SEMINÁRIO e-PORTUGUESE Como Melhorar o Acesso à Informação Científica e Técnica em Saúde nos PALOP S. PAULO, BIREME/OPAS/OMS, 11-15 de Junho de 2007 ANGOLAParticipantes:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Rede de saúde em português
Advertisements

Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Formosa: Exercício de entender suas relações.
O desenvolvimento da BVS no Brasil Ilma Noronha CICT/FIOCRUZ IV Reunião Regional de Coordenação da BVS Setembro/2005, Salvador.
II SEMINÁRIO DENGUE: DESAFIOS PARA POLÍTICAS INTEGRADAS DE AMBIENTE, ATENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE Dr.ª Maria Célia Vasconcellos Conselho Nacional de Secretários.
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
7º Encontro de Coordenação do PNAFM Comunidade Temática Geoprocessamento 7 a 11 de Maio de 2007 São Luís / Maranhão CONCLUSÕES.
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
Cooperação Internacional no Continente Africano: fortalecimento e ampliação da formação de técnicos em saúde Salvador Julho de 2007 Filme.
Encontro Nacional das Entidades Executoras do PROEP / MEC
APRENDIZAGEM TEÓRICA & FORMAÇÃO.
XII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias – SNBU 2004 X Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde II Reunião de Coordenação.
X Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde- BIREME Natal, 17 de outubro de 2004 BIBLIOTECA VIRTUAL CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO.
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS ENFERMEIROS DE MOÇAMBIQUE (ANEMO)
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Biblioteca Virtual em Saúde:
Uma Solução de Telemedicina para Angola
PROJECTO DE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS NO ENSINO SECUNDÁRIO EM ANGOLA
Estoril, 21 de Setembro de º Congresso Lusófono sobre Ambiente e Energia Rede das ONG de Ambiente da CPLP.
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
O Papel da Biblioteca Virtual em Saúde em Aleitamento Materno (BVS AM) na Difusão de Informação Científica e Tecnológica na Rede BLH - BR Fundação Oswaldo.
5º conselho Hospitalar Melhoria da Qualidade dos CUIDADOS DE Saude
CBIS – Curso Básico de Investigação de Surto
Sistema de Governança do Pacto pela Educação do Pará
“Promoção da Igualdade de Género e o Empoderamento das Mulheres”
United Nations Development Programme
àPrimeiros contatos àInaugurada em março àObjetivo : acesso online eficiente, universal e eqüitativo à informação técnica e científica relevante.
1 MINISTÉRIO DA SAÚDE DIRECÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PDRH Maputo, Outubro de 2011.
IIº Encontro do Projecto “Potencialização do Uso de Sistemas de Informação Georreferenciados nos Projectos de Combate à Pobreza de Jovens da Periferia.
1 SOCIEDADE VIVER VIABILIZANDO PROJETOS DE VIDA CNPJ /
Reforma do Curso de Medicina Seminário Inicial LUANDA, 26 a 29 de Janeiro de 2004 CONCLUSÕES & RECOMENDAÇÕES.
BVS Saúde Pública Projeto: Publicação Eletrônica de Textos Completos Teses e Dissertações da Escola Nacional de Saúde Pública
PROJETO VISA Projeto de Informação e Comunicação Projeto de Cooperação Técnica “Apoio à Descentralização das Ações e Consolidação do Sistema Estadual de.
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
Direcção Nacional de Recursos Humanos
Conformação dos Acordos de Cooperação na Biblioteca Virtual em Saúde C. Verônica Mendes Abdala Coord. Serviços de Informação BIREME/OPAS/OMS.
Melhoria da Qualidade dos CUIDADOS DE Saude
IGS - Perspectivas para 2015
BIBLIOTECA VIRTUAL DE SAÚDE PÚBLICA PORTAL DE TESES E DISSERTAÇÕES Luciana Danielli de Araujo ICICT - FIOCRUZ.
Rio de Janeiro, 7 a 9 Julho Ana Jorge, Ministra da Saúde SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE PORTUGUÊS.
Gestão de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE AVALIAÇÃO DO PROFAE – NOVAS PERSPECTIVAS Salvador, 23 a 25 de julho de 2006.
Brasil-Portugal 200 anos: Simpósios sobre Saúde Eduardo Botelho Barbosa Assessoria Internacional Ministério da Saúde Rio de Janerio, 10 de julho de 2008.
Superando os limites do espaço/tempo Uma proposta de EAD para a Bahia.
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
Historial do IFAL 3 de Maio de 2002: INAUGURAÇÃO
Formação, prática profissional e cultura de segurança Grupo B.
Plano Estratégico de Cooperação em Saúde da CPLP
FORUM 3.ª Conferência FORGES Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Universidade Federal de Pernambuco Recife.
Desafios da Atenção Primária à Saúde para Equidade MAURO GUIMARÃES JUNQUEIRA Presidente e Secretário Municipal de Saúde de São Lourenço/MG.
AAI ECOs e CoPs HotSites Destacados Newsletter BVS Boletim Interno PSI TV Plasma e-alerts Mural Histórico Projetos em Rede Murais Informativos Eventos.
EPORTUGUÊSe ePORTUGUÊSe Estratégia da OMS para o acesso à informação em saúde II Reunião de Coordenação da rede BVS ePORTUGUÊSe Maputo 17 a 20 de novembro.
1. Contexto Perfil do país 2. BVS STP  O processo da criação  As realizações  Os constrangimentos  Os desafios  Oportunidades  As perspectivas 
Sonia Mendes – Analista de Organização e Métodos MS/ DATASUS/BVS RIPSA 26ª Oficina Interagencial de Trabalho da RIPSA (OTI), Brasília, 05 de Junho de 2013.
BVS Brasil Informe de Cooperação Cláudia Guzzo, Coordenadora BIREME/OPS/OMS IV Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil Rio de Janeiro, 24 de abril de 2013.
Fluxo de Avaliação e Critérios de Certificação de instâncias da BVS Cláudia Guzzo PFI / Monitoramento das Instâncias e Projetos BVS BIREME/OPS/OMS II Reunião.
O modelo de cooperação técnica da Biblioteca Virtual em Saúde em prol do acesso eqüititativo à informação científica e técnica em saúde Abel L. Packer.
BVS SP Brasil: Indicadores e resultados da Biblioteca de Saúde Pública Vania Guerra da Silva Chefe da Biblioteca de Saúde Pública ICICT/Fiocruz.
APRESENTAÇÃO DA GUINÉ-BISSAU Mouhammed Djicó Ould Ahmed – Ponto Focal País Agostinho Sadjá Mané – Ponto Focal OMS/GUB Lydie Victor – Bibliotecária Júlio.
ForçasFraquezas Existe vontade política para instalação do BVS ( Lançamento oficial previsto para Novembro), Existe financiamento para aquisição dos materiais.
7º Termo de Ajuste ao 50º Termo de Cooperação entre o Ministério da Saúde do Brasil e a Organização Pan- Americana da Saúde Ações de cooperação para o.
BVS Adolec no Brasil Área de Saúde do Adolescente e do Jovem e BIREME com o apoio do Comitê Consultivo I Reunião do Comitê Técnico São Paulo, 08 de outubro.
LUIZ EDUARDO FONSECA Fundação Oswaldo Cruz Centro de Relações Internacionais em Saúde COOPERAÇÃO INTERNACIONAL DA FIOCRUZ COM A ÁFRICA E CPLP.
1 SEMINÁRIO sobre Acesso à Informação Científica e Técnica em Saúde nos Países de Língua portuguesa São Paulo 11 a 15 de Junho de 2007.
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
Formação e Novas Tecnologias CABO VERDE: QUE PRESENTE, QUE FUTURO Câmara de Comércio, Indústria e Turismo de Cabo Verde 11 de Abril de 2007.
A experiência da BIREME na implementação dos Espaços Colaborativos – ECO 25ª Oficina de Trabalho Interagencial Brasília 31 de outubro de 2012.
III REUNIÃO DA REDE BVS ePORTUGUÊSe Panorama da Rede ePORTUGUÊSe BVS Portugal Filipa Pereira Sofia Ferreira Alto Comissariado da Saúde.
GERÊNCIA DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE  Realização da formação em primeiros socorros em cardiologia para 2160 trabalhadores das Unidades de Saúde da Família.
Cooperação para o desenvolvimento: fortalecendo a autoridade sanitária do Haiti.
Transcrição da apresentação:

SEMINÁRIO e-PORTUGUESE Como Melhorar o Acesso à Informação Científica e Técnica em Saúde nos PALOP S. PAULO, BIREME/OPAS/OMS, de Junho de 2007 ANGOLAParticipantes: Edna Nascimento (Psicóloga) Jorge Dupret (Médico)

- Àfrica Austral Km % do território por planaltos de a m, com uma densa e extensa rede hidrográfica, Km de costa atlântica e Km de fronteiras terrestres. - Constituída por 18 províncias e 164 municípios

ANGOLA Alguns Indicadores

ANGOLA REDE NACIONAL DE PRESTAÇÃO DE CUIDADOS DE SAÚDE SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDEENTIDADES PRIVADAS INSTITUIÇÕES E SERVIÇOS OFICIAIS DEPENDENTES DO MINSA OUTRAS ENTIDADES PÚBLICAS MINSA Regulamentação Orientação Planeamento Avaliação Inspecção LUCRATIVAS NÃO LUCRATIVAS ONGs Igrejas

ANGOLA O Serviço Nacional de Saúde caracteriza-se por: Universalidade Prestação integral ou garantia de prestação de cuidados globais Tendencialmente gratuito Equidade Gestão descentralizada e participativa

ANGOLA 3º NIVEL HOSPITAIS CENTRAIS (de Referência Nacional ) 2º NIVEL HOSPITAIS GERAIS (provinciais ) Centros de Saúde Municipais/Hospitais Municipais Centros de Saúde - Rurais - -Urbanos Unidades Sanitárias de Empresas Postos de Saúde Postos de Saúde de Empresas 1º NIVEL COMUNIDADEAgentes Comunitários (Promotores de Saúde, Parteiras Tradicionais

ANGOLA RECURSOS HUMANOS

ANGOLA Instituições de Formação Profissionalizante

ANGOLA INSTITUIÇÕES DE FORMAÇÃO SUPERIOR INSTITUTO SUPERIOR DE ENFERMAGEM – UAN FACULDADE DE MEDICINA DA UAN ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PUBLICA- CI

ANGOLA Bibliotecas que vão compor a rede 1ª Fase Biblioteca da ENSPA Biblioteca do Instituto Nacional de SP Biblioteca da Faculdade de Medicina ETPS de Luanda ETPS Huila CDI do MINSA Instituto Médio de Saúde - Moxico

ANGOLA Bibliotecas que vão compor a rede A Médio Prazo ETPS Cabinda ETPS Malange ETPS Huambo Hospitais Centrais Hospital Gerais

ANGOLA ANTECEDENTES Outubro de – Equipa de Angola visita a FIOCRUZ no sentido de Parceria na Formação da ENSPA- Angola (Drs Costa, Dupret e Miguel Jr) 2 – Contactos com a FIOCRUZ (encontros com Prof. Paulo Buss, Mª Carmo Leal e Antonio Ivo) 3 – Encontro com o CICT- Dra Ilma Noronha

ANGOLAANTECEDENTES 1 – Visita às instalações do CICT 2 – Ida a S. Paulo, , visita à Faculdade de Saúde Pública da USP e à BIREME com objectivo de conhecer o modelo BVS para a gestão de fontes e fluxos de informação cientifica e técnica em saúde, bem como o projecto da rede ePortuguese da OMS

ANGOLA 3 -Um dos elementos da delegação faz o curso à distância de pesquisa bbibliográfica da BVS 4 – Em Janeiro-2006, um técnico participa na oficina de treinamento HINARI-AGORA em Maputo Moçambique 5 – Uma Delegação de alto nível da FIOCRUZ desloca-se a Angola, em Dezembro de 2005, para discussão da cooperação com o MINSA

ANGOLA 6- É feito o acordo de realização do 1º curso de mestrado em SP em Angola, futuro viveiro dos docentes da ENSPA 7- O CICT faz a primeira proposta técnica de cooperação dentro da parceria FIOCRUZ-MINSA Objectivos – Apoiar o desenvolvimento de uma rede de bibliotecas em saúde em Angola, a fim de favorecer o acesso equitativo à informação cientifica e tecnologica

ANGOLA Elaborado um calendário de actividades que incluia as seguintes questões: Elaborado um calendário de actividades que incluia as seguintes questões: - Gestão do Projecto - Desenvolvimento do Projecto - Planeamento de acções após actualização de dados sobre bibliotecas dados sobre bibliotecas Realização de Oficina de Trabalho p/elaboração de proposta de normas e rotinas de funcionamento da rede de Bibliotecas em Saúde em Angola

ANGOLA Os Resultados Esperados seriam: - Ampliação do acesso à informação em Saúde em lingua portuguesa Saúde em lingua portuguesa - Formação de especialistas em IEC - Desenvolvimento da Rede de BS de Angola - Integração de Angola ao desenvolvimento da BVS da BVS - Fortalecimento e maior visibilidade da produção cientifica nacional produção cientifica nacional

ANGOLAEntretanto... A Comissão Europeia, através do PASS-UE em Angola, também se interessa pela temática e dentro do Projecto de Apoio ao Desenvolvimento dos RHS nos PALOP, estão identificadas actividades que permitirão a implementação de uma Rede dos PALOP, bem como a aquisição de Bibliotecas Azuis para os núcleos de formação das provincias, assim como pequenas unidades de reprografia A Comissão Europeia, através do PASS-UE em Angola, também se interessa pela temática e dentro do Projecto de Apoio ao Desenvolvimento dos RHS nos PALOP, estão identificadas actividades que permitirão a implementação de uma Rede dos PALOP, bem como a aquisição de Bibliotecas Azuis para os núcleos de formação das provincias, assim como pequenas unidades de reprografia

ANGOLA Em Março de 2007, uma missão da ABC e da FIOCRUZ chegam a Luanda, para acertar os preparativos da vinda dos docentes para o 1º curso de mestrado. Dentro do item Rede de Bibliotecas está prevista a capacitação de profissionais angolanos em informação cientifica e tecnologica, em comunicação em saúde e em infraestruturas de rede, desenvolvimento de aplicativos bibliográficos e interface web. As linhas orçamentais estão disponíveis, agora é necessário dar o pontapé de saida.

ANGOLA EXPECTATIVAS Parceria forte com as instituições: Parceria forte com as instituições:  FIOCRUZ, BIREME,  OMS através do portal ePortuguese  Comissão Europeia via PIR-PALOP, Criará uma rede de informação cientifica e técnica em saúde, promovendo o conhecimento e o saber para podermos melhorar o estado de saúde das nossas populações Criará uma rede de informação cientifica e técnica em saúde, promovendo o conhecimento e o saber para podermos melhorar o estado de saúde das nossas populações

ANGOLA Muito Obrigado ESTE É UM DOS CAMINHOS PARA SE ALCANÇAR A EQUIDADE NA SAÚDE: ACESSO EFICIENTE E UNIVERSAL À INFORMAÇÃO!