Relatório do Pastor Presidente XXVII Concílio da Igreja Foz do Iguaçu, 20 a 24 de Outubro de 2010.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
2 ° domingo do advento 9 de dezembro.
Advertisements

PASTORAL DA COMUNICAÇÃO (PASCOM)
CNBB – Documento 100 Comunidade de Comunidades: Uma nova paróquia. A conversão pastoral da paróquia.
SANEAMENTO BÁSICO: UM DIREITO DE TODOS “A Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016, seus resultados e a continuidade das ações.”
O que é o Dandara? - grupo feminista cujas concepções políticas se originaram e se desenvolveram no campo da esquerda - auto-organização.
Programando a Programação da Escola Sabatina Pr. Jorge Mário de Oliveira MPES – Paulistana da IASD 2008.
Projetos para as Famílias Rita Massarico Kawahala André Luís Kawahala Jovem Família Família & Namoro.
SÍNODO SUDESTE XVI ASSEMBLEIA SINODAL. 1. Escolha do Tema para Aproximando-nos mais do Lema 3. Juventudes 4. Marcas de uma Comunidade Jovem.
A Solenidade de TODOS OS SANTOS é a festa da Vida e celebra a plenitude da Vida cristã e a Santidade de Deus manifestada em seus filhos, os santos da.
INSTRUÇÃO GERAL DO MISSAL ROMANO
Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 2012 Por uma cidade mais justa e sustentável.
O QUE É ANIMACÃO BÍBLICA DA PASTORAL ? A CAMINHADA A CAMINHADA Sínodo dos Bispos, Prop. 30 (Lineamenta, n. 21; Instrumento de Trabalho,
CONSELHO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS - CAE PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE LORETO.
“É uma assembleia de sacerdotes e de outros fiéis da Igreja particular, escolhidos para auxiliar o Bispo diocesano para o bem de toda a comunidade diocesana.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
O Tema do Ano da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB - para 2010 é o mesmo de 2009: Missão de Deus – Nossa Paixão.
De 18 a 21 de Outubro de 2011, convocados pela Organização Internacional da Educação Católica e sob a protecção de Nossa Senhora do Pilar, reuniram-se.
Um presente de família que ilumina nosso caminho e faz com que o carisma siga sendo atual.
01/10/2011 – REGIÃO EPISCOPAL LAPA 1.  A paróquia,  “comunidade de comunidades” 2.
Acolhimento e Inserção na Comunidade Diocese de Setúbal Jornadas Interdiocesanas de Catequistas Fátima – 21 e 22 Fevereiro 2009.
INSTRUMENTOS BÁSICOS DE PLANEJAMENTO Secretaria de Estado da Saúde Superintendência de Planejamento e Gestão Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação.
UM OLHAR SOBRE A CATEQUESE...
Concilio Vaticano II Escola E,B 2,3/S Abel Botelho Educação Moral e Religiosa Católica 2009/2010.
CONFLITOS E FOCOS DE TENSÃO
Conversando sobre Evangelização Pe. Paulo Gil Semana de Animação Bíblica, Teológica e Pastoral PASTORAL.
4ª. Igreja Batista Identidade. História Para falarmos sobre quem é a nossa igreja, precisamos conhecer um pouco de sua história. Não somente sobre seu.
Ter feridas em nossa alma faz parte da natureza humana. Somos feridos por outros assim como ferimos outros. O tempo não cura nenhuma de nossas feridas.
VAI E VEM 2016 Campanha Nacional de Ofertas para a Missão.
IGREJA EM ESTADO PERMANENTE DE MISSÃO
Campanha Tema do Ano 2014 Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.
O planejamento é indispensável em qualquer área de ação da vida. DWIGHT EISENHOWER.
Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil COMUNIDADE DE FRIBURGO 2012.
Gestão ministerial e administrativa fronteiras e complementações Parte 4 - Gestão Ministerial-
A Revelação de Deus Evangelho de João. A Revelação de Deus - Compreender que Cristo participou do ato original da criação. (Saber) - Refletir sobre a.
"Meu Senhor e Meu Deus!" " Felizes os que creram, sem terem visto"
1 PAMI Linhas mestras do Plano Operacional.
+ MINISTÉRIOS DOS CRISTÃOS LEIGOS. + O QUE SE ENTENDE POR MINISTÉRIOS? Evidentemente se trata de ministério em senso eclesial católico. Não se trata de.
Aulas previstas: 1.Poder, normas e pessoas (11 slides) 2.Fiéis cristãos (11 slides) 3.Organização hierárquica (12 slides) 4. Vida consagrada ( 7 slides)
Mãe de Deus Dia Mundial da Paz A Liturgia coloca-nos hoje diante de diversas evocações. Celebra-se a Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus : somos convidados.
IGREJA EM ESTADO PERMANENTE DE MISSÃO
Paróquia Norte do RJ IECLB Apresentação: Nome Oficial: Paróquia Evangélica de Confissão Luterana no Rio de Janeiro – Norte.
PROJETO APUÍ - AM Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil IECLB.
CAPELANIA ESCOLAR Faculdade Evangélica do Paraná Disciplina: Estágio – acompanhamento Professora:Fl ávia Diniz Roldão 2006/2007/2008.
TESTEMUNHAR RELAÇÕES RELAÇÕES PESSOAIS SINCERAS ACOLHEDORAS PACIENTES RECONCILIADORAS.
Ministério de Formação Dercides Pires da Silva
Projeto Professor Diretor de Turma Haidé Eunice G. Ferreira Leite Adaptação: Gilmar Dantas.
INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ A PARTIR DE JESUS-CATEQUISTA.
Estes slides são para uso das igrejas cristãs e irmãos que desejem se aprofundar no tema. Para adquirir as revistas para a sua igreja, acesse
OS TRÊS SETORES DA PASTORAL FAMILIAR
MINIISTERIO IDE PORTODO MUNDO INFORMAÇÕES Graça e Paz!Em janeiro, com a graça de Deus, teremos mais um projeto Missionário Transcultural de Curto Prazo.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
O Cristão é um cidadão como todos os outros. Quais devem ser as relações entre as realidades de Deus e as realidades do mundo? A Liturgia aponta o lugar.
Itinerário dos vocacionados “Vivendo segundo a verdade, no amor, cresceremos sob todos os aspectos em relação a Cristo, que é a cabeça” (Ef 4,15).
"Eu sou o Bom Pastor" O 4º domingo de Páscoa é conhecido como o Domingo do BOM PASTOR, porque todos os anos, Jesus é apresentado como o "Bom Pastor".
Nas pegadas dos primeiros cristãos
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Festejamos hoje a festa de TODOS OS SANTOS No "Creio", professamos: "Creio na Comunhão dos Santos". As Leituras aprofundam essa Verdade: A 1.ª leitura.
Por onde passa a definição de novos caminhos? Pela forma como estamos organizados estruturalmente? Nossa unidade-base é a Várias comunidades formam uma.
A Nova Vida em Cristo Lição 9
LIÇÃO 12 – COSMOVISÃO MISSIONÁRIA Prof. Lucas Neto.
TEOLOGIA & PRÁTICA DE CULTO As crenças e o jeito presbiteriano de adoração Eber Hávila Rose Cecília Finotti Nishikawa Almeida.
EBD CONSOLIDAÇÃO 2016 – O Ano da Comunhão 2016, O ANO DA COMUNHÃO CONSOLIDAÇÃO.
24/6/20161 Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do CDES e de 71 Organizações da Sociedade.
1 Fomos formados para fazer parte da família de Deus.
RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓICA Rumo ao Jubileu em DIOCESE DE URUAÇU “Sede solícitos em conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.” Ef. 4,3.
Apresentação do SEMINÁRIO DE ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai e Vem 2013 Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.
01. Por que o profeta Jeremias deveria pregar não apenas por palavras mas também por meio de representações? De que forma o seu ministério se aplica a.
A Liturgia de hoje nos convida a manter com Deus uma ORAÇÃO PERSEVERANTE. Só assim será possível aceitar os projetos de Deus, compreender os seus silêncios,
Transcrição da apresentação:

Relatório do Pastor Presidente XXVII Concílio da Igreja Foz do Iguaçu, 20 a 24 de Outubro de 2010

O que nos caracterizou nestes últimos anos?  Unidade  Missão  Relações com sínodos e comunidades  Vida ministerial  Compromisso ecumênico  Manifestações públicas e pastorais  Autossustentabilidade

UNIDADE Pilares bíblico-confessionais  Sola Scriptura  Solus Christus  Por graça e fé  Teologia da cruz  Justo e pecador  Comunhão em torno da palavra  Liberdade cristã

Áreas e iniciativas que nos caracterizam como Igreja una Além da Sagrada Escritura e dos documentos confessionais, há programas e ações que abrangem a igreja como um todo. Por exemplo:

MISSÃO Missão de Deus – nossa Paixão  Missão global:  América Latina, América do Norte, Europa e África  Missão na IECLB:  PAMI , Missão de Deus – nossa Paixão  Texto-base e Diretrizes para Planejamento  Roteiro para Planejamento Comunitário  Desafio: 600 comunidades com planejamento implantado até o final de 2012  Planejamento com compromisso e paixão

Áreas e iniciativas que nos caracterizam como Igreja una

VAI e VEM Campanha Nacional de Ofertas para a Missão  Desenvolver a consciência missionária dos membros  Reforçar a unidade da Igreja  Mobilizar recursos para a ação missionária 2008: R$ , : R$ , : ? !

Áreas e iniciativas que nos caracterizam como Igreja una

Tema e Lema do Ano  2009: Tema: Missão de Deus – Nossa Paixão Lema: “Deus ama quem oferta com alegria” (2 Co 9.7b)  2010: Tema: Missão e Deus – Nossa Paixão Lema: “Dá-nos hoje o pão nosso de cada dia” (Mt 6.11)  2011: Tema: Paz na Criação e Deus – Esperança e Compromisso Lema: “Glória a Deus e paz na terra” (Lc 2.14 )

Áreas e iniciativas que nos caracterizam como Igreja una

Sínodos e Comunidades Relações  Visitas integradas a Sínodos  Assembleias Sinodais e reuniões dos Conselhos Sinodais  Dias da Igreja  Investiduras  Eventos comemorativos (por exemplo, aniversários de Comunidades e templos)  Serviços no âmbito da Secretaria Geral: - Departamento de Educação Cristã - Secretaria de Ação Comunitária - Coordenação de Gênero, Etnias e Gerações

Diálogo e tensões internas A legítima diversidade com a unidade indispensável  Diálogo, embate e dissenso com o movimento carismático  Relações entre IECLB e MEUC  Irmãos e irmãs que deixam a comunidade local para constituir comunidades independentes “Não se pode ‘estar’ na IECLB sem ‘ser’ IECLB”

Áreas e iniciativas que nos caracterizam como Igreja una

Cuidado com ministros e ministras Dignidade e responsabilidade ministerial  Formação teológica qualificada de futuros/as ministros e ministras  Acompanhamento pastoral  Proposta de subsistência ministerial

Convenção Nacional de Obreiras e Obreiros da IECLB  Pessoa, Vocação e Família

Áreas e iniciativas que nos caracterizam como Igreja una

Liturgia e comunicação Liturgia:  Livro de Batismo  Manual de Bênção Matrimonial  Funeral cristão – fundamentos e liturgias Comunicação:  JorEv Luterano e revista NovOlhar  Site da IECLB:  Programa no Jornal Nacional sobre a ação social da IECLB

Áreas e iniciativas que nos caracterizam como Igreja una

Cartas e posicionamentos  Motivos de intercessão – Várias sobre calamidades – Várias acerca da enfermidade do Pastor Homero S. Pinto – Assuntos como direitos humanos, paz, mudanças climáticas  Cartas pastorais -Ceia do Senhor; Censo IBGE 2010; Eleições 2010  Posicionamentos – Prosperidade – Diálogo inter-religioso – 500 anos de João Calvino - Discernimento ético  Publicações oriundas da ecumene – Missão em contexto – Diaconia em contexto – Família, matrimônio e sexualidade humana – A natureza e a missão da Igreja – Deus, criação e mudanças climáticas

Ecumenismo e comunhão luterana  Aprofundado o envolvimento pró-ativo da IECLB nos órgãos ecumênicos  Assembleias Gerais da FLM (2003 e 2010) e CMI (2006)  Campanhas da Fraternidade Ecumênicas (2005 e 2010)  Relações de intercâmbio e acordos bilaterais e trilateral: – Assinatura do convênio com a Igreja da Noruega (2003) – Renovação do convênio com a Igreja Evangélica Luterana na Baviera (ELKB) – Renovação do convênio entre a ELKB, a IECLB e a CILCA – Carta de intenção de convênio entre a IECLB e a Igreja Evangélica Luterana do Norte do Elba.

Agradecimentos  Membros da IECLB  Pastora/pastores e presidentes sinodais,  Secretaria Geral  Equipe da Presidência  Aos integrantes dos vários Conselhos de Igreja, em particular seus Presidentes: Luiz Artur Eichholz, Milton Laske e Otávio Schüler  Presidentes do Concílio da Igreja: Darci Laske e Iris Pedrotti.  Um agradecimento todo especial aos companheiros de Presidência pastores vice-presidentes, Rolf Schünemann no primeiro mandato e Carlos Augusto Möller no segundo mandato. E: 

P. Homero Severo Pinto  Homero Severo Pinto me apoiou numa vasta gama de tarefas da Presidência. Ele possuía um dom todo especial para lidar com casos que requeriam uma abordagem mais poimênica e mediadora. Entregou-se de corpo e alma também à missão e ao desenvolvimento de uma consciência e ação missionárias na IECLB. Indubitavelmente, foi um apaixonado pela missão de Deus. Sentimos sua falta e, simultaneamente, somos agradecidos a Deus pelo testemunho que nos legou.

In Memoriam Obreiros e obreiras Diac. jub. Martha Walter (+ 18/11/2008) Pª Liane Frieda Boeck Schmitt (+ 22/11/2008) P. Antonio Carlos Behrens (+ 03/12/2008) P. em. Hugo Eggers (+ 16/12/2008) Ex-Cat. Erich Fuchs (+ 20/12/2008) Diác. Geraldo Braun (+ 23/12/2008) P. em. Karl-Ernst Neisel (+ 24/01/2009) P. em. Dr. Hermann Brandt (+ 21/05/2009) P. Marcos Albrecht Junge (+ 16/07/2009) P. em. Reinaldo Klumb (+ 28/07/2009) P. Edson Saes Ferreira (+ 06/08/2009)

In Memoriam P. Milton Wartchow (+ 22/11/2009) Ex-Pastor Waldir Berger (+ 04/12/2009) P. em. Paul Edward Hauenstein (+ 17/01/2010) Diac. jub. Rosa Arminda Stahlhöfer (+ 01/03/2010) Diac. jub. Wanda Lange (+ 12/04/2010) Diac. jub. Martha Schröder (+ 23/04/2010) P. Homero Severo Pinto (+ 23/04/2010) P. em. Milton J. Olson (+11/05/2010). P. em. Diether Prinz (+ 09/06/2010) P. em. Affonso Thiel (+ 19/06/2010) Diac. jub. Ilse Krick (+ 05/08/2010)

In Memoriam Cônjuges e filhas/os de obreiras e obreiros Srª Liselotte Rotermund Zander, viúva do P. em. Friedrich Zander (+ 18/01/2009) Srª Bertha Ziegler Reichardt, viúva do P. em. Hans Heinrich Georg Reichardt (+ 30/05/2009) Daniel Zwetsch, filho do P. Dr. Roberto Ervino Zwetsch e da Pª Drª Lori Altmann (+ 17/09/2009) Srª Helga Killing Junge, viúva do P. em. Juergen Guilherme Junge (+22/09/2009) Srª Hildegard Schneider Schluckebier, viúva do P. em. Friedrich Schluckebier (+ 30/09/2009) Srª Jenny Iris Heuser Koch, viúva do P. em. Egon Miguel Koch (+ 05/12/2009) Sr. Werner Kayser, filho do P. em. Abílio Kayser (+ 28/12/2009)

In Memoriam Srª Dorothy Marie Weiblen Wangen, viúva do P. em. Richard Harvey Wangen (+ 23/01/2010) Srª Wanda Diefenthäler Dalla Barba, esposa do P. em. Rosalvo Dalla Barba (+ 11/02/2010) Srª Liska Bucher Heid, viúva do P. em. Friedrich Wilhelm Heid (+22/02/2010) Srª Ilma Berg Kayser, esposa do P. em. Ilson Kayser (+ 20/05/2010) Mateus Wille, filho do P. Hermann Wille (+ 01/07/2010) Srª Gertrudes Schünemann, esposa do P. em. Gustavo Schünemann (+ 08/07/2010) Srª Violeta Odette Straube Benkendorf, esposa do P. em. Douglas Benkendorf (+ 17/07/2010)

In Memoriam Outras pessoas, integrantes do Conselho Diretor da IECLB Sr. Annildo Becker, ex-membro do Conselho Diretor da IECLB (+ 01/05/2008) Prof. Willy Fuchs, ex-membro da Diretoria do Sínodo Riograndense, ex-membro do Conselho Diretor da IECLB, ex-Secretário Geral do Sínodo Riograndense (+ 16/10/2009)