História das Olimpíadas prof. Viviane

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os grandes espaços religiosos
Advertisements

Grécia.
Formação Técnica de Desporto
Basquete em Cadeira de Rodas.
Atletismo Rui Justo.
Jogos Olímpicos Curiosidades.
ATLETISMO.
OLIMPISMO.
REVISÃO A GRANDE GUERRA. Antecedentes Disputas coloniais pela África em busca de matéria-prima. Entrada tardia da Itália e Alemanha na partilha colonial.
Chegando no metrô p/os jogos de vôlei. Depois, uma pequena caminhada em comparação a Wimbledon.
EDUCAÇÃO FÍSICA HISTÓRIAS DOS ESPORTES OLIMPÍADAS E MUNDIAIS
HISTÓRIA DA COPA DO MUNDO.
ATLETISMO.
As cores missionárias.
HISTÓRIA DO PÓLO AQUÁTICO.
Grécia - Cultura e Sociedade.
Diogo Barbosa, nº 8 Luís Pereira, nº 15 Márcia Monteiro, nº 17 Pedro Mouta, nº 19 Turma: 9ºF Disciplina: História Prof.: Fátima Barroso.
OLYMPIC GAMES Students: Diego e Diogo Grades: 8ª Série e 8º Ano
O Movimento Olímpico Aula 4 Os Jogos Olímpicos Rio 2016 | Versão 1.0.
2º Guerra Mundial.
Carta Olímpica.
II Guerra Mundial.
Escola E. B. 2/3 do Couto Mineiro E. M. R. C
Em 1936, Hitler e Mussolini firmaram um acordo de apoio mútuo chamado de Eixo Roma-Berlim. Em 1940, os dois paises selaram com o Japão o Pacto Anti-Komintern,
Nome : Fernanda Ramos, Marlise Suarez
Paz E.B. 2/3 do Couto Mineiro do Pejão Trabalho realizado por:
Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
ATLETISMO.
O Movimento Olímpico Aula 1 Olimpismo Rio 2016 | Versão 1.0.
O Movimento Olímpico Aula 2 Os Símbolos Olímpicos
América.
Carta Olímpico.
Nome: Luís Pedro Numero: 7 Turma: IOSI
Jogos Olímpicos 2008/2009.
OLYMPIC GAMES.
IMPERIALISMO OU NEOCOLONIALISMO
A HISTÓRIA DOS JOGOS OLIMPICOS
Desporto O desporto é uma actividade física ou até mesmo mental que envolve esforço físico e que nele existem várias modalidades num formato de competição,
Assim como a América do Sul e Central e Ásia, a África também foi colonizada pelos europeus, fato comum entre os citados é que todos foram colônias de.
Perspectivas históricas do marketing no esporte
Bandeiras e seus significados
Fluxos Migratórios.
Futebol.
A UNIÃO EUROPEIA.
Projeto Copa do Mundo Curiosidades
Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945)
União Europeia.
Curiosidades Sobre a Copa do Mundo.
As Grandes Navegações Expansão Comercial e Marítima Européia
Grécia - Cultura.
GUERRA FRIA- PAZ IMPOSSÍVEL, GUERRA IMPROVÁVEL
Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa Monique Galatto.
ATLETISMO Prof(a): Flávia Temponi Góes
Bandeira olímpica.
Prof(a): Flávia Temponi Góes
Profª. Esp. Maria Helena Carvalho TEORIA DO ESPORTE.
Atletismo.
O ATLETISMO NA ANTIGUIDADE
CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA
Atletismo Prof. Leonardo Miglinas.
A ARTE GREGA.
Paraol Paraolimpíadas.
Coletiva Londres 2012 Agenda: 1.Análise dos Resultados 2.Investimentos 3.Time Brasil 2016.
História do ciclismo: Olimpíadas Rio 2016
Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Vargas Adriano Hentges da Silva Willian Motta da Silva Professora: Neuza Maria Vasconcellos Thomas Ano:
Polo Aquático Aluna: Simone Alvarenga. Polo aquático e sua história  Estreou nos jogos olímpicos em Paris A estreia feminina na competição olímpica.
A Pólis grega era uma cidade com leis próprias, costumes próprios e governos próprios, completamente autónoma em relação às outras. O traço comum entre.
Plano Brasil Medalhas.
EDUCAÇÃO FÍSICA JOGOS OLÍMPICOS E PARALÍMPICOS. INTRODUÇÃO A cada quatro anos, atletas de centenas de países se reúnem num país sede para disputarem um.
A cada quatro anos, atletas de centenas de países se reúnem num país sede para disputarem um conjunto de modalidades esportivas.
Transcrição da apresentação:

História das Olimpíadas prof. Viviane

Os Jogos Olímpicos foram criados pelos gregos por volta de 2500 a. C Os Jogos Olímpicos foram criados pelos gregos por volta de 2500 a.C. como uma homenagem a Zeus, o maior dos deuses segundo a mitologia grega. Gregos de várias cidades se uniam no santuário de Olímpia (por isso que surgiu o termo “Olimpíadas”) para disputar as competições esportivas; o evento era tão importante, que eram selados acordos de cessar-fogo e tréguas entre cidades inimigas antes da realização dos jogos.

Podiam participar das competições apenas os cidadãos livres, disputando provas de atletismo, luta, boxe, corrida de cavalo e pentatlo. Os vencedores eram cingidos por uma coroa trançada por folhas de louro, único prêmio e símbolo da maior vitória; o primeiro vencedor foi o atleta Coroebus. Os Jogos Olímpicos uniu os gregos até o ano 394 d.C., quando o imperador Teodósio II, convertido ao cristianismo, proibiu todas as festas pagãs, inclusive os Jogos Olímpicos.

Os jogos olímpicos acontecem de quatro em quatro anos e reúne atletas de quase todos os países do mundo. A premiação é dada para os três primeiros colocados de cada modalidade esportiva. Para o primeiro colocado, a medalha de ouro, para o segundo a de prata e para o terceiro a de bronze. A classificação dos países vai acontecendo de acordo com a quantidade de medalhas de ouro obtidas, em caso de empate são contadas as de prata, persistindo o empate são contadas as de bronze.

Modalidades Olimpicas

Além da religiosidade, os gregos buscavam através dos Jogos Olímpicos a paz e a harmonia entre as cidades que compunham a civilização grega. Mostra também a importância que os gregos davam aos esportes e a manutenção de um corpo saudável. No ano de 392 d.C., os Jogos Olímpicos e quaisquer manifestações religiosas do politeísmo grego foram proibidos pelo imperador romano Teodósio I, após converter-se para o cristianismo.

Após mais de 1500 anos adormecidos, os jogos foram ressuscitados através da iniciativa do francês Pierre de Fredy (1863-1937), o barão de Coubertin. Baseado na afirmação de que os jogos são uma fonte de inspiração para o aperfeiçoamento do ser humano, o mesmo propôs em 23 de junho de 1894, a criação de uma competição internacional entre atletas amadores. Na primeira edição dos Jogos Olímpicos na Idade Moderna participaram 285 atletas de 13 países, em provas de atletismo, esgrima, luta livre, ginástica, halterofilismo, ciclismo, natação e tênis.

Jogos Olímpicos da Era Moderna No ano 1896, os Jogos Olímpicos são retomados em Atenas, por iniciativa do francês Pierre de Fredy, conhecido com o barão de Coubertin. Nesta primeira Olimpíada da Era Moderna, participam 285 atletas de 13 países, disputando provas de atletismo, esgrima, luta livre, ginástica, halterofilismo, ciclismo, natação e tenis . Os vencedores das provas foram premiados com medalhas de ouro e um ramo de oliveira.

As Olimpíadas, em função de sua visibilidade na mídia, serviram de palco de manifestações políticas, desvirtuando seu principal objetivo de promover a paz e a amizade entre os povos. Nas Olimpíadas de Berlim (1936), o chanceler alemão Adolf Hitler, movido pela ideia de superioridade da raça ariana, não ficou para a premiação do atleta norte- americano negro Jesse Owens, que ganhou quatro medalhas de ouro. Nas Olimpíadas da Alemanha em Munique (1972), um atentado do grupo terrorista palestino Setembro Negro matou 11 atletas da delegação de Israel.  A partir deste fato, todos os Jogos Olímpicos ganharam uma preocupação com a segurança dos atletas e dos envolvidos nos jogos.

curiosidades - No ano de 1916, as Olimpíadas deveriam ocorrer na Alemanha. Porém, em função da Primeira Guerra Mundial, os Jogos Olímpicos foram cancelados.  Em função da Segunda Guerra Mundial, os Jogos Olímpicos de 1940 e 1944 também foram cancelados. Críquete, golfe e cabo- de-guerra já foram esportes olímpicos no começo do século XX. Nas Olimpíadas de 1920 (Antuérpia - Bélgica), o tiro ao pombo também fez parte do quadro de jogos olímpicos.

Nas Olimpíadas de Estocolmo (Suécia), em 1912, um maratonista português desmaiou durante uma prova e morreu no dia seguinte no hospital. Foi apontada insolação como causa da morte. O sueco Oscar Swahn foi o atleta mais velho a conquistar uma medalha em Jogos Olímpicos. Com 72 anos, ele ganhou medalha de prata na competição de tiro durante as Olimpíadas da Antuérpia (Bélgica), em 1920. A primeira mulher a ganhar uma medalha de ouro na história dos Jogos Olímpicos foi a britânica Charlotte Cooper. Ele conquistou o torneio de tênis feminino nas Olimpíadas de Paris (1900). O atleta que mais ganhou medalhas olímpicas foi o nadador norte-americano Michael Phelps. Nos Jogos Olímpicos de Atenas (2004) e Pequim (2008) ele ganhou, no total, 14 medalhas.

- O lema olímpico "Citius, altius, fortius" (mais rápido, mais alto e mais forte) foi proposto por Pierre de Coubertin em 1894. Porém, o lema só foi oficialmente introduzido nas Olimpíadas de Paris de 1924.  As Olimpíadas começam com o acendimento da tocha, e terminam quando é apagada a tocha. Toda cerimônia de abertura começa a ser falada em francês e depois a língua do país. Essa é mais uma homenagem ao francês Pierre.

SÍMBOLOS OLÍMPICOS

O símbolo das olimpíadas é composto por cinco anéis entrelaçados, representando os cinco continentes: Oceania (verde), Ásia (amarelo), África (preto), Europa (azul) e América (vermelho), cada um representado por uma cor.

Tocha Na maior parte, as lendas dos povos antigos afirmam que o fogo foi enviado dos céus como dádiva divina. Na mitologia grega, Prometeu roubou o fogo dos deuses no monte Olimpo e deu-o aos humanos. O fogo era tão importante, que em algumas sociedades mantinha-se acesa uma chama perpétua. Na Grécia, muitas casas tinham uma lareira sagrada, que representava a vida ou o espírito das pessoas. Durante os primeiros Jogos Olímpicos, em 776 a.C., realizou-se o sacrifício de cem bois a Zeus, e um sacerdote ficou postado na extremidade do estádio, segurando uma tocha. Os atletas correram até a extremidade do estádio em direção ao sacerdote, e o vencedor teve o privilégio de apanhar a tocha e acender o fogo do altar para os sacrifícios. A chama queimou simbolicamente durante os jogos em honra a este sacrifício oferecido a Zeus.

Coroa de louro A origem do uso da coroa de louros está no mito de Dafne, uma ninfa que transmutara-se em um pé de louro para fugir de Apolo. O deus, então, fizera com as folhas uma coroa, com a qual passou a ser representado.[3] Na Grécia Antiga, em vez de receberem as atuais medalhas de ouro, prata e bronze, os atletas eram premiados com as coroas de pequenos ramos de oliveira entrelaçados, que representavam a suprema glória para a alma grega.

A coroa de louros, ou láurea, então, passou a simbolizar a vitória, sobretudo nos Jogos Olímpicos.

PAÍSES SEDE DE TODAS AS OLIMPÍADAS DA ERA MODERNA 1896 - Atenas – Grécia 1900 - Paris – França 1904 - Saint Louis - Estados Unidos 1906* - Atenas – Grécia 1908 - Londres - Reino Unido 1912 - Estocolmo – Suécia 1916 - Não realizada 1920 - Antuérpia – Bélgica 1924 - Paris – França 1928 - Amsterdã – Holanda 1932 - Los Angeles - Estados Unidos 1936 - Berlim – Alemanha 1940 - Não realizada 1944 - Não realizada 1948 - Londres - Reino Unido 1952 - Helsínque – Finlândia 1956 - Melbourne – Austrália 1960 - Roma – Itália 1964 - Tóquio – Japão 1968 - Cidade do México – México 1972 - Munique - Alemanha Ocidental 1976 - Montreal – Canadá 1980 - Moscou - União Soviética 1984 - Los Angeles - Estados Unidos 1988 - Seul - Coreia do Sul 1992 - Barcelona – Espanha 1996 - Atlanta - Estados Unidos 2000 - Sydney – Austrália 2004 - Atenas – Grécia 2008 - Pequim – China 2012 - Londres - Reino Unido 2016 - Rio de Janeiro – Brasil

A MEDALHA DA AMIZADE O norte-americano Earle Meadows, após uma intensa disputa contra os japoneses Shuhei Nishida e Sueo Oe e contra seu compatriota William Sefton, conquistou a medalha de ouro na prova do salto com vara no Atletismo dos Jogos Olímpicos de 1936, disputados em Berlin, Alemanha. Sefton terminou em quarto lugar e os japoneses deveriam decidir entre eles quem ficaria com a medalha de prata ou a de bronze. Ambos recusaram-se a saltar e, por sorteio, decidiram que Nishida ficaria com a medalha de prata e Oe com a de bronze. Após retornarem ao Japão, Oe e Nishida foram a um joalheiro, que cortou as duas medalhas ao meio e as uniu formando duas novas medalhas que eram metade prata e metade bronze. Uma ficou com Nishida e outra com Oe.

Esporte é sempre esporte, porém, nem todo esporte é olímpico Esporte é sempre esporte, porém, nem todo esporte é olímpico. Quem decide se um esporte entra ou não em um programa olímpico é o COI. Como regra geral, um esporte é considerado olímpico se ele é praticado por homens em, no mínimo, 75 países e quatro continentes e, no caso das mulheres, se é praticado, no mínimo em 40 países e três continentes

Mesmo se enquadrando na regra geral, isto não significa que o esporte estará incluído no programa dos próximos Jogos Olímpicos. Para evitar um número gigantesco de esportes e, consequentemente de atletas, inviabilizando assim, a organização dos Jogos, o COI definiu que um esporte só entra se outro sair. Novamente essa decisão de quem entra ou sai é realizada pelo COI, que analisa cada modalidade. De qualquer maneira, nenhum esporte é incluído no programa no ano de realização dos Jogos. O esporte deve ser admitido no programa, com 7 anos de antecedência dos Jogos em questão.