IGREJA E VIDA  A Palavra de Deus e cuidado para com o próximo (EV 7-28)  A educação para a vida e o amor - pedagogia divina (FC 9, 34)  O papel de todos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
POMMAR/USAID-Partners
Advertisements

Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
Campanha em Defesa da Vida
INSTITUTO LATINO AMERICANO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA PREVENÇÃO DO DELITO E TRATAMENTO DO DELINQÜENTE - BRASIL -
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
“Quanto mais preliminares, mais úmida fica a perereca.”
Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas
POLITICAS DE EXTENSÃO: SUBSÍDIOS A EXPERIÊNCIA RECENTE DA FCM ROBERTO TEIXEIRA MENDES.
PNEDH e compromisso do Estado
PLANEJAMENTO REPRODUTIVO NA SMS - SP
COMISSÃO EPISCOPAL PASTORAL PARA O LAICATO
Seminário de Conclusão do Curso de Extensão:
Escola GHC -Grupo Hospitalar Conceição
Educação Ambiental - GPEEA
A FAMILIA NA CONSTRUÇÃO DO MUNDO
Infância e aids experiência brasileira
PPCAAM / PR Introdução Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte do Estado do Paraná.
Cursos de Formação Continuada da DPEDHUC/SECADI
Semana Nacional da Vida Porque celebrar a Semana Nacional da Vida e Dia do Nascituro Em 2005 a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) instituiu.
Pastoral da Saúde É a ação evangelizadora de todo o povo de Deus comprometido em promover, preservar, defender, cuidar e celebrar a vida, tornando presente.
Perfil do Profissional
Rua Jacanã, 328 Bairro Divinéia Unaí-MG
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
FORMAÇÃO III ESA Formação do Educador: A Escola enquanto cenário, sujeito e objeto da formação.
Mas o que havia antes? A Igreja não se preocupava com a família?
CURSO DE FORMAÇÃO DE AGENTES DE PASTORAL DA SAÚDE (Bloco I)
Luzes e Sombras da Família hoje:
Modelo anterior de atendimento
Participação Cidadã no PJU Síntese da Proposta
MINHAS ATUAÇÕES, AO LONGO DA VIDA, EM DEFESA DA CLASSE MENOS FAVORECIDA Estive e sempre estarei ao lado do povo fazendo com que seus anseios sejam atendidos.
Igreja: comunidade de comunidades
O CONCÍLIO VATICANO II DESCOBRIR E PRATICAR A PROPOSTA DO ESPÍRITO SANTO. CAMPO LARGO PE. JOSÉ RAFAEL SOLANO DURÁN.
2 3 Depois Deus disse: «Façamos o ser humano à nossa imagem, à nossa semelhança, para que domine sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre.
1ª Reunião da Comissão Regional em Defesa da Vida
3ª Parte Agir.
Ações e Atividades do Enfermeiro nos Programas de Assistência à Mulher
Semana Nacional da Vida Porque celebrar a Semana Nacional da Vida e Dia do Nascituro Em 2005 a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) instituiu.
Terceira Parte.
Contexto de atuação do CME
À CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Comissão de EJA de Alagoas
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Ministério da Educação Ministério da Saúde UNESCO UNICEF UNFPA
SEMINÁRIO PRÓ – CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ DIRETORIA DE POLÍTICAS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO DE APOIO À GESTÃO ESCOLAR.
O que é Enfermagem? PROFA. HALENE MATURANA..
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2008 FRATERNIDADE E DEFESA DA VIDA “Escolhe, pois, a vida” Dt 30, 19 AVALIAÇÃO.
ANDI-21 anos A Primeira Infância e Mídia no Brasil O caso do PL 6.998/ PLC 14/2015.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE TEMA: Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos.
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015 – 2019) Documento da CNBB
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL Secretaria Executiva da Campanha da Fraternidade CAMPANHA DA FRATERNIDADE História da CF.
DIRETÓRIO DA PASTORAL FAMILIAR
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
ENFERMEIRA SCHEILA CRISTINA DE MERCEDES COELHO
ATRIBUIÇÕES DO MINISTRO(A) EXTRAORDINÁRIO(A)
Uma Abordagem Interdisciplinar no Tratamento à Dependência Química:
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social Departamento de Proteção Social Básica Passos para implantação.
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS.
Secretaria de Direitos Humanos Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e Adolescente Departamento de Políticas Temáticas dos Direitos da.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
COMISSÃO VIDA E FAMÍLIA Presidente – Dom João Carlos PETRINI Dom Antônio Augusto D. Duarte Dom Marcos Piatek Pe Rafael C. Fornasier Sr. Roque.
Transcrição da apresentação:

IGREJA E VIDA  A Palavra de Deus e cuidado para com o próximo (EV 7-28)  A educação para a vida e o amor - pedagogia divina (FC 9, 34)  O papel de todos na Igreja (GS 43)

 Ecologia humana “Enquanto justamente nos preocupamos [...] em preservar o ‘habitat’ natural das diversas espécies animais ameaçadas de extinção [...] empenhamo-nos demasiado pouco em salvaguardar as condições morais de uma autêntica ‘ecologia humana.” (CA 38; cf. 39; Caritas in Veritate, 51)

TRÊS CORRENTES DA CULTURA DE MORTE  A ideologia eugenista  A ideologia de gênero  O utilitarismo, o consumismo, o hedonismo (liberdade e prazer)

1. VIDA E POLÍTICA (legislativo, judiciário, executivo) 2. QUESTÕES ATUAIS DE BIOÉTICA: A VIDA E A FAMÍLIA  Aborto  Controle de natalidade (métodos contraceptivos)  RA (Reprodução Assistida)  Pesquisas com células-tronco

 Aids (HIV)  Homossexualidade  Pesquisas com seres humanos  Prostituição  Eutanásia (ortotanásia, distanásia)  Tráfico de pessoas e de órgãos  Ecologia  Objeção de consciência  etc.

AÇÃO PASTORAL – TRÊS PASSOS  IMEDIATO  Coleta de assinaturas Estatuto do Nascituro  Apoio a ações legislativas  Ações depois dos julgamentos do STF  Estar atento ao que se propõe nas secretarias e ministérios

 PRÓXIMO  Conselhos municipais de saúde (CNS)  Associações de família, pró-vida, associação de juristas (âmbito civil), de médicos  Comissões de respeito, promoção e defesa da vida  Programas de acolhida e acompanhamento em favor da vida: CAM, Projeto Raquel, Sonho de Mãe, Fazenda da Esperança

 Semana Nacional da Vida – Hora da Vida

 Formação contínua – material já existente e sendo elaborado (formações pontuais e cursos; manual de bioética para jovens e adultos; livros; panfletos; audiovisual)  Programas em parceria c/ TV Canção Nova.  Formação para o planejamento natural da família

 REMOTO  Educação das crianças, adolescentes e jovens através de material didático.  Formação dos jovens profissionais das áreas da medicina, enfermagem, direito, assistência social e outras para o comprometimento eclesial, profissional, social e político.

FORMAÇÃO  Especialização em Bioética semi-presencial – Prof. Dalton Ramos (11)  Master em Bioética – Pontifício Instituto João Paulo II de Roma  Disciplina de Bioética nos seminários (ISB – Pe Rafael); cursos pontuais (Instituto da Família; CBAm etc.)

LITERATURA  Vaticano II: Gaudium et Spes;  Magistério: Catecismo ; Humanae Vitae; Persona Humana; Donum Vitae; Familiaris Consortio; Evangelium Vitae; Dignatas Personae; Sexualidade humana: verdade e significado; Lexicon: termos ambíguos e discutidos  CNBB: Dignidade da vida humana e biotecnologias; Questões de Bioética; Desafios e possibilidades da família  etc.

 CONTATOS: Pe Rafael C. Fornasier SES Quadra 801 Conjunto “B” CEP: – BRASÍLIA-DF TEL.: (61) ; ; skype: padreraf