Inácio de Loyola Estudos e companheiros Inácio de loyola... Convertido aos 30 anos de idade, Inácio de Loyola deixa a sua terra e dirige-se, feito peregrino,

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Transcrição da apresentação:

Inácio de Loyola Estudos e companheiros

Inácio de loyola... Convertido aos 30 anos de idade, Inácio de Loyola deixa a sua terra e dirige-se, feito peregrino, a Jerusalém. Pretendia ficar para sempre na terra de Jesus. Mas os frades franciscanos, responsáveis pela custódia dos Santos Lugares, não o permitem. Embarcando de volta para a Itália e a Espanha, Inácio busca a vontade de Deus a seu respeito. Está com 33 anos. Já pensou em entrar numa Cartuxa, mas agora sente-se chamado a uma vida apostólica. Até então, o único meio de apostolado do peregrino tinha sido a conversa espiritual. Inácio desejava dizer a todos os homens do mundo que Deus é bom e que não há coisa mais linda nesta vida do que a amizade com Ele. Mas a maioria das pessoas, mesmo religiosas não se interessavam por conversas espirituais. E não faltou quem suspeitasse que o peregrino fosse um herege, pois onde se viu um leigo, sem estudos de Teologia, falar tanto de Deus?!

O peregrino compreende agora que, para ajudar os outros na vida espiritual, precisa estudar. Por isso, decide parar em Barcelona e freqüentar as aulas de gramática latina. Tentado a relaxar no estudo, promete ao professor nunca matar aula, "enquanto em Barcelona achar pão e água para me manter". Em dois anos, aquele estudante pobre, atrasado nos estudos, mas teimoso, consegue concluir o equivalente ao nosso curso supletivo.

Orientando outras pessoas na experiência do retiro espiritual ou "Exercícios", o peregrino conquista para a vida apostólica quatro jovens: Calixto, João e Lopo, em Barcelona; e em Alcalá, onde Inácio e seus amigos foram estudar Filosofia, um rapaz francês, a quem chamam "Joãozinho". Em Alcalá de Henares, Inácio orienta muitas pessoas nos caminhos de Deus, especialmente por meio dos "Exercícios Espirituais". O sucesso é tal que desperta suspeitas nas autoridades religiosas daquela época conturbada por heresias e fanatismo religiosos. Por três vezes, o suspeito é chamado a depor no tribunal da Inquisição. Os papéis, onde estão escritos os "Exercícios", são examinados. E o pobre peregrino é jogado no cárcere, na semana santa de Na cadeia, não deixa de falar de Deus, nem quer recorrer a um advogado: "Aquele, por cujo amor entrei aqui, me tirará, se for servido". Finalmente, é absolvido. De Alcalá, Inácio e seus quatro companheiros encaminham-se para Salamanca, onde funcionava a mais famosa universidade da Espanha.

No entanto, pouco proveito tiraram dos estudos, porque, falando sempre de Deus e das coisas espirituais, novamente levantam suspeitas e acabam, mais uma vez, na cadeia. Os juízes não encontram nada condenável na sua vida e doutrina, mas proíbem que Inácio explique a doutrina cristã, enquanto não estudar Teologia. Mal acaba de sair da cadeia, o peregrino carrega alguns livros num jumento e ruma para a melhor universidade do seu tempo: a de Paris.

Não sabendo a língua francesa, falará menos de assuntos espirituais e poderá dedicar-se mais ao estudo. Inácio fica outra vez sozinho, longe dos quatro companheiros, que tomarão outros rumos na vida. Em Paris, com 37 anos, estuda novamente o latim, porque os estudos feitos na Espanha não eram suficientes para passar no "vestibular" daquela universidade. Aprendeu, então, a importância do estudo bem feito, que exige "o homem inteiro". Os jesuítas não esquecerão essa lição. Até hoje, a Companhia de Jesus exige de seus membros estudos sérios e demorados, antes de considerá-los formados. Em Paris, Inácio obtém os diplomas de bacharel e mestre em Filosofia e começa o estudo de Teologia. Não abandona totalmente os trabalhos apostólicos, mas os modera. Aos domingos, reúne um grupo de estudantes num convento de cartuxos. Orienta também os Exercícios Espirituais de alguns jovens mais desejosos de crescer no serviço de Deus.

Assim forma-se o grupo de companheiros que haveria de fundar a Companhia de Jesus. Inácio chama-os de "Amigos no Senhor". Constituem um belo exemplo de comunidade. Vale a pena recordar seus nomes: Pedro Fabro, natural da Sabóia, companheiro de quarto de Inácio, no Colégio de Santa Bárbara. Depois de fazer os Exercícios Espirituais, decidiu ordenar-se sacerdote, para se dedicar totalmente ao serviço de Deus. Francisco Xavier, espanhol, companheiro de quarto de Inácio e Pedro Fabro. Professor brilhante, foi o mais difícil de ser conquistado por Inácio. Chegará a ser o mais famoso missionário dos tempos modernos.

Simão Rodrigues, português, bolsista no Colégio Santa Bárbara. Foi atraído pela fama de santidade de Inácio. Chegará a ser o primeiro superior provincial da Companhia em Portugal e amigo do rei João III. Diogo Laínez, espanhol, homem equilibrado, unia uma grande capacidade intelectual ao dom das relações humanas. Brilhará como teólogo no Concílio de Trento e sucederá a Inácio, como superior geral da Companhia. Afonso Salmeron, espanhol, colega inseparável de Laínez, veio com ele da Universidade de Alcalá até Paris. Participará também do Concílio de Trento. Era o mais moço do grupo. Nicolau Afonso, conhecido por "Bobadilla", nome de sua vila natal na Espanha. Professor em Paris. Ingênuo e temperamental, será o companheiro que haverá de dar mais trabalho a Inácio que, no entanto, o tratará sempre com paciência e humor.

Inácio e seus seis companheiros fizeram um voto na capela da colina de Montmartre: dedicar-se ao bem dos homens, imitando o Cristo em estreita pobreza; peregrinar a Jerusalém e, não conseguindo isso, apresentar-se ao Papa para que esse os enviasse ao lugar mais conveniente. Era o dia 15 de agosto de 1534, festa da Assunção. Estava jogada a semente do que viria a ser a Companhia de Jesus.

BIBLIOGRAFIA J. CI. DHOTEL, Quem és Inácio de Loyola? São Paulo, Edições Loyola, P. ARRUPE e outros, Os jesuítas: para onde caminham? São Paulo, Edições Loyola, GONZÁLEZ-QUEVEDO, Luis, "Inácio nosso contemporâneo", Itaici. Cadernos de espiritualidade inaciana, n. 3 (julho 1990) Salamanca – ES – Outubro, Montagem: Renato,SJ