A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

 Ementa:  A personalidade e sua estrutura e dinâmica. Principais distúrbios mentais, comportamentos atípicos no ambiente escolar. Implicações pedagógicas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: " Ementa:  A personalidade e sua estrutura e dinâmica. Principais distúrbios mentais, comportamentos atípicos no ambiente escolar. Implicações pedagógicas."— Transcrição da apresentação:

1

2  Ementa:  A personalidade e sua estrutura e dinâmica. Principais distúrbios mentais, comportamentos atípicos no ambiente escolar. Implicações pedagógicas das teorias de Piaget, Vygotsky e Wallon. Desenvolvimento da linguagem. Principais distúrbios da linguagem. O fracasso escolar.

3  Analisar o desenvolvimento da personalidade correlacionando com os estudos das teorias de Piaget, Vygotsky e Wallon e suas implicações pedagógicas.

4 Mês PrevistoConteúdo a ser ministrado AgostoUnidade I –Desenvolvimento da Personalidade Setembro1ª. Avaliação Escrita Individual Unidade II – Implicações pedagógicas das teorias de Piaget, Vygotsky e Wallon OutubroUnidade III - Desenvolvimento da linguagem Unidade IV – O fracasso escolar NovembroSeminários DezembroAvaliações finais

5  Pasta no Terra On  Site da professora: www.lucianacampos.psc.br (Clicar em Material para os slides das aulas ou Mídia: para artigos ou vídeos) www.lucianacampos.psc.br

6  Preferencialmente por email: luciana.campos360@gmail.com  Emergências por whatsapp: (dias de semana e horário comercial).  Não justifique falta por whatsapp e nem tirem dúvidas sobre conteúdo

7  Teremos uma média de 15 aulas  Segundo a LDB, é preciso ter 75% de frequência. Assim, o aluno poderá ter NO MÁXIMO 4 faltas. Se tiver mais que isto ficará reprovado, a menos que traga atestado médico.

8  Introduzindo o conteúdo...

9

10  Sócrates (469-399 a.c.): A razão distingue o homem dos animais.  Platão: Razão e alma são propriedades do homem. A psyché seria o princípio ativo da vida.

11  No período cristão, a Igreja detinha força religiosa e política.  Neste período o conhecimento do homem, estava relacionado ao religioso.  SANTO AGOSTINHO (354- 430 d.c): Cisão corpo x alma, sendo a alma imortal.  SÃO TOMÁS DE AQUINO (1225-1254 d.c): Do período da Reforma e da Revolução Industrial. Fase de se redimensionar a relação Homem x Deus. Faz a distinção entre essência (busca da perfeição) e existência.

12

13  Para se conhecer o psiquismo humano, invés da religião, buscava-se compreender seus mecanismos através do funcionamento do cérebro. A fisiologia, neuroanatomia e neurofisiologia ganham destaque.

14  Estudo de psicofisiologia: reflexos, postura, equilíbrio, coordenação motora e mecanismos de execução dos movimentos.  Fenômenos mentais= fenômenos orgânicos  Introspecção: autoexame dos estados mentais  Sensações e sentimentos: formas elementares da experiência

15 BEHAVIORISMOGESTALTPSICANÁLISE

16  O caso Amala e Kamala

17  Responsável pela sobrevivência física  Responsável pela sobrevivência psicológica

18  Aquisição da linguagem  Organização do pensamento  Capacidade de comunicação  Funções executivas

19  Surgimento da consciência e diferenciação entre realidade objetiva e subjetiva.  Trabalho como atividade exclusivamente humana voltada para um fim  Apropriação da cultura

20

21  Investigar como ocorrem os processos homem x mundo em articulação com seus processos cognitivos, emocionais e afetivos.

22 NeurosesPsicoses Um distúrbio neurótico pode ser qualquer desequilíbrio mental que causa ou resulta em angústia. Em geral, as condições neuróticas não prejudicam ou interferem com as funções normais do dia a dia, porém criar sintomas comuns de depressão, ansiedade ou stress. Embora cause tensão, não interfere com o pensamento racional ou com a capacidade funcional da pessoa. Acredita-se que a maioria das pessoas sofre de algum tipo de neurose como uma parte da natureza humana. Psicose, ou uma desordem psicótica refere-se a qualquer estado mental que prejudica o pensamento, percepção e julgamento. Episódios psicóticos podem afetar uma pessoa com ou sem uma doença mental. A pessoa que experimenta um episódio psicótico pode ter diversos sintomas, como alucinações, paranoia, e até experimentar uma mudança na personalidade. As neuroses são fruto de tentativas ineficazes de lidar com conflitos e traumas inconscientes. O comportamento psicótico se difere do comportamento psicopata, e episódios psicóticos raramente envolvem a violência associada como o comportamento psicopático.

23  TEXTO 1 da pasta na Terra On: “Saúde ou doença mental: A questão da normalidade”. Bock, (2009).

24  DAVIS, Cláudia e OLIVEIRA, Zilma. Psicologia na Educação. São Paulo: Cortez, 1994.  LARA, Diogo. Temperamento Forte e Bipolaridade: dominando os altos e baixos do humor. Porto Alegre: Diogo Lara, 2004.


Carregar ppt " Ementa:  A personalidade e sua estrutura e dinâmica. Principais distúrbios mentais, comportamentos atípicos no ambiente escolar. Implicações pedagógicas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google