SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP 20230 010 21- 2242 3834- Fax-21-2232 3914- e-mail-

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ORAÇÃO ANO VOCACIONAL VICENTINO
Advertisements

Fundamentos da Filosofia Vicentina
Os fiéis ainda têm de trabalhar para vencer o pecado e crescer na santidade, por isso levantam os olhos para Maria (LG 65). Realmente, há séculos o.
Sociedade de São Vicente de Paulo
Formação Básica para Novos Vicentinos
O amor é inventivo ao infinito!
A Família Vicentina e a Mudança Sistêmica no Brasil
CAPACITAÇÃO PARA NOVAS DIRETORIAS
EVANGELIZAR E SERVIR 1.
DIRETORIAS DAS UNIDADES
2 ° domingo do advento 9 de dezembro.
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
SÃO VICENTE DE PAULO Pai dos Pobres.
FORMAÇÃO BÁSICA.
FORMAÇÃO MISSIONÁRIA SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO
Apresentação da Sociedade de São Vicente de Paulo
ESPIRITUALIDADE VICENTINA
ESPIRITUALIDADE VICENTINA
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
ECAFO FORMAÇÃO PERMANENTE SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO
CAPACITAÇÃO PARA NOVAS DIRETORIAS
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
CAPACITAÇÃO PARA PRESIDENTES
A decisão de atender crianças órfãs da cidade de Münster fez nascer a Congregação das Irmãs da Divina Providência. A decisão de atender crianças órfãs.
Jesus Cristo em seu ministério terrestre visando a pregação do evangelho enviou os seus discípulos de dois em dois; Marcos 6:7.
CNBB – Documento 100 Comunidade de Comunidades: Uma nova paróquia. A conversão pastoral da paróquia.
PROGRAMA DE APOIO E PROMOÇÃO DA FAMILIA S.O.S.AÇÃO PASTORAL PRIORIDADE Famílias em situação de vulnerabilidade: Fundamentadas na proposta do Fundador.
A Solenidade de TODOS OS SANTOS é a festa da Vida e celebra a plenitude da Vida cristã e a Santidade de Deus manifestada em seus filhos, os santos da.
OS SACRAMENTOS EM SUA VIDA. “ O SACRAMENTO DA CONFIRMAÇÃO”
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
TEXTO BÍBLICO: “E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.” Marcos 2:27.
Catequista – encontro, comunidade, missão, espiritualidade,discípulo
O Tema do Ano da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB - para 2010 é o mesmo de 2009: Missão de Deus – Nossa Paixão.
 Com a qual é aprovada e promulgada a edição típica do Catecismo da Igreja Católica.  Aos veneráveis Irmãos Cardeais, Patriarcas, Arcebispos, Bispos,
De 18 a 21 de Outubro de 2011, convocados pela Organização Internacional da Educação Católica e sob a protecção de Nossa Senhora do Pilar, reuniram-se.
Um presente de família que ilumina nosso caminho e faz com que o carisma siga sendo atual.
XI PLANO DE PASTORAL TESTEMUNHA DE JESUS CRISTO NA CIDADE Qual é o primeiro objetivo da presença da Igreja em São Paulo? Ser testemunha de.
1- Bíblico Oriental 2- A Ocidental.
UM OLHAR SOBRE A CATEQUESE...
- 2 maio -. # PENSAMENTO Durante este mês, dedicado a Maria, vamos conhecer alguns pensamentos de Dom Bosco sobre ela. Como grande devoto de Nossa Senhora,
Conversando sobre Evangelização Pe. Paulo Gil Semana de Animação Bíblica, Teológica e Pastoral PASTORAL.
9 DE ABRIL DE 2016 As origens do Filho do Homem Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador que é Cristo, o Senhor. (Lc 2:11)
UMA TENTATIVA. RESUMO Apresentação abreviada Recapitulação breve = repetição do que foi apresentado Para transmitir uma ideia geral do que foi apresentado.
IGREJA EM ESTADO PERMANENTE DE MISSÃO
4 DE JUNHO DE 2016 A vontade do Filho do Homem Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos.
"Meu Senhor e Meu Deus!" " Felizes os que creram, sem terem visto"
Aulas previstas: 1.Poder, normas e pessoas (11 slides) 2.Fiéis cristãos (11 slides) 3.Organização hierárquica (12 slides) 4. Vida consagrada ( 7 slides)
IGREJA EM ESTADO PERMANENTE DE MISSÃO
FORMAÇÃO. 26 Deus disse: “Façamos o ser humano à nossa imagem e segundo nossa semelhança, para que domine sobre os peixes do mar, as aves do céu,
Deus Uno e Trino A festa da TRINDADE Convida-nos a reflectir sobre o Mistério da vida íntima de Deus e conhecer melhor quem é o nosso Deus. Ele revela-se.
Estudo Mensal de Junho de
14 DE MAIO DE 2016 Os discípulos do Filho do Homem Depois disso designou o Senhor outros setenta, e os enviou adiante de si, de dois em dois, a todas as.
Vem Espírito Santo, traz à Igreja novo vigor! Com o PENTECOSTES, encerramos na Liturgia o Ciclo Pascal... PENTECOSTES é uma festa, que já existia no.
TESTEMUNHAR RELAÇÕES RELAÇÕES PESSOAIS SINCERAS ACOLHEDORAS PACIENTES RECONCILIADORAS.
Amai-vos como eu vos amei Na Liturgia desses domingos de Páscoa, podemos perceber a preocupação de Cristo em formar a sua Igreja, que continuará a obra.
EMRC, uma disciplina... A EMRC E A MENSAGEM CRISTÃ EMRC E A MENSAGEM CRISTÃ.
SÚPLICAS INDEVIDAS Temos observado, de forma regular, o comportamento de pessoas, quando necessitam pedir ajuda e, por vezes, temos nos surpreendido.
INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ A PARTIR DE JESUS-CATEQUISTA.
Grupo de Perseverança Formação: Organização e acompanhamento do GP.
Jovens Mic A alegria de ser Cristão. Os Jovens MIC são jovens cristãos ligados à Congregação dos Marianos da Imaculada Conceição (MIC, sediada no Santuário.
MINISTÉRIOS Na Escola. Principais Objetivos 1 - Criar Pequenos Grupos ou Classes Bíblicas 2 - Explorar as potencialidades dos educandos dando-lhes a oportunidade.
"Eu sou o Bom Pastor" O 4º domingo de Páscoa é conhecido como o Domingo do BOM PASTOR, porque todos os anos, Jesus é apresentado como o "Bom Pastor".
Festejamos hoje a festa de TODOS OS SANTOS No "Creio", professamos: "Creio na Comunhão dos Santos". As Leituras aprofundam essa Verdade: A 1.ª leitura.
(Marcos 12,31) Meu irmão, minha irmã, Jesus nos dá esse preceito e ainda nos diz em que medida devemos amar: Meu irmão, minha irmã, Jesus nos dá esse.
LIÇÃO 12 – COSMOVISÃO MISSIONÁRIA Prof. Lucas Neto.
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
O DESAFIO DA INTEGRAÇÃO
Processo Catecumenal A partir do RICA.
Mutirão Mundial de Oração por Crianças e Adolescentes Socialmente Vulneráveis 2016 Pequeninas porém Grandiosas.
Transcrição da apresentação:

SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax Prêmio Direitos Humanos 2004 FAMÍLIAVICENTINA

Alguns Ramos da Família Vicentina

FAMÍLIAVICENTINA Alguns Ramos da Família Vicentina No Brasil temos 10 Ramos da FV que são grupos formados por leigos e leigas: - Associação internacional de Caridades; - Juventude Mariana Vicentina; - Associação da Medalha Milagrosa; - Sociedade de São Vicente de Paulo; - Associação Padre Giácomo Cusmano; - Associação dos ex- alunos do Caraça; - Associação dos amigos da FV; - Missionários seculares vicentinos - MISEVI; - Associação da caridade de SVP.

FAMÍLIAVICENTINA AIC – Associação Internacional da Caridade: É a mais antiga associação feminina na história do voluntariado. Criada por SVP em 1617, em Châtillon, denominadas “Caridades”. Ele mesmo a expandiu para a Itália e Polônia. Para favorecer a unidade, estabeleceu regras baseadas no seguimento de Jesus, no amor evangélico sem fronteiras, na organização e na criatividade de encontrar maneiras sempre novas de ajuda aos Pobres. Ele escrevia cartas constantes e criou um Boletim, “Relações” para facilitar a comunicação entre os grupos de “Caridades”.

FAMÍLIAVICENTINA -1960, o nome de senhoras e damas da caridade não foram mais usados , adquire um caráter internacional e se renova na linha do Concílio Vaticano II. - Elaboram um estatuto internacional de acordo com as exigências de nosso tempo. As delegadas de 22 Associações reuniram em Assembleia extraordinária para votar o estatuto e adotaram o nome de AIC, mas manteve a fidelidade ao ensinamento profético do fundador, SVP.

FAMÍLIAVICENTINA Com o tema: “Contra as pobrezas agir juntas”. A AIC se transforma em uma rede de projetos no mundo, dedica uma atenção particular aos problemas das mulheres pobres, sofredoras, marginalizadas. Procuram conhecer mais a fundo as necessidades e as situações de injustiças e de violências vividas pelas mulheres. E ajudá-las a enfrentar e sair dessas situações tão precárias e tão comum nos dias atuais A iniciativa é coerente, uma vez que é uma Associação só de mulheres.

FAMÍLIAVICENTINA JMV – Juventude Mariana Vicentina Sua história está ligada à aparição de Nossa Senhora à Santa Catarina de Laabouré, em 1830, na Capela das Filhas da caridade em Paris. Em 20 de junho de 1847, o Papa Pio IX conferiu indulgências especiais às Associações de juventude confiadas às Filhas da Caridade, solicitando que em todas as escolas, instituições e obras da Companhia se reunissem os jovens para receber uma sólida formação cristã.

FAMÍLIAVICENTINA Em 25 de março de 1931, o Papa Pio IX solicitou a todos os párocos que formassem grupos da mesma associação nas paróquias. Com mais de 150 anos a JMV, procura trilhar os caminhos de serviço aos Pobres. Sua finalidade é a contemplação de Cristo, o olhar atento sobre os exemplos de Maria e a imitação das virtudes de SVP. Preparam crianças, adolescentes e jovens para crescerem no amor de Deus e aos irmãos, para serem agentes transformadores do meio onde vivem.

FAMÍLIAVICENTINA A associação da JMV é por natureza: a.Eclesial: os membros trabalham e vivem em comunhão com a Igreja; b. Leiga: são jovens leigos; c. Mariana: têm Maria como modelo. Em Maria encontram inspiração para uma caridade efetiva e geradora de justiça. d. Vicentina: nasceu no seio da família de SVP e se inspira no carisma vicentino.

FAMÍLIAVICENTINA 3.AMM - Associação da medalha Milagrosa: Também surgiu com as aparições de Nossa Senhora a Santa Catarina de Labouré, em A aparição de 27 de novembro é a mais significativa das três, pois neste dia que ocorreu o pedido para cunhar a Medalha Milagrosa. “Faça cunhar uma medalha neste modelo, todas as pessoas que a trouxerem contigo, receberão grandes graças.” A AMM, tem como finalidade: venerar Maria concebida sem pecado, a santificação dos membros, formação integral na vida cristã e na caridade com os mais Pobres.

FAMÍLIAVICENTINA Características da AMM: a.Caráter Eclesial: 1.todos os membros são chamados a participar da missão salvífica da Igreja; 2.Porque o cumprimento das finalidades está ligado à missão da Igreja; 3.Porque foi aprovada e reconhecida pela Igreja. b. Caráter Mariana: 1. Porque a própria natureza da espiritualidade Cristã tem presente a dimensão mariana;

FAMÍLIAVICENTINA 2. Porque a Associação nasce na raiz das aparições da Virgem à Santa Catarina de Labouré, em 1830; 3.Porque todos os membros se sentem chamados a conhecer, viver e difundir a mensagem dessas aparições. c. Caráter Vicentino: 1.Porque nasceu no interior da FV, cujo carisma é o serviço e evangelização dos Pobres 2.Porque a direção foi confiada ao Superior Geral da Congregação da Missão e da Companhia das Filhas da caridade.

FAMÍLIAVICENTINA 4. Sociedade de São Vicente de Paulo “ A questão que divide os homens não é mais uma questão política mas uma questão social; é saber quem leva vantagem(...) a sociedade é uma grande exploração em favor dos mais fortes.” (Frederico Ozanam – fundador da SSVP) Carisma da SSVP: Amar e servir a Jesus Cristo na pessoa do Pobre. - É uma instituição profética e visionária; - Existe na atualidade em 150 países; é unida por um Regulamento mundial; - Sua sede geral é em Paris;

FAMÍLIAVICENTINA Seu trabalho: - Visitam os Pobres em seu domicilio, levando as provisões que eles precisam no momento, quer seja material, espiritual, social ou pessoal; - Realizam projetos juntos com os Pobres para mudar suas vidas, dando-lhes condições de mudar suas estruturas; - Reúnem semanalmente em grupos chamados conferências vicentinas; - É formada por uma hierarquia; - Vive o carisma de São Vicente de Paulo e de seus fundadores: o amor afetivo e efetivo.

FAMÍLIAVICENTINA Do sonho de Ozanam à realidade: - Ele sonhou que “todos os jovens se unissem, de coração e espírito a alguma obra caritativa.” - Sonhou transformar o mundo “numa grande rede de caridade” - Hoje é uma Associação de leigos, composta por crianças, jovens, adolescente e adultos. Por mulheres e homens, espalhados pelo mundo, que vivem na prática o sonho de tornar o mundo dos Pobres mais justo e mais humano.

FAMÍLIAVICENTINA - Uma Filha da caridade, Rosalie Randu, praticava uma ação caritativa junto aos doentes do bairro de Mouffetard – Paris, compreendeu o ardente desejo de Ozanam e seus amigos e os acolheu, ajudando-os e orientando-os no trabalho junto aos Pobres. Ela foi uma grande e amorosa mentora da Obra de caridade que nascia para servir Jesus Cristo nos Pobres. - A vocação da SSVP leva cada um de seus membros a inserir-se no contexto humano, onde se trava os combates por um mundo mais justo e humano.

FAMÍLIAVICENTINA - A vocação é o que motiva os vicentinos a se comprometerem com a causa dos Pobres; - Procuram fazer o que Frederico Ozanam e São Vicente fizeram; - A SSVP convida seus associados ao serviço, à partilha e ao dom total de si: -Ter, ser e saber, a fim de melhor responder ao apelo angustiado de tantos homens e mulheres deste tempo, abandonados por causa de um progresso social, econômico e político que não beneficiam aos mais fracos. - Por causa daqueles que vivem à margem da sociedade, abandonados e invisíveis aos olhos dos ricos.

FAMÍLIAVICENTINA 5.MISEVI –Missionários Seculares Vicentinos. - Os núcleos são constituídos por jovens, adultos, solteiros, casais, viúvos que já desenvolvem algum trabalho de evangelização na comunidade onde residem; - Os núcleos possuem três preocupações básicas: 1.Ser um espaço de oração, reflexão e fortalecimento do espírito missionário para os leigos; 2.Que seus membros orientem os dons e opções de trabalhos nas situações de maior pobreza na cidade, na paróquia ou na comunidade.

FAMÍLIAVICENTINA - 3. Incentivar e favorecer a participação dos membros em missões de curta duração. - São pessoas engajadas nas comunidades ou em obras vicentinas, em localidades onde atuam grupos organizados da Família Vicentina. - E alguns participam diretamente destes grupos, como por exemplo nas conferências vicentinas da SSVP. -Buscam viver o seguimento de Jesus, evangelizador dos Pobres.

FAMÍLIAVICENTINA 6. Congregações Femininas: - Temos no Brasil sete Ramos da FV, que são grupos de religiosos ou de vida consagrada e apostólica: 1.Companhia das Filhas da Caridade; 2.Irmãs da Caridade de Santa Joana Antida Thouret; 3.Irmãs de São Vicente de Paulo de Gysegen – Servas dos Pobres; 4.Congregação das Irmãs de Caridade da Mãe de Misericórdia; 5. Instituto das Filhas de Maria Servas da Caridade; 1.Instituto das irmãs de Maria Reconciliadora; 2.Irmãs da Caridade sob a Proteção de SVP.

FAMÍLIAVICENTINA 6.1 Companhia das Filhas da Caridade: Fundada em 1633, por Vicente de Paulo e Luísa de Marillac.Compostas por mulheres que desejavam dedicar-se ao serviço dos Pobres e doentes das aldeias ou paróquias. - Margarida Naseau, uma camponesa parisiense com ardente desejo de servir aos Pobres por vocação foi a pioneira das jovens pobres e camponesas que ingressaram no trabalho de servir aos Pobres; - A a partir de 1630, Luísa de Marillac assume a organização das confrarias de caridade.

FAMÍLIAVICENTINA -Vicente de Paulo recomendava-lhes que fossem boas cristãs, prometendo servi-lo fielmente, nos Pobres. São consagradas a Jesus Cristo para o serviço aos Pobres. - Vicente de Paulo lhes dizia: “Terão por mosteiro a casa dos doentes; por cela um quarto de aluguel;por capela a Igreja da Paróquia; por claustro as ruas da cidade;por clausura a obediência, não devendo ir senão à casa dos doentes ou aos lugares necessários para o serviço deles; por grade, o temor de Deus; por véu, a santa modéstia.”

FAMÍLIAVICENTINA 6.2 Irmãs de São Vicente de Paulo de Gysegen: - Fundada por Elisabeth de Robiano. - Perdeu os pais muito jovem e passou a cuidar dos irmãos. Herdou uma profunda piedade de seus pais. Era bondosa e sua generosidade espalhou por Gysegen. -Fundou um Hospital para cuidar de doentes e idosos; - Consagrou-se a Deus, assumindo a família de sangue e a família religiosa, preocupada com a vida espiritual e material.

FAMÍLIAVICENTINA - Carisma da Congregação: Servas dos Pobres. Continua na Igreja a obra de salvação de Cristo,perpetuando no mundo a mensagem do Evangelho. - Espírito da Congregação: Fazer tudo com humildade, simplicidade e caridade, essas três virtudes são a marca distintiva, o espírito próprio das irmãs de Gysegen. As irmãs são consagradas e enviadas para servir os Pobres espiritual e corporalmente.

FAMÍLIAVICENTINA - 7. Congregações Masculinas: 1.Congregação da Missão; 2.Congregação dos Fráteres de Nossa Senhora, Mãe da Misericórdia; 3. Congregação dos Religiosos de São Vicente de Paulo; 4.Congregação dos Missionários Servos dos Pobres; 5.Institutos dos Filhos da Caridade;

FAMÍLIAVICENTINA 1. Congregação da Missão: - Fundada em 1625, por Vicente de Paulo Para evangelizar os Pobres e formação do clero. - Seguir Jesus Cristo, evangelizador dos Pobres: - procuram revestir-se do espírito de Cristo para adquirir a perfeição conveniente a sua vocação; se aplicam a evangelizar os Pobres sobretudo os mais abandonados; ajudam na formação dos clérigos e dos leigos e os levam a participar mais plenamente na evangelização dos Pobres. - Alguns padres são assessores espirituais diretos da SSVP, no Brasil.

FAMÍLIAVICENTINA -Congregação dos Fráteres: Fundada em 1844, na Holanda por Dom Joannes Zwijsen. -Espiritualidade: o carisma desta congregação é a misericórdia: abrir ternamente o coração às necessidades do próximo; ir ao encontro do irmão pobre e carente, movido pelo amor a Deus. “Tudo que fizer ao menor de meus irmãos é a mim que fazeis”. - Espiritualidade mariana: Maria revela o amor de Deus aos que sofrem, aos pobres, aos que são privados da própria liberdade; os cegos, oprimidos e os pecadores.

FAMÍLIAVICENTINA Congregação dos religiosos se São Vicente de Paulo: - Fundada por Jean-Léon Le Prevost, era membro da primeira conferência vicentina fundada por Frederico Ozanam. - Vocação da Congregação: servir e evangelizar os Pobres. - Foco de assistência: órfãos, aprendizes, jovens marginalizados e os Pobres. - O Instituto é uma verdadeira escola de caridade e centro de promoção humana. -Espiritualidade: confiança absoluta em Deus. Seguir os passos de Deus, deixar-se conduzir pelo espírito da Providência, caminhar sob a conduta da Sabedoria infinita.

FAMÍLIAVICENTINA Concluindo Os Ramos da Família Vicentina são unidos pelo espírito de amor efetivo de São Vicente de Paulo a Jesus Cristo, através do serviço aos Pobres. Cada ramo tem sua especificidade de trabalho. Mas todos buscam a evangelização e promoção integral dos mais pobres e marginalizados. Colocam em pratica o Evangelho de Jesus Cristo. Se preocupam com a dignidade, com a justiça e com a valorização do ser humano.

SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax Prêmio Direitos Humanos 2004 Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo! ECAFO - CNB