de estudo desse objeto;  Formular teorias enquanto um corpo consistente de conhecimentos na área.

O FUNCIONALISMO  Importa responder “o que fazem os homens” e “por que o fazem”.  Conceber o funcionamento da consciência.

O ESTRUTURALISMO  Titchner irá estudá-la em seus aspectos estruturais, isto é, os estados elementares da consciência como estruturas do sistema nervoso central.

O ASSOCIACIONISMO  O termo associacionismo origina-se da concepção de que a aprendizagem se dá por um processo de associação das ideias;  Todo comportamento tende a se repetir se recompensarmos o efeito.

Teorias séc. XX  O Behaviorismo, que nasce com Watson e tem um desenvolvimento grande nos Estados Unidos, em função de suas aplicações práticas, tornou-se importante por ter definido o fato psicológico, de modo concreto, a partir da noção de comportamento (behavior).

A Gestalt,  Tem seu berço na Europa, surge como uma negação da fragmentação das ações e processos humanos, realizada pelas tendências da Psicologia científica do século 19, postulando a necessidade de se compreender o homem como uma totalidade. A Gestalt é a tendência teórica mais ligada à Filosofia.

Psicanálise  Psicanálise, que nasce com Freud, na Áustria, a partir da prática médica, recupera para a Psicologia a importância da afetividade e postula o inconsciente como objeto de estudo, quebrando a tradição daPsicologia como ciência da consciência e da razão.