Prof. Ivair Teixeira Redes de Computadores.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COMUNICAÇÃO DE INFORMAÇÃO A CURTAS DISTÂNCIAS
Advertisements

Aula 1 – Sinais Analógicos e Digitais
por Fernando Luís Dotti
Prof. Eduardo Leivas Bastos
Prof. Djamel Sadok Assistentes: Rafael Aschoff Breno Jacinto
FNT AULA 6 FUNÇÃO SENO E COSSENO.
Redes de Computadores Nesta Aula... Camada Física
Tecnologia em Gestão da TI
ONDULATÓRIA TEACHERS: PAULO HENRIQUE TEACHERS: ARNALDO NORONHA.
Distribuições Contínuas de Probabilidade. Objetivos Apresentar a Distribuição de Probabilidade Normal Apresentar a Distribuição de Probabilidade Normal.
Fundamentos de Redes de Computadores
2.1. Comunicação de informação a curtas distâncias
Aula 5 Bioestatística. Estatísticas para uma variável.
Redes de Computadores e Aplicações – Formas de acesso IGOR ALVES.
1 Eletrónica CET - Electromedicina Capítulo 1B – Análise de Circuitos em Corrente Alternada António Roque - ano lectivo 2012/2013 CET - Electromedicina.
Professor: Gerson Leiria Nunes.  Tempo contínuo vs. Discreto  Sinal Determinístico vs. Aleatório  Conceito de frequência  Amostragem.
POTENCIAL ELÉTRICO LEMBRANDO: Bate-estacas – ao levantar o bloco (martelo), está se aplicando uma força (intensidade = peso) que realiza um trabalho, armazenado.
Introdução à Fenômenos de Transporte Curso Superior Tecnólogo em Mecatrônica Industrial – Módulo IV Prof. Dr. Evandro Rodrigo Dário IFSC – Campus Joinville.
Professor: Gerson Leiria Nunes.  Introdução ao PDS  Sinais, Sistemas e Processamento de sinais  Elementos básicos de um Sistema de PDS  Classificação.
Aula 01 Conhecendo o Computador Prof. Filipe Mutz.
ONDULATÓRIA FÍSICA - PROJETO REVISÃO 2015 MW PROFESSOR JOSÉ LUIZ.
Ondas. Onda Luciana Melo Almeida É uma perturbação que se propaga em um meio, determinando a transferência de energia, sem transporte de matéria.
ONDAS ELETROMAGNÉTICAS Taynara Nassar Vera C. B. Oliveira.
Cálculo Numérico Computacional Prof. Linder Cândido da Silva.
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2016 Distribuições de Probabilidade (Extra) Camilo Daleles Rennó
Disciplina: Fundamentos de Redes de Computadores.
Luz, onda ou partícula?.
Patrícia Teixeira Davet Pelotas, 15 de junho de
Trabalho realizado por: Maria José Costa Nº: 11 Ano: 9º Turma: 8 Agrupamento de Escolas De Lamaçães CEF Operador de Informática.
Mecânica Teórica Introdução e conceitos básicos da Mecânica Teórica:  Campos de Física Teórica;  Objecto de estudo;  Métodos da mecânica teórica; 
Profª Juliana Schivani u.br.
Informática Industrial N8INF Prof. Dr. Cesar da Costa 4.a Aula: Rede ModBus.
Funções Trigonométricas Colégio Juvenal de Carvalho 2013.
Protocolo Ethernet Prof: Ricardo Quintão. Roteiro CSMA CSMA/CD Ethernet Recuo Binário Exponencial.
Processamento Digital de Imagens Definição: “Manipulação de uma imagem por computador de modo onde a entrada e a saída do processo são imagens” Usar operações.
2009/2010 Aulas 14 Rotação I.
LUIZ CARLOS CASTANHEIRA1 VIBRAÇÕES. LUIZ CARLOS CASTANHEIRA2 VIBRAÇÕES BASE LEGAL PORTARIA 3214, DE 08/06/1978 NORMA REGULAMENTADORA Nº 15, ANEXO 08,
O DESFIBRILADOR A desfibrilação é um procedimento terapêutico que visa corrigir arritmias cardíacas. A aplicação de uma grande corrente num tempo muito.
Profa Michelle Rodrigues Ayres de Almeida
Prof. Gustavo Fernandes de Lima
Aula 2 – Diodo retificador prof: Elói Fonseca
Aula 5: O Potencial Elétrico
Rede de Computadores.
Arquiteturas, Padrões e Classificações Prof. Teobaldo Medeiros Introdução às Redes de Computadores.
PROJETO DE NIVELAMENTO – ITEC/PROEX - UFPA PROJETO DE NIVELAMENTO – ITEC/PROEX - UFPA EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR DISCIPLINA: FÍSICA.
PERCEPÇÃO MUSICAL Prof.ª Daiane S.S. da CunhaProf.ª Daiane S.S. da Cunha.
ONDA Propagação de energia em uma região do espaço, através de uma perturbação.
Cinemática Escalar Professor: Reinaldo.
Estrutura Atômica e Ligações Interatômicas Prof. Wesdney Melo.
Cromatografia Teoria.
Estatística Aplicada à Administração Profº Alessandro Moura Costa
O espectro normal da radiação.  É radiação eletromagnética emitida por todo corpo como resultado de sua temperatura. Todos os corpos emitem essa radiação.
Curso de Jornalismo Investigativo: uma capacitação para organizações e ativistas locais Análise e filtro de dados: oficina prática Apresentação baseada.
CORRENTE E RESISTÊNCIA
Olá estudante, sou o Professor Newton e estou aqui para auxiliá-lo(a) em seus estudos sobre ONDULATÓRIA: Oscilações e Ondas I. Continuar.
PRINCÍPIO DA DUALIDADE Embora a física clássica explique com clareza o movimento dos corpos em nossa volta, ela não o faz para partículas tão pequenas.
5. Princípios da Corrente Alternada INTRODUÇÃO DEE/FE/UNESP – Bauru 2007.
Instrumentação – Conceitos Básicos Universidade de Brasília Departamento de Engenharia Mecânica Programa de Pós-graduação em Ciências Mecânicas Professores.
Propriedades das ondas. A fibra óptica nas comunicações. A importância das microondas nas comunicações. Larguras de banda de ELF a UHF.
Aula 3 - Escalares, Vetores,
1 Processamento de Sinais CDESC Rodolfo Araujo Victor RH/UP/ECTEP Aula 3 05/11/2010.
Física I Aula 10 Movimento Oscilatório I 2009/2010.
Redes de Computadores e Aplicações – Modelo OSI IGOR ALVES.
MOVIMENTO EM DUAS E TRÊS DIMENSÕES
Funções Trigonométricas Casos Gerais. As funções do tipo trigonométricas são escritas na forma a, b, c e d são constantes, com b e c diferentes.
Optativa Cabeamento estruturado e fibras ópticas Aula 6: Fundamentos de comunicação óptica. (continuação) Prof. Diovani Milhorim.
DHT –Distorção Harmônica Total
Compatibilidade Eletromagnética
MOVIMENTO OSCILATÓRIO Estamos familiarizados com diversos tipos de movimentos oscilatórios periódicos.
Ondas.
Transcrição da apresentação:

Prof. Ivair Teixeira Redes de Computadores

2 Nesta Aula Nessa Aula Camada Física Componentes do sistema de comunicação Bibliografia: CDRC - FOROUZAN, Behrouz A. Comunicação de Dados e Redes de Computadores RSCD - Stallings, William - Redes e Sistemas de Comunicação de Dados RC - Tanenbaum, Andrew S – Redes de Computadores

3 Componentes do sistema de comunicação Analógico e Digital: Para que os dados possam ser transmitidos pela rede, devem ser transformados em sinais eletromagnéticos. Dados Analógicos = Informações contínuas Relógio analógico, voz - (infinito) Dados Digitais = Informações discretas Relógio digital, bits - (limitados) CDRC - 57

4 Componentes do sistema de comunicação Periódico e Não Periódico (aperiódicos): Um sinal periódico completa um padrão em um determinado período. Um sinal não periódico muda sem exibir padrão ou repetição ao longo do tempo. CDRC - 57

5 Componentes do sistema de comunicação Onda – Definição: Uma onda em física é uma perturbação oscilante de alguma grandeza física no espaço e periódica no tempo. A oscilação espacial é caracterizada pelo comprimento de onda. A periodicidade no tempo é medida pela frequência da onda. RSCD- 321

6 Componentes do sistema de comunicação Onda – Descrição física: Pode ser descrita por três Parâmetros Amplitude máxima (Volts) Frequência (Hertz) Período (segundos) Comprimento de onda (metros) Fase (graus). CDRC - 59

7 Componentes do sistema de comunicação Onda – Amplitude: É a medida da magnitude (Campo elétrico - Volts por metro) de um distúrbio em um meio durante um ciclo de onda. É uma medida escalar não negativa da magnitude de oscilação uma onda.

8 Componentes do sistema de comunicação Onda – Frequência (f): É um termo utilizado para indicar a repetição de qualquer fenômeno no tempo de 1 segundo. Frequência é o número de oscilações em um segundo Medido em Hertz (físico alemão Heinrich Rudolf Hertz).

9 Componentes do sistema de comunicação Onda – Período: É o tempo (segundos) de um ciclo completo de uma oscilação de uma onda. Na física, é o tempo necessário para que um movimento realizado por um corpo volte a se repetir.

10 Componentes do sistema de comunicação Onda – Frequência (f) x Período (T): Evento: “Duas voltas em seu próprio eixo por segundo”. Qual o período e a frequência? Período (T)  Frequência (f) 

11 Componentes do sistema de comunicação Onda – Frequência (f) x Período (T): Evento: “Duas voltas em seu próprio eixo por segundo”. Qual o período e a frequência? Período (T)  0,5 segundos Frequência (f)  2 Hertz T= 1f1f f= 1T1T

12 Componentes do sistema de comunicação Onda – Comprimento de onda ( λ ): É a distância (metros) entre valores repetidos num padrão de onda. Em uma onda senoidal, o comprimento de onda é a distância entre picos (ou máximos):

13 Componentes do sistema de comunicação Onda – Comprimento de onda ( λ ): O comprimento de onda ( λ ) é igual à velocidade da onda (c) dividida pela frequência ( f ) da onda. A onda (radiação eletromagnética) no vácuo, tem a velocidade igual à velocidade da luz, ou seja: ,458 km/s ~ m/s). λ= Comprimento de onda. c = Velocidade da luz. f = Frequência da onda (1 s ) - Hz. λ f ~300 (3 metros x 100MHz ~300). λ = cfcf

14 Componentes do sistema de comunicação Onda – Fase ( Ø ): Ângulo que representa a posição da onda em relação ao tempo A fase promove um deslocamento da onda.

15 Componentes do sistema de comunicação RadioMicroondasInfra- vermelho Luz visível UVRaios XRaios gama Par trançado Cabo coaxial Marítimo AM FM TV Satélite Microonda Fibra LF MF HF VHF UHF SHF EHF THF RC- 107

16 Componentes do sistema de comunicação Onda – Sinais Compostos: A onda senoidal simples não é útil na comunicação de dados. Um sinal composto é formado por várias ondas senoidais simples. Frequência Fundamental é a que tem a máxima amplitude As demais frequências são múltiplos de frequência chamadas harmônicas. Fundamental = amplitude máxima 3 harmônico = 1/3 da amplitude 5 harmônico = 1/5 da amplitude...

17 Componentes do sistema de comunicação Onda – Harmônicos: São os múltiplos de uma frequência fundamental

18 Componentes do sistema de comunicação Onda – Harmônicos: São os múltiplos de uma frequência fundamental

19 Base teórica da comunicação de dados “As informações podem ser transmitidas por fios fazendo-se variar alguma propriedade física, como voltagem ou corrente”

20 Base teórica da comunicação de dados Em resumo, qualquer função f(x) pode ser escrita na forma da soma de uma série de funções seno e co-seno da seguinte forma geral: f(x)= a0 +a1sen(x) +a2sen(2x) +a3sen(3x)... Análise de Jean-Baptiste Fourier “qualquer função, por mais complicada que seja, pode ser decomposta como uma soma de senos e cossenos.” 1x 3x 5x 7x 9x graphmatica

21 Base teórica da comunicação de dados Onda quadrada y = 1/2 + (2/pi)sin(x) + 2/(3pi)sin(3x) + 2/(5pi)sin(5x) + 2/(7pi)sin(7x) + 2/(9pi)sin(9x) + 2/(11pi)sin(11x) + 2/(13pi)sin(13x) + 2/(15pi)sin(15x) + 2/(17pi)sin(17x) + 2/(19pi)sin(19x) + 2/(21pi)sin(21x) + 2/(23pi)sin(23x) + 2/(25pi)sin(25x) graphmatica

22 Base teórica da comunicação de dados 1ª  3º 1ª  5 º 1ª  15 º 1ª  25 º

23 Base teórica da comunicação de dados Sinais limitados pela largura de banda Analisando um exemplo específico: o ASCII “b” é codificado como: , ou seja: tempo 1º harmônico 2º harmônico 3º harmônico 4º harmônico

24 Componentes do sistema de comunicação Onda – Largura de banda A largura de banda de um sinal composto é a diferença entre a maior e menor frequência contida neste sinal. Em rádio comunicação ela corresponde a faixa de frequência ocupada pelo sinal modulado Existem filtros que limitam a largura de banda para compartilhar o canal. Linha telefônica = 4kHz Rádio AM = 10kHz Rádio FM = 200 kHz

25 Componentes do sistema de comunicação Onda – Largura de banda Exemplo largura de banda Um modem comum terá 56 kbps (/8= 7 kB/s), Se um servidor web tiver 100 kB/s de largura de banda: 10 visitas simultâneas terão uma taxa de download do site de 10 kB/s, 100 visitas no mesmo tempo terão taxa de 1 kB/s. Em uma transmissão de 10Mb que “gastou” 2 segundo a largura de banda efetiva é de 10 Mb / 2 = 5 Mbs

26 Componentes do sistema de comunicação Onda – Largura de banda em redes Em Hertz: é o intervalo de frequência de um sinal ou o intervalo de frequência que um canal deixa passar. Em bits por segundo: é a velocidade de transmissão de bits em um canal o enlace.

27 Componentes do sistema de comunicação Onda – Perda na Transmissão Atenuação Perda da energia ao superar a resistência do meio. Distorção Mudança na forma ou formato do sinal, é a deterioração no formato da onda. Ruído Ruído Térmico (movimentação dos elétrons) Ruído Induzido (interferência) Linha Cruzada (Fios Próximos) Ruído de Impulso (Pico de energia)

28 Atividades 1 – Quais formatos de dados ou sinais eletromagnéticos que podem se transmitidos em uma rede? 2 – O que são sinais periódicos e não periódicos? 3 – O que é uma onda? Quais variáveis podem ser usadas para descrevê-la? Explique-as 4 – O que é largura de banda. 5 – Qual o tempo de transferência (s) de um arquivo de 150MB em uma rede com uma conexão de 100kBp/s? 6 – O download de um arquivo de 9 MB demorou 2,5 minutos. Qual largura de banda efetiva da conexão?(kB) 7 – O setor fica a 200 mts do TI, um estagiário transportou 1 DVD com 4.2G de backup entre os prédios em 7 minutos. Qual a largura de banda do estagiário? continua 

29 Atividades Calcule: A frequência: T=0,25 s T=0,1 s O período: f = 20 Hz f = 5 Hz. O Comprimento de onda: 100 Mhz. 300 Mhz.