PIB e IDH Ao observar o planeta sob o ponto de vista das sociedades humanas, é possível perceber as diferenças e desigualdades exigentes entre os muitos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IDH Muito se fala sobre Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos países, entretanto, várias pessoas não conhecem os critérios utilizados para a realização.
Advertisements

Outra Regionalização do Mundo
Regiões Geoeconômicas: o Norte e o Sul
IDH medida comparativa usada para classificar os países pelo seu grau de "desenvolvimento humano" classificando os países como desenvolvidos (desenvolvimento.
POPULAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 AS REGIÕES DA ONU
Construir um mundo mais justo
Indicadores socioeconômicos do Brasil.
Desigualdade Social e Violência
O Brasil no contexto Geopolítico mundial
O BRASIL NO CONTEXTO INTERNACIONAL
Correção da tarefa de História – 6º ano p. 60 PAULA GRACIELE CARNEIRO.
UM MUNDO DIVIDIDO Professor: Jeferson Geografia – 3º EM.
19/05/08 1 Profa. Alessandra de L. Jacobsen - CAD/UFSC Construção de Indicadores Alexis Piazza Carina Melatto Floriano Jhonatan da Rosa INE5643 – Data.
O TRABALHO E O MERCADO DE TRABALHO. Os países variam muito por apresentarem Características: Sociais Econômicas Políticas Institucionais.
O CONSUMO DA CLASSE MÉDIA BRASILEIRA Qual a Visão do Banco Mundial Sobre a Classe Média Dos Países Emergentes? O Que Pensam os Analistas Brasileiros Sobre.
Aula Teórica nº 7 Sumário: 4. Consumo Privado, Poupança das Famílias e Investimento 4.1. Consumo privado, poupança das famílias e riqueza Bibliografia:
Professor Hudson de Paula. Relação entre população e economia Setores da economia Setor Primário: atividades ligadas a natureza. Agricultura e pecuária.
Economia Informal e Precariedade
PNAD 2013 Trajetória da Extrema Pobreza. Todas as taxas de extrema pobreza calculadas por diferentes instituições convergem ao longo dos anos.
Os três mundos Durante o período da Guerra fria era comum regionalizar o espaço mundial em “três mundos”: Primeiro Mundo: constituído pelos países capitalistas.
ESTRUTURAS DA POPULAÇÃO Crescimento da população: Até 1930 – aumento com a contribuição dos imigrantes; 1934 – “Lei de Cotas” – limitações à entrada de.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
DINÂMICA DE POPULAÇÃO MUNDIAL. CONCEITOS BÁSICOS POPULAÇÃO ABSOLUTA: total de habitantes de um lugar. DENSIDADE DEMOGRÁFICA: medida de habitantes por.
O Cadastro Único como ferramenta de Gestão: Usos e Potencialidades COORDENAÇÃO DE ESTUDOS SOCIAIS - CES.
Saneamento e Desenvolvimento Urbano. Contexto Os centros urbanos do mundo crescem em um ritmo acelerado. A projeção das Nações Unidas é que mais de 2,5.
UNIDADE TEMÁTICA 8 INTERNACIONALIZAÇÃO DA ECONOMIA, DO CONHECIMENTO E DA INFORMAÇÃO.
Globalização e Mercado Financeiro Global Prof. Glauco Carvalho.
Ademar da Luz Filho André Luiz dos Santos Durvalina Madalena de Sá José de Ribamar de Souza Andrade José Orlando Lima de Morais Marabá-PA 2013 ANÁLISE.
João- Nº5 Nikhil – Nº13 Núria – Nº15 Sérgio – Nº20 9ºC.
Errando o Alvo Gastos Sociais no Brasil José Márcio Camargo Professor do Departamento de Economia – PUC/Rio.
GEOGRAFIA POLÍTICA – EPUFABC 2016 PROF.º ALAN NERIS.
3. CRESCIMENTO ECONÓMICO, PRODUTIVIDADE E NÍVEL DE VIDA Economia II – Estes materiais não são parte integrante da bibliografia da unidade curricular.
EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença. ESCOPO  Programa de âmbito nacional;  Portaria MF/MEC Nº 413 /2002;  Secretarias Estaduais de Fazenda.
BRICS Mário Alves Nº10 Maura Vaz Nº12 Soraia Faria Nº23 Telmo Valério Nº25 E. B. 2, 3 das Olaias Geografia 9ºC.
PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS
Universidade Federal do Pará Instituto de Letras e Comunicação Faculdade de Letras Disciplina: Política e Legislação Educacional Prof.ª Sônia Rodrigues.
AGREGADOS MACROECONOMICOS
Comércio Exterior Prof. Joelma Kremer, Dra.  Apresentar os conceitos de oferta, demanda, processo de formação de preços e a noção de equilíbrio.  Compreender.
Desenvolvimento X Subdesenvolvimento.    Dividindo o mundo Norte X Sul.  Comparando os países entre si a partir do PIB.  Analisando a realidade.
Aula 4: Escola e Trabalho.  Retomar aula anterior  Educação no campo político pedagógico  Proposições de Marx sobre educação  Modelos de instituições.
Capitalista Socialista Misto
IBGE – Brasil 2010 Indicadores De Desenvolvimento Sustentável Dimensão Econômica.
Abordagem crítica de estudos de usuários. Apresentações dos grupos Necessidade de explicar os porquês, justificar os resultados Alguns duvidaram das respostas.
Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança Sami Hassuani Presidente AUDIÊNCIA PÚBLICA CRE- Comissão de Relações Exteriores.
IFDM 2015 Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal Ano Base 2013 Recorte Municipal Abrangência Nacional.
Marcio Pochmann Presidente do IPEA Brasília, 10 de agosto de 2011 Equidade fiscal no Brasil.
O PROBLEMA DA ESCASSEZ Necessidades humanas X Recursos produtivos
BRASIL NA NOVA ORDEM MUNDIAL
SUBDESENVOLVIMENTO. Problemas sociais: Baixos índices de qualidade de vida, de consumo. Elevadas taxas de miséria e mortalidade infantil. Concentração.
População brasileira Indicadores das características da estrutura da brasileira Idade e gênero – Pirâmide Etária escolaridade – Taxa de analfabetismo.
SUPERINTENDÊNCIA DA ZONA FRANCA DE MANAUS SUFRAMA IMPACTOS DA CRISE ECONÔMICA BRASILEIRA NO POLO INDUSTRIAL DE MANAUS 9 de outubro de 2015 COMISSÃO DE.
46ª. ASSEMAE Jaraguá do Sul - SC 16 à 20 de maio de 2016 INDICADORES DE SAÚDE E AMPLIAÇÃO NA COBERTURA DE SANEAMENTO BÁSICO NA REGIÃO SUDESTE.
1 Factores de Produção
Cenários demográficos mundiais
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
Revisando Modo de Produção Feudalismo A Nova Relação Cidade-Campo A Burguesia Os Estados Nacionais Centralização Política e Econômica Capitalismo Mercantil.
PLANETÁRIO O ÚNICO PLANETÁRIO ITINERANTE A FAZER PARTE DO “GUIA DOS CENTROS DE MUSEUS DE CIÊNCIAS DO BRASIL”
B RASIL 2035 Tendências - Dimensão Social. Envelhecimento da população com impacto nos serviços de atendimento Índice de envelhecimento da população Taxa.
AUDIENCIA PÚBLICA (05 de novembro de 2013) “Mecanismos de Financiamento de Políticas de Universalização do Saneamento Básico no Brasil” Newton L. Azevedo.
Estrutura da População 2º EM – 2015 Jeferson. Composição por faixa etária da população brasileira % idosos 25,6% jovens 64,4% adultos.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 AS REGIÕES DA ONU
B RASIL 2035 Tendências – Dimensão Econômica Brasil 2035 – Construindo hoje o país de amanhã.
Indicadores de Saúde Conceito
DINÂMICA DE POPULAÇÃO MUNDIAL. CONCEITOS BÁSICOS POPULAÇÃO ABSOLUTA: total de habitantes de um lugar. DENSIDADE DEMOGRÁFICA: medida de habitantes por.
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
PIB. .. O PIB (Produto Interno Bruto) é uma das mais importantes estatísticas de um país, por destinar-se ao estudo dos valores agregados da produção,
Colégio de Nossa Senhora de Fátima Geografia 9º ano Filipe Miguel Botelho.
POPULAÇÃO MUNDIAL E SEU CRESCIMENTO. Em maio de 2006 a população mundial era de 6,800,000,000. Dados do IBGE.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 AS REGIÕES DA ONU
Transcrição da apresentação:

PIB e IDH Ao observar o planeta sob o ponto de vista das sociedades humanas, é possível perceber as diferenças e desigualdades exigentes entre os muitos Estados ou países do mundo. Há Estados que exercem grande poder político e militar sobre os outros Estados, influenciando suas decisões, como é o caso dos Estados Unidos, de alguns países da União Europeia, da China, entre outros. Além desse tipo de desigualdade, os Estados apresentam entre si grandes diferenças no desenvolvimento científico, tecnológico e socioeconômico.

PIB Produto Interno Bruto O PIB é a soma do valor total de bens (produtos agropecuários, industriais, minerais etc.) e serviços (comércio, transportes, telecomunicações, educação, saúde, setor financeiro etc.) produzidos por um país em certo período de tempo ( em geral, durante um ano). Esse valor, geralmente expresso em dólares, é usado para avaliar a importância da economia de um país e compará-la à de outros.

Apenas dez países do mundo são responsáveis pela produção de 68% do PIB mundial. Esse dado mostra a desigualdade quanto à produção de riqueza e a sua concentração em poucos países. Entretanto, o estudo do PIB por país somente assume real significado se relacionado à sua população.

PIB per capita Dá-se o nome de PIB per capita (literalmente, “por cabeça”, por habitante) à relação entre o PIB e a população total de um país. O PIB per capita é calculado dividindo-se o valor do PIB de um país pelo total de sua população, e expressa, portanto, a relação entre a produção de riquezas por habitante de um país. A desigualdade do PIB per capita entre os países indica grandes diferenças nas condições de vida da população. Com pequena produção de riquezas por habitante, o Estado arrecada menos impostos.

Com isso, o dinheiro se torna escasso para investimento em infraestrutura, como abertura de estradas, construção de usinas de eletricidade e aparelhamento de portos, e para o desenvolvimento econômico e social, como educação, alimentação, habitação, saúde, pesquisa científica, entre outros. Além disso, em muitos casos, ocorre o desvio de dinheiro público.

IDH Índice de Desenvolvimento Humano Outro modo de observar o mundo e regionalizá-lo é segundo o IDH, utilizado pelo Programa Das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) a fim de avaliar as condições de vida de um país. O IDH é calculado com base em três indicadores socioeconômicos da população: a esperança de vida média ao nascer, o nível de instrução escolar, representado pela taxa de alfabetização de adultos e pela média dos anos de estudo e PIB per capita.

O IDH varia de 0 a 1. Quanto mais próximo ele for de 1, maior será o desenvolvimento humano do país. Com base nisso, o IDH foi classificado em: muito elevado (igual ou superior a 0,900), elevado (de 0,800 a 0,899), médio (de 0,500 e 0,799) e baixo (abaixo de 0,500). No mapa do IDH mundial revela as desigualdades socioeconômicas existentes entre os países. Na Suécia, por exemplo, a esperança de vida média é de 80,1 anos, a taxa de analfabetismo de adultos é praticamente zero, e o IDH é de 0,885. A realidade socioeconômica de muitos países africanos, asiáticos e latino- americanos fica muito aquém disso.

Ao mostrar a média nacional, o IDH oculta as diferenças regionais internas do país. Mesmo em países ricos, como os Estados Unidos, há diferenças regionais marcantes. O mesmo se pode afirmar em relação ao Brasil. Embora o Brasil apareça entre os países de IDH elevado, não se pode ignorar que vários dos indicadores socioeconômicos brasileiros estão muito defasados em relação a países europeus, como a Lituânia, a Ucrânia e outros, que apresentam a mesma faixa de IDH elevado do Brasil esconde diversas desigualdades sociais: O saneamento básico é ainda muito deficiente, a mortalidade infantil, elevada (21,3%), e a taxa de analfabetismo de adultos está por volta dos 11%. Além disso, há grande desigualdade de renda entre a população e muitos brasileiros vivem na condição de pobreza extrema. Em 2008, 22,6% das famílias brasileiras tinham rendimento per capita de até meio salário mínimo.