Teoria da deriva dos continentes → segundo Wegner há cerca de 250 M.A, os continentes estavam unidos num supercontinente → Pangeia rodeado por um único.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OS CONTINENTES MOVEM-SE ?
Advertisements

ORIGEM E DISTRIBUIÇÃO DOS CONTINENTES
DERIVA DOS CONTINENTES
G E O L O G I A ST 409 A CROSTA TERRESTRE
A formação das rochas As rochas se dividem em 3 grandes grupos
DOBRAS E FALHAS.
TEMA 1 DA TEORIA DA DERIVA DOS CONTINENTES À TEORIA DA TECTÓNICA DE PLACAS. A DINÂMICA DA LITOSFERA
Teoria da Tectónica de Placas
Teoria da Tectónica de Placas
Teoria da Tectónica de Placas
A Terra como um planeta dinâmico
2. oceânica - oceânica Arcos de ilhas fossa
Teoria da deriva dos continentes
À DESCOBERTA dos LIMITES de PLACAS.
GEOGRAFIA 8º ANO.
Movimento das Placas litosféricas
Movimentos da Terra – pág. 157
Da superfície ao centro da Terra
FORMAÇÃO do RELEVO atuação conjunta
Ensino Médio 1ª Série. Geografia..
Ciências Naturais – 7.º ano
A dança dos continentes
A Terra – Um planeta em mudança
Transformação da superfície terrestre
Capítulo 7 – Estrutura geológica
Trabalho realizado por: Daniel Martins nº6, 12ºB.
Ciências Naturais – 7.º ano
TEORIA DA DERIVA DOS CONTINENTES
O PLANETA TERRA É COMPOSTO POR PLACAS TECTÔNICAS, QUE SE ACHAM APOIADAS SOBRE O MANTO, E ASSIM SENDO ELAS SE MOVEM E SÃO INSTÁVEIS E SE DESLOCAM EM IDADES.
Dinâmica Interna da Terra, Parte II: Tectônica de Placas
CADEIAS DE SUBDUCÇÃO.
Dinâmica Interna da Terra.
Em que consiste a teoria da tectônica de placas?
Distância (Km) Estrutura Interna da Terra Núcleo Interior Núcleo Exterior Manto Astenosfera Crusta.
Grandes Estruturas Geológicas
Teoria da Tectónica de Placas.
Teoria da Deriva dos Continentes
Movimentos da Terra Idade da Terra: 4,6 bilhões de anos aproximadamente. - Pesquisada através da radioatividade de alguns elementos (datação). C14: Carbono.
Ciências Naturais – 7.º ano
Teoria da Tectónica de Placas
Formação da Terra.
Ciências Naturais – 7.º ano
Dinâmica interna VideoVersion=290
Estrutura geológica – o conjunto de diferentes rochas de um lugar e os vários processos geológicos sofridos por elas dão aos terrenos desse lugar uma.
DINÂMICA INTERNA DA TERRADINÂMICA INTERNA DA TERRA Teoria da Deriva Continental | Morfologia dos Fundos Oceânicos | Teoria da Tectónica de PlacasTeoria.
PARA SE DAR BEM NA PROVA DE GEOGRAFIA!!! TUDO O QUE VOCE DEVE SABER NAO SEJA BESTA E PRESTA ATENCAO!!!
Os continentes movem-se ?. Em 1911 – um meteorologista alemão, Alfred Wegener – descobriu um artigo científico que mostrava que existiam fósseis iguais,
Litosfera  A Terra e seus subsistemas  Escala do tempo geológico  Estrutura Geral da Terra  Tipos de rochas  Movimentos das placas tectônicas.
A CROSTA TERRESTRE.
DERIVA CONTINENTAL Colégio Alternativo Disciplina: Geografia
Dobras e de Falhas.
Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Natal/Cidade Alta Curso: Técnico Subsequente em.
Teoria da Deriva dos Continentes
Dinâmica da Litosfera e grandes estruturas geológicas
A TECTÓNICA DE PLACAS Vítor Maia. A TECTÓNICA DE PLACAS A Tectónica de placas é a teoria actualmente aceite para explicar todos os fenómenos da dinâmica.
As Ciências da Terra Adelaide Semedo Patrícia Moreira Sara Cid Sílvia Monteiro Susana Loureiro.
Deformações Falhas e Dobras.
Ciências Naturais – 7.º ano
Um planeta em mudança. 2  CATASTROFISMO – muitos dos aspectos da crosta terrestre hoje observados, como as suas deformações ou o registo fóssil, são.
Teoria da Tectónica de Placas A litosfera está fragmentada em cerca de oito grandes blocos, placas litosféricas, que se movimentam lentamente entre si.
Planeta terra e sua evolução geológica Trabalho de História Alunos: Breno Siqueira Freitas Felipe Yamak Alves Franca Vitória Ferreira Duré Valentina Nunes.
Estrutura Geológica da Terra Professora: Jordana Costa.
Dinâmica da Litosfera e grandes estruturas geológicas
N7 CienTIC 7 Ciências Naturais – 7.º ano Ciclo das rochas.
Dinâmica da Litosfera e grandes estruturas geológicas
2 3 4 É possível localizar descontinuidades internas na Geosfera, ou seja, definir a fronteira entre duas zonas contíguas do interior da Terra com características.
 Big Bang (13 a 14 bilhões de anos)  Nebulosa Cósmica  Formação dos astros por meio da agregação da poeira devido a atração gravitacional.
Ciências Naturais – 7.º ano
Deriva dos Continentes e Tectónica de Placas
A EXPLORAÇÃO DOS FUNDOS DOS OCEANOS
Transcrição da apresentação:

Teoria da deriva dos continentes → segundo Wegner há cerca de 250 M.A, os continentes estavam unidos num supercontinente → Pangeia rodeado por um único oceano → Pantalassa Há 180 milhões de anos Há 120 milhões de anos H á 60 M.A. Actualmente Há 250 milhões de anos

Argumentos utilizados por Wegner para defender a sua teoria: Argumentos morfológicos: Wagner ao observar as margens dos continentes verificou que estes se encaixavam como peças de um puzlle

Argumentos geológicos: Wegner verificou que as rochas que existiam na América do Sul tinham continuidade na crosta Africana, o que demonstrava a origem comum. Semelhanças das rochas de África e da América do Sul

Argumentos Paleoclimáticos: Wagner encontrou vestigios de glaciares (frequentes em regiões frias) em continentes que actualmente têm clima tropical. HÁ 265 MILHÕES DE ANOS ACTUALMENTE I – ÍNDIA Au – AUSTRÁLIA A – ANTÁRCTIDA VESTÍGIOS DE GLACIAÇÃO

Argumentos Paleontológicos: Wagner encontrou vários exemplares dos mesmos fósseis em continentes que, actualmente, se encontram afastados.

Morfologia dos fundos oceânicos

Teoria da Tectónica das Placas A litosfera está dividida em placas tectónicas que se movem sobre a astenosfera ( parte do manto que se encontra semi-fluido, devido ás temperaturas a que se encontra). O movimento destas placas é a causa da deriva dos continentes. ● Na deriva continental, Wegner defendia o movimento dos continentes isoladamente; Na tectónica das placas os continentes e os fundos oceânicos movem-se conjuntamente. Placas Tectónicas da Litosfera Existem correntes de calor no interior da Terra responsáveis pelo movimento das placas.

Estrutura da parte mais externa da Terra

Limites das placas litosféricas

Como se dá o movimento das placas litosféricas? ● O magma do manto ascende à superfície através do rift. ● Ao atingir a superfície, o magma arrefece e empurra as placas em sentidos opostos, em direcção às margens dos continentes. ● À medida que o novo fundo oceânico se produz, o mais antigo mergulha e funde-se na zona de subducção – dá-se a destruição da placa oceânica. ● Este movimento ocorre continuamente devido ás correntes de convecção do manto (calor produzido no interior da Terra).

Cordilheira dos Andes Limite convergente destrutivo - em zonas de subducção a crosta oceânica move-se em direcção à crosta continental. As placas litósféricas convergem e colidem. Nestas zonas, a litosfera destrói-se continuamente.

Limite divergente – duas placas litosféricas, afastam-se em sentidos opostos. Gera-se continuamente nova litosfera Dorsal oceânica Islândia

Limite transformante – duas placas deslizam uma ao longo da outra. A litosfera nem é criada nem destruida. Falha de Sto. André Califórnia

Tipo de forças que se exercem sobre as rochas A- Compressão – tendem a reduzir o volume da rocha B- Tracção – tendem a alongar a rocha C- Cisalhamento – provocam movimentos paralelos da rocha em sentidos opostos

Tipos de deformações

Dobra – deformações irreversíveis e permanentes das rochas, originadas por forças de compressão. As rochas apresentam um comportamento dúctil, isto é, deformam-se sem se fracturarem.

Tipos de dobras 1- Dobras Verticais 2 – Dobras Inclinadas 3 – Dobras Deitadas

Falha – deformações causadas por forças compressivas ou distensivas. As rochas fracturam-se porque é ultrapassado o limite de plasticidade. É uma fractura em que a rocha de um dos lados se move em relação à rocha do outro lado.

Tipos de Falhas