O P ARÁGRAFO A RGUMENTATIVO Estruturas e estratégias.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PARÁGRAFO Conceito e Estrutura.
Advertisements

Produção Textual Título Estrutura do Texto Parágrafo Emanoelly Marques.
O TEXTO ARGUMENTATIVO E TEXTO EXPOSITIVO
PROFª. MS. LINA MARIA GONÇALVES
VESTIBULARES & DISSERTAÇÃO Os primeiros passos
Ensaiando um ensaio.
03M1 E 03M2 Gloriosas!!! Prof.: Maria Anna
O que é tese? O que é argumento? Quais os tipos de argumentos?
Montagem de Textos Dissertativos
PARAGRAFAÇÃO PROFESSORA LÚCIA BRASIL.
O TEXTO ARGUMENTATIVO ESTRATÉGIAS
O texto argumentativo.
Urbano Cavalcante Filho (UESC, UFBA, IFBA)
Dimensões da Globalização
Texto Argumentativo É um texto em que não só expomos uma idéia, uma opinião ou uma tese, mas a defendemos de modo a fazer com que os leitores a.
Artigo de Opinião GT6.
Texto Dissertativo ARGUMENTATIVO.
CONCLUSÃO (DISSERTAÇÃO)
PROPOSTAS 2012 – O movimento imigratório para o Brasil no século XXI 2011 – Viver em rede no século XXI Trabalho na construção da dignidade humana.
Função argumentativa da narrativa dos fatos
Prof.ª Irislane Figueiredo
Uma possível estrutura básica da Redação do tipo Enem
TEXTO DE OPINIÃO Transmite informações ao leitor, mas as informações transmitidas nele estão a serviço da opinião, podem servir de provas, em defesa da.
OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA
Prof. jose PLANEJAMENTO.
Professor Romildo Tavares – Filosofia/Sociologia
Leia, um texto dissertativo e procure observar o hábil e forte jogo de argumentos utilizados pelo autor.
Linguagens – Língua Portuguesa
O texto argumentativo.
Produção Textual Artigo de Opinião Editorial.
REDAÇÃO.
Posicionando-nos sobre temas polêmicos que circulam socialmente.
Produção de texto: Texto de opinião Definição Planificação Estrutura
Texto Dissertativo Argumentativo
Redigindo a opinião do grupo.
LOGÍSTICA REVERSA PHILIPS Inovando para o bem-estar.
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL:
TEXTO DISSERTATIVO- ARGUMENTATIVO
Professora Mestre Roberta Costella
Terceiro milênio: desafios da humanidade.
A dissertação: esmiuçando o gênero
Afinal, o que é política? Definição geral Pode ser pensada como negociação para compatibilizar interesses; Pode estar relacionado com o que diz.
TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
ORGANIZAÇÃO ECONÔMICA
DISSERTAÇÃO INTRODUÇÃO: Introdução adequada ao tema / posicionamento
REDAÇÃO - Prof.ª Sarah Araujo
ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA: AULA 8
Comunicação e Redação Empresarial
Rondineli Alves Eden Lopes 2PPN Giovanni Iannoni.
REUNIÕES DE TRABALHO.
CAP 20 – As teorias socialistas e o marxismo
Ciência, tecnologia e sociedade
TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO EM PROSA
Teoria do Iceberg. Teoria do Iceberg ASSUNTOS DA AULA: 1- PALAVRAS DE TRANSIÇÃO 2- RECURSOS LINGUÍSTICOS 3- A COESÃO POR CONEXÃO.
REDAÇÃO Estrutura do texto dissertativo
TEXTO DISSERTATIVO Vamos aprender como fazemos um texto dissertativo, desde as palavras até os parágrafos.
REDAÇÃO – ENEM/2016 ESTRUTURA E TEMAS.
OBSERVAÇÃ O: Para mudar a imagem deste slide, selecione a imagem e exclua-a. Em seguida, clique no ícone Imagens do espaço reservado pra inserir sua própria.
Terceiro milênio: desafios da humanidade.
ARTIGO DE OPINIÃO OPINIÃO ARGUMENTOS CRÍTICA DEPOIMENTOS TESE
Recapitulando... O que vimos em aula até o momento: 1. A redação no ENEM 2. Estrutura do texto dissertativo-argumentativo 3. Interpretação, Planejamento.
 Como diz o nome, ela tem a função de adicionar informações ou algo relativo ao texto. E NÃO SÓ MAS TAMBÉM NEM.
ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA: AULA 12
DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA PROFa. Ana Maria Bernardelli.
dissertativo-argumentativo
Tipologia textual Dissertação.
D O P ARÁGRAFO - P ADRÃO A O T EXTO A RGUMENTATIVO.
Texto expositivo & argumentativo
ESTRUTURA DO TEXTO DISSERTATIVO.
DICAS DE REDAÇÃO E ERROS MAIS FREQUENTES. * TESE = Posicionamento, afirmação É.... Sabe-se que... Artigo + substantivo.
Transcrição da apresentação:

O P ARÁGRAFO A RGUMENTATIVO Estruturas e estratégias

E STRUTURA DO PARÁGRAFO ARGUMENTATIVO Tópico frasal É composto pela ideia-núcleo – a ideia central e mais imporante do parágrafo; Apresenta a opinião que será defendida sobre um determinado tema. Argumento + Desenvolvimento Trata-se de um motivo ou uma razão pela qual se defende a ideia-núcleo; Detalha/desenvolve/embasa a opinião do autor do texto. Conclusão Reforça/reafirma a opinião apresentada no início.

E STRATÉGIAS A RGUMENTATIVAS 1) Contra-argumentação Estratégia para desestabilizar um argumento contrário ao que se quer defender: Mostrando que ele está equivocado: encontra-se no ponto de vista contrário um ponto frágil, a fim de fortalecer a própria opinião; OU Mostrando que ele não é relevante: leva-se a opinião contrária em consideração, com a intenção de mostrar que ela não é a mais importante a ser considerada. IMPORTANTE : Cuidado para não cair em contradição: não defenda a opinião contrária à tese do seu texto!

E STRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS 1) Contra-argumentação – Exemplo Apesar de muitos acharem que só as classes elitizadas é que contribuem com a reciclagem, percebe-se que essa é uma visão parcial e tendenciosa. Isso ocorre porque, em geral, desconsideram aqueles pertencentes a uma classe social menos privilegiada, os quais encontram nessa atividade uma fonte de renda. Muitas famílias carentes, além de já terem desenvolvido o hábito da coleta seletiva dentro das próprias casas, já há alguns anos vêm trabalhando nessa atividade, recolhendo e separando materiais que tenham sido descartados sem se pensar na prática do reúso. Assim, atitudes como essa não se restringem a um único setor social e, ao mesmo tempo em que contribuem para uma atuação mais ecológica globalmente, podem se transformar em sustento pessoal.

E STRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS 2) Causas e Consequências Explica as causas que levaram à situação apresentada no tópico frasal, bem como as consequências decorrentes dela. Serve para embasar de modo eficiente a opinião expressa no tópico frasal.

E STRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS 2) Causas e Consequências – Exemplo A falta de interesse e de participação dos brasileiros em assuntos políticos é fruto de um ciclo vicioso. Uma das causas que leva ao afastamento popular em relação à política nacional são os inúmeros e recorrentes escândalos de corrupção, dos quais participam parlamentares que continuam impunemente exercendo seus cargos. Como consequência, essa mesma falta de engajamento continua permitindo a (re)eleição de mais políticos corruptos, mantendo-se, assim, a ordem vigente.

E STRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS 3) Argumento de autoridade Utiliza-se a citação de uma fonte confiável, ou seja, de uma afirmação que tenha sido feita por um especialista no assunto abordado de modo a desenvolver o argumento central e torná-lo mais convincente.

E STRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS 3) Argumento de autoridade – Exemplo A TV vem conquistando recentemente a visibilidade que antes era atribuída ao cinema, especialmente por conta da diversidade de conteúdo exibido. O diretor e produtor brasileiro Fernando Meirelles concorda que “até nesse sentido a TV é mais interessante que o cinema, [já que] este transformou-se na hegemonia do mainstream.” De fato, um crescente investimento na mídia televisiva tem produzido séries de qualidade e de temas diversificados, as quais têm mantido em casa um público cada vez maior. Por sua vez, o cinema, ao priorizar a vendagem nas bilheterias, está perdendo sua capacidade de inovar, de contar histórias inesperadas. Assim, progressivamente, o cinema cada vez mais massificado, tem perdido público para a TV.

C ONECTIVOS E OUTROS OPERADORES ÚTEIS : Operadores que auxiliam na contra-argumentação, ou seja, contribuem para considerar a opinião contrária à que se quer defender, sem atribuir a ela valor excessivo: embora, apesar de, ainda que, mesmo que. Operadores que indicam causa ou introduzem uma justificativa ou explicação: motivo, razão, causa, porque, pois, uma vez que, já que, por causa de, em vista de, em virtude de, devido a. Operadores que indicam consequência ou introduzem uma conclusão: decorrência, resultado, reflexo, efeito, consequência, consequentemente, em decorrência, logo, portanto, assim, por isso, de modo que, em vista disso. IMPORTANTE: Lembre-se de que argumentos consistentes são essenciais para convencer o leitor de que sua opinião é a melhor. Por isso, cuide bem da escolha e da organização dos argumentos que irá usar!