Catequista – encontro, comunidade, missão, espiritualidade,discípulo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESPIRITUALIDADE INACIANA
Advertisements

Catequese e Iniciação Cristã
( Catechesi Tradendae n° 20)
O catequista da iniciação cristã
A espiritualidade do catequista Vivência e transmissão da fé
"Trabalhem com prazer, como se vocês estivessem trabalhando para Deus e não para as pessoas". Ef 6,7 “Nenhuma metodologia dispensa a pessoa do catequista.
Vocação e missão do (a) Catequista, a serviço da cultura do Encontro
Departamento Arquidiocesano da Catequese
A INICIAÇÃO CRISTÃ NA PARÓQUIA
A Alegria como graça.
Linhas de Pastoral Juvenil Vocacional Redentorista
Igreja: comunidade de comunidades
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA CATEQUESE
«Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo».
A alegria de ... SER Catequista.
Espiritualidade do Catequista
Pais. Pais Precede Acompanha Enriquece todas as outras formas de catequese (CT 68; DGC 227, 255)
sujeito crescente e aprendente, na dimensão
A VOCAÇÃO DE SER CATEQUISTA
2 ° domingo do advento 9 de dezembro.
Escola Paroquial de Evangelização e Pastoral. Objetivos Proporcionar aos fiéis um conhecimento básico de alguns alicerces de nossa fé: Bíblia, Liturgia,
Formação Catequética Catequista.
A CATEQUESE NA MISSÃO DA IGREJA
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
do Sagrado Coração de Jesus para a santificação do mundo.
Catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
Jesus Cristo em seu ministério terrestre visando a pregação do evangelho enviou os seus discípulos de dois em dois; Marcos 6:7.
A Solenidade de TODOS OS SANTOS é a festa da Vida e celebra a plenitude da Vida cristã e a Santidade de Deus manifestada em seus filhos, os santos da.
Comunhão Eclesial Serviço do Povo de Deus
LUMEN FIDEI Sobre a Fé. Capítulo I ACREDITAMOS NO AMOR(cf. 1 Jo 4, 16) Capítulo II SENÃO ACREDITARDES, NÃO COMPREENDEREIS (cf. Is 7, 9) Capítulo III TRANSMITO-VOS.
O QUE É ANIMACÃO BÍBLICA DA PASTORAL ? A CAMINHADA A CAMINHADA Sínodo dos Bispos, Prop. 30 (Lineamenta, n. 21; Instrumento de Trabalho,
Formação para Catequistas O SÍMBOLO DA FÉ. Sétima Sessão SANTÍSSIMA TRINDADE: UMA RELAÇÃO DE AMOR.
O Tema do Ano da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB - para 2010 é o mesmo de 2009: Missão de Deus – Nossa Paixão.
 Com a qual é aprovada e promulgada a edição típica do Catecismo da Igreja Católica.  Aos veneráveis Irmãos Cardeais, Patriarcas, Arcebispos, Bispos,
01/10/2011 – REGIÃO EPISCOPAL LAPA 1.  A paróquia,  “comunidade de comunidades” 2.
O CAMINHO DE FORMAÇÃO DOS DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS.
Acolhimento e Inserção na Comunidade Diocese de Setúbal Jornadas Interdiocesanas de Catequistas Fátima – 21 e 22 Fevereiro 2009.
“DIRETÓRIO PASTORAL LITÚRGICO-SACRAMENTAL Este é nosso Diretório Pastoral Litúrgico- Sacramental, aprovado pelo CODIPA no dia 06 de dezembro de 2008 e.
UM OLHAR SOBRE A CATEQUESE...
O Saber Fazer O CATEQUISTA E A QUESTÃO METODOLÓGICA É preciso que o catequista seja competente em sua ação catequética superando a improvisação e a simples.
Conversando sobre Evangelização Pe. Paulo Gil Semana de Animação Bíblica, Teológica e Pastoral PASTORAL.
UMA TENTATIVA. RESUMO Apresentação abreviada Recapitulação breve = repetição do que foi apresentado Para transmitir uma ideia geral do que foi apresentado.
IGREJA EM ESTADO PERMANENTE DE MISSÃO
Uma proposta para REZAR.... "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” Jo 14,6. Uma proposta para.
IGREJA EM ESTADO PERMANENTE DE MISSÃO
“Permanecei na cidade” (Lc 24,49). O ponto de partida Uma realidade que nos interpela: a cidade e a diocese (v. relação de abertura da Assembléia) “Nosso.
DIMENSÃO BÍBLICO-CATEQUÉTICA BÍBLIA – PRIMEIRA FONTE
RELAÇÃO ENTRE LITURGIA E CATEQUESE
PARÓQUIA, TORNAR-TE O QUE TU ÉS!
FORMAÇÃO. 26 Deus disse: “Façamos o ser humano à nossa imagem e segundo nossa semelhança, para que domine sobre os peixes do mar, as aves do céu,
Deus Uno e Trino A festa da TRINDADE Convida-nos a reflectir sobre o Mistério da vida íntima de Deus e conhecer melhor quem é o nosso Deus. Ele revela-se.
Ensino 05 Módulo 03 Grupo de Oração Marcelo Bernini
TESTEMUNHAR RELAÇÕES RELAÇÕES PESSOAIS SINCERAS ACOLHEDORAS PACIENTES RECONCILIADORAS.
INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ A PARTIR DE JESUS-CATEQUISTA.
Construir novas formas de renovação das comunidades Pe. Érico Hammes e Dom Leomar Brusolin.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
REUNIÃO DE PAIS Paróquia de Oliveira do Conde Setembro/09.
Itinerário dos vocacionados “Vivendo segundo a verdade, no amor, cresceremos sob todos os aspectos em relação a Cristo, que é a cabeça” (Ef 4,15).
"Eu sou o Bom Pastor" O 4º domingo de Páscoa é conhecido como o Domingo do BOM PASTOR, porque todos os anos, Jesus é apresentado como o "Bom Pastor".
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Festejamos hoje a festa de TODOS OS SANTOS No "Creio", professamos: "Creio na Comunhão dos Santos". As Leituras aprofundam essa Verdade: A 1.ª leitura.
NOVOS CATECISMOS.
A Evangelização atual Encontramo-nos numa nova etapa evangelizadora que deve estar marcada pela alegria e deve indicar caminhos novos para a caminhada.
A Liturgia continua o tema do Chamamento. A resposta do homem passa por um caminho de conversão pessoal e de identificação com Jesus. Na 1.ª Leitura,
Somos cristãos, SEGUIDORES de Cristo. Mas quem é Cristo para você? Hoje somos convidados a descobrir em Jesus o Messias de Deus e a identificar-nos.
Processo Catecumenal A partir do RICA.
RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓICA Rumo ao Jubileu em DIOCESE DE URUAÇU “Sede solícitos em conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.” Ef. 4,3.
A Liturgia deste domingo deseja preparar os cristãos para os acontecimentos da Páscoa, que se aproxima: Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Na 1.ª.
Comunhã o e Liderança. “E vós, quem dizeis que Eu sou?” (Mc. 8,29) Uma pessoa que se define tem força para interrogar, para arrastar, para mobilizar pessoas...
Transcrição da apresentação:

Catequista – encontro, comunidade, missão, espiritualidade,discípulo

Pessoa do Catequista Vocação supõe o encontro de duas liberdades: de Deus e da pessoa humana. Vocação atinge decisivamente a existência da pessoa. Processo de fidelidade e amadurecimento gradual;

Quem é chamado. O que desperta para uma missão Quem é chamado? O que desperta para uma missão. Ter o olhar de Deus; Escuta da voz de Deus (fatos, acontecimentos, própria vida); Sensibilidade – ter os mesmos sentimentos de Deus:compaixão,ternura, carinho

Quem é chamado responde com a missão – caminhando ao encontro da realidade que chama, colaborando com o crescimento do Reino.

A resposta da pessoa depende da maturidade humana e espiritual A resposta da pessoa depende da maturidade humana e espiritual. Maturidade que manifesta pela capacidade de ver, de escutar e sentir os apelos de Deus presente na vida da comunidade.

A vocação catequética é mais um passo dado na missão de testemunhar o seguimento de Jesus Cristo. Dentro do plano Divino é assumir um ministério específico, um serviço,a missão de evangelizar.

Missão- nasce de duas paixões que devemos ter no coração: Zelo pelo projeto do Pai; Solidariedade com o povo necessitado

O catequista sabe que sua missão é essencialmente eclesial O catequista sabe que sua missão é essencialmente eclesial. Realiza o serviço como Igreja e em nome da Igreja. “O núcleo central do verdadeiro serviço catequético reside nesta tomada de consciência: ele sabe que é e que atua em nome da Igreja” (Est.CNBB 59,45)

Catequese: conhecimento da pessoa de Jesus Cristo, amadurecimento da fé. Fazer a experiência pessoal e comunitária de Jesus Cristo.

Celebrar: “a comunhão com Jesus Cristo leva a celebrar a sua presença salvífica nos sacramentos e particularmente na Eucaristia”. A catequese deve educar para o sentido comunitário, a oração, a gratidão, a reconciliação e a caridade pastoral

Viver: Ser discípulo de Jesus Cristo implica caminhar na mesma direção Viver: Ser discípulo de Jesus Cristo implica caminhar na mesma direção. Cabe ajudar os catequizandos a percorrer o caminho da transformação interior, participando do mistério do Senhor, passando do velho para o homem novo.

Contemplar: Rezar com os mesmos sentimentos de Jesus Cristo assimilando a atitude orante contemplativa de Jesus. Serviço Catequético: Educação da fé para a vida comunitária; iniciação à missão. Texto e diagramação: Ir. Sonia Viana