Físico-Química / 9.º ano A Tabela Periódica Organização da Tabela Periódica Localização na Tabela Periódica.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PERIODICIDADE QUÍMICA
Advertisements

ORGANIZAÇÃO PERIÓDICA DOS ELEMENTOS E PROPRIEDADES PERIÓDICAS
Prof. Márcio Tabela Periódica Prof. Márcio.
AULA DE QUÍMICA ASSUNTO: TABELA PERIÓDICA PROF. JÚLIO CÉSAR
Quimica – cad 1 – topi 1- 3 Prova
Tabela Periódica dos Elementos
TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS
Isabel Quadros - Tabela Periódica - 10º Ano
Nela constam 117 elementos. Cada elemento tem uma e uma só casa.
Objeto do conhecimento: Elemento Químico
TABELA PERIÓDICA.
Tabela periódica À medida que foram sendo conhecidos/identificados/isolados novos elementos Necessidade de os organizar Mendeleiev ( ) Organizou.
Profª Daniela Tabela Periódica Química-1ºANO.
Tabela Periódica.
Prof. Bivis. Prof. Bivis Tudo aquilo que tem massa e ocupa lugar Química UNIVERSO = MATÉRIA + ENERGIA Tudo aquilo que tem massa e ocupa lugar.
Tabela Periódica NIL.
Prof. Carlos Busato Química TabelaPeriódica Prof. Jorge Luiz E. E. Rev. Almir Pereira Bahia.
Tabela Periódica A tabela periódica dos elementos químicos é a disposição sistemática dos elementos, na forma de uma tabela, em função de suas propriedades.
Disciplina : Ciência dos Materiais LOM 3013 – 2015M1
Tabela periódica.
QUÍMICA TABELA PERIÓDICA Professor: Rafael Odorico
Profª. Ozanira Soares Tabela Periódica.
Química Tabela periódica
Prof. Jorge Luiz Tabela Periódica.
A Tabela Periódica.
SUMÁRIO: Raio atómico e energia de ionização. Formação de iões e reatividade de elementos químicos. Resolução de exercícios e problemas para consolidação.
8.2 Estrutura e organização
8.5 Propriedades químicas e estrutura atómica
Programação para Internet Aula 10 Introdução (Características do BD Relacional e Implementação)
QUÍMICA ORGÂNICA PROFª: LOURDES EUFRÁSIO. SURGIMENTO DA QUÍMICA ORGÂNICA Torbern Olof Bergman Química Orgânica é a química dos compostos existentes nos.
Departamento de Química e Bioquímica Licenciatura em Ciências da Arte e do Património Química e Física dos Materiais I Tópico 5: Introdução aos materiais.
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS ÁREA DE CONHECIMENTO: QUÍMICA Professor: Marcélio.
A Tabela Periódica A tabela periódica surgiu para agrupar os elementos que têm propriedades químicas e físicas semelhantes, ou seja, ela organiza os metais,
TUTOR: Dr. Ribamar Silva PETIANA: Lya Beiruth Silva.
PROFESSORA PATRÍCIA C. LIMA  Dimitri Ivanovich Mendeleyev ( ) nasceu na St. Petersburg e posteriormente na França e Alemanha. Conseguiu o cargo.
Prof. Beto Química TabelaPeriódica Prof. Beto. Química Tríades Dohereiner Parafuso Telúrico de De Chancourtois Lei das Oitavas de.
Aula III - Ligações Químicas Tutora: Marcia Pintos Rio Grande, 13 setembro de 2014.
Aula Aula – Teoria Atômica 2 Profa. Ana Maria Cardoso de Oliveira Bezerra Site: docente.ifrn.edu.br/anacardoso.
Módulo 4.: A composição química da célula 1. Os componentes químicos da célula Conteúdo celular possui: componentes inorgânicos e orgânicos. Componentes.
Do átomo ao elemento químico. Alguns pontos da teoria de Dalton Todas as substâncias são formadas por átomos Os átomos de um mesmo elemento químico são.
Classificação periódica do elementos. A organização dos elementos Até o final do século XVII apenas 33 elementos haviam sidos descobertos. Entretanto,
Química e Física dos Materiais I Ano lectivo 2015/2016 Departamento de Química e Bioquímica Licenciatura em Ciências da Arte e do Património.
Cláudia Bacchi TABELA PERIÓDICAPERIÓDICA. Cláudia Bacchi Tríades Dohereiner Parafuso Telúrico de De Chancourtois Lei das Oitavas.
Equilíbrio Químico Profa. Karen.
NIL Tabela Periódica.
EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS. FILÓSOFOS GREGOS Leucipo (450 a. C.)  pensamento filosófico Viveu por volta de 450 a. C. (à de anos atrás) e dizia.
Diversidade na Biosfera Constituintes Básicos 1. Composição química de uma bactéria 2.
Propriedades dos elementos químicos
RAZÃO A razão consiste no cociente formado por dois números (ou grandezas) diferentes de zero. A “velocidade média”, por exemplo, corresponde à razão entre.
História da Tabela Periódica
Distribuição eletrônica Linus Pauling. Quem foi Linus Pauling?????? Linus Carl Pauling ( ) foi um químico quântico e bioquímico dos Estados Unidos.
Ligação Covalente Curva de energia do H 2 Trabalho de: Rita Duarte.
Química e Física dos Materiais I Ano lectivo 2013/2014 Departamento de Química e Bioquímica Licenciatura em Ciências da Arte e do Património.
Estrutura Atômica e Ligações Interatômicas Prof. Wesdney Melo.
O ÁTOMO. Modelos atómicos Teoria atómica de Dalton A matéria é formada por partículas muito pequenas designadas por átomos; Os átomos são indivisíveis.
Estatística Aplicada à Administração Profº Alessandro Moura Costa
OS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA
Carlos Aurélio Dilli Gonçalves 2015 unipampa
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª Tiago Quick.
Diagramas de Sequência e Comunicação
TABELA PERIÓDICA - HISTÓRICO Döbereiner (1829) - analisou elementos com propriedades semelhantes em grupos de três, os quais denominou de tríades Lítio.
Instrumentação – Conceitos Básicos Universidade de Brasília Departamento de Engenharia Mecânica Programa de Pós-graduação em Ciências Mecânicas Professores.
Eletroquímica.
PROTEÍNAS Componentes:João Lucas,Mateus Andrade,Rodrigo, Rafael, Rubens e Matheus.
Propriedades Periódicas
PROPRIEDADES PERIÓDICAS.
Estrutura dos átomos e tendências periódicas Aula 4.
 Big Bang (13 a 14 bilhões de anos)  Nebulosa Cósmica  Formação dos astros por meio da agregação da poeira devido a atração gravitacional.
TABELA PERIÓDICA PRO JAJA.
TABELA PERIÓDICA.
Transcrição da apresentação:

Físico-Química / 9.º ano A Tabela Periódica Organização da Tabela Periódica Localização na Tabela Periódica

Físico-Química / 9.º ano Organização da Tabela Periódica A primeira Tabela Periódica foi elaborada por Mendeleev em março de Mendeleev elaborou-a para evidenciar a variação periódica das propriedades dos 63 elementos químicos conhecidos até àquele momento.

Físico-Química / 9.º ano Organização da Tabela Periódica Até 1900, acrescentaram-se mais trinta elementos químicos, preenchendo alguns dos espaços vazios que Mendeleev tinha deixado.

Físico-Química / 9.º ano Organização da Tabela Periódica Tabela Periódica é, atualmente, um quadro que mostra os elementos cujas propriedades físicas e químicas semelhantes encontram-se agrupados em colunas.

Físico-Química / 9.º ano Organização da Tabela Periódica Ordenados por ordem crescente do seu número atómico - Períodos De acordo com as suas propriedades químicas, os elementos estão dispostos em colunas verticais - Grupos

Físico-Química / 9.º ano Organização da Tabela Periódica Na Tabela Periódica os elementos químicos encontram-se organizados por ordem crescente do seu número atómico em períodos (linhas horizontais) e grupos (colunas verticais).

Físico-Química / 9.º ano Os elementos do Grupo 1 são chamados metais alcalinos, e os do Grupo 2 são os metais alcalinoterrosos. A Tabela é composta por dezoito grupos, numerados de 1 a 18 Os elementos do Grupo 17 são os halogéneos, e os do Grupo 18 são conhecidos como gases nobres, gases raros ou gases inertes. Organização da Tabela Periódica

Físico-Química / 9.º ano A Tabela é composta por sete períodos, normalmente designados pelo ordinal correspondente. O primeiro período é apenas composto por dois elementos, o hidrogénio e o hélio. O segundo e o terceiro períodos são constituídos por oito elementos. Organização da Tabela Periódica

Físico-Química / 9.º ano As duas filas destacadas em baixo, os lantanídeos e os actinídeos, pertencem, respetivamente, ao sexto e sétimo períodos. Estes elementos estão dispostos desta forma para evitar o alargamento da Tabela, pois deveriam aparecer logo a seguir ao lantânio e ao actínio, respetivamente. Organização da Tabela Periódica

Físico-Química / 9.º ano Organização da Tabela Periódica Os elementos químicos podem ser divididos em três categorias: metais, semimetais e não metais.

Físico-Química / 9.º ano Organização da Tabela Periódica Cerca de 99,7% da massa total da crosta terrestre é constituída por apenas doze elementos naturais, sendo os mais abundantes o oxigénio, o silício, o alumínio, e o ferro.

Físico-Química / 9.º ano Localização na Tabela Periódica Se analisarmos as distribuições eletrónicas de elementos de um mesmo grupo, verificamos que há características comuns que se evidenciam. – os elementos do grupo 1 têm um eletrão de valência; – os elementos do grupo 2 têm dois eletrões de valência.

Físico-Química / 9.º ano Localização na Tabela Periódica – os elementos do grupo 17 têm sete eletrões de valência; – os elementos do grupo 18 têm sempre o último nível completamente preenchido.

Físico-Química / 9.º ano Localização na Tabela Periódica – para os elementos dos grupos 1 e 2, o número de eletrões de valência coincide com o número do grupo a que pertencem; – para os elementos dos grupos 17 e 18, o número de eletrões de valência corresponde ao algarismo das unidades do número do grupo (excetuando o hélio que tem 2 eletrões de valência. O número de eletrões de valência de um elemento químico está relacionado com o número do grupo da Tabela Periódica a que o elemento pertence.

Físico-Química / 9.º ano Localização na Tabela Periódica – os elementos do 1.º período (hidrogénio e hélio) têm apenas um nível de energia com eletrões; – os do 2.º período têm dois níveis de energia com eletrões; – os do 3.º período têm três níveis com eletrões. As distribuições eletrónicas dos elementos químicos de um mesmo período

Físico-Química / 9.º ano Localização na Tabela Periódica O número de níveis de energia com eletrões na distribuição eletrónica de cada elemento químico indica-nos o período a que o elemento químico pertence. A grande estabilidade dos gases nobres deve-se a terem o último nível de energia completamente preenchido.

Físico-Química / 9.º ano Localização na Tabela Periódica Os elementos do grupo 1 (metais alcalinos) tendem a formar iões monopositivos (X + ) e os do grupo 2 (metais alcalinoterrosos) tendem a formar iões dipositivos (X 2+ ).

Físico-Química / 9.º ano Localização na Tabela Periódica Os elementos do grupo 16 da Tabela Periódica tendem a formar iões dinegativos (X 2– ) e os do grupo 17 (halogéneos) tendem a formar iões mononegativos (X – ).