ECONOMIA PARA EXECUTIVOS (Aula 4) Dr. Hugo Eduardo Meza Pinto

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Taylorismo Fordismo e Pós-Fordismo
Advertisements

Inovação e difusão tecnológica
Sistemas econômicos e sociais
DESMISTIFICANDO O MARKETING
Como organizar um, sem esquecer nada
Empreendedorismo AULA 3
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
Os 4 C’s do Marketing Cliente Conveniência, Comunicação Custos.
Marketing no Século XXI
Aprender ao Longo da Vida
Criatividade e inovação
HISTÓRIA DO MARKETING Desde o início da humanidade as pessoas vendem e compram bens, fazendo trocas. Com o crescimento das cidades , o comércio aumentou.
Lan Manager Integrantes: Bruno Moleiro Regis Felipe Fujiy Pessoto
Subgrupo G2 Rommel Agostini Cavalher Raphael Leon Peres Brocchi
Gestão da Inovação CASE WHOLEFOODS.
Orientação da Empresa Orientação para a PRODUÇÃO
FATORES CHAVE DE SUCESSO NOS NEGÓCIOS
Inovação em saúde e promoção da saúde
MÉTODOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL.
Categorias do E-Business
A produção do Espaço Geográfico no Capitalismo
A ERA DIGITAL COMO MÃO DE OBRA
Gestão de Marketing de Moda Introdução ao Marketing
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
John Dewey ( ).
Aula 8 Comportamento e processo de compra do cliente organizacional
Relação do que foi planejado com o dia‑a‑dia da organização - Busca da Excelência por meio da Tecnologia da Informação Prof. Luiz da Guia.
Agentes da Inovação.
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Perguntas O custo total de um estoque é o custo de aquisição mais o custo de envio. Um estoque é necessário quando o custo da falta de estoque é maior.
INDÚSTRIA DO ENTRETENIMENTO TV GLOBO
FUNDAMENTOS DE MARKETING PARA A ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Comunicação.
AULA 06 A GLOBALIZAÇÃO E A TI
Profª. Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II Inovação Profundas transformações nos anos 90 Inovação – uma das maneira de ganhar dinheiro – construção.
Brainstorming de Soluções Lição 3 0. Módulos 3.1Resumo da Semana Passada 3.2Brainstorming de Soluções 3.3Desenvolvimento de Cliente 3.4Tamanho do Mercado.
Gestão Farmacêutica – Mudar e Inovar
DISCIPLINA Pesquisa de Tecnologias Emergentes - PTE Profa. Eliane
Vira Tema: Quando Processo Vira Dinheiro Processo Produção & Resultados Quando Metas & Prazos.
Aula 3 e 4 - Orientação da Empresa para o Mercado
Reconhecendo oportunidades
Gestão Farmacêutica – Conceito de Gestão e Valor
Gabriel Bastos Machado
Metodologia Científica
Prof. Dr. Luiz Antônio M. Pereira
Introdução à Administração
Interface Homem/Máquina
PROFA. REANE FRANCO GOULART Letramento Digital - Publicação Video 1.
Publicidade e Propaganda
Empreendedorismo e Inovação em modelo de negócios Estudo de caso: site de compras coletivas “Groupon”
PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE FALHAS
Gestão da Tecnologia da Informação Turma 2008 Disciplina Inovação Tecnológica Prof. Ronaldo Barbosa
Aplicações Inovadoras de TI no Varejo Ney Santos
Cartão de Crédito Empresarial
APRENDENDO A EMPREENDER GERENCIANDO UM NEGÓCIO SUSTENTÁVEL.
A queda da cibercultura Katylin Nicoli 2PPN. Pesquisa sobre a cibercultura, com a pergunta principal: “O que tem que interferir para a passagem da cibercultura?
Gestão de Projetos - aula 2: processos, operações x projetos - Profª
Projeto de produto UFERSA | Eng. de Produção | Prof. Kléber Barros.
Prof. Armando Chafik. APRESENTAÇÃO A cultura de projetos nas organizações deve ser implantada de forma sistemática e os seus princípios colocados em prática.
Marketing de Serviços Conceitos Básicos de Marketing Natália Xavier Bueno.
Aula: Arquiteturas de redes: modelo de referência OSI 04/12/2010.
Fordismo Henry Ford.
Professor Hudson de Paula.  Há cerca de 2000 anos atrás, a população global era de cerca de 300 milhões de habitantes.  Decorreram-se mais de 1600 anos.
PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE FALHAS
6 Idéias Para Ganhar Dinheiro Top Marketing Total.
Operações de Marketing
Noções de Administração e Gestão em Recursos Humanos Professora Eliane König.
Criando Portfólio Virtual. O que é um portifólio? Portfólio é uma coleção, pessoal e organizada, dos trabalhos, das construções e das descobertas que.
Trajetória histórica da Logística Curso de Administração Prof.° Paulo Alencar.
Transcrição da apresentação:

ECONOMIA PARA EXECUTIVOS (Aula 4) Dr. Hugo Eduardo Meza Pinto

A inovação Significa novidade ou renovação. Deriva do latino innovatio.

A inovação pouco Tem a ver com uma idéia, método ou objeto que é criado e que pouco se parece com padrões anteriores.

A inovação Um princípio inventivo é uma das operações que um inventor aplica para resolver o problema que dá origem à invenção. Innovatrix

Diferenças entre Invenção e Inovação Invenção – Não chega ao mercado – Não tem viabilidade econômica – Professor Pardal Inovação – Produto novo/ou aperfeiçoado no mercado

A inovação resolver dilemas/problemas (trade-off). Portanto, inovar é resolver dilemas/problemas (trade-off).

Tipos de inovação 1. Inovação do produto 2. Inovação do processo 3. Inovação organizacional 4. Inovação de marketing

Modos de inovação Inovação radical Inovação incremental

Peculiaridades da Inovação Firma inovadora não necessariamente vai ser a mais eficiente Precisa de outros ativos tais como marketing, canais de distribuição, logística Firma imitadora pode ser mais eficiente por contar com estes ativos. A inovação pode deixar a empresa no oceâno vermelho ou no azul.

No início do século XX, Henry Ford observou o sistema de movimentação de carcaças de matadouros... 1

O Ford fez isso:

Em 1904, em Saint Louis, Estados Unidos, havia um vendedor de salsichas cozidas, o problema era que as pessoas queimavam as mãos segurando as salsichas... 2

Sugeriram colocar luvas brancas de algodão para que os clientes...

O problema que era anti-higiênico e dava prejuízo porque os clientes levavam as luvas...

Até que um padeiro, sugeriu colocar a salsicha dentro de um pão...

Surgia o Hot dog.

Quem tem mais pericia de colocar a linha numa agulha?

Inovação pode ser a coisa mais simples do mundo

Tipos de inovação novo Inovar é criar dinheiro novo para a empresa.

“A economia gira em torno de ciclos econômicos” Joseph Schumpeter

Início da inovação Crescimento da inovação ápice da inovação declínio da inovação

Surfando nas ondas de Kondratief

Criação de ciência Criação de Ciência Básica Análise dos resultado Aplicação Dos conhecimentos básicos Aproveitamento Comercial Modelo linear de fazer ciência:

Conhecimento básico ou aplicado: O Quadrante Pasteur de Stokes BohrPasteur Edison Relevância para a obtenção do conhecimento Relevância para aplicações imediatas

Conhecimento básico ou aplicado: O Quadrante Pasteur de Stokes BohrPasteur Edison Relevância para a obtenção do conhecimento Relevância para aplicações imediatas

Conhecimento básico ou aplicado: O Quadrante Pasteur de Stokes BohrKeynes Edison Relevância para a obtenção do conhecimento Relevância para aplicações imediatas

Conhecimento básico ou aplicado: O Quadrante Pasteur de Stokes Bohr Stephen Hawking Edison Relevância para a obtenção do conhecimento Relevância para aplicações imediatas

Open innovation Inovação fechada Inovação aberta

Criação da inovação Dialética entre ciência e tecnologia Modelo não linear Interação constante entre os agentes (academia, empresas e governo) Necessidade de aproximação entre os agentes

Esses produtos resolvem que problemas? = Pesquisa na internet

Esses produtos resolvem que problemas? = Leitura digital, mobilidade, Portabilidade.

Esses produtos resolvem que problemas? = Status, condução, mobilidade.

Esses produtos resolvem que problemas? = Arquivamento, mobilidade, conveniência.

Vem aí, aNÚVEM!

Esses produtos resolvem que problemas? = Alimentação, comodidade Conveniência.

Jack Dorsey e Evam Willians foram os criadores. A idéia nasceu em 1992, inspirada no software de rastreamento dos taxistas.

Esses produtos resolvem que problemas? = Comunicação, agilidade, Portabilidade.

Tudo em 140 caracteres

Tudo em 140 caracteres...

OTwitter salva vidas: O caso do sequestrado em Afeganistão Kosuke Tsuneoka, um jornalista independente japonês, foi sequestrado por uma milícia enquanto trabalhava em uma reportagem no Afeganistão. Fingindo ensinar um dos sequestradores a acessar a internet, Tsuneoka enviou mensagens pelo seu perfil do Twitter informando sua localização. Ele foi libertado nesta terça-feira.

Qual foi a primeira rede social?

O rádio

Paul Baran (1926)

Tipologia das redes sociais (Paul Baran)

O que é Innovatrix?

O princípio se baseia nos estudos do Russo Genrich Altshuller. Ele queria descobrir como os inventores Chegavam às suas invenções.

Metodologia do Altshuller

A inovação Um princípio inventivo é uma das operações que um inventor aplica para resolver o problema que dá origem à invenção. Innovatrix

Innovatrix em 4 passos Defina bem o problema a ser “dissecado” lagunas Identifique a “contradição” central do problema Achada a contradição, identifique qual (quais) são os princípios inventivos norteiam as buscas de soluções. Ferramentas para dissecar problemas Identifique os princípios inventivos. Use-os para propor protótipos de soluções. Ferramentas para dissecar contradições Ferramentas para identificar princípios inventivos que vão nortear a solução Ferramentas para chegar a soluções concretas a partir dos princípios inventivos Avalie a solução. Se for necessário volte para a etapa 1. Do contrário, faça um plano de ação para implantar os protótipos

Há duas coisas que as empresas precisam fazer sobre inovação para Se manterem vivas a pagar o que você precisa 1.Convencer ao mundo a pagar o que você precisa pelo que produto que você vende. 2.Gastar o menos 2.Gastar o menos que puder para produzir esse produto.

Pessoas Processos Mercados JOB TO BE DONE

Ampliando o Innovatrix 1.Identifique 1.Identifique as suas Contradições (vulnerabilidades).

2. Identifique 2. Identifique suas Vantagens (“armas”)

3. Tente resolver as Contradições com as Suas “armas”.

4. Se não tiver armas Suficientes para resolver Faça um mapeamento Para desenvolver novas Armas.

5. Resolvas 5. Resolvas as suas contradições

6. Mapeie 6. Mapeie futuras contradições

7. Planeje 7. Planeje como resolvé-las

8. R 8. Resolva-las

COMO?

CRIEMETODOLOGIAS

Inove!

Inovação é criar DINHEIRO NOVO para a empresa

@hempjr71