PROFESSORA PATRÍCIA C. LIMA  Dimitri Ivanovich Mendeleyev (1834-1907) nasceu na St. Petersburg e posteriormente na França e Alemanha. Conseguiu o cargo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
História da Tabela Periódica
Advertisements

História da Tabela Periódica Moderna
HISTÓRIA DATABELA PERIÓDICA
Tabela Periódica Moderna
Tabela Periódica.
PROPRIEDADES PERIÓDICAS
Prof. Márcio Tabela Periódica Prof. Márcio.
PROPRIEDADES DOS ELEMENTOS Paulo Vaz A Tabela Periódica dos Elementos.
Professor Washington Luiz
Classificação dos Elementos Químicos (O Primeiro Elemento) "Ao lado, o fósforo (P). Primeiro elemento a ser descoberto. Ponto de partida para a construção.
Professor Washington Luiz
AULA DE QUÍMICA ASSUNTO: TABELA PERIÓDICA PROF. JÚLIO CÉSAR
TABELA PERIÓDICA E PROPRIEDADES PERIÓDICAS DOS ELEMENTOS
Classificação dos Elementos Químicos (O Primeiro Elemento)
1° COL – SETOR B AULAS 9 e 10 PÁGINA 204
QUÍMICA Tabela Periódica.
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
CLASSIFICAÇÃO PERIÓDICA DOS ELEMENTOS
Profa. Núria Galacini Profa. Samara Garcia
Propriedades Periódicas
Trabalho de Química Alunos: Amanda, Carla, Eliane e Noemi. Série: 1°A
7 PROPRIEDADES PERIÓDICAS Cézar de Goes Camargo
TABELA PERIÓDICA.
Química Geral e Inorgânica
TABELA PERIÓDICA.
Tabela periódica.
QUÍMICA TABELA PERIÓDICA Professor: Rafael Odorico
Profª. Ozanira Soares Tabela Periódica.
Prof. Jorge Luiz Tabela Periódica.
Tabela Periódica Prof. Jair Alberto.
CLASSIFICAÇÃO PERIÓDICA DOS ELEMENTOS PROF.ª MIKELLY BRAGA.
Departamento de Química e Bioquímica Licenciatura em Ciências da Arte e do Património Química e Física dos Materiais I Tópico 5: Introdução aos materiais.
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS ÁREA DE CONHECIMENTO: QUÍMICA Professor: Marcélio.
A Tabela Periódica A tabela periódica surgiu para agrupar os elementos que têm propriedades químicas e físicas semelhantes, ou seja, ela organiza os metais,
TUTOR: Dr. Ribamar Silva PETIANA: Lya Beiruth Silva.
Prof. Beto Química TabelaPeriódica Prof. Beto. Química Tríades Dohereiner Parafuso Telúrico de De Chancourtois Lei das Oitavas de.
Físico-Química / 9.º ano A Tabela Periódica Organização da Tabela Periódica Localização na Tabela Periódica.
Aula III - Ligações Químicas Tutora: Marcia Pintos Rio Grande, 13 setembro de 2014.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Tiago Quick.
Aula Aula – Teoria Atômica 2 Profa. Ana Maria Cardoso de Oliveira Bezerra Site: docente.ifrn.edu.br/anacardoso.
Do átomo ao elemento químico. Alguns pontos da teoria de Dalton Todas as substâncias são formadas por átomos Os átomos de um mesmo elemento químico são.
Classificação periódica do elementos. A organização dos elementos Até o final do século XVII apenas 33 elementos haviam sidos descobertos. Entretanto,
Cláudia Bacchi TABELA PERIÓDICAPERIÓDICA. Cláudia Bacchi Tríades Dohereiner Parafuso Telúrico de De Chancourtois Lei das Oitavas.
NIL Tabela Periódica.
EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS. FILÓSOFOS GREGOS Leucipo (450 a. C.)  pensamento filosófico Viveu por volta de 450 a. C. (à de anos atrás) e dizia.
RADIOATIVIDADE. Radioatividade Histórico: Em 1896, acidentalmente, Becquerel descobriu a radioatividade natural, ao observar que o sulfato duplo de potássio.
História da Tabela Periódica
INTRODUÇÃO À ATOMÍSTICA: Modelos atômicos, número atômico (z) e número de massa (A) 2012 COLÉGIO NOVO ANGLO DE JABOTICABAL (QUÍMICA) PROFESSOR: JOÃO MEDEIROS.
Distribuição eletrônica Linus Pauling. Quem foi Linus Pauling?????? Linus Carl Pauling ( ) foi um químico quântico e bioquímico dos Estados Unidos.
Estrutura Atômica e Ligações Interatômicas Prof. Wesdney Melo.
O ÁTOMO. Modelos atómicos Teoria atómica de Dalton A matéria é formada por partículas muito pequenas designadas por átomos; Os átomos são indivisíveis.
Exercícios.
OS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª Tiago Quick.
PRINCÍPIO DA DUALIDADE Embora a física clássica explique com clareza o movimento dos corpos em nossa volta, ela não o faz para partículas tão pequenas.
Os Gregos 450 a. C. Leucipo e Demócrito Matéria era formada por uma unidade indivisível: o Átomo.
Propriedades Periódicas
PROPRIEDADES PERIÓDICAS.
Estrutura dos átomos e tendências periódicas Aula 4.
Há muitos anos atrás surgiu a expressão COMPOSTOS ORGÂNICOS para indicar as substâncias produzidas por ORGANISMOS VIVOS Era a TEORIA DA FORÇA VITAL Há.
TABELA PERIÓDICA Famílias da Tabela PeriódicaPeríodos Família 1A (Grupo 1): Metais Alcalinos Família 2A (Grupo 2): Metais Alcalino-Terrosos Família B (Grupo.
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
DISCIPLINA: Ciências SÉRIE: 9º ANO
TABELA PERIÓDICA PRO JAJA.
Propriedades Periódicas dos Elementos
TABELA PERIÓDICA.
Classificação Periódica dos Elementos
Tabela periódica 2 – Atividades
AULA: Tabela Periódica
A TABELA PERIÓDICA ATUAL Vários estudiosos tentaram reunir
Transcrição da apresentação:

PROFESSORA PATRÍCIA C. LIMA

 Dimitri Ivanovich Mendeleyev ( ) nasceu na St. Petersburg e posteriormente na França e Alemanha. Conseguiu o cargo de professor de química na Universidade de St. Petersburg.  Mendeleyev criou uma carta para cada um dos 63 elementos conhecidos. Cada carta continha o símbolo do elemento, a massa atômica e suas propriedades químicas e físicas. Colocando as cartas em uma mesa, organizou-as em ordem crescente de suas massas atômicas, agrupando-as em elementos de propriedades semelhantes. Formou-se então a tabela periódica.  A vantagem da tabela periódica de Mendeleyev sobre as outras, é que esta exibia semelhanças numa rede de relações vertical, horizontal e diagonal.  Em 1906, Mendeleyev recebeu o Prêmio Nobel por este trabalho.  O elemento de número atômico 101 é o Mendelévio (Md) em sua homenagem.

A descoberta do número atômico  Em 1913, o cientista britânico Henry Moseley descobriu que o número de prótons no núcleo de um determinado átomo era sempre o mesmo.  Moseley usou essa idéia para o número atômico de cada átomo. Quando os átomos foram arranjados de acordo com o aumento do número atômico, os problemas existentes na tabela de Mendeleyev desapareceram.  Devido ao trabalho de Moseley, a tabela periódica moderna está baseada no número atômico dos elementos.  Com o passar do tempo, os químicos foram melhorando a tabela periódica moderna, aplicando novos dados, como as descobertas de novos elementos ou um número mais preciso na massa atômica, e rearranjando os existentes, sempre em função dos conceitos originais.

 A última maior troca na tabela, resultou do trabalho de Glenn Seaborg, na década de 50.  A partir da descoberta do plutônio em 1940, Seaborg descobriu todos os elementos transurânicos (do número atômico 94 até 102).  Reconfigurou a tabela periódica colocando a série dos actnídeos abaixo da série dos lantanídeos.  Em 1951, Seaborg recebeu o Prêmio Nobel em química, pelo seu trabalho.  O elemento 106 tabela periódica é chamado seabórgio (Sg), em sua homenagem.

 O sistema de numeração dos grupos da tabela periódica, usados atualmente, são recomendados pela União Internacional de química Pura e Aplicada (IUPAC).

A numeração é feita em algarismos arábicos de 1 a 18, começando a numeração da esquerda para a direita, sendo o grupo: hidrogêniometais alcalinos  1, o do hidrogênio e dos metais alcalinos ; metais alcalino-terrosos;  2, dos metais alcalino-terrosos;  13 família do Boro (B);  13, dos elementos representativos da família do Boro (B);  14, da família do Carbono (C);  15, da família do Nitrogênio (N).  16, da família dos calcogênios;  17, da família dos halogênios  17, da família dos halogênios e  18dos gases nobres.  18, o dos gases nobres.

 Os elementos dos grupos A são chamados representativos.  Os metais das famílias B são chamados METAIS DE TRANSIÇÃO, sendo: * Os Lantanídeos e Actnídeos, os metais de transição interna. * Os demais, metais de transição externa.  Oficialmente, são conhecidos hoje 115 elementos químicos, dos quais 88 são naturais (encontrados na natureza) e 27 artificiais (produzidos em laboratório); estes últimos podem ser classificados em: * cisurânicos — apresentam número atômico inferior a 92, do elemento urânio, e são os seguintes: tecnécio (Tc), astato (At), frâncio (Fr), promécio (Pm); * transurânicos — apresentam número atômico superior a 92 e são atualmente em número de 23.

Ordem crescente de energia nos subníveis 1s 2s 2p 3s 3p 42 3d 4p 5s 4d 5p 6s 4f 5d 6p 7s 5f 6d

 RIVED RIVED  UOL UOL

 As propriedades periódicas são aquelas que, à medida que o número atômico aumenta, assumem valores crescentes ou decrescentes em cada período, ou seja, repetem-se periodicamente.  Exemplo: o número de elétrons na camada de valência.  Outros exemplos: raio atômico, afinidade eletrônica, potencial de ionização, densidade, pontos de fusão e ebulição, eletronegatividade, entre outras.

Raio atômico: o tamanho do átomo O tamanho do átomo é uma característica difícil de ser determinada, pois a eletrosfera de um átomo não tem fronteira definida. De maneira geral, para comparar o tamanho dos átomos, devemos levar em conta dois fatores: Caso os átomos comparados apresentem o mesmo número de níveis (camadas), devemos usar outro critério:

 Ao retirarmos o primeiro elétron de um átomo, ocorre uma diminuição do raio. Por esse motivo, a energia necessária para retirar o segundo elétron é maior.

Experimentalmente, verifica-se que:  Entre os elementos das famílias IA e VIIA, a densidade aumenta, de maneira geral, de acordo com o aumento das massas atômicas, ou seja, de cima para baixo.  Num mesmo período, de maneira geral, a densidade aumenta das extremidades para o centro da tabela.  Assim, os elementos de maior densidade estão situados na parte central e inferior da tabela periódica, sendo o ósmio (Os) o elemento mais denso (22,5 g/cm³).

 Nas famílias IA e IIA, os elementos de maiores TF e TE estão situados na parte superior da tabela. Na maioria das famílias, os elementos com maiores TF e TE estão situados geralmente na parte inferior.  Num mesmo período, de maneira geral a TF e a TE crescem das extremidades para o centro da tabela.  Entre os metais, o tungstênio (W) é o que apresenta maior TF: ºC.  O carbono, por formar estruturas com grande  número de átomos, apresenta TF (3550 ºC) e TE (4287 ºC) elevados.